Qualquer microfone condensador é melhor que um dinâmico?

Autor Mensagem
SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06


A minha pergunta é essa. Por pior que seja o condensador, ele é melhor que qualquer dinâmico para gravações em home-studios ou mesmo studios?

e tbm tenhu uma outra pergunta: qual melhor cabo (ou marca de cabo) para microfone que vcs recomendam para comprar?

espero respostas... abraços

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


SylvioLima
eu prefiro um condensador barato c omo o MXL 990 do que todos os dinâmicos que eu já testei pra gravar vozes convencionais. Mas cada caso é um caso, sempre. A grande preocupação é com o isolamento, já que o condenser tem bastante seneibilidade.

Cabos bons e fáceis de achar são Planet Waves e Santo Ângelo, que me lembro agora. Tem uns mais caros como os Monster Cable, mas além do preço são difícieis de se achar.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06 · Editado por: SylvioLima
· votar


Eder Muchiutti
Aki em ksa eu naum tenho isolamento acústico... mas meu quarto eh pequeno e 'lotado'... o pc faz um pouco de barulho.

Vc axa q eu gravando com o microfone condesador 'contra' o computador eu ainda pegaria um ruido dele?

E uma ultima dúvida: os microfones condensadores são muito mais sensiveis que os dinamicos... mas eu naum posso controlar essa sensibilidade à meu favor´através do controle de ganho do meu mixer? Ou não seria a mesma coisa?

Estou pretendendo adquirir um MXL V67. Pelo que eu tenho lido aqui no forum, é um microfone muito bom pelo preço... e já que a grana tah curta... Mas acontece que ele não vem com um Shock Mount. Isso me prejucaria?

desde já agradeço a resposta... e espero retorno
abraços

leotecasi
Veterano
# dez/06
· votar


SylvioLima
a parada do isolamento eh uma preocupacao mas nem tanto assim ...o barulho do pc eh facilmente tirado passando um noise reduction..... o volume q sai do headphone em geral eh maior do q o som do pc ...e mesmo assim consigo tira-lo no noise reduction......naum eh tuam grave assim naum ..



e a naum ser q o microfone dinamico seja um senheiser de 5.000 reais e o condesador for um samsom c1 eu prefiro semopre condensadores....

sarpa
Veterano
# dez/06
· votar


Acho que em termos de 'categorias' de microfones, não existe melhor e pior. Cada aplicação pede um tipo de equipamento.

Li em uma edição da Backstage que os discos do Michael Jackson foram todos gravados com microfones dinâmicos, por produzirem um som mais 'quente'. Algo mais 'analog fell'.

Com relação aos cabos, em meu estúdio utilizo os "WireConex". São bem resistentes e robustos. O valor é um pouquinho salgado, mas os cabos são excelentes.

Abraços,
Juninho Sarpa.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06
· votar


leotecasi
Naum está em meus planos passar um noise reduction... ele abafa o som um pouco... Qual noise reduction vc usa?

sarpa
Estou pretendendo comprar um microfone condensador por ter que gravar violão acústico também. O microfone que eu tenho aqui não é sensível o bastante, me fazendo aumentar muito o gain e aparecendo ruidos... sem falar que o som não fica natural.

Obrigado pela sugestao de cabos... mas acho que vou comprar um Santo Angelo mesmo.

Todos
Gostaria que me respondessem tbm sobre a finalidade do Shock Mount (na verdade eu sei a finalidade)... Eu gostaria de saber é se realmente ele vai me fazer falta, pois pretendo comprar um microfone V67 da MXL... e ele não vem com Shock Mount... :(

abraços

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


SylvioLima
acho que noise reduction não é legal, mas o noise gate não atrapalha o timbre, pois só atua com um determinado threshold.
Cara, o shock mount é útil dependendo do caso. Ele é legal pra quando o piso não absorve as vibrações de pessoas andando, bumbo de batera, etc. Mais importante que ele é o pop filter, com certeza.

Como eu citei acima e vou reforçar: na maioria dos casos o condenser é uma melhor pedida pra gravar voz. Quando o cara tem muita potência e quando se grava vocais guturais, por exemplo, é comum usar um bom dinâmico (até um SM-57) no lugar do condensador. Mas na quase totalidade dos casos vc quer uma voz bem detalhada e definida, com o brilho que a sensibilidade da cápsula do condensador proporciona.

Se o lugar for razoavelmente silencioso, vai de condenser mesmo.

Abraços.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06
· votar


Eder Muchiutti
enatum o shock mount naum eh tao importante assim neh... meu chao é de madeira... mas naum akelas soltas de sala de estar sabe... meu quarto é pequeno... e o chao é duro...não treme... axu q naum tenho problemas quanto a isso. O meu maior problema é o barulho do pc... ainda mais agora que é verão... ele esquenta e o cooler trabalha mais... e faz mais barulho. Mas eu coloco um pano encima dele durante a gravação é tudo certo.

Eu to adquirindo um microfone condensador mais pra gravar instrumentos.... mas é claro que eu pretendo gravar a minha voz tbm... como eu não sei tocar instrumento algum (a não são percussoezinhas), quero adquirir esse V67 da MXL q é 'específico' para voz. Posso usar um tripé comum nele? ou tem algum tripe especial? espero que ele venha com um adaptador pelo menos.

Pretendo entao comprar:
1 microfone MXL V67
1 cabo Santo Angelo XLR-XLR
1 pop filter

este ultimo seria mesmo necessário? seria akele de 150 reais que fica na frente do microfone ou um que cobre o microfone por inteiro? E como eu colocaria ele? onde? no tripe?

abraços

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


SylvioLima
não precisa comprar o pop filter, faça um vc mesmo! Tem jeito de fazer um barato com uns R$30 e fica com uma aparência profissional. Eu acho um absurdo o preço desses pop filters por R$150, tipo o da Samson. Dá uma procurada na internet (até no youtube tem) que vc acha como fazer um pop filter caseiro de qualidade.

El_Cabong
Veterano
# dez/06
· votar


SylvioLima
Aki em ksa eu naum tenho isolamento acústico... mas meu quarto eh pequeno e 'lotado'... o pc faz um pouco de barulho.
Vc axa q eu gravando com o microfone condesador 'contra' o computador eu ainda pegaria um ruido dele?


No meu home studio com um microfone dinâmico XM8500 num mixer UB802 ligado no PC ele já capta o ruído do computador.
Eu tive que fazer uma cabine de isolamento.
Eu acho que com um mic a condensador a situação só tende a se agravar, sem cabine de isolamento.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06 · Editado por: SylvioLima
· votar


Eder Muchiutti
Muito obrigado pela dica. Vi um making a pop filter no youtube... e vou tentar... hehehe

El_Cabong
Isso é um problema... mas mesmo assim vou comprar um mic condensador.

Tem muuuuuita diferença o tamanho da membrana? 20mm, 30mm, 1 polegada... membrana dupla de 1 polegada...???

Se não eu vou adquirir um MXL990 que tem uma membrana menor...

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06
· votar


up

sarpa
Veterano
# dez/06
· votar


SylvioLima, o tamanho do diafragma está ligado à capacidade de captação do microfone.

Diafragmas mais largos consegue captar frequências mais baixas.



Abraços.

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


e se não me engano está um pouco associado à sensibilidade do microfone também. Pelo que me lembro, por observações em especificações técnicas, o SPL máximo dos diafragmas menores é um pouco maior. Pra gravação de voz geralmente o adequado é um condenser de diafragma largo e pronto. O lance mesmo é gostar do som, independente do fato de ser membrana sinmples, dupla, espessura de 1 mícron, 2 mícrons...
Corrijam-me se estiver falando besteira, por favor.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06
· votar


Eder Muchiutti
Muito obrigado pelas respostas.

Agora q ja foram sanadas minha duvidas... eu so to indeciso pra saber qual mic comprar...

Eder, tem como vc postar alguma gravaçao com o seu mic MXL 990?

sarpa
Veterano
# dez/06
· votar


Eder Muchiutti, exatamente.

Com um diafragma muito largo dentro de uma grande pressão sonora (bateria, amp de guitarra muito alto, etc) dependendo do padrão polar usado no mic você pode 'colar' a membrana e perder um condenser de diafragma grande.

Quanto a sensibilidade, basta pensar em um pano esticado. Quanto maior o tamanho mais fácil fazer com que ele vibre, no caso dos condensers, captar o som.


Abraços.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06
· votar


sarpa
Não tenho como objetivo microfonar amplificadores... Acho que por isso um microfone adequado pra mim seria um de diafragma 1 polegada por eu querer gravar violão acústico e voz.

So estou em dúvida com o modelo da MXL. Estou em dúvida entre MXL 2006 e MXL V67... ambos são ótimos pra mim... mas o V67 (que é mais barato inclusive) não vem com shock mount.

Alguém poderia postar algo com algum microfone condensador dentre os citados para eu ouvir a qualidade. Achei um tópico com a amostra do som do V67, mas o link para a demo não funciona mais.

sarpa
Veterano
# dez/06
· votar


SylvioLima, já tive um Marshal V67. Vou pesquisar alguns arquivos aqui e lhe envio.
Possuo agora também um V69m. A da mesma linhagem, porém valvulado.

Abraços.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# dez/06
· votar


sarpa
flw kra! to esperando!

abraços

Todos
O que me dizem do AKG Perception 200?

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


SylvioLima
nunca testei, mas li boas reviews dele mundo afora. Deve ser uma boa pedida entre os condensers de baixo custo. Pense também no Studio Projects C1 (se não me engano).

alexandermano
Veterano
# abr/09
· votar


Olá, gostaria de saber sobre o uso do akgc3000b no palco. Alguém aí já experimentou???

terlucio
Veterano
# mai/11
· votar


OLa moçada este mic shure 12 A,,,e ideal para vocal e superior o sm 58 shure ?

terlucio
Veterano
# mai/11
· votar


Nossa! ninguém , o coitadinho pareçe ser tão , humilde.

Osvaldojr
Veterano
# mai/11
· votar


Nem sempre, pois o shure sm7 é dinamico e o Michael Jackson gravou o album Thriller com ele....pesquise....

T-Rodman
Veterano
# mai/11
· votar


SylvioLima
Nessa loja européia tem amostra de som de vários microfones. Dê uma olhada por lá:
http://www.thomann.de/pt/rode_nt2_a_studio_solution_set.htm

amplexos

T.

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


Osvaldojr
T-Rodman

Acho que pela data do tópico ele já deve saber que não procede! =)

terlucio
Não conheço o 12a.

T-Rodman
Veterano
# mai/11
· votar


:) - não notei a 'upada', rs.

terlucio
Veterano
# mai/11
· votar


Gostaria ,de saber, qual a diferença dos c microfones ,,cardiaco, e condesador, l, . qual o ideal para vocal ?, obrigado pelas resposta acima abraços

T-Rodman
Veterano
# mai/11
· votar


terlucio
Se souber inglês, o wikipedia te dá todas as características e tipos de microfone:
http://en.wikipedia.org/wiki/Microphone

no mais, um bom microfone é um microfone que te agrade, seja ele para uso ao vivo, quanto para estúdio.
Em regra, usa-se condensers no estúdio e dinâmicos no palco. Mas mesmo assim, tem muita gente que usa dinâmicos no estúdio.
Simplesmente tem de testar e ver qual é o que te agrada.

Além disso, não é só o microfone. O pré amplificador também conta - principalmente no estúdio.

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


terlucio
"cardíaco" é cardióide?
O cardióide é o padrão polar do mic, condensador é o tipo. Um mic pode ser condensador e cardióide.
Tem vários tópicos explicando, eu mesmo lembro de escrever alguns.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qualquer microfone condensador é melhor que um dinâmico?