Microfone para Guitarra (Dinâmico ou Condensador)

    Autor Mensagem
    Rica Satch
    Veterano
    # jul/11


    Ola pessoal, eu tenho um amigo que esta indo para os E.U., eu gostaria de pedir a ele um bom microfone para gravar a guitarra.

    Qual microfone seria uma boa opção? Dinâmico ou Condensador (qual a diferença pois já vi vídeos de guitarristas usando estes dois tipos de microfones)?

    Em fim, eu sou leigo neste assunto de microfones afinal o meu negocio é guitarra.

    Estou disposto a pagar um bom preço por ele mas sem exageros.


    Valeu pessoal, Abraços.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    o microfone mais comun que tem é o shure sm57

    Invalid User
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Eu pegaria primeiramente um shure sm 57, como o cara de cima falou aí. Vai na parte de Gravação e Home Studio do fórum e leia bastante, você vai precisar comprar mais coisa além de um microfone.

    Magrinho123
    Veterano
    # jul/11 · Editado por: Magrinho123
    · votar


    Rica Satch
    Cara, se vc comparar um bom dinâmico com um bom condensador, a diferença de qualidade é pequena, porém, o consensador é cheio de frufruzinho, precisa de phantom power, é mais sensível e delicado, etc... Por via das dúvidas compre um bom dinâmico, se possível um específico pra guitarra, e se possível, procure comprar um Shure Sm57, que é o mais usado pra microfonar guitarra, e também é ótimo pra microfonar quase tudo, ele é o canivete-suíço dos microfones, indispensável em qualquer estúdio. Mas cuidado com falsificações, e se for comprar um microfone 'clone' do Shure Sm57, pesquise antes, e tome cuidado pra não levar gato por lebre! Hoje em dia temos vários clones do Sm57, porque ele é um microfone caro, o mais comum aqui no Brasil é o GPA Gm570 (acho que é Gm, não lembro), que tem uma sonoridade bem parecida com o Sm57, apesar de não ser idêntico, e aqui no brasil custa menos de R$100, enquanto o Shure custa mais que R$200

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Magrinho123

    ele pretende comprar nos eua ,la o shure não é tão caro não , no gc vc acha por 90 dolares .
    Rica Satch

    compre o original que é mais confiavel mesmo

    Rica Satch
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Valeu pessoal, eu acho que o equipamento básico de um HomeStudio eu já tenho, só faltava um Microfone

    Só que eu fiquei com uma duvida, o Magrinho123 disse que na duvida eu deveria pegar um Dinâmico mas mesmo assim ele recomendou um condensador (sm57). E ai? Eu entendi perfeitamente o que o Magrinho123 disse mas ainda to na duvida. Basicamente eu devo comprar um DINAMICO ou um CONDENSADOR?

    E outras perguntas: existe algum lugar em especial para posicionar o Mic em relação ao ampli? É necessário ter 2 Mics para 1 captar o som ambiente?

    Se eu estiver enchendo muito o saco pode xingar.


    Mas é isso, Valeu!

    makumbator
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    Rica Satch

    sm57 não é condensador.

    É o padrão de microfone dinâmico para se gravar amp de guitarra. Como o Magrinho123 alertou, cuidado com as falsificações(que no caso do sm57 e 58, infestam o mercado, mesmo em lojas "boas").

    Posicionamento de mic é uma arte, e vc mesmo terá que experimentar os vários posicionamentos: distância entre mic e amp, distância do mic em relação ao centro do falante e posição da capsúla(pode estar com a cápsula "olhando" diretamente para o amp, ou em outros ângulos).

    Tudo isso varia o som, e obviamente NÃO existe um padrão. depende do contexto, intenção, acústica do ambiente, amp em particular, guitarra, etc...

    Não é preciso ter 2 mics, mas obviamente pode-se usar um mic extra para adicionar ambiência natural. Outro posicionamento é colocar o segundo mic para captar a traseira do falante. Obviamente é preciso ter cuidado com cancelamento de fase ao se empregar múltiplos mics ao mesmo tempo. Sugiro que vc inicie com apenas um. É menos complexo e mais utilizado, e te servirá de aprendizado

    Magrinho123
    Cara, se vc comparar um bom dinâmico com um bom condensador, a diferença de qualidade é pequena

    Não existe diferença de qualidade pelo fato de um ser condensador e outro dinâmico(existem diferenças, mas não pelo motivo que vc aponta). São tipos diferentes de microfone. É como dizer que captador humbucker é melhor que single, quando na verdade são tipos diferentes.

    Fireyeah
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Rica Satch
    Que eu saiba o Sm57 é dinâmico...
    Basicamente eu devo comprar um DINAMICO ou um CONDENSADOR?
    Você tem uma sala com algum revestimento 'anti-reverb' e um pré-amp com phantom? Caso sim, compre um condensador. Caso não, é melhor começar com um dinâmico.
    existe algum lugar em especial para posicionar o Mic em relação ao ampli?
    Isso é gosto. Dependo do timbre da guitarra e até dos instrumentos que compõe o resto da música. Experimente.
    É necessário ter 2 Mics para 1 captar o som ambiente?
    Isso me parece uma coisa bem idiota, já que o som ambiente não faz parte da música. Oo Mas, vamos esperar alguém que entenda disso realmente.

    guigon
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Rica Satch
    Só que eu fiquei com uma duvida, o Magrinho123 disse que na duvida eu deveria pegar um Dinâmico mas mesmo assim ele recomendou um condensador (sm57).
    O sm57 é dinâmico.

    existe algum lugar em especial para posicionar o Mic em relação ao ampli?
    Cada lugar vai te dar um som, o legal é testar várias posições e ver onde fica melhor.

    É necessário ter 2 Mics para 1 captar o som ambiente?
    Se você tiver dois mics, pode colocar um dinamico como o sm57 perto do ampli e um condensador mais longe para captar o ambiente por exemplo.
    Mas isso nao é necessário, só com o sm57 perto do ampli, ja fica bom.

    Magrinho123
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Rica Satch
    quanto a posição que vc deve colocar em relação ao amplificador, dê uma olhada no meu perfil, eu fiz um tópico com um vídeo comparando as posições do microfone, beeeeeem simples, só pra ter uma noção... se vc procurar pelo youtube ou aqui no fórum mesmo vc vai achar bastante coisa em relação a microfonar amp de guitarra também, mas posso afirmar que só testando pra ver qual posição mais lhe agrada. Esse final ficou meio ambíguo (6)

    makumbator
    Moderador
    # jul/11 · Editado por: makumbator
    · votar


    Fireyeah
    Isso me parece uma coisa bem idiota, já que o som ambiente não faz parte da música

    É óbvio que o ambiente faz parte da música. Música não é feita para ser executada no vácuo. Mesmo com o mic próximo, há a acústica do ambiente na gravação. Mic dedicado para a ambiência é bastante usado há décadas em gravações. Além de se aproveitar a ambiência natural no mic principal(controlando o afastamento do mesmo em relação à fonte sonora).

    Fireyeah
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    makumbator
    Pois é, não entendo muito disso, até por que atualmente só gravo em linha por não ter comprado um pré amp ainda, por isso a continuação da frase: Mas, vamos esperar alguém que entenda disso realmente.

    Rica Satch
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Então acho que eu vou ficar com um Dinâmico de preferência um SM57.

    Quanto a posição do Mic em relação ao Ampli, eu vo testando e do um jeito. Só que a tal história de gravar um outro Mic com o som ambiente, não vai rolar porque onde eu gravo, não é vedado acusticamente, havendo o perigo de entrar ruídos externos, mas também não é "abertona" a ponto de entrar ruído no Mic que vai captar a Amp "de perto".

    Valeu pela ajuda galera.

    Romulompbah
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Desenterrando este tópico…

    Uma dúvida bem simples: esse Shure SM-57 é o mesmo que podemos utilizar para fazer shows? Ou pra show seria outro modelo?

    ALF is back
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Romulompbah
    ele é ideal pra shows, pois é provavelmente o mic mais resistente ja produzido...se nao tiver ele, é interessante mesmo assim q o mic pra shows seja dinamico, ja q condensadores são sensiveis demais, captará a banda inteira do palco, a plateia, e sem contar q só a porrada do cone do amp ja pode danifica-lo, ja q ele é sensivel no sentido de ter menos resistencia tbm

    Biels8
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Shure SM7B!
    Ele tem um preço meio salgado... Mas vale a pena cada centavo gasto nele.

    Olha um video do SM7B dando de 10 a zero num SM57:


    Slash_1989
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Biels8
    Nesse momento o cara ja virou até CEO da Telefunken...

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Slash_1989

    Acho que no caso vale o registro.

    O tipo de mic é relativo a necessidade, o SM57 e SM58 é coringa... O Beta o coringa que define a vitória... Mas nem sempre eles são os bons...

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Biels8
    ja vi usarem esse microfone com surdo, curti muito o resultado

    MMI
    Veterano
    # jun/14 · Editado por: MMI
    · votar


    Não que esse mic seja ruim, não é o que eu quero dizer. Mas esse video do Youtube não me diz nada. Fica claro que os níveis não estão iguais, o som está muito diferente entre eles para ser real. O pessoal comenta que os diafragmas estão em distâncias diferentes. Eu não sou muito fã do SM57, acho um mic bom e barato, mas prefiro outros. Mas essa comparação definitivamente não está justa. Desse jeito dá para fazer um mic de computador soar bem melhor que qualquer outro mic...

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    MMI

    Entra a questão do tópico do R. Carvalho...

    Eu penso que pra comparar amps e mics, o ideal é se fazer com um sample gravado em linha direto da guitarra, e posto pra rodar depois... O melhor comparativo seria usando ruído rosa...

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Ismah
    Mas aí ficaria muito subjetivo pra avaliar pelo ruido rosa. Vira muito técnico, sei lá.

    Seria legal se a gente pudesse passar umas semanas com o equipamento pra decidir se compra ou não. Na pressão, com um vendedor em cima de você, não da pra avaliar direito...

    Iversonfr
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    MMI
    mas prefiro outros

    Quais? é legal saber opinião de gente que já usou bastante coisa.. abs!

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Ismah

    Eu penso que pra comparar amps e mics, o ideal é se fazer com um sample gravado em linha direto da guitarra, e posto pra rodar depois... O melhor comparativo seria usando ruído rosa...

    Ruído rosa não... São muitos os propósitos e estilos que podem sair de uma guitarra e amplificador para serem comparados a ruído rosa. Por exemplo, uma equalização típica de metal e Mesa Boogie é a equalização em "V" e isso precisa ser respeitado. Ou mesmo entender que os agudos são muito diferentes num blues de telecaster e num jazz de archtop.

    Eu quando comparo um pouco mais objetivamente mics, válvulas, amps, prefiro usar Reamp. Eu sei que um bom equipamento para isso não é disponível para quase todos aqui, muitos nem sabem o que é isso, mas dentro das limitações acho que isso sim é o melhor.

    MMI
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Iversonfr

    É difícil apontar quais porque entram questões pessoais (gosto mesmo), técnicas, equipamentos e propósitos, além de orçamento.

    Antes de mais nada, já recomendei colegas aqui a comprar SM57 e eu mesmo tenho aqui em casa. Ele encaixa bem para muito tipo de som, mesmo dentro de uma isobox é o microfone que funciona. Já vi forista aqui chama-lo de "top", "caro", quando na verdade ele não é nada disso. Entre as marcas e microfones consagrados, ele é o verdadeiro "pé de boi", basicão, para tomar porrada, aguentar qualquer volume, que todo estúdio que tenha a mínima condição de ser chamado assim precisa ter no mínimo um par - mesmo porque é baratíssimo. É amado por aqui porque aguenta o tranco de palcos, aguenta amps no talo, aguenta porrada, funciona e ainda de quebra é renomado e conhecido mundialmente.

    Eu tenho uma queda por condensadores na frente de amplificadores, para alguns tipos de som funciona magnificamente. Como o Alan Parsons (de The Dark Side of the Moon) acho que o som fica muito bom - ele é radical, detesta por um SM57 na frente de um amplificador, não põe de jeito nenhum, eu até entendo quando ele diz que fica com som de radinho de pilha. Mas vai ter mais efeito de proximidade, o ambiente vai contar mais porque tem que afastar mais o mic (o Parsons usa no mínimo a 1m dos falantes). Em todo caso, um Neumann U87 é ideal para isso, mas eu não pago o preço de um e gosto muito do TLM103, que tem a mesma cápsula e custa um décimo. O AKG C414 XLS também é uma boa opção.

    Recentemente saiu uma matéria na Premier Guitar falando de técnicas para guitarra com 2 microfones, coincidentemente usando um TLM103 e SM57.

    Para uma sala de gravação um pouco melhor (que pode ser um quarto), para usar uma técnica de M/S num amplificador ou violão, um Royer R121 é legal pra caramba. Quem quer um som um pouco mais vintage de vocal ou amplificador, uma excelente pedida é um ribbon mic, mas são sensíveis (no sentido de quebrar fácil), geralmente dependem de um pré bom e captam mais ambiência por serem, na grande maioria, padrão em figura de 8.

    Ismah
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    MMI

    Reamp era a palavra que define o que eu disse.

    No caso gravar um loop (no pedal mesmo) e gravar o vídeo alternando as posições no ao vivo...

    Quanto ao ruído rosa, é uma coisa bem técnica... uso pra comparar mics numa etapa pré-show... Injetando pink noise no amp e alterando entre mics e posições...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microfone para Guitarra (Dinâmico ou Condensador)