Qualquer microfone condensador é melhor que um dinâmico?

Autor Mensagem
terlucio
Veterano
# mai/11
· votar


Valeu, abraços ,,,sucessos amigos!!!

Osvaldojr
Veterano
# mai/11
· votar


SHURE SM7, DINAMICO>>>michael jackson Thriller<<<<

Minow
Veterano
# mai/11
· votar


Osvaldojr
Ok, você já postou isso, veja a data do tópico.

DW MASTER
Veterano
# set/11
· votar


pop filter caseiro
http://www.youtube.com/watch?v=PNVjjfiDb50

GloriaGaiaIA
Membro
# abr/13
· votar


Além disso, não é só o microfone. O pré amplificador também conta - principalmente no estúdio.

Aproveitando o tópico, tiro umas dúvidas:

1. Pré-Amplificador é a mesma coisa que Interface USB? Tipo essa: http://www.calangomusic.com/1758_interface-presonus-audio-box-midi-usb ---2-canais-de-entrada.html

2. Um microfone condensador funciona plugado direto no pc?

3. A faixa de preço, tanto da Interface, quanto do Mic Condensador é essa mesmo de R$ 600,00, R$ 700,00, os mais baratos?

4. Se eu fosse escolher entre um ou outro, qual é melhor comprar?

Obs.: Tenho um microfone dinâmico que considero bom para voz, mas ele capta o violão muito baixo... É normal?

makumbator
Moderador
# abr/13 · Editado por: makumbator
· votar


GloriaGaiaIA
1. Pré-Amplificador é a mesma coisa que Interface USB? Tipo essa:

Não. Mas em geral as interfaces contam com pré amplificadores. Claro que a qualidade deles está de acordo com a faixa de preço do equipamento.

2. Um microfone condensador funciona plugado direto no pc?

Em geral não funciona. Pois eles precisam de energia para funcionar (phantom power, ou energia fantasma, que é fornecida por muitas interfaces e pré amps). A não ser que o microfone em questão tenha alimentação interna (como bateria ou pilhas dos eletretos)

3. A faixa de preço, tanto da Interface, quanto do Mic Condensador é essa mesmo de R$ 600,00, R$ 700,00, os mais baratos?

Há interfaces mais baratas que esse valor (depende muito das conexões, marca, etc...), e outras muito mais caras. Nos microfones em geral é a mesma coisa. Como sempre, a qualidade está bastante atrelada ao preço.

4. Se eu fosse escolher entre um ou outro, qual é melhor comprar?

Aí é contigo. Como você já tem um microfone, pode comprar a interface e depois o outro microfone.

Obs.: Tenho um microfone dinâmico que considero bom para voz, mas ele capta o violão muito baixo... É normal?

Pode ser a falta de um pré amp, microfone ruim, posição dele em relação à fonte sonora, etc...

alineoliveira
Membro
# mai/13
· votar


Galera, preciso de uma ajuda aqui. Faço uns vídeos de covers, e quero melhorar a qualidade, gravando áudio separado de imagem, então pensei em comprar um mic condenser mxl990 e uma mesa, que não sei qual ainda, também vou comprar uma guitarra. Acham que consigo alguma qualidade com esse microfone, e uma mesa bacana? Ahh, me indiquem uma marca boa pra comprar a mesa! Valeeu :))

makumbator
Moderador
# mai/13 · Editado por: makumbator
· votar


alineoliveira

Em geral, mesa de som em homestudio "pequeno" é bobagem. Costuma ser desperdício de dinheiro, mais gasto de energia, mais ruído no som, mais cabos necessários para fazer as conexões, etc...

Tudo que uma mesa comum tem você consegue fazer no programa de gravação multipista.

Caso a sua interface de som tenha phantom power basta ligar o mic direto nela e gravar.

Slash_1989
Veterano
# mai/13
· votar


makumbator
Que isso, cara! Mesa pra fazer summing é fantastico!! *_*

alineoliveira
cara, não entendi... vc não tem nem a guitarra e ja ta pensando na gravação? Enfim, de qualquer forma pro seu caso a mesa vai ser inutil mesmo!

makumbator
Moderador
# mai/13
· votar


Slash_1989

Que isso, cara! Mesa pra fazer summing é fantastico!! *_*

Opa!

:)

alineoliveira
Membro
# mai/13 · Editado por: alineoliveira
· votar


Hmm, mais em relação ao mic? o que eu preciso pra ter qualidade em gravações, eu escrevo músicas há 3 anos, e quero gravar alguma coisa, não precisa ser uma qualidade de estúdio. Quero gravar vós e violão. E tbm vou comprar a guitarra, então provavelmente eu grave algo também.
e, o que é uma interface? hahaha'

makumbator
Moderador
# mai/13 · Editado por: makumbator
· votar


alineoliveira

Interface de som é a "placa de som" do computador. As melhores em geral são externas.

Tenha em mente que microfones condensadores como o que você pensou em comprar precisam de alimentação fantasma (phantom power), que é uma energia enviada através do próprio cabo de microfone (conector XLR nas duas pontas). A interface, mesa de som ou pré precisa oferecer essa energia ao microfone, senão ele não funciona. Atenção nisso!

Procure na busca do fórum e do google sobre:

interface de som
phantom power
microfone condensador

alineoliveira
Membro
# mai/13
· votar


Hmm, entendi. Valeeu

alineoliveira
Membro
# mai/13
· votar


Galera, o mic Akg Perception 120 é bom?

Slash_1989
Veterano
# mai/13
· votar


alineoliveira
Ola, Aline!

Você conseguiria definir primeiro qual o seu conceito de microfone "bom" para que a gente possa te ajudar melhor?

alineoliveira
Membro
# mai/13
· votar


Bom, eu não entendo de mic. HUASHUSA'. Preciso de um pra gravar vós, e violão. Acha que para isso ele é bom? sem "ruídos no fundo" ...

Slash_1989
Veterano
# mai/13
· votar


alineoliveira
Então, considerando que pra você "bom" seja não ter ruidos de fundo, eu não indicaria ele. Na verdade não indicaria nenhum microfone condenser para esse fim, pois eles são muito sensíveis e com certeza ele vai ter vazamento de som. Se você tiver um espaço bem tratado acusticamente, e silencioso para gravar, pode ser uma boa, mas para gravar no quarto eu indicaria um dinâmico, como o Shure SM57, que é considerado o canivete suiço dos microfones, fica bom em qualquer situação.

Você pode procurar o manual desses mics no site do fabricante, lá tem as especificações técnicas, como relação sinal X ruido, que pode te ajudar melhor a realizar sua compra.

alineoliveira
Membro
# mai/13
· votar


Hmm. okay então. Vou dar uma pesquisada. Valeeu

alineoliveira
Membro
# mai/13
· votar


Oque é um mic cardióide? Qual a diferença do microfone shure sm58, e o shure sm57?

Slash_1989
Veterano
# mai/13
· votar


alineoliveira
Oque é um mic cardióide?

Significa que ele capta o som vindo de uma unica direção, rejeitando sons que venham dos lado e de tras. Geralmente nos sites tem um diagrama chamado padrão polar (ou polar pattern) que mostra isso mais precisamente.

Qual a diferença do microfone shure sm58, e o shure sm57?
Sugiro você dar uma bela olhada no site da shure, vai te esclarecer melhor!

http://www.shure.com.br/padrao/padrao.php?link=produtos&categoria=E024 &linha=C0306&produto=10460007

alineoliveira
Membro
# jun/13
· votar


Olá pessoal. Eu vou comprar um microfone shure sm57. E fazer umas gravações, de violão, vós e quem sabe alguma coisinha de guitarra. Eu estava pensando em comprar uma mesa de som pra gravar, mas muita gente me disse, inclusive o pessoal da qui do fórum, que não vale a pena, e me falaram de comprar uma placa de som boa pro pc. Então o que acham melhor? pra ser usado com esse microfone? o que eu compro? hahaha'

brunowebguitar
Veterano
# jun/13
· votar


alineoliveira
Esquece a mesa de som e compra uma interface de audio. Vai te servir tanto pra usar o mic, quanto pra gravar guitarra e violão em linha também.
Uma interface muito indicada por aqui é a Scarlett 2i2, da Focusrite. Você encontra ela na faixa de 600 reais, vale muito a pena!!

makumbator
Moderador
# jun/13
· votar


alineoliveira

Minha opinião continua a mesma para casos como o seu:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/151817/p1#8718989


Parece que você está com o "fetiche" de mesa de som. Só ter a mesa para ter a mesa!

brunowebguitar
Veterano
# jun/13
· votar


makumbator
Todo mundo quando está começando tem aquele fetiche por mesa, principalmente por não saber pra que ela serve...
Depois que você entende como funciona um home studio, o encanto passa, e você só vai pensar em mesa novamente quando estiver a fim de testar summing, ou quando for gravar uma banda inteira e não tiver canais suficientes na interface.
Pra 99% dos casos que aparecem aqui, uma interface simples de 2 canais já é o suficiente, da pra gravar voz e violão juntos, da pra gravar guitarra e baixo em linha usando VSTs, da pra fazer muita coisa em casa com um bichinho desses...
Mas enfim, cabe a ela decidir se vai seguir nossos conselhos e evitar uma série de problemas, ou continuar com o fetiche, gastar mais grana do que precisava, ter um monte de ruídos na gravação e depois se arrepender e correr atrás de uma interface!

El_Cabong
Veterano
# jun/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Uma vantagem que realmente o condensador tem sobre o dinâmico é que:

O diafragma de um condensador tem uma inércia QUASE ZERO, porque o princípio de funcionamento do condensador é uma variação capacitiva entre duas placas de um condensador (capacitor) e esta placa móvel pode ser bem leve.
Já nos dinâmicos o diafragma tem que ter nele presa uma bobina, para que o movimento da mesma num campo magnético crie o sinal elétrico derivado do som que move este diafragma. Assim o diafragma de um dinâmico tem uma INÉRCIA BEM MAIOR.

Mas ...
É apenas uma vantagem física (ou de princípio de funcionamento), pois cada um tem a sua finalidade.

alineoliveira
Membro
# jun/13
· votar


Entendi, vou atrás de uma interface então. haha'
o meu medo é que meu pc no suporte uma :/ kk'

brunowebguitar
Veterano
# jun/13
· votar


alineoliveira
Quais as configurações do seu pc??
Se não souber, pelo menos responda quanto tempo ele tem, e se tem usb.

Slash_1989
Veterano
# jun/13
· votar


alineoliveira
aprende uma coisa: mesa de mixagem, MIXA. O que é isso? Mixar é juntar canais. Vc tem 32 microfones e quer juntar tudo isso num único canal stereo, o que vc usa? Uma mesa de mixagem!

MESA DE MIXAGEM NÃO GRAVA, a menos que seja uma mesa USB, mas da mesma forma, ela só JUNTA os canais e manda 1 só stereo pro PC.

Se você quer gravar, vc precisa de uma interface de gravação, e nada alem de uma interface!

Só pra recapitular:

Você vai fazer o que com uma mesa de mixagem?
Vai gravar? Vai fazer pipoca? NÃO!, você vai MIXAR!

Você vai fazer o que com uma interface de gravação?
Vai tirar foto? Jogar damas? NÃO!, você vai GRAVAR!

Interface de gravação, grava! Mesa de mixagem, mixa!

Espero que tenha ficado claro xD

brunowebguitar
Veterano
# jun/13
· votar


Slash_1989
Malandro, mais claro do que isso impossível!! hahahahahaha
É complicado né, o pessoal parece que demora pra entender coisas tão simples, e fica batendo na mesma tecla um monte de vezes. Eu até me desanimo de ajudar. As vezes é melhor deixar o cara se ferrar, pra aprender na marra, do que ficar repetindo milhares de vezes as mesmas coisas!!

kiki
Moderador
# jun/13
· votar


Slash_1989
MESA DE MIXAGEM NÃO GRAVA, a menos que seja uma mesa USB, mas da mesma forma, ela só JUNTA os canais e manda 1 só stereo pro PC.
só um detalhe:
tem mesas com saida usb que nao separam canal, só mandam um mix estereo. ou seja, nao sao mais uteis que uma interface.
são poucas as mesas que já fazem o papel de interface (mandam os canais separados via usb ou algo assim)

de resto, assino embaixo!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qualquer microfone condensador é melhor que um dinâmico?