Tudo sobre isolamento acústico e tratamento acústico

Autor Mensagem
gbmeioponto
Veterano
# abr/13
· votar


Azian
O orçamento certinho eu não sei, mas não é algo astronômico. Seria uma cabine de drywall (espaçada de 10 a 20cm da parede), com um piso de compensado sobre alguns coxins. A porta deveria ser bem vedada. O teto seria também de drywal sem contato com o teto original.

Pra uma maior eficácia, eu botaria entre a parede da cabine e a parede normal, lã de rocha, e tamparia esse buraco com drywall.

A ideia é essa, acho que já melhoraria bastante, mas não é o ideal.

Abraços

Azian
Veterano
# abr/13 · Editado por: Azian
· votar


gbmeioponto

Tava vendo aqui no forum, um que construiu uma e que diz ter sido 100% bom e que nao deu trabalho, e outro aqui em dúvida com uma crítica desfavorável http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/256299/ numa questão bem crucial, acho eu... ""Além das desvantagensmais imediatas - custo, perda de espaço, baixa eficiência de isolação e som excessivamente seco - uma cabine tem outro problema bastante sério: coloração dos médios." Li sublinhando a palavra coloração. Sim, isolar 100% tá na cara que não, mas uma bom tanto pelo visto isola, mas "perder" dai som é bem desfavorável mesmo.

Vi uns videos no youtube, de umas que são prontas, só montar e tal... umas acredito que que sejam usadas as que vi googlando por mil e pouco, o preço. (achei até que era mais caro, mas vai saber daí a "hierarquia" do que define uma boa de uma não muito, provavelmente a construção e os materiais usados).

Te digo por agora, que dá um nó esse lance todo. E olha (uma obs.) tocar de fone (tava tocando agora por sinal) digamos que uns 60-70% do tempo é mto ruim daí quando vai pro "som real" no amp. no estudio e tal, o ouvido se acostuma a um som em outra regulagem total dIferente e ai no amp aberto mais um tanto de tempo pra achar Aquele Som, que fica perdido no que se ouviu em regulagem para fones, mesmo com um fone muito bom/ótimo.

Mas voltando, é meio que tiro no escuro, tá me parecendo conforme vou lendo e pesquisando, se corre bastante risco de ficar uma porcaria.

Chega um momento que de tanto ler sobre ( posto aqui assim que possivel um rar pra download do que to lendo, acho que é do interesse de todos nesse assunto) que fica sem uma resposta, uma interrogaçcao, do que fazer de acordo com espaço e orçamento que se tem disponível.

Uma coisa bem desfavoravel que percebo é de não ter uma casa/apto próprio, se caso fosse, ao meu ver seria uns muitos porcento de ganho pra fazer uma sala bem planejada mesmo, sem essa de ser "nomade" e nao poder fazer muitas alterações em imovel alugado e ter que pensar em algo desmontavel, o que é dificil. Impossivel não, mas dificil.

A ideia é essa, acho que já melhoraria bastante, mas não é o ideal.

Ah, pode crer. Seria mais um quebra-galho bem melhor feito. Ou uma adaptação pra essa situação.

Já li de pessoal que usa areia para o chão. Aí se for no quebra galho, pra mim tem um limite, ai já é demais, perda de espaço, conforto, tempo, e que nem um elefante branco, uma vez feito fica ali e dai depois pra um ''upgrade'' fica meio inviável.

Não sei se é impressão, mas tem pouco sobre o assunto pela net. (das cabines) pouco nos aspectos técnicos e de detalhes, o que mais vi (até agora) foi propaganda das pré montadas.



Pra uma maior eficácia, eu botaria entre a parede da cabine e a parede normal, lã de rocha, e tamparia esse buraco com drywall.


A parede normal é qual parede que vc se refere? Eu tinha imaginado uma parde interna e outra externa da cabine, e entre, as duas paredes a lã, e a unica coisa em contato com "o original" os coxins em contato com o chão.

Cara, mas valeu pela tua dica mesmo. Obrigado. Acho que entre as alternativas até agora de 'espumar' todo o quarto e a cabine, agora, ficaria com a cabine que parece ser mais "certo, mesmo com os riscos de perda de coloração dos médios. Aí, estudar bem os materiais a se usar.



E é. Tem que esmuiçar o assunto mesmo pra nâo fazer besteira.

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


Azian

Mas voltando, é meio que tiro no escuro, tá me parecendo conforme vou lendo e pesquisando, se corre bastante risco de ficar uma porcaria.

Entendeu o que eu disse lá atrás, né? rs

Cara, mas valeu pela tua dica mesmo. Obrigado. Acho que entre as alternativas até agora de 'espumar' todo o quarto e a cabine, agora, ficaria com a cabine que parece ser mais "certo, mesmo com os riscos de perda de coloração dos médios. Aí, estudar bem os materiais a se usar.
E é. Tem que esmuiçar o assunto mesmo pra nâo fazer besteira.


"Espumar" o quarto acho que é fria. A cabine, honestamente, se não for muito bem feita, é outra encrenca.

O sergredo disso aí está no bom senso, jamais colocar o volume alto - nada mais alto que uma televisão. Pesquise equipos para isso, bem melhor que muita reforma. Além disso, um bom relacionamento com os vizinhos.

Tirando essa parte, se partir para obra, o segredo está no projeto e nos materiais. A chance de soar mal é alta, além de ter grande chance de atenuar bem pouco o ruído e continuar incomodando os vizinhos. Por isso que eu insisto, uma conversa que seja com um profissional do ramo pode ajudar muito, mas ainda assim acho pouco produtivo se não estiver disposto a botar a mão no bolso com vontade. Se o apartamento é alugado, então complica mais ainda...

gbmeioponto
Veterano
# abr/13
· votar


Azian
Tem pouco assunto sobre isso na internet, porque é bem inviável. Até mesmo em estúdios profissionais em prédios, é uma dor de cabeça (e olha que o isolamento é importante pra um estúdio profissional).

Bem, a cabine não soaria "seco", só se você encher ela de espumas. O som realmente não vai ser o melhor, você vai sofrer com reflexões primárias. Mas se o objetivo é estudar sem incomodar o vizinho, acho que é a melhor opção.

Se fosse eu, não faria uma cabine. Tocaria baixo a medida do possível. Colocar o amplificador sobre um pedaço de espuma pode ajudar a evitar também a transmissão pro andar de baixo.

O fato é que isolamento em apartamento é muito complicado.

Abraços.

El_Cabong
Veterano
# abr/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Sei que alguns procuram tratar a reverberação na sala de gravação para que ela fique do jeito da sala do "estúdio X" ou do jeito da sala do "estúdio Y" ...

Não sei se o que eu faço é o certo, mas eu procuro sempre minimizar ao máximo a reverberação na sala de gravação. Não sei porque mas eu gosto do som o mais seco possível. Aquele som totalmente "Cru".

Eu acho que Red Hot Chilli Peppers faz assim também né ??

Azian
Veterano
# abr/13
· votar


MMI

Pois é cara, to caindo mais na real mesmo. Parece tudo muito fácil pela variedade de material que se encontra pra esse fim, mas ordenar tudo isso e por em prática de uma maneira satisfatória e que não seja "um tiro no escuro" é um desafio. Eu nao toco alto, deixo meu valvulado na casa da manhê (hehe), justamento por que em apto não rola, E vc deve de saber como são as pessoas quando veem que vc toca guitarra, já relacionam com barulho, aí qualquer pio a mais já vira "o transtorno". Já fiz os testes aqui onde moro atualmente, no corredor no volme mais alto que toco soa como alguem escutando música alta, vc escuta que ta alta mas não consegue definir que musica é, e no volume mais baixo é de alguem vendo sei la, o jornal nacional, rs... e é esse o barulho que da de ouvir quando se passa no corredor do meu andar. Cada prédio tem um perfil, nesse que moro atualmente é de senhores, o que é bom pelo silencio mas esse mesmo silencio intimida na hora de tocar sem os fones hehe.

Ah, com certeza, dinheiro não dá em árvore e o segredo ta na paciencia, detalhes, pesquisa, mesmo que seja só pra "abafar o som" e nao propriamente "uma sala isolada e tratada". Isso de consultar um profissonal ou trocar ao menos umas palavras é válido, e tambem ver o tipo de "peixe" que o profissional seja qual for vende.

gbmeioponto

Sim, percebi que é bem pouco falado/discutido o assunto das cabines como alternativa. Espuma embaixo do amp? com certeza. Pensei em fazer uma espécie de "caixa aerea" pro mini amp que tenho, forrada com espumas, com duas abas laterais e uma em cima, como se colocasse o amp em uma caixa de papelão aberta. Considerando que o desenho do som é radial, em circulos, alguma no som deve de dar, mesmo que seja minima. Isso da de fazer, já que enfim é algo pequeno mesmo e depois se não prestar da de reaproveitar a espuma e tal pra guardar o equipo. alguma coisa assim...

Ah, e bota complicado! quanto a isolamente em apto!


El_Cabong

Cara, isso que vc ta falando de reverberação tava pensando hoje, ja percebeu tipo um restaurante que o teto é de gesso e o piso de marmore? ja viu como fica uma consfusão de vozes, tudo embolado? e dai comparei com um outro lugar, tb restaurante, com o teto e piso de madeira, tipo casa antiga, da de escutar tudo, as pessoas conversando sem ser tão "estridente" e sem essa "embolação", com uma certa "ordem".

Azian
Veterano
# abr/13 · Editado por: Azian
· votar


gbmeioponto
MMI
El_Cabong
kiki
e todos que tem interesse no assunto, compartilho aqui uma parte do scan que fiz hj a tarde, do que to lendo e ta sendo bastante esclarecedor. Acho que todos que tem interesse nesse assunto deveriam de ler mesmo. Pra ajudar na troca de idéias, conhecimento e tambem colocar em questionamento vários aspectos.

É uma serie de 24 reportagens de acustica e estudios que o Lineu P. Junior (perito no assunto), aborda. Ele começa com a idéia geral, da importancia de planejar, dos tipos de estúdios, dos erros mais comuns (da diferença entre estudio de ensaio e gravação), do que deve ser levado muito em consideração, o fim que se quer, e depois dedica uma parte ao o que é eco, reverberação, ondas, fase, decibéis, etc. explicando e de uma forma bem técnica com graficos, mas que dá pra entender legal, e no fim, a pratica, a abordagem dos materiais, de como planejar um estudio, como desenhar, estudio flutuante, no que se preocupar, solução de problemas, portas, janelas, estudio com pouco dinheiro., etc.

Tem mais ou menos mais umas 80 paginas ao todo, aqui tem as primeiras 40 paginas. Formarto jpg. preto e branco, 57.52MB.

Aqui

senha: fcc

tratamentoacustico
Veterano
# jun/13
· votar


Nas minha visitas técnicas eu vejo muita gente investindo rios de dinheiro em materiais errados de isolamento e de tratamento acústico, não existe uma regra clara sobre isso, cada ambiente é único e se usam diferentes tipos de materiais para se obter um isolamento acústico ideal (Isolamento acústico=não deixar o ruído e a vibração passar de um ambiente para o outro) e o tratamento acústico ideal ( tratamento acústico= conter os problemas internos do ambiente para ter boa audibilidade).
Os fórum são muito bons para tirar algumas dúvidas porém a recomendação é sempre procurar um profissional.
Existe um site onde vcs poderão achar os melhores profissionais do Brasil se tratando de Acústica ,vibração e medições, esse site é da sociedade brasileira de acústica e não é um site comercial, precisamos divulga-lo, entrem no site em consultores de acústica (Sisley dos Santos Mendes).

grevinel
Membro Novato
# abr/15
· votar


https://www.youtube.com/watch?v=BYEJVYeaaI4

grevinel
Membro Novato
# abr/15
· votar


eai galera eu fiz tipo uma gabine acustica no meu quarto dao uma olhada ai

marcelo.1303
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: marcelo.1303
· votar


Bom dia pessoal,

Minha dúvida é simples e direta:

1- Moro em apartamento e preciso estudar canto em casa (sem microfone, apenas praticar)

2- Preciso saber se há alguma maneira de isolar o som (anular pelo menos em 80% o som de dentro para fora, para que os vizinhos e o resto da minha casa não ouçam. Sem instrumentos, apenas o som do celular e cantando)

3- Me desculpem a ignorância e não sei se essa ideia é bizarra, mas pensei em utilizar meu guarda-roupas, esvaziar a parte do meio e forrar com espuma (aquelas de formato de caixa de ovos), e se preciso cantar dentro (haha)... Pensei nessa ideia do guarda-roupas porque meu quarto é pequeno, então descartei a possibilidade de criar alguma ''cabine''.

4- Lembrando que não quero mexer no quarto todo, paredes, etc, lembrando também que no momento não preciso de tratamento acústico, apenas um espaço mínimo (que caiba meu corpo apenas), para não fazer barulho.

Preciso muito de uma solução, e talvez muita gente que estuda canto tenha essa dúvida, pois o investimento em todo o cômodo, além de caro, talvez não seja necessário, uma vez que não será utilizado nenhum equipamento ou instrumento.

Aguardo ansiosamente pelas dicas

Obrigado

Gui Tsuu
Veterano
# jul/15
· votar


O tratamento acústico, requer bem menos investimento, são mais medidas para melhorar o barulho, diminuir, e é lógico, que não terá os mesmos resultados do isolamento acústico, irá apenas diminuir um pouco o barulho.

Ta certo isso Arnaldo? Na minha cabeça para fazer o isolamento acústico, basta você investir em material e contratar um pedreiro para fazer as camadas da parede. Já o tratamento eu achava que era necessário além dos materiais e mão de obra de construção, contratar os serviços de um engenheiro acústico ou algo do gênero, para fazer uma analise do ambiente e etc, afim de gerar o tratamento acústico adequado do mesmo. E ao meu ver, os serviços de um profissional deste ramo não parece ser muito barato, fazendo então o tratamento acústico ser muito mais caro do que o isolamento acústico.

Mas realmente eu não sei se meu pensamento está correto. Alguém pode esclarecer isso pra mim?

Ah... e também passar uma média de valores de um isolamento acústico e um tratamento acústico? Estou querendo abrir um estúdio, a priori apenas para ensaios com a minha banda, e quando houver a oportunidade de investir mais capital, abrir um negócio pensando em ensaios e gravações.

Obrigado :)

Gui Tsuu
Veterano
# jul/15
· votar


marcelo.1303

Amigo, a ideia do guarda roupas seria uma "cabine" ao meu ver, porém acho que você deve analisar também no desconforto que você vai ter estando dentro de um guarda roupas (espaço, ventilação e etc) pois você teria que estar dentro do seu guarda roupa.

Mas respondendo a sua pergunta, se você revestisse todo o interior do seu guarda roupa com material de isolamento acústico, entrasse la e fechasse a porta, teria um isolamento do som sim. Se sua ideia é transformar o seu guarda roupas em uma caixa aberta, o som vasária pelas laterais.

shoyoninja
Veterano
# jul/15
· votar


Gui Tsuu
Na verdade é ainda pior, para ter uma sala com boa acústica o planejamento tem que acontecer no projeto da obra, ao definir as dimensões, alturas, etc. No tópico sobre construção de estúdios eu coloquei algumas sugestões para amenizar problemas, mas tratamento acústico caseiro de fato non-ecziste.

marcelo.1303
Cantar dentro do guarda roupa vai ajudar sim, revestir de espuma talvez nem seja necessário, apenas deixe algumas peças de roupa para ajudar a absorver a energia sonora.

Há outras medidas que você pode tomar no próprio quarto. Dê um jeito de eliminar todar as frestas das portas e das janelas, ou usando borracha ou mesmo pano. Se não houver acoplamento direto entre os ambientes o isolamento vai melhorar muito.

No mais dê uma olhada no tópico fixo sobre construção de estúdio, eu dei algumas idéias para fazer em casa por lá.

lhblhb
Membro Novato
# jul/15
· votar


BOA TARDE

Minha dúvida é sobre tratamento.

Vejo em alguns estudios ou home estudios mais simples umas ESPUMAS ou QUADRADOS (de algum material desconhecido por mim) em apenas alguns lugares da parede.

Qual critério?

Adianta algo ter um (ou dois) quadrado(s) de espuma em algum pedaço da sala?

Obrigado

Discípulo_de_Bafomé
Membro Novato
# out/15 · Editado por: Discípulo_de_Bafomé
· votar


Pessoal meu vizinho 2 apartamentos abaixo do meu reclamou da guitarra a noite.
Entre nós tem um outro apartamento e mesmo assim ele disse estar ouvindo como se tivesse dentro do quarto dele.

nao sei dizer se ele está escutando SOM ou reverberação

possuo um head valvulado em cima de um gabinete com 1 de 12" Vintage 30.

este gabinete tem 4 rodízios para ajudar na mobilidade.

amenizaria possiveis reverberações colocar este gabinete sobre um tatame de espuma?

sei que nao vai anular ou isolar completamente, mas amenizaria a transmissão de reverberações para a estrutura do predio?

ja fecho a janela de vidro para minimizar o som e nem estava tao alto pois minha filha dorme no quarto ao lado e minha mulher tambem dormia no nosso quarto do outro lado. entao acho que a parada é mais reverberação.

Ismah
Veterano
# out/15
· votar


Discípulo_de_Bafomé

Tentaria tocar de janela aberta pra ver... os rodízios por si só já isolam bem.
Mas na real mesmo, acho que é só um vizinho chato.

kiki
Moderador
# out/15
· votar


marcelo.1303

a dica do nosso amigo shoyoninja é importante: Se não houver acoplamento direto entre os ambientes o isolamento vai melhorar muito.

eu aprendi ela assim: se passa ar, passa som.

lhblhb
Qual critério?
Adianta algo ter um (ou dois) quadrado(s) de espuma em algum pedaço da sala?

adianta, para fins de tratamento sonoro. existem formas de calcular isso.
de um modo geral, quanto mais área de espuma, mais ela absorve algumas frequencias.
se voce só precisar absorver um pouco, só um pouco de espuma é necessário.

Discípulo_de_Bafomé
nao sei dizer se ele está escutando SOM ou reverberação
reverberação é o quanto o som se mantem dentro do ambiente.
voce quis dizer vibração da estrutura, é outra coisa. é quando o som transmite pela estrutura do prédio.
eu já cheguei a ouvir uma furadeira 10 andares pra cima parecendo que era na parede do lado.

amenizaria possiveis reverberações colocar este gabinete sobre um tatame de espuma?
possivelmente sim. qualquer forma de amortecer a vibração.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# jan/16
· votar


achei um simulador muito legal, não só de acústica mas de outros fenômenos físicos.

https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/sound

boa diversão.

ENKI
Membro Novato
# ago/16
· votar


Olá pessoal, preciso de uma ajuda com respeito a isolamento acústico...

Estou montando um pequeno Studio (5,20 x 2,90) e minha preocupação principal é o teto, pois já consegui isolar as duas portas e a janela com certa eficácia.

Explicando: se trata de uma casa alugada, muito antiga e muito simplória, com forro paulista de somente 2m de pé direito, embaixo de um telhado de zinco. Isso significa que não há nenhuma possibilidade de construção de outro telhado ou forro, o dono não aprova. Portanto, é esta estrutura que tenho.
O que fiz até agora foi colocar sobre o forro paulista duas camadas de placas de lã de vidro, totalizando 10 cm. Já comprei espuma casca de ovo para colocar na parte de baixo do forro. Ainda não fiz o teste para saber, mas acredito que não será suficiente e tenho um vizinho bem chato. Qual outro recurso poderia utilizar além da espuma e a lã de vidro nesse forro?

P.S: Postei a mensagem em mais de um fórum pois tenho que finalizar o estúdio o mais rápido possível.

mahohnikk
Membro Novato
# ago/16
· votar


Exagerar em espuma acústica pode matar a sala, virando sala morta, sem vivacidade e além disso a espuma é o pior material para frequências altas (ela não trata graves). O melhor é a lã de vidro, depois a lã de rocha para frequências medias e altas. Sobre o isolamento, qualquer tomada sem nada ligado, qualquer buraco (fechadura ou o que for) estraga o isolamento, então é um processo que demanda bastante atenção e tempo, checando todos os pontos onde possa passar som, tratando inclusive ar condicionado, se tiver um.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


Bom dia pessoal
Vou construir meu estúdio em breve (acho que 1 ou 2 anos fica pronto), e por enquanto estou me virando no quartinho que sobrou de casa.
Nunca tirei as medidas, mas acredito que o quarto tem uns 7m de cada lado, e uns 3m de altura, talvez um pouco menos.

Não tenho problemas com barulho, pois o quarto fica no miolo da casa, e os vizinhos de parede são empresas, nos horários que eu toco o lugar já está fechado. O meu problema é tratamento acústico.

Bom, o quarto está totalmente crú. Só tem um carpete no chão, o resto é tudo parede de alvenaria mesmo. Eu achei que a coisa seria bem simples: compra umas espuma no ML e já era. Agora que vim procurar mais a respeito, estou vendo que o negócio é um pouco mais complicado. Temos "espumas" de espuma normal, lã de vidro, lá de rocha, etc.

Pelo que eu entendo, as frequências mais difíceis de se trabalhar são as graves, e quanto mais agudo, mais reflexivo, certo? Então quer dizer que preciso tratar todas as frequências? Será que seu eu simplesmente comprar um monte de sonex tipo Essa (link do MercadoLivre) já vai resolver o problema da acústica?

Pretendo cobrir totalmente duas paredes, o teto parcialmente, e as outras duas paredes deixar tipo uma placa sim outra não (vai ficar tipo um xadrez). Será que vai dar certo?

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


Atualmente, meu problema são os agudos mesmo. O que eu to querendo evitar é tratar os agudos com espuma normal e o resultado não ser totalmente satisfatório por estar sobrando graves, embolando o som, etc.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


Ah, mais uma coisa:
Eu tenho disponível aqui um monte de madeira de móveis que estão paradas e nunca foram utilizadas. Será que dá pra fazer alguma coisa com elas? São madeiras boas, sólidas.

mahohnikk
Membro Novato
# out/16
· votar


Lugar grande é melhor para tratar graves, pois lugar pequeno impossibilita absorvedor de membrana, que trata realmente graves, sendo o material ideal para isso. Para médios e agudos, espumas são ruins, pois se deterioram mais fácil que materiais concorrentes e lã de vidro é melhor na absorção, seguida de lã de rocha, em painéis claro! O ideal é saber o que se quer tratar, as frequências, para escolher aparatos com densidade compatível às frequências que se quer amenizar. Claro que encher um local com o mesmo material, atenuando a mesma frequência vai matá-la, caso o local fique sufocado com o mesmo material. O ideal é não fazer o trabalho só e sim contratar uma equipe profissional no assunto, até para que dúvidas sejam esclarecidas.

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


acabaramosnicks

Vivente tu só precisa de tratamento acústico, caso tenha problemas de acústica! Sabendo seus problemas, poderia ajudar bem mais.

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


Ismah
Sim, eu sei que só preciso de tratamento acústico, disse isso nos posts anteriores.
A questão é: será que simplesmente colocando espumas nos cantos, em 3 paredes quase inteiras e no parcialmente no teto resolve o problema? Tenho medo de pecar pelo excesso colocando espumas de mais.
O problema é som embolando e agudos sobrando. Será que preciso tratar os graves também? Se sim, como fazer isso? Pelo que eu tenho lido, as espumas ajudarão somente nos agudos e médio agudos.

Iversonfr
Veterano
# out/16
· votar


acabaramosnicks

É sempre a mesma conversa "contrate um profissional acústico", coisa fora da realidade de 99% das pessoas que querem montar um homestudio, que mal conseguem juntar dinheiro pra comprar a espuma. Se conselho fosse bom não se dava, mas a minha recomendação é comprar as espumas aos poucos. Coloque parcialmente nas paredes, se ainda está reverberando, muito agudo etc, compre mais um pouco e assim por diante pra não gastar dinheiro atoa e ficar com coisa sobrando. Tente escutar se um basstrap é bem vindo. Bom que vc já sabe o que quer da sala e como ela está, vai ser mais tranquilo acertar. Pesquise, converse com o fabricante e saiba o que está comprando. Numa conversa simples com a parte técnica de um fabricante você já consegue ter um norte para começar algo bacana se colocar o cérebro pra trabalhar. Recomendo entrar em contato com a Vibrasom por exemplo, é um começo. Abs!

Ismah
Veterano
# out/16
· votar


acabaramosnicks
O problema é som embolando e agudos sobrando. Será que preciso tratar os graves também? Se sim, como fazer isso? Pelo que eu tenho lido, as espumas ajudarão somente nos agudos e médio agudos.

Já tocou na sala?

acabaramosnicks
Membro Novato
# out/16
· votar


Ismah
É, atualmente eu estou tocando na sala pq fica melhor mesmo.
A minha casa atual é provisória, já que estou contruindo a sucessora. Sendo assim minha sala não tem praticamente nada pra segurar o som (mobília etc), e mesmo assim o som já fica melhor, talvez por causa do tamanho. A questão é que quando eu toco com os amigos é nesse quarto destinado só para isso, pqnão dá pra ficar deixando a bateria na sala, entende? rsrsrsrs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tudo sobre isolamento acústico e tratamento acústico