Tudo sobre isolamento acústico e tratamento acústico

Autor Mensagem
mauriciobaroni
Veterano
# dez/06


Tem surgido uma polêmica muito grande aqui no forum, sobre tratamento acústico e isolamento acústico.
Acredito que a maioria das pessoas que tem lido sobre esses assuntos, já sabe mais ou menos a diferença entre eles.
O isolamento acústico, requer um investimento maior, tendo excelentes resultados, no qual você não terá mais problemas com barulho, e dentro da sala ficará com uma acústica bem agradável.
O tratamento acústico, requer bem menos investimento, são mais medidas para melhorar o barulho, diminuir, e é lógico, que não terá os mesmos resultados do isolamento acústico, irá apenas diminuir um pouco o barulho.
Então estou criando esse tópico para discutir tudo sobre isolamento acústico e tratamento acústico.
Os melhores materiais a serem utilizados, para quem quer gastar mais e obter melhores resultados as opções mais baratas, para quem não tem condições de gastar, mas quer melhorar e precisa melhorar o barulho.
Se você quer saber Tudo sobre barulho, como não incomodar os vizinhos, e como obter uma acústica melhor, você está no lugar certo!

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# dez/06
· votar


Opa camarada, eu vou mudar seu tópico para o fórum de gravação e home studio...

Jabijirous
Veterano
# dez/06
· votar


pode fechar esse pq ja tem VARIOS falando desse mesmo assunto

Pablo Gross
Veterano
# dez/06
· votar


O isolamento acústico, requer um investimento maior, tendo excelentes resultados, no qual você não terá mais problemas com barulho, e dentro da sala ficará com uma acústica bem agradável.

A sala só ficará com uma acústica agradável se for considerado o tratamento acústico, não o isolamento. E só terá excelentes resultados se for feito da maneira correta, usando paredes duplas, portas adequadas, etc.

O tratamento acústico, requer bem menos investimento, são mais medidas para melhorar o barulho, diminuir, e é lógico, que não terá os mesmos resultados do isolamento acústico, irá apenas diminuir um pouco o barulho.

Não terá os mesmo resultados do isolamento acústico, pois não se tratam da mesma coisa. É aí que entra aquela frase: uma coisa é uma coisa, outra coisa, é outra coisa. hheh
Mas falando sério.
Isolamento acústico: tratar uma sala para que o som de dentro não passe para fora, e vice-versa.
Tratamento acústico: serve para tratar a reverbaração da sala.
Abraços

Eder Muchiutti
Veterano
# dez/06
· votar


acrescentando...
tratamento acústico: tratar a reverberação, coloração (timbre), ressonâncias, etc. E tratar não quer dizer anular nem minimizar (pode ser), por favor.

BJAofficial
Veterano
# mar/13 · Editado por: BJAofficial
· votar


bom, vou postar aqui pra nao abrir um tópico novo..

vou me mudar dentro de uns meses, e queria montar um home studio na casa nova.. mas quero algo bom, a grana nao é o problema.. chegamos a pensar em construir um bloco a mais junto a casa, só para isso, parece meio desnecessário, mas se for o caso nao tem problema..
enfim, tem 2 quartos sobrando no 2° andar, um ao lado do outro, um deleles tem uns 4x2,5 e o outro de uns 6x3,5, sendo o segundo um pouco mais alto que o primeiro.. um fica pra sala de controle, e o outro para a sala de 'captação'..
bom, como todo iniciante sem entender muito do assunto, queria colocar espuma acustica, e 'isolar' o quarto maior, e deu.. mas agora lendo um pouco vejo que não é tão simples assim..
então eu pergunto, vale mais a pena usar o quarto maior ou o menor? (tendo em vista que no maior seria possível fazer ensaios e gravar bateria com mais facilidade)
e outra, eu nao preciso de isolamento total mas seria bom diminuir um pouco o barulho.. e preciso de um certo tratamento, pois tem muito reverb lá, e se comprar o material errado e nao ficar bom, é complicado pois nao daria pra mudar mais.. entao a segunda pergunta é, como posso decicidir que tipo de material usar já que nao consigo achar um profissional nessa área por aqui?

desculpa se escrevi muito, haha
ah, nao quero nada improvisado (:

EDIT: alias, esse negócio de que exagerar na espuma pode piorar a situação é verdade mesmo? se eu quiser isolar mas sem perder a qualidade do tratamento como faz?

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar


UP

Slash_1989
Veterano
# mar/13
· votar


BJAofficial
baixe um programa chamado "Room EQ wizard". ps: vc vai precisar de um microfone omni pra usar ele.

Esse programa faz a medição acustica da sua sala, e através dele você tem como saber por onde começar o tratamento.
Não é tão complicado quanto parece:
Primeiro mobilhe a sala normalmente, com sofás, cadeiras, estantes, tapetes, cortinas, etc...
Depois vá fazendo a medição e adicionando absorvedores porosos. Teste em varias posições, inclusive nos cantos (use várias nos cantos), pra tratar os graves.
Tratamento é SIMPLES! (obviamente haterse vão discordar) Isolamento que ja é mais complicado, e quanto a isso não sei te ajudar.

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar


Slash_1989

Opa, parece uma boa idéia mesmo, vou testar..
mas na verdade, nao vai ter mobilha, vou construir um studio mesmo.. haha

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


BJAofficial
bom, como todo iniciante sem entender muito do assunto, queria colocar espuma acustica, e 'isolar' o quarto maior
mas agora lendo um pouco vejo que não é tão simples assim..
EDIT: alias, esse negócio de que exagerar na espuma pode piorar a situação é verdade mesmo? se eu quiser isolar mas sem perder a qualidade do tratamento como faz?

não é nada simples, e voce ta se confundindo bastante ainda.
leia mais antes de gastar dinheiro, se nao vai jogar dinheiro fora.

voce tem uma ideia de que tratamento e isolamento sao duas coisas diferentes, mas ainda está confundindo.

a espuma vai ser vir fundamentalmente pra tratamento, e pouco pra isolamento.

pra isolar, o primeiro passo é vedar portas e janelas (além de escolher o local do comodo, que isso já está dado).

socar muita espuma vai deixar o ambiente muito "seco", o que nao é bom em geral.

então eu pergunto, vale mais a pena usar o quarto maior ou o menor? (tendo em vista que no maior seria possível fazer ensaios e gravar bateria com mais facilidade)
o maior. mais volume de ar é melhor, além de evitar o calor.

e outra, eu nao preciso de isolamento total mas seria bom diminuir um pouco o barulho.. e preciso de um certo tratamento, pois tem muito reverb lá, e se comprar o material errado e nao ficar bom, é complicado pois nao daria pra mudar mais..
pois é, saber bem o que tratar nao é facil.
a reverberação do ambiente varia por faixa de frequencia, entao sem saber calcular vai ser no chutometro.

entao a segunda pergunta é, como posso decicidir que tipo de material usar já que nao consigo achar um profissional nessa área por aqui?
aprende algum metodo de calcular (esse que nosso amigo sugeriu acima, ou tem outros mais manuais).

Slash_1989
Tratamento é SIMPLES! (obviamente haterse vão discordar)
já discordei.
pode ser mais simples por nao envolver reforma pesada, mas é muito mais facil de errar alguma coisa.

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar


kiki

fui medir direito a peça maior, e na verdade ela tem 4,5x2,5m.. é beem menor do que eu pensava..
estou pensando na opçao de usar esse quarto maior como sala de controle, ou como seja o nome... e contruir uma peça maior ao lado, para ser a sala de gravaçao e ensaio.. com uns 7x4m, fica bem mais confortável para ensaios acredito..
nesse caso poderia fazer o que li em um outro tópico, construir paredes duplas, com um espaçamento de 10 a 20cm entre elas, isso faria um bom isolamento segundo o que li, e ficaria mais fácil de tratar depois a sala..
vou dar mais uma procurada em profissionais que possam fazer o tratamento pra mim, pois pelo jeito, com o meu cohecimento, mesmo que eu leia bastante nos proximos dias, ainda tem uma boa chance de que não fique muito bom..

gbmeioponto
Veterano
# mar/13
· votar


BJAofficial
Amigo, se você vai construir uma sala de gravação, atente para alguns detalhes:
1- confira se as dimensões da sala satisfazem os Critérios de Bonello (procure no google), ou se não vão te trazer problemas com modos ressonantes.

2- Pra fazer um isolamento acústico, é preciso muita atenção aos detalhes. Lembre-se que o som não vem só das paredes. Ele vem do chão e do teto também. O ideal é que as paredes espaçadas e o chão "falso" não encostem na estrutura real, pois podem transmitir os ruídos. Vale lembrar também que, mesmo tendo um isolamento de primeira, se uma fresta estiver aberta, todo trabalho será em vão.

3- Materiais bons de utilizar para tratamento acústico, são: Lã mineral (Lã de vidro e/ou Lã de Rocha) e espuma acústica (sonex, sonique). Cada material tem sua propriedade e absorve uma quantidade em determinada frequência. Evite usar espumas baratas, como de colchão, ou a apelidade de "caixa/casca de ovo". Elas funcionam, mas são ligeiramente piores que as espumas de marca e mais perigosas.
Difusores eventualmente também são interessantes de se utilizar. Mas acho que pro tamanho da sua sala não é necessário.

4- Procure sobre reflexões primárias. Não é difícil de entender. Acabe com elas, pois elas deterioram o som da sua monitoração.

Espero ter ajudado,
abraco.

gbmeioponto
Veterano
# mar/13 · Editado por: gbmeioponto
· votar


edit: postei duplo também.. travou aqui.

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


BJAofficial
se vai construir uma sala nova, é bom tomar decisões desde já que podem te ajudar.

antes de tudo, siga as dicas do gbmeioponto e pesquise pelas coisas que ele falou (eu nem sei o que é cada um, mas o que eu entendi eu sei que é importante, entao o resto deve ser).

mais importante do que paredes duplas é saber escolher como fazer a estrutura e onde posicionar as aberturas (portas e janelas).
se fizer janelas que vedem bem (acusticas, ou mesmo sem janelas e com ar condicionado) e portas duplas, já garante um bom isolamento.

também pode ser uma boa evitar paredes paralelas, pode fazer uma sala em forma de trapézio ou algo assim, pra evitar ondas estacionárias. é importante também ter um pé-direito alto (uns 3m.)

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar


gbmeioponto
kiki

muito obrigado pelas informações, estão ajudando bastante..
procurando sobre os critérios de Bonello cheguei até esta página que tem bastante info também sobre o tema de dimensões: http://audiolist.org/forum/kb.php?mode=article&k=244

enfim, baseado em tudo o que li, o projeto quanto às dimensões neste momento está ASSIM
o que acham?
outra coisa, o chão, como posso fazer, esse chão 'falso' que vocês dizem?
e uma perguntinha mais, aquela salinha ali embaixo de 3x3,2 é a sala de controle.. posso ter um resultado bom usando fones BONS e próprios para isso, como monitores? já que não quero ter o trabalho de tratar aquela sala tb..

enfim, primeiro vou construir isso, e depois que estiver pronto, começo a pensar no tratamento e tal, o qual vou procurar um profissional.. se é que vou achar..

gbmeioponto
Veterano
# mar/13
· votar


BJAofficial
Então, se você fizer nessas dimensões, você teria problemas com ressonâncias devido a ondas estacionárias nas faixas de 31,5Hz e 63Hz.
Eu reduziria o comprimento onde está 5m para 4,8m e a altura onde está 3m para 2,8m. Iria melhorar o espectro de densidade modal da sala.

O chão flutuante você construiria sobre algumas peças de borracha, que o nome me fugiu da cabeça. Você fixaria essas peças no chão verdadeiro e construiria outro chão por cima. E as paredes espaçadas de dentro, por sua vez, você construiria por cima desse chão flutuante. Perceba que não há contato entre a estrutura de dentro e a estrutura de fora, a não ser pelas peças de borracha.

Quanto a outra sala, dá pra mixar sim e fones. Mas não é aconselhável. Os fones dão uma impressão falsa de estéreo. Mas dá sim. É melhor mixar em um fone do que em monitores com uma sala ruim.

Qual é a altura da sala da técnica?

OBS¹: Quer fazer um bom investimento? Compre o livro "Manual prático de acústica", do Sólon do Valle.

OBS²: Por favor, não veja minha opinião como verdade absoluta. Não sou um profissional no ramo, mas estudei muito a respeito desse assunto e falo somente o que eu entendi com esse estudo.

Abraços.

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar


gbmeioponto

na verdade, essas medidas são as das paredes externas.. onde está 5m, se eu colocar um espaçamento de 20cm na parte de cima, ficaria 4,80..
mas tendo como referencia um espaçamento de 10cm sempre, ficaria ASSIM
Obs: fui ver o local, e a parte de cima posso chegar a 7m, como mostrei nesse desenho novo..
tudo isso tendo em vista que farei o chão falso e também tratarei a sala depois que estiver pronto.. se lembrar o nome da borracha me avisa.. (;

quanto à altura da sala tecnica é a mesma da de gravaçao... seguindo o teu conselho seria 2,80 na esquerda e mais ou menos uns 2,6/2,7 na direita..

e sobre os fones, o único problema seria o estéreo? pq se for só por isso, posso usar os fones, mas também ter algum outro dispisitivo que possa me ajudar na parte do estéreo, para poder comparar os 2..

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


gbmeioponto
O chão flutuante você construiria sobre algumas peças de borracha, que o nome me fugiu da cabeça.
por acaso é neoprene?

E as paredes espaçadas de dentro, por sua vez, você construiria por cima desse chão flutuante. Perceba que não há contato entre a estrutura de dentro e a estrutura de fora, a não ser pelas peças de borracha.
essa segunda parede pode ser de outro material que não alvenaria? tipo drywall ou mesmo de madeira? porque o mais importante a meu ver é não deixar passar ar e nao haver contato da estrutura.

BJAofficial
e sobre os fones, o único problema seria o estéreo? pq se for só por isso, posso usar os fones, mas também ter algum outro dispisitivo que possa me ajudar na parte do estéreo, para poder comparar os 2..
usar fone cansa muito mais tambem, por expor diretamente. (pra mim cansa tambem de esquentar as orelhas).

mas é verdade, monitores exigem cuidado na sala de audição.

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar


kiki

é, acho que vou usar fones mesmo pela praticidade.. acredito que com o tempo vou acostumar e cansar não vai ser um problema, espero..

quanto à sala de gravação, indepente de poder ou nao usar madeira ou gesso, não seria melhor que fosse alvenaria?

gbmeioponto
Veterano
# mar/13
· votar


BJAofficial
Entendi. Não vai fazer parede dupla entre a sala de gravação e a técnica? Era bom, pois pode ter um vazamento indesejável da monitoração na gravação.

kiki
por acaso é neoprene?
Isso!

essa segunda parede pode ser de outro material que não alvenaria?
Pode sim. Cada material vai fornecer uma atenuação diferente. Não me recordo se alvenaria e drywall oferecem valores de atenuação próximos. Mas de fato o que influencia mais é o espaçamento entre as paredes, e não ter passagem de ar.

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


gbmeioponto
BJAofficial
quanto à sala de gravação, indepente de poder ou nao usar madeira ou gesso, não seria melhor que fosse alvenaria?

a alvenaria tem mais massa, o que em teoria segura mais o som.
mas até onde eu sei, o efeito de paredes separadas estruturalmente é muito mais eficaz do que uma alvenaria só pesada.

pensando em termos praticos: se a parede externa já for de alvenaria, a parede de dentro pode ser mais leve (o que facilita inclusive pra apoia-la sobre o piso falso).
Vale a pena fazer portas duplas, uma presa em cada parede (uma pra dentro e uma pra fora).

por acaso é neoprene?
Isso!

o/ bingo

BJAofficial
Veterano
# mar/13
· votar


gbmeioponto
kiki

vou procurar esse neoprene entao, mas não é um material muito caro e difícil de encontrar? :/
se sim, teria algum outro mais fácil de encontrar ou mais barato?

gbmeioponto

a principio nao, pois pretendo usar fones para a monitoração.. (:

kiki

é, realmente acho seria mais fácil de apoiar a parede se fosse de um material mais leve.. vou dar uma olhada na diferença de preços..
quanto à porta, vai ter uma só, e como você pode ver nos desenhos, vai ser na parede simples, mas pretendo vedar bem ela..

gbmeioponto
Veterano
# mar/13
· votar


BJAofficial
Construa uma porta acústica. Não é caro. Dê uma pesquisada, e denovo salientando: Leia o livro "Manual prático de acústica" do Sólon do Valle. É o melhor investimento que você vai fazer.

E quanto ao neoprene, você pode fazer com outro material que seja maleável ou emborrachado. O neoprene é feito para construção, então cuidado com o material que você vai usar, e principalmente como você irá usar.

kiki
É, você me lembrou do detalhe da densidade. Como a alvenaria é mais densa (massa sobre volume), ela tem uma melhor atenuação. Mas a de drywall deve funcionar sim. O problema é elas segurarem o teto.

OBS: No espaçamento entre as paredes, coloque lã de rocha. Pode deixar ela meio folgada, não precisa colar na parede inteira. É so pra eliminar parte das reflexões entre as paredes.

Azian
Veterano
# mar/13 · Editado por: Azian
· votar


Olá pessoal, faz tempo que não ando por aqui, mas eis que surge a dúvida, ou a dor de cabeça de muitos músicos aí que moram em apto. e pra o azar em um prédio de gente que enche o saco só de ver o músico passando com o violão. (no meu caso é cordas, violão e guitarra).

Li algumas coisa no google, e li por aqui também mas tenho dúvidas. Agradeceria muito se alguém mais entendido ajudasse.

Já entendi da diferença entre tratamento acústico e isolamento acústico.

Li ali em cima do Pablo Gross que já surgiu dúvida.

O isolamento acústico, requer um investimento maior, tendo excelentes resultados, no qual você não terá mais problemas com barulho, e dentro da sala ficará com uma acústica bem agradável.

A sala só ficará com uma acústica agradável se for considerado o tratamento acústico, não o isolamento. E só terá excelentes resultados se for feito da maneira correta, usando paredes duplas, portas adequadas, etc.

O tratamento acústico, requer bem menos investimento, são mais medidas para melhorar o barulho, diminuir, e é lógico, que não terá os mesmos resultados do isolamento acústico, irá apenas diminuir um pouco o barulho.


-No meu caso, só tenho mesmo meu quarto, e já adianto que o único móvel mesmo é minha cama e minha rack (computador e aparelho de som, interface, etc). E o amplificador, guitarra e violao blabla. Seria o lugar onde toco e onde durmo e escuto música, não tem problema para mim.

-Sou das cordas, então o "barulho" não seria como o de uma bateria.

-Meu objetivo: evitar reclamações dos vizinhos, não é necessário uma "sala blindada" desde que "abafe" ex. bem comum.: uma guitarra com distorção de um fuzz no vol. 5/7 de um amp. frontman 25r , já tá de bom grado. (nem penso em válvulas nessa situação deixa o transistorizado mesmo, ja fico feliz.)

- A dúvida que surgiu agora: lendo acima a parte isolamento acústico, irá apenas diminuir um pouco o barulho diminuir o ruído tipo quanto? Sendo que o isolamento é mais trabalhoso e mais caro. Enfim, daria de sanar o ruído, nesse caso, com o tratamento acústico então levando em consideração que reduz o ruído ou não?

-Segunda dúvida: li muito sobre lã de vidro e madeira para as paredes, é quanto % caro? e o teto? como fica? não entendi como fixar na parede 'original' o lance.

-Terceira dúvida: Friso, não preciso de uma sala blindada, mas que abafe o suficiente para o vizinho escutar o mínimo do mínimo. E, por minha necessidade combinada com o que posso gastar, seria uma coisa mais DIY (faça voce mesmo). É possível fazer um lance de isolamento que fique razoável, dispensando caixas de ovo (um faça vc mesmo melhorado, sem baratas) com espumas, madeiras e borrachas que amenize o som de um amplificador nada de mais com um fuzz no vol. 50% ?

-Quarta dúvida: As estruturas de madeira, nesse caso, são mesmo algo muito indispensável? Ou não? Ou quem sabe?

Se alguém tiver alguma experiencia aí, e quiser compartilhar do que foi bom e do que foi mal, compartilha aí, acredito que n é só a minha dúvida.

E ah, seria meu espaço pra tocar, estudar , gravar (e dormir tb). Quero me livrar um pouco dos fones na hora simplesmente plugar e tocar.

Vou me mudar em breve, pra outro apto. que ja vi que tem vizinho que chato e to pensando em ver isso antes de colocar as muamba tudo no quarto. Não é próprio, é aluguel, então seria bom se fosse móvel ou remontável.

E aí? O que vcs que tem mais experiencias com isso acham??

Vlw, obrigado.

Já para contribuir tava lendo isso aqui >> http://hidro.ufcg.edu.br/twiki/pub/CienciasdoAmbiente/Semestre20101/Is olamentoacustico-materiais.pdf que achei interessante.

Azian
Veterano
# mar/13
· votar


UP

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


gbmeioponto
BJAofficial
e ai, novidades?

mas não é um material muito caro e difícil de encontrar? :/
nao sei.
deve ter genericos, mas só pesquisando.gbmeioponto
É, você me lembrou do detalhe da densidade. Como a alvenaria é mais densa (massa sobre volume), ela tem uma melhor atenuação.
sim.
mas eu desconfio (teria que calcular pra ter certeza) de que o efeito da parede dupla, mesmo uma sendo drywall, já é bem eficiente.

O problema é elas segurarem o teto.
o teto teria que ser um forro leve tambem. talvez até pendurado no teto de verdade, se for apenas por arames ou perfis metalicos finos (como são os forros de gesso ou papelão) não transmita quase nada de vibração, mas seriam mais leves até que o drywall.
vale a pena pesquisar o que se faz por ai, eu nao conheço muito.

Azian
- A dúvida que surgiu agora: lendo acima a parte isolamento acústico, irá apenas diminuir um pouco o barulho diminuir o ruído tipo quanto?
depende de onde esta seu vizinho.
pense o seguinte: o nivel sonoro é sempre em função da fonte e de onde se ouve (de onde o som é gerado pra onde se ouve). quanto mais longe o vizinho, menos som chega nele.
tudo que ta nesse meio do caminho interfere no som.

se o seu vizinho mora numa fazenda ao lado, e a casa dele fica a 1km de distancia, ele nao vai ouvir nada.
se ele mora na casa ao lado, com janela aberta de frente pra sua janela, com poucos metros de distancia, ele pode ouvir tao claro e alto como voce (se ambas janelas estiverem abertas).

mas eis que surge a dúvida, ou a dor de cabeça de muitos músicos aí que moram em apto.
pelo que entendi voce mora em apartamento, é isso?
problema.

pense que tem dois tipos de sons que podem passar pros vizinho.
primeiro, o som pelo ar. é o caso dos vizinhos com a janela aberta que eu te falei.
pela janela pode passar com pros vizinhos do lado (se tiver um predio do lado). vai passar tambem pros vizinhos de cima e de baixo, mas um pouco menos (repare que voce só ouve musica alta ou conversa alta dos vizinhos de cima e de baixo quando está perto da sua janela.
primeira regra geral: se passa ar, passa som.

segundo: o som pela vibração da estrutura.
esse é o mais critico dentro do mesmo predio. é quando voce ouve a vizinha de cima andando de salto dentro de casa (toc toc toc toc) ou o cara de 3 andares acima com a furadeira na parede como se fosse na sua casa.
esse passa pelo contato do som no chão.
segunda regra geral: se tem contato fisico, transmite vibração.

antes de tudo precisa ter certeza de qual é o seu problema (deve ser um pouco dos dois).

-Segunda dúvida: li muito sobre lã de vidro e madeira para as paredes, é quanto % caro? e o teto? como fica? não entendi como fixar na parede 'original' o lance.
esqueça a lã de vidro pro enquanto.

eu acho que seu primeiro problema são as janelas. janela aberta é saída pra som. nao adianta encher de lã de vidro e sonex e deixar a janela aberta.
ponha uma janela acustica, ou construa um tampão removível que vede totalmente a sua janela (que não deixe ar passar, fechando todas as frestas com borracha ou feltro).

talvez precise a mesma coisa com a porta, dependendo pra onde der a sua porta. se der pra um corredor que tem outras portas, nao precisa, basta fechar mais de uma porta (se na sua casa ninguem achar problema no seu barulho). se a porta do seu quarto da direto na sala que tem uma janela enorme, acho que seria bom pelo menos fazer uma vedação em volta da porta (pra eliminar as frestas).

só que se fechar todos os vãos (portas e janelas) talvez voce fique sufocado, por isso muitos usam ar condicionado em estudios.

se voce acha que o som é transmitido pela vibração no piso (o seu vizinho de baixo ouve o amplificador de guitarra como se saísse do teto), aí voce precisa aliviar o contato com o chão, fazendo um tablado elevado com piso emborrachado, algo assim.
isso é mais comum com bateria, pois as batidas tem uma vibração mais concentrada e mais forte.

É possível fazer um lance de isolamento que fique razoável, dispensando caixas de ovo (um faça vc mesmo melhorado, sem baratas) com espumas, madeiras e borrachas que amenize o som de um amplificador nada de mais com um fuzz no vol. 50% ?
Já entendi da diferença entre tratamento acústico e isolamento acústico.

entendeu mais ou menos, já está confundindo aí. é normal, todo mundo se confunde.

caixa de ovo, muito mal, faz apenas tratamento, não isolamento.
(a rigor, todo tratamento faz um pouquinho de isolamento, ao reduzir um pouco o som, mas muito pouco).

mas, respondendo sua pergunta, acho que dá sim.

-Quarta dúvida: As estruturas de madeira, nesse caso, são mesmo algo muito indispensável? Ou não? Ou quem sabe?
que estruturas?

Azian
Veterano
# mar/13 · Editado por: Azian
· votar


Grande kiki! Obrigado!

Li atentamente tudo que vc escreveu, obrigado. Há poucas horas atrás estava conversando com um amigo das teclas (já veterano) sobre esse lance de isolamento acústico e tratamento acústico. Ele até me passou um material, da revista Backstage encadernado, na época que ele cismou com isso. No fim ele concluiu que pra fazer um lance de tratamento e isolamento não da de pensar só em isolar ou só em tratar pelo fato de um depender do outro pra um bom resultado, só se preocupar em revestir tudo com tal material que daí vai influir ou matar com a parte que cabe aí ao tratamento e tal.

Ai ele me disse o mesmo que vc falou sobre a janela, a mesma idéia de fazer um tampo, ou usar feltro e borracha pra vedar bem como vc mencionou.

Eu vou reparar melhor quanto as paredes, tipo isso que estou falando é pra fazer pra onde vou me mudar, fui lá só olhar e tal, não reparei bem aonde que dá contato com vizinho, se é na parede do lado, em qual parede, esses detalhes. Vou analisar isso melhor, tenho um tempo ainda, o cara que ta morando lá ainda tem que fazer uns ajustes antes de desocupar pra mim.

Sei que a janela da de frente pra nenhum prédio, então contato via janela é com o vizinho de cima e o de baixo. Ainda bem que não tem ninguém na frente.

Pergunto mesmo se da de fazer um lance legal e simpático que digamos, "amorteça" mais o som, pq isolamento acústico mesmo de verdade + tratamento, não dá pelo motivo dinheiro.

As estruturas de madeira que perguntei é aquela que eles usam pra acoplar a lã de vidro, quando tava olhando ontem, que pegam tipo umas ripa de madeira, colocam a lã de vidro pra "forrar" o que seria uma "segunda parede" pra não ter contato com a "parede original". Admito que estava/estou pensando em um lance mais radical e trabalhoso assim se for viável pra não ter que me incomodar mesmo. E, enfim, ficar mais a vontade. É foda ter que tocar e ficar pensando se o vizinho ta escutando e vindo reclamar.

Voltando antes de tudo precisa ter certeza de qual é o seu problema (deve ser um pouco dos dois). Concordo. E, esse amigo aí que mencionei ele acha (só no achometro mesmo) que talvez umas placas de espuma de isolamento acústico dê uma resolvida, nada de que de para chama de O Isolamento Acustico, mas no sentido mesmo de minimizar o ruído para o vizinho, e é esse meu objetivo.

Vc falou em um tablado para o chão, sim, geralmente quem mais "sente"é o vizinho de baixo. (sempre me mudo e ja tenho alguma experiencia com vizinhos, principalmente os mais senhoris). Andei tirando o amp do contato direto com o chão pra ver se resolve, mas como vc falou, se ta em cima de uma mesa, conduz a vibração pro chão e daí se escuta do mesmo jeito. Pensei em usar algum emborrachado no chão daí, alguma coisa que amorteça a condução e vibração do som no chão. Só que fiquei pensando se colocar usar uma especie de borracha em todo o chão e colocar um carpete para cobrir ao invés de madeira.. ou madeira embaixo, emborrachado e um carpete para cobrir... piso flutuante ta meio fora de cogitação já que exige uma série de materiais e tudo mto calculado...tem que pensar tambem no lance da umidade que não tinha pensado muito..

E ah, a porta pensar tambem, caí no corredor interno do apto que é meio estreito e longo e dai cai na sala (1 quarto e sala). Pensei de nesse corredor colocar os livros em umas prateleiras de madeira, uma coisa ajeitada com o plus de um obstaculo a mais pra barrar o som. É prédio antigo..

Vou ir lá de novo assim que puder pra estudar melhor o plano. E observar melhor o lance das paredes, que nem vou deixar no "eu acho" pq não saquei se é parede de contato com apto vizinho ou a parede das escadas do prédio...

E no que ler aqui no material que consegui, vou scanear as partes mais relevantes e dividir aqui com o pessoal.

E ah, tinha pensado em algo móvel e que de de reaproveitar depois devido ao fato mesmo de eu viver no aluguel...

gbmeioponto
Veterano
# mar/13
· votar


Azian
Cara, é quase impossível fazer o que você quer. "Minimizar" o ruído sem um isolamento.

Primeiro, o tratamento acústico não "diminui um pouco o barulho". Ele não serve para essa função e também não a desempenha. Talvez uma sala completamente morta, com todas a parede e o teto revestidos de espuma acústica tenham uma atenuação, e mesmo assim, insignificante.

O grande lançe do isolamento, é que qualquer fresta que estiver aberta, qualquer contato entre alguma estrutura que vibre com o som, você já estará passando grande quantiade de ruído. Ou seja, se não for um esquema muito bem feito, você terá resultados pífios.

Se você só quer tocar violão e guitarra sem incomodar ninguém, e se tiver espaço o suficiente, poderia construir uma cabine de drywall pequena, onde coubesse apenas você, seu amplificador e sua guitarra.

Outra opção também é comprar uma cabine de isolamento de amplificador, ou mesmo construí-la. Microfone o amp dentro dessa cabine e escute nos fones. Ou então plugue direto na interface e use um simulador de amp.

São algumas possibilidades pra tentar minimzar o ruído.

Abraços.

MMI
Veterano
# mar/13
· votar


Vou dar uma outra visão dos fatos... rs

Vejo muitas gambiarras, gente tentando usar espuminha de casca de ovo para isolamento, tentativas e opiniões. Isso costuma sair bem meia boca e não raro, mais caro que deveria por usar ou optar por soluções ineficientes e opiniões amadoras.

Digo porque percebi que existem empresas que fazem esse tipo de serviço. Alguns profissionais podem dar opiniões e até fazer projetos por bem menos que se imagina. Aos colegas que estão preocupados com isolamento e tratamento: ler e estudar na net é bom, incentivo fazer, mas fica bem longe do ideal. Mesmo que seja uma opinião apenas, talvez até gratuita, um profissional que vive disso tem muito mais conhecimento e habilidade para solucionar esse tipo de problema ou ao menos indicar caminhos.

Há bem pouco tempo um amigo gringo que trabalha com áudio me contou que um americano que é um dos caras mais famosos do mundo para projetar salas, fazer estúdios, cobra muito menos que eu imaginava para projetar um home (já para ser um estúdio profissional particular). Só que atualmente ele evita brasileiros, já fizeram o favor de queimar nosso filme. Tendo isso em vista, acho que a solução desse tipo de problema poderia começar em pensar ajuda profissional.

Abç

Azian
Veterano
# mar/13 · Editado por: Azian
· votar


Pois é gbmeioponto por isso mesmo que expus aqui a situação e indago se é possível fazer uma coisa ajeitada, pra minimizar o ruído, sem usar coisas esculhanbadas tipo caixa de ovo (nem pensa).

Se você só quer tocar violão e guitarra sem incomodar ninguém, e se tiver espaço o suficiente, poderia construir uma cabine de drywall pequena, onde coubesse apenas você, seu amplificador e sua guitarra.

Outra opção também é comprar uma cabine de isolamento de amplificador, ou mesmo construí-la. Microfone o amp dentro dessa cabine e escute nos fones. Ou então plugue direto na interface e use um simulador de amp.


A idéia do "aquario". Válido, Fiquei pensando outro fator quanto a usar todo o quarto, a ventilação, a maioria dos materiais que se usa nisso tende a esquentar, e eu nao tenho ar condicionado, entao dai seria um problema a mais pra resolver.

Vc tem idéia de quanto fica o orçamento pensando em um lance assim?! Já tinha passado pela minha cabeça, mas achava que era algo meio "mirabolante" demais. Mas, agora, vendo com olhos de quem quer resolver o problema parece ser bem válido.

MMI
Cara, tudo isso que vc escreveu tava lendo antes, sobre a ajuda de um profissional. Vou scanear mesmo pra compartilhar aqui com vcs mesmo, é uma série de matérias que um engenheiro escreveu pra estudios, maioria pensando em um estudio grande e um home estudio mais sofisticado, tem MUITA coisa que se aplica, até o meu caso, que é arranjar uma boa maneira de minimizar o ruído na vida de apto. Ele começa desde o planejamento e vai até noções bem técnicas do que é eco, frequencia, amplitude, e assim por diante. Ele comenta em uma parte que tem muito estudio bom nos EUA mas que a parte do isolamento se perdeu no caminho, que enfim, por menor que seja o que se queira fazer, planejar, estudar, entender, pra nao perder dinheiro né? Imagina fazer um super esquema e tal e dai por ex. no fim vê que falto ajeitar o ar condicionado no lance todo?! Não sabia dessa dos brasileiros.. ah, já não basta ser músico no Brasil e mais essa, pra "melhorar".

Meu desejo mesmo, seria morar numa casa que tivesse um porão e vizinhos tranquilos. Mas enfim, a realidade é outra. Encarar os fatos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tudo sobre isolamento acústico e tratamento acústico