Cabine de gravação faz diferença?

    Autor Mensagem
    Piggie
    Veterano
    # mar/11


    Seguinte

    Eu não possuo nenhum quarto isolado do mundo, apenas uma casa com barulho de cachorros latindo e alguns carros passando na rua.
    Estou adquirindo agora para gravação de vocal e violão um microfone condensador, que são conhecidos por captar até uma mosca voando na sala.

    Achei que a solução fosse uma cabine de gravação com um bom isolamento, e depois de pesquisar muito sobre estas cabines, encontrei uma matéria em que o autor desaprova uma cabine destas.

    http://www.audicaocritica.com.br/pro-audio/1275-cabine-de-gravacao

    Deixo abaixo o paragrafo importante do artigo:
    "Além das desvantagensmais imediatas - custo, perda de espaço, baixa eficiência de isolação e som excessivamente seco - uma cabine tem outro problema bastante sério: coloração dos médios."

    Ai lanço minha duvida aos profissionais que tem experiência com estudios:
    A qualidade do som gravado em cabine (pelo menos o da voz) é muito prejudicada? Realmente compensa arriscar perder estas qualidades sonoras para se ter isolação acustica? Não há por meio de tratamentos acusticos compensar esta "coloração dos médios" ou o som excessivamente seco?

    Estou lançando este tópico pois quero ter certeza de que a cabine de gravação vai realmente atender minhas necessidades.

    Abraço

    Ticoulat
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    essas duvidas eu nao sei te responder, mas eu acho mais facil comprar microfone dinamico. o shure sm57 eh o mais usado pra grava guitarra. nunca testei, mas falam que eh bom.

    gbmeioponto
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: gbmeioponto
    · votar


    Dependendo do material que vc vai tratar acústicamente sua cabine, do tamanho da cabine, posicionamento do material etc... vc pode perder sim nos timbres.
    Quanto a questao do mic condensador, não me arrisco a comentar pois entendo pouco, mas eu te aconselharia a isolar o espaço que vc tem pra gravar, diminuirá pelo menos os ruídos externos.
    abc

    edit:
    Ticoulat
    O Shure SM-57 é recomendável para gravar guitarra, mas para voz e violão condensadores são melhores pois captam melhor altas frequências.
    abc

    Piggie
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Eu precisava saber principalmente se vai ser significativo essa perda de timbres.
    E se perder, se da pra reduzir esta perda pelo tratamento acústico, visto que não tenho muitas opções de isolamento acústico.

    Quero saber se compensa mesmo, pois não quero gravar em estúdio.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Cabine de gravação faz diferença?