Qual o melhor instrumento virtual desses instrumentos?

Autor Mensagem
AndreMR
Veterano
# abr/06 · Editado por: AndreMR


Olá. Estou pesquisando o que há de melhor hoje em instrumentos virtuais (VSTi, DXi, etc...) dos seguintes instrumentos:

- Strings (violinos, violas, cellos, contrabaixos... solo e ensemble)
- Sopros (flauta, sax, trompete, etc... solo e ensemble)
- Guitarra elétrica e violão
- Baixo
- Bateria
- Piano

~ ~ ~
Os que achei mais interessantes até então foram:
- Real Guitar 2: só violão, com diversas características do instrumento impossíveis com as notas sampleadas isoladamente.
- Edirol Orchestral: bons timbres de orquestra.
- Edirol Super Quartet: destaco os timbres de baixo, como o "6str-Bass", mas ainda sinto que poderia ser melhor, como o Real Guitar é pra violão, com características de slide, noises, etc. Os timbres de piano também são legais.
- Native Instruments Battery 2 + Studio Drums CDs: o programa permite selecionar cada peça, personalizando o kit, e os timbres dos dois CDs Studio Drums são bons, com várias dinâmicas.

Tenho também uma boa coleção de SoundFonts, mas os VSTi têm características impossíveis em SF2 GM.

~ ~ ~
Quais vocês usam? Ou quais os melhores atualmente?

Sugestões, please...
Thanx!
:-)

ALL Produções
Veterano
# abr/06
· votar


AndreMR

- Cordas =: EWQL
- Piano =: BOESENDORFER 290 e EWQL (tem alguns samplers do piano Steinway legais)
- Baixo =: Trilogy
- Guitarra =: Virtual Guitarrist
- Bateria =: Battery com uns kits que eu tenho aki.
- Moogs =: Minimoog
- Efeitos =: Pro53 e Absynth
- Pads, efeitos e etc... =: Atmosphere
- Rhodes e afins =: Elektrik Piano

AndreMR
Veterano
# abr/06 · Editado por: AndreMR
· votar


Opa, legal as dicas... :-)

O Cakewalk Dimension Pro é bom?
Não consigo encontrar nada dele, além da propaganda no site da Cakewalk e alguns demos pequenos.

~ ~ ~
Esse EWQL é o EastWest Symphonic Orchestra?
São um monte de DVDs, né? Quantos? :-O

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# abr/06
· votar


Bateria: Drumkit From Hell Superior. é muito foda.

AndreMR
Veterano
# abr/06
· votar


Esse Drumkit From Hell parece que é tipo o EWQL né? VÁRIOS DVDs? :-O

Jabijirous
Veterano
# abr/06
· votar


nao, o dfh 2 que é parecido, pq vem com o kompakt!!

o superior e o vintagem sao samplers proprios!!

AndreMR
Veterano
# abr/06 · Editado por: AndreMR
· votar


Mas e os tamanhos dos programas?
Esse DFH Superior é de muitos DVDs também?

Não vou esconder, baixarei da net mesmo... Por isso a preocupação com tamanhos.
:-D

~ ~ ~
Com isso outra dúvida sobre o EWQL Colossus, Symphonic, DrumKit From Hell:
Funciona só com o primeiro disco? É que eu posso ir mexendo enquanto vem os demais.
;-)

Jabijirous
Veterano
# abr/06
· votar


ambos dfh tem 9 dvds, tirando o dfh2 que eu nao sei quantos tem, mas o symphonic dependendo da versao, o silver 1 dvd, gold 4 dvds, platinum 19 dvds, colossus 8 dvds

so funciona com todos os dvds instalados

AndreMR
Veterano
# abr/06
· votar



so funciona com todos os dvds instalados


:'-(

~ ~ ~
Acho que já entendi o que é melhor em questão de instrumento virtual:
www.soundsonline.com

Tá tudo ae. Se tivesse MP nesse fórum eu ia preferir descolar uma grana pra alguém do que encarar meses na eMula e no BitComet.
:'-(

Se funciona só com a pacotada toda, então vou ter problema de HD... só tenho 160GB aqui (80+80 em Raid0).
:'-(

alexdiffer
Veterano
# abr/06
· votar


Pads, efeitos e etc... =: Atmosphere
De que se trata?como eu posso usar?

Jabijirous
Veterano
# abr/06
· votar


nao se esqueça que pra usar isso tem que term MUITA memoria

AndreMR
Veterano
# abr/06
· votar


Valeu, Jabijirous pelas dicas... tô navegando no SoundsOnline aqui e BABANDO com os produtos, e com os demos em MP3.
:-O

Ops, e não é que o Mercado Livre não tá tão modarador assim mais? Eh, eh, eh, eh...

Que acham do Garritan e seus timbres de orquestra?

~ ~ ~
Eu acho que um bom começo seria o Colossus, né? 32GB de samples, e pelos reviews, oferece muito boa qualidade e diversidade de instrumentos.

~ ~ ~
Minha maior preocupação tá sendo agora com GUITARRAS. A turma do SoundsOnline não tem um produto específico pra guitarra...
O Virtual Guitarrist me parece que é baseado em loops, riffs, né? De estilos definidos...

Eu queria um que desse boa timbragem pra tocar meus próprios riffs, como é o "Real Guitar 2"... Seria com o COLOSSUS mesmo?

~ ~ ~
Eu sempre botei fé na evolução dos samplers, desde os tempos do teclado /W e Akai. Tenho uma grande coleção de SoundFonts. Só que por estar um tempo sem poder atualizar o PC, eu não sabia que a qualidade tinha evoluído TANTO, agora vendo os EastWest e outros.

Esses timbres estão finalmente confundindo ouvidos (alguém tocou ao vivo ou foi sequenciado?), putz!
:-O

Quando eu descobri que o tema do filme Armageddon foi todo sequenciado por Hans Zimmer, eu disse: "Eu quero esses timbres!" e hoje parece-me que estão mais fáceis que eu imaginava.

~ ~ ~
"Amo muito tudo isso..." ;-)

ALL Produções
Veterano
# abr/06
· votar


AndreMR
Que acham do Garritan e seus timbres de orquestra?

Não gostei. Achei bisonhos ! Nada a ver com os demos na internet.
O EWQL Silver (que é a versão básica) dá de 10 !!! E olha que ele não é o top hein !

AndreMR
Veterano
# abr/06 · Editado por: AndreMR
· votar


[editado / postado em duplicidade]
(cadê a opção de excluir?)

AndreMR
Veterano
# abr/06 · Editado por: AndreMR
· votar


Putz... realmente, os demos do site do Garritan são bons.

EastWest rulez então. ;-)

E o COLOSSUS, alguém conhece? É que achei ele bem diversificado pra atender vários estilos de produção, e talvez tenha bons timbres de guitarra.

:-|

~ ~ ~
Quero aproveitar pra uma pergunta fatal: e SANFONA (Acordeon), existe um bom sampler? É que tem um amigo meu, excelente acordeonista, que me desafiou a fazer um bom som de sanfona sampleado, e disse que eu posso substituir todos os outros mas ainda precisarei da sanfona tocada... e realmente tá brabo de achar. Mas eu disse que não sossego enquanto não tirar o emprego dele, eh, eh, eh...
:-D

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# abr/06
· votar


AndreMR
cara, vsti de guitarra não tem um bom. o jeito é comprar uma guitarra mesmo hehe

AndreMR
Veterano
# abr/06 · Editado por: AndreMR
· votar


o jeito é comprar uma guitarra mesmo hehe
Eh, eh, eh... eu já tenho, mas 1 só, era pra explorar novos timbres... ;-)

...e pra conseguir certas execuções bem difíceis. :-(

Então pelo jeito, sanfona também não deve ter, né? :-O

Jabijirous
Veterano
# abr/06
· votar


sanfona tem o garritan jazz e big band!!

galera, a demo do garritan foi feita com o garritan é, aquele garritan que tem um som fraco que ta no teu pc, ou tava pois voce escutou e nao gostou :P o negocio é mixar, o som vem seco, a EWQL ganha em termos de sonoridade por causa disso, ja vem pré mixado pra voce!! o q eu nao gosto que é tem MUITO reverb!! so pra lembrar, é tudo sample, nao tem nada de orquestra de verdade tocando, nem coro de verdade cantando, o coro tb é sample!!

AndreMR
Veterano
# abr/06
· votar


Realmente, o EWQLSO foi gravado em Concert Hall, e pelo que vi o Platinum tem 3 posições de microfone, enquanto o Gold e Silver, só 1.

Mesmo assim, sendo em Concert Hall, sempre terá a reverberação, né... Em ensembles deve ser o bicho, mas talvez fique sobrando pra instrumentos solos, não?
:-O

AndreMR
Veterano
# abr/06 · Editado por: AndreMR
· votar


[editado de novo]
(brabo é isso, quando a conexão tá ruim e mando atualizar, já tinha postado, cadê o botão pra excluir?)

ALL Produções
Veterano
# abr/06 · Editado por: ALL Produções
· votar


Jabijirous
so pra lembrar, é tudo sample, nao tem nada de orquestra de verdade tocando ??????????

Ué, e sampler é o que ?

o negocio é mixar, o som vem seco, a EWQL ganha em termos de sonoridade por causa disso, ja vem pré mixado pra voce!!

Ninguém tá falando de mixagem. Eu não disse que a mixagem do instrumento é ruim, e sim a qualidade do som captado. Não sei como foi feita essa captação, de que forma, nem onde e nem de que instrumento. Sei que o GARRITAN que eu baixei tem uns sons de violinos horrorosos e não adianta entupir o som com reverb, delay, chorus, grave, agudo, pq é impossível transformar um timbre horroroso em um próximo do real com esses artifícios!

AndreMR
Veterano
# abr/06
· votar


Num dos reviews lá do Symphonic Orchestra, acho que o principal, que tem a foto do compositor/produtor de filmes, ele diz que o problema que via antes com samples, era que todos eram captados com mics próximos, o que nunca dava um bom resultado, não importa o reverb que usasse. Já o EWQL Symphonic Orchestra é captado em Concert Hall real, que dá o resultado esperado de como se tivesse gravando uma orquestra ao vivo.

Mas eu me pergunto: isso vale pra instrumentos (como violino) solos também? Não fica reverberado demais não, dependendo do estilo musical que se aplica?

ALL Produções
Veterano
# abr/06
· votar


AndreMR
Num dos reviews lá do Symphonic Orchestra, acho que o principal, que tem a foto do compositor/produtor de filmes, ele diz que o problema que via antes com samples, era que todos eram captados com mics próximos, o que nunca dava um bom resultado, não importa o reverb que usasse. Já o EWQL Symphonic Orchestra é captado em Concert Hall real, que dá o resultado esperado de como se tivesse gravando uma orquestra ao vivo.

Eu ouvi uma coisa de um técnico de som famoso aqui no RJ e guardei pra mim: "PROBLEMAS ACÚSTICOS, SOLUÇÕES ACÚSTICAS".
Se a captação foi mal feita, num adianta eu ensebar o som com plugins.

AndreMR
Veterano
# abr/06
· votar


ALL Produções
Eu ouvi uma coisa de um técnico de som famoso aqui no RJ e guardei pra mim:

Eu acho que conheço esse técnico, eh, eh... ;-)

ALL Produções
Veterano
# abr/06
· votar


AndreMR

Será ?!rs

Jabijirous
Veterano
# abr/06
· votar


nao acho que seja problema acustico, acho que é um diferencial como eu disse o produto da EWQL ja vem pré mixado pra voce!!

AndreMR
Veterano
# abr/06
· votar


Galera, eu quero perguntar outra coisa, ainda relacionado a esses timbres:

Como o pessoal tem feito pra usar esses timbres em performance ao vivo?
Um controlador, um notebook, e esses instrumentos da EastWest o cara derruba o palco, que pancada!!!

É abrindo os bixim num multitrack da vida mesmo? E mudando os parâmetros pelos knobs e botões do controlador, atribuindo aos controles dos samplers?

E pra dividir o teclado em 2 instrumentos? :-O

ALL Produções
Veterano
# abr/06
· votar


Jabijirous
nao acho que seja problema acustico, acho que é um diferencial como eu disse o produto da EWQL ja vem pré mixado pra voce!!

Cara, quando eu falo de problemas acústicos, eu não digo que houve "problemas" na captação, ou na execução, ... pra falar a verdade não sei qual o problema da falta de qualidade do GARRITAN, mas de repente a proposta do programa não era fidelizar os timbres de cordas como o EWQL fez; e pode ter certeza, não é a mixagem o diferencial !

ALL Produções
Veterano
# abr/06
· votar


AndreMR

Cara, usando um timbre próximo do real (como o EWQL) é necessário também um arranjo e uma execução por parte do tecladista que faça juz ao timbre; desta forma fica impossível reproduzir por exemplo cellos, violas e violinos com seus arranjos independentes, apenas com 2 mãos.

É por isso que geralmente os tecladistas preferem não usar um VST deste tipo ao vivo - obviamente quando os arranjos são mais complexos. O que se vê geralmente é os arranjos de cordas virem num MD, ou laptop já devidamente gravados e pré-mixados juntamente com o click (para guia do batera) num outro track e aí a banda tocando por cima sem "sambar" no tempo.

Abraço !

Jabijirous
Veterano
# mai/06 · Editado por: Jabijirous
· votar


pra falar a verdade não sei qual o problema da falta de qualidade do GARRITAN

nao é falta de qualidade, é o som que nao me agrada!! é som magro, mas como eu disse, sabendo mixar, tira um sonzão!!
usando um timbre próximo do real (como o EWQL)

timbre proximo??

eles gravaram orquestra de verdade cara, com gente real tocando, NÃO foi criado através de synth, é o timbre real!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual o melhor instrumento virtual desses instrumentos?