Como Microfonar Amp?????

Autor Mensagem
busterchair
Veterano
# mai/06
· votar


up

j0nny
Veterano
# abr/08
· votar


galera
e no meu caso, meu amp tem 'line out', preciso microfonar msm assim?
ele faz a msm função?

lucas-sarmento
Veterano
# abr/08
· votar


j0nny

Você leu o tópico?

Diego Offerni
Veterano
# out/10
· votar


Resumindo.

Microfonar o amp deixa o som mais "Vivo" e mais condizente com o som real do seu pré-amp + falantes.
mandando lineout você só usa o som do seu pré e o som na minha opinião fica horrível.

usa um SM57, de preferencia Shure. e coloca ele mais ou menos na posição de "8 horas" no seu falante. no canto.
caso queira misturar timbres, (o que é interessante) usa outro sm57 em outra posição buscando mais o centro do falante.

assim você terá timbres Graves, médios e agudos pra trabalhar.

guitarg3
Veterano
# out/10
· votar


Diego Offerni
e viva a ressucitação de tópicos antigos atoa

ms concordo com vc.. ampli tem q microfonar.. se pegar a saida dele e jogar na mesa fica horrivel..

Alex guitar man
Veterano
# fev/12
· votar


Pessoal, agradeceria se respondessem:

1º Qual é mais pratico, microfonar amp ou usar simulador de falantes p/ ligar em linha?

2º Alguém já usou aqueles microfones de 70 reais pra microfonar? vira uma nhaca?

3º não clipa de vez em quando?

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


Alex guitar man
1º Qual é mais pratico, microfonar amp ou usar simulador de falantes p/ ligar em linha?

Certamente gravar em linha é mais prático.

2º Alguém já usou aqueles microfones de 70 reais pra microfonar? vira uma nhaca?

Não. Provavelmente.

3º não clipa de vez em quando?

Depende do ganho que você usar, ué. Os microfones dinâmicos seguram numa boa. Em alguns condensadores você vai ter que ligar um pad (no mic) pra não saturar na cápsula, mas vai ter que estrondar muito o amplificador pra chegar a esse ponto.

d joe hard
Veterano
# jan/13
· votar


Malz Galera,revivendo tópico das antigas...
alguém pode me ajudar,to com uma idéia meio maluca
to querendo expandir minha gama de timbres usando softs de pc(tipo Guitar Rig,Guitar RA,Guitar Fx,Amplitube e etc) então,meu plano inicial era
Guitarra>adptador p2/p10>pc(soft)>saída de fone com adpt p10,p2>cubo de guitarra...
Sakaram?o som sai da guitarra,é modulado pelo pc,sai do pc totalmente pro meu cubo,como se o pc fosse uma pedaleira mesmo
mas aí,eis a questão,o cagaço de queimar minha placa onboard do note novo baixou,e aí eu larguei pra la esse lance de por a guitarra direto da entrada de mic.
então,o pensamento foi,vou comprar uma interface,ahá
mas...não só a questão do $$$,mas também ninguem soube me dizer q interface/guitar link eu posso usar p fazer oq eu quero(guitarra pc,pc cubo,ao invés do som sair nos fones ou nos falantes do pc,ou no monitores,eu ia usar meu cubo de monitor,saks)bem,não comprei a interface/guitar link até agora
eis então q eu tive minha terceira idéia,eu jah tinha microfonado o amp aki pra fz um mini-gravação caseira,não tinha problema ficar um lixo,era mais um mini-teste,gravei até com o gravador do Windows,pra minha surpresa ficou bom,se eu desse um bom acabamento e ficasse mais atento,dava pra fazer uma gravação semi-profissa
já sacaram neh?a idéia que pintou foi microfonar o amp,com a guit no clean e jogar o som que chega do amp microfonado no pc pro Guitar Rig
só pra gravar,com o som saindo eu outra caixinha q eu tenho aki em casa ou nos fones
será q rola?alguem pode me ajudar com a questão como um todo,quero usar os drives virtuais,xDD,vlw galera

Jonas F. L.
Veterano
# jan/13
· votar


d joe hard
Você tem várias opções pra fazer o que quer, e vai depender do seu orçamento. Te adianto algumas coisas:

- Nunca vi queimar a placa de som onboard por causa do uso da guitarra. Em qualquer caso, se for gravar usando a onboard o melhor a se fazer é usar um DI-Box ou algum pedal pra casar a impedância do sinal da guitarra com a entrada da placa. Uma opção boa é misturar um simulador de amplificadores analógico/DI como o Behringer GDI21 com os efeitos do Amplitube/Guitar Rig. Dá outro som. Tem ainda a UCG102 da Behringer, que é uma interface barata voltada só para a guitarra, que vai te dar mais qualidade do que a onboard.

- Uma interface melhor nunca é dinheiro jogado fora. Ela vai te dar tanto a opção de gravar em linha como a de microfonar, além de poder escolher o ganho de entrada do canal e gravar com maior qualidade.

Vai do seu orçamento mesmo. Um DI / Simulador como o GDI21 custa por volta de 130 a 150 reais com frete incluso. A UCG102 custa mais ou menso o mesmo preço. Uma interface legal você consegue comprar por 350 a 400 reais com entradas pra microfone e linha / HiZ.

d joe hard
Veterano
# jan/13
· votar


Jonas F. L.
po cara,muuuuito obrigado!jah to com essa dúvida a muito tempo e ngm aqui no fórum tinha conseguido me ajudar,só tenho mais algumas dúvidas
eu tenho uma Zoom G1XN,ela tbm faz "casar" a impedância da guitarra com a placa?ou é melhor usar só a guitarra na entrada de microfone direto?
e,vc tem razão,to pra comprar essa Behringer assim q eu puder,só uma dúvida que eu tenho com relação a ela,se eu por um cabo para o meu amp na saída de fone,o som vai sar da guitarra,passar pelo pc e sair no amp,tudo bem fazer isso ou eu vou encontrar algum problema?
mtoooo valeeu!

.omni
Veterano
# jan/13
· votar


d joe hard
Essa pedaleira nao tem uma saída USB? Se tiver, é melhor do que usar a placa do computador.

d joe hard
Veterano
# jan/13
· votar


Infelizmente não,acho q só da g2 ou g3 pra cima,a g1,mesmo as next não tem usb,oq me deixa triste,pq as novas zoom todas tem usb e akele display que mostra os pedais e talz,tbm acho bem maneiro
se tivesse pesquisado mais comprava uma outra zoom,não pesquisei na época,><',mas,to contente com a minha tbm

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/13
· votar


--------------------------------------------------------
depois de muitas experiencias microfonando , uma conclusão que eu estou quase tirando é de que em geral , a guitarra microfonada soa sempre com um pouco menos de ganho do que oque é gerado de verdade pelo amp , procede?
exemplo , quando gravo uma guitarra com drive , só o top boost do amp , e ouço a gravação eu não ouço um drive , eu ouço um crunch , e quando gravo um crucnh eu ouço um sinal quase limpo .
tou fazendo algo errado?

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/13
· votar


up

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/13
· votar


up

Buja
Veterano
# jun/13
· votar


rhoadsvsvai
Eu tambem ja tinha percebido isso. É por isso, agora, quando gravo microfonando, eu gravo varias takes iguais pra dar peso ao som.

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/13
· votar


Buja
tipo duplicando os takes , ou tocando duas vezes a mesma coisa?

Buja
Veterano
# jun/13
· votar


rhoadsvsvai
Tocando duas vezes a mesma coisa. Com o posicionamento do mic ligeiramente diferente, ou a configuracao do amp um tikinho diferente. Logando cada track um pouco pra cada lado tambem enche o som de uma microfonação.

E tambem voce pode presquisar por um lance que se chama re-amp. Faz milagres tambem, ou quase rsrs. Mas a ideia é genial.

rhoadsvsvai
Veterano
# jun/13
· votar


Buja
eu fico meio aprensivo com isso ,por causa dos cancelamentos de fase , principalmente quando tem duas guitarra diferentes na mesma musica ,mas vou tentar

Buja
Veterano
# jun/13
· votar


rhoadsvsvai
Pra nao ter cancelamento de fase, depois que gravar a segunda track, voce arrasta ela um tikinho so pra frente, poucos milisegundos. Eu costumo mandar uns 7 milisegundos so pra frente. Enche o som e nao da picos.

Tudo é na base do teste. Faz um teste ai e ve se deu certo.

d joe hard
Veterano
# jun/13
· votar


a maioria dos guitarristas famosos até 94 gravava microfonando o ampli,certo?

Slash_1989
Veterano
# jun/13
· votar


d joe hard
até hoje em dia...

Buja
Veterano
# jun/13
· votar


d joe hard
Na verdade microfonar amp é um arte. Muito diferente de plugar pedaleira em usb. Esse é um dos motivos de não conseguirmos reproduzir com exatidão o som das bandas de 20 anos atras. Amp valvulado no talo microfonado com aparelhagem analogica de verdade, é ooooouuuutra coisa.

d joe hard
Veterano
# jul/13
· votar


Buja
Disse tudo cara!
a diferença de timbre de 20/25 anos atrás p nossa é absurda,aliás,antigamente era MUITO melhor,o som era mais sujo,era mais RnR,hj em dia tá uma parada meio pop slá,tá muito limpinho,tá muito perfeitinho,tem uma banda chamada Halestorm que,se eles usassem os métodos de gravação de 20 anos atrás eles iam chutar bundas,mas a gravação e a mixagem de hj em dia deixam a banda de hard meio alternativa e pop.
porra,guitarra,mesmo distorcida ñ pode ser gravada "limpinha" no canal,a guitarra nasceu pra ser suja e selvagem,como Hendrix tinha proposto,gravando a guitarra como hj em dia vc mata uma parte linda do rock.....
eu acho que isso tudo foi por causa do Cd tbm,o vinil é melhor,slá,o som parece mais "na veia",parece que foi entregue direto do artista pro consumidor,nos cd's eu imagino um monte de técnicos fazendo alterações no computador..porra,o guitarrista do Skid row disse que na época dele p fazer um overdub vc tinha que cortar a fita,gravar por cima,e dps colar a fita por cima!!!que coisa insana pros padrões de hj em dia
por fim,por isso que eu gosto do meu equipamento,kkk' ele é uma merda,mas por ele ser ruim,ele tira a falsidade digital da minha pedaleira e deixa tudo um pouco mais cru,é uma crueza de merda mas é melhor que aqueles timbres muito "oxigenados"

Gabriel Dino
Veterano
# out/13
· votar


Galera boa noite! Li o tópico e minha dúvida permaneceu! (hehehe), e tbm não querendo abrir novos tópicos (hehehe).
Gostaria de começar a gravar minhas ideias. Assim comprei uma interface de áudio. Eu usei alguns simuladores de amplificadores através do Amplitube. Gostaria de gravar o som do meu amplificador, então queria comprar um microfone.

Pra gravar o som do meu amp é apenas ligar o microfone direto na interface? É recomendado?

Abraços galera!

Mu_Cephei
Veterano
# out/13 · Editado por: Mu_Cephei
· votar


Gabriel Dino

Depende do equip que você for usar para os efeitos... pretende usar o amplitube mesmo? nesse caso seria impossível gravar usando só uma interface pois o sistema ficaria assim: guitarra - interface - simuladores (PC) - interface - amp - mic - interface - DAW (PC).

Ou seja, haveriam dois softwares usando a mesma interface simultaneamente e dois ins na interface. Caso você tenha uma pedaleira/pedais, fica bem mais adequeado gravar, ligando guitarra - pedais - amp - mic - interface - pc.

Se você for gravar usando reamp, vai ficar do seguinte modo: guitarra - amp (som limpo mesmo) - mic - interface - pc, aí você pode timbrar a guitarra com o som do amp + simuladores, porém você só poderá editar o som que sai do amp para frente.

Casper
Veterano
# out/13
· votar


Situação 1)
Seu amplificador é transistorizado (ou tem varva só no pré)
e é um lixo, seu microfone é medíocre e a interface é Behringer:
Melhor usar um simulador.

Situação 2)
Seu amplificador é 100% valvulado, seu microfone é decente
e a interface também:
Melhor microfonar.

Quantos microfones usar?

Situação 1)
Não sei exatamante o que fazer:
Use um apenas, experimente exaustivamente diferentes
posicionamentos de tudo, depois duplique a track
(se necessário).

Situação 1)
Sei o que quero e sei lidar com problemas de fase:
Então use quantos microfones quiser, até uns para
captar o ambiente (se o ambiente tiver algo a acrescentar, claro).



Simples assim.

santoangelo
Veterano
# out/13
· votar


Boa tarde,

Músicos normalmente utilizam um pedestal de microfone convencional para fazer a microfonação dos amplificadores, mas vocês sabiam que existe suportes específicos?

Alguém já testou ou já viu esse tipo de suporte?

www.santoangelo.com.br/suporte-sas-smasa-350

Forte abraço,

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como Microfonar Amp?????