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Mensagem |
Guitar Man 20 Veterano |
# fev/06
Desculpe a ignorancia, mas, pra que que serve isso???como se faz????
ajuda em alguma coisa?????
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MatheusMX Veterano |
# fev/06
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coloca um microfone na frente dele uah
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edbene Veterano |
# fev/06
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para guitarra vc poe o mic na periferia (nao é favela) do falante. nao poe no centro nao q nao é correto.
vc pode microfonar o ampli ou ligar a guita na mesa. 99% dos guitar microfonam, pq pra por na mesa vc vai ter q abaixar o sinal com o DI, pois o sinal da guita é de alta frequencia. alem do mais vc ficara sem possibilidades de regulagem, q vai ficar na mao do tecnico.
microfonando vc ouve o som q vc regulou, pq o mic capta e manda pra mesa o q vc regular.
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Guitar Man 20 Veterano |
# fev/06
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edbene
ta, mais acontece que eu não tenho nem mesa e nem microfone...
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Renato Dell Veterano |
# fev/06
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Bota ele no MEIO do falante... de preferência o inferior direito... porque eu não sei, mas todo mundo faz assim
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El_Cabong Veterano |
# fev/06
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edbene
99% dos guitar microfonam, pq pra por na mesa vc vai ter q abaixar o sinal com o DI, pois o sinal da guita é de alta frequencia. alem do mais vc ficara sem possibilidades de regulagem, q vai ficar na mao do tecnico.
microfonando vc ouve o som q vc regulou, pq o mic capta e manda pra mesa o q vc regular.
Será que não existe mais algum motivo pros guitarristas preferirem microfonar o cubo?
Será que é algo relativo ao timbre?
Tem uns guitarristas que usam o line-out do cubo da guitarra ao invés de microfonar.
Usando o Line out do cubo ele também vai mandar pra mesa o que ele regular.
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PeroaFrito Veterano |
# fev/06
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cara, 99% prefere microfonar o cubo, por que o timbre da guitarra é um conjunto de fatores: guitarra, técnica do guitarrista, pedais e amplificador.
Só vale a pena ligar a guitarra direto ma mesa quando vc dispões de algum emulador decende de algum ampli...
Qual a graça de gastar uma grana em um marshall valvulado, pra na hora de gravar vc não uasr o marshall... é mais ou menois isso
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El_Cabong Veterano |
# fev/06
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PeroaFrito
Desculpe-me, mas eu não entendo muito de ampli de guitarra e queria tirar uma dúvida.
Usando o exemplo de um Marshall valvulado.
O som extraído dele através de um microfone no seu alto-falante é o mesmo, se for extraído do Line-out deste mesmo ampli ou não?
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edbene Veterano |
# fev/06
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El_Cabong
o som nao é exatamente o mesmo. tirando do line out direto pra mesa vc vai jogar do sinal foi regulado no ampli, mas como disse, a guita trabalha em alta frequencia, e vc tem q usar o DI pra baixar. nisso vc pode perder um pouco do sinal ou distorcer.
microfonando vc pega o som q ta saindo no falante do ampli, ou seja o som puro, q vc regulou e manda pro mic, q capta e manda pra mesa.
a posicao correta é na periferia do falante. vc pode por o mic no centro, mas se afastar e colocar no cone pega um som melhor, q se propaga quando o cone se movimenta.
é esse movimento do cone q faz a propação do som. no centro vc vai captar esse som pela lateral do mic. se vc nao usar um multidirecional, nao captara corretamente o som.
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edbene Veterano |
# fev/06
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El_Cabong
tb tem a ver com o timbre pq o mic ta captando o som q sai do falante, q é a sua regulagem, se ligar o DI pode ter distorçao (é meio improvavel, mas pode acontecer).
com o mic so nao fica um som legal caso seu falante esteja zuado
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edbene Veterano |
# fev/06
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Guitar Man 20
cai no caso q escrevi. vc pluga a guita no DI e manda pra mesa. a regulagem fica a cargo do tecnico e sua.
se o cara tiver um processador de efeito externo, pede pra ligar no seu canal, ai vc poe alguns efeitos la. senao, seu som saira limpo, como um violao.
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edbene Veterano |
# fev/06
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Guitar Man 20
e nem sempre é necessario a microfonação do ampli. depende de onde vc vai tocar
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PeroaFrito Veterano |
# fev/06
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Categoricamente: - Nãaaaaaooooooooo!!!!
esse é um erro muito comum, que já vi até "técnicos de estudio" cometerem.
No caso da guitarra especificamenteo o som do marshall é formado pelo conjunto: valvulas( se tiverem), circuito, e falantes, por exemplo uma caixa com falantes celestion, custam muito mais carao do que uma com falamtes xing ling, isso acontece geralmente por causa da qualidade e caracteristicas do som emitido por esse falante. se vc ligar direto pelo o line out vc acaba perdendo essa caracteristica dom som que seus falanytes proporcionam.
Vc pode usar um mic sm57 mesmo para gravar, apesar de que existem microfones especificos para cada ambiente, o sm57 se comporta bem em quaze todods os tipos de gravação , principalmente de posiciona-lo na periferia do falante, conforme já foi dito anteriormente.
Cara, mas a melhor forma de vc saber como extrair o melhor som da sua guitar é testando, grave a msma frase de diversas meneiras diferentes, direto na mesa, usando emuladores, saindo direto da pedaleira, direto do line out do ampli, e microfonando, vc vai notar a dferença de uma pra outra...
outro teste legal é colocar o ampli dentro do guarda roupa, almentar o volume , colocar um mic dentro do guarda roupa e gravar pra ver como o som sai... lí isso em uma entrevista do kiko loureiro, e fiz o teste, ficou com um som muito bom! esperimente coisas novas tambem, do tipo colocar o ampli e mic no banheiro, aqui em casa tem um corredor, quando eu ainda tinha um cubo esperimentei coloar o cubo em un canto do corredor e o mic a uma certa distancia, geram sons bem interesantes...
são coisas que só microfonando a caixa funcionariam... em compensação para recriar issu ao vivo fica um pouco mais complicado...
espero ter tirado sua duvida
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edbene Veterano |
# fev/06
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utro teste legal é colocar o ampli dentro do guarda roupa, almentar o volume ,colocar um mic dentro do guarda roupa e gravar pra ver como o som sai
nossa, nunca imaginei isso. deve ficar bem loko
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PeroaFrito Veterano |
# fev/06
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Certa vez meu professor foi gravar umas linhas de guitarra em um cd de um cara (estilo pop, gospel) o cantor eramuito ruim, as musicas regulares, mas a batera que o cara colocou ficou animaal, nem parecia muito real ficou, so que ele queria gravar o som da guitarra direto na mesa, ficou bom, mas depois de muita insistencia nossa ele aceitou microfonar o Fender que meu professor tinha, outra história.
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PeroaFrito Veterano |
# fev/06
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Guitarra. Apesar da polêmica entre som direto e microfonado, é majoritária a gravação da guitarra através de microfones dinâmicos, como o Shure SM-57, captando o alto-falante do amplificador a uns 20 cm. O amplificador deve estar em outra sala, isolado da técnica. Após se definir o timbre no amplificador da guitarra, busca-se reproduzi-lo nos monitores do estúdio através dos equalizadores da mesa. Usa-se também a gravação em linha através de um pré-amplificador.
texto estraido de um tópico do Demolisher.
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Guitar Man 20 Veterano |
# fev/06
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ta, mais como eu falei, eu não tenho nem mic nem mesa...
mais, relamente perde timbre se eu usar o line-out??????
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PeroaFrito Veterano |
# fev/06
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perde sim cara,
mas no seu caso liga direto saido ou da pedaleira , ou da saida do ampli,
o aconselhavel seria gravar com mic, mas se vc num tem, usa o que vc tem a sua disposição.
obs; o cabo sai da pedaleira ou cubo e vai para a entrada line in da placa de som! para que aja um casamento de impedancia. a entrda mic tem impedancia diferenta da line in.
divirta-se!
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Guitar Man 20 Veterano |
# fev/06
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PeroaFrito
o meu amp tem 2 saidas, a de fone e a de line-out, ainda assim eu perco timbre usando a saida o fone???
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edbene Veterano |
# fev/06
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vc ta fazendo gravacao caseria?
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Eder Muchiutti Veterano |
# fev/06
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Guitar Man 20
perda de timbre sempre haverá, claro. Afinal, como um amigo acima disse, o seu timbre de guitarra é uma somatória de fatores: guitarra + amplificador + FALANTE. Esse último faz toda diferença.
Teste: ligue o line out no seu pc e toque. Ouça bem o som e depois toque utilizando o falante do amplificador. Sentiu alguma diferença entre seus monitores (ou quaisquer caixas de som) e o falante do amp?
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Guitar Man 20 Veterano |
# fev/06
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Eder Muchiutti
porra, muita...
o som na caixa já é distorcido, e é mais ainda na caixinha de som do pc...
parece que tem 2 distorções ligadas...
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sarpa Veterano |
# fev/06
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Lembrando:
Mic mais distante do centro: Som mais grave
Mic mais próximo do centro: Som mais médio/agudo
Abraços.
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sarpa Veterano |
# fev/06
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O som extraído dele através de um microfone no seu alto-falante é o mesmo, se for extraído do Line-out deste mesmo ampli ou não?
Não senhor...
... som mandado em "linha" pra mixagem, vem apenas do pré-amplificador, ou seja, ainda ficam dois "estágios": Power AMP e Auto-falante, ou seja, definitivamente, o timbre que você tem ligando o AMP em linha, é completamente diferente.
Normalmente, em gravações (quando o cara quer o timbre específico do amp), uso dois microfones:
- Shure SM57 no AMP
- Condensador na sala
Trabalhando com esses dois canais, se tem um belo timbre.
Pra som ao vivo, dispense o microfone da "sala", afinal, você não terá uma sala, né. hehehe.
Se dispuser de recursos, quando for gravar, grave a guitarra em linha direto na mesa. Depois use um "GuitarRig", "Amptube" e qualquer similar. Pronto, está feita a festa!
Outra coisa legal, é usar algo como um Line6 POD, ou um Behringer V-AMP. Aí sim fica legal você plugar em linha.
Abraços,
Juninho Sarpa.
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has4 Veterano |
# mar/06 · Editado por: has4
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Por falar em MICROFONES, afinal qual de fato é melhor o AKG C 4000 B ou o AKG C 4500 B? (ouvi dizer que o primeiro, embora tenha essa numeração, tem recursos que o segundo não tem, portanto melhor para estúdio) Seria isto VERDADEIRO?
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Eder Muchiutti Veterano |
# mar/06
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has4
rapaz, pergunta complicada hein?! Por 2 motivos: 1- não tenho cacife pra testar os 2 microfones; 2 - melhor ou pior é questão de gosto.. tem gente que prefere o B2 da Behringer, mesmo tendo condições de gravar com Neumman.
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El_Cabong Veterano |
# mar/06
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Já que o timbre da microfonação é diferente do timbre do Line-out do amplificador, será que ficaria bom fazer uma gravação stereo da guitarra colocando, por exemplo, no canal esquerdo o som microfonado e no direito o som do line-out.
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Eder Muchiutti Veterano |
# mar/06
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El_Cabong
cara, resumindo: o som do Line Out sem pelo menos um simulador de alto-falante é horroroso, semelhante ao de uma Zoom 505 ligada em linha (tenho uma perdida em algum lugar, então posso afirmar. rs). Se vc passar esse canal por um Amplitube ou Guitar Rig da vida a coisa melhora, mas ainda assim prefiro o som microfonado. Misturar os 2 dá certo também, dependendo do timbre que vc quer obter.
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diegocipriani Veterano |
# mar/06
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Puta merd*, essas forão pra lá da lua hein? ;]
para guitarra vc poe o mic na periferia (nao é favela) do falante. nao poe no centro nao q nao é correto.
O posicionamento do mic é uma questão de gosto, muitossssss
microfonam no centro e não está errado, alguns até microfonam
a trazeira do cubo, talvez para você microfonar na borda ( off-axis )
soe mais bonito e agradavel, mas nem todo mundo acha assim.
Alem do que todo mundo já disse, o que mais enfluencia na diferença
entre usar o line-out e microfonar o amp, é o alto falante...
Cada alto-falante e caixa tem sua curva de resposta, e isso muda
muito o timbre, como as famosas 4x12 ;)
pq pra por na mesa vc vai ter q abaixar o sinal com o DI, pois o sinal da guita é de alta frequencia.
Abaixar o sinal com um DI!? Sinal de guitarra de alta-frequência!?
A frequência que a guitarra trabalha é a corda que você está tocando mais as harmônicas dela ué! Essa eu vo guarda pra história =D
Deve-se usar o DI para casar as impedâncias da mesa e da guitarra,
e isso acaba justamente dando mais sensibilidade na mesa ao contrario
de abaixar o sinal. Quando se toca em palcos grandes onde a distancia da guitarra e da mesa é de algumas dezenas de metros, o DI se for ativo coloca o sinal da guitarra em sinal de linha, fazendo com que as perdas sejam pequenas até a mesa e que não acha interferências...
Uma coisa pelo menos corcordo com você sem ligar
em DI ou microfonar, não tem como ligar, só se for mesmo pra se
divertir, alem disso, sem chance ;]
Em tempo, hoje em dia existem DI que simulam as caixas tambem,
principalmente 4x12", não se pode comparar uma coisa simulada com
uma real, mas eles fazem um bom serviço...
Abraços,
Diego
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busterchair Veterano |
# mai/06
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eu to microfonando meu amp, porem com um mic dinamico o behringer xm8500 aehua, sai um poco baixo mas eh o q eu tenho faze o q..
alguem tem alguma dica de como melhor mais ainda a gravação com isso q eu tenho?
microfono o amp e to ligando o mic direto no pc pelo mic in
obrigado
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