Gravação: microfone baixo e com muito ruído

    Autor Mensagem
    Illacim
    Veterano
    # fev/06


    Fala pessoal,

    Há algum tempo faço gravações amadoras com o Cakewalk, coisa bem ruim mesmo, só voz e violão captados a partir do mic do pc. Volume baixo, muito ruído, timbre ruim e por aí vai.

    Resolvi recentemente melhorar isso, inclusive porque quero pegar umas músicas próprias e gravar, além de voz e violão, arranjos com guitarra, baixo, teclado e batidas criadas no FruityLoops. Nada para ser profissional, mas que fique legalzinho.

    O primeiro passo que quero melhorar são as gravações a partir de Mic, principalmente a voz e o violão (meu violão não é elétrico). Cheguei até a descolar um microfone melhor, o Shure Lyrics 8700. Porém, o resultado final continua baixo e com ruído excessivo. Nem mesmo ativando a amplificação do microfone (microphone boost) melhora num patamar razoável. As configurações de volume do Mic também já estão no máximo.

    Também tenho um outro Mic, desses de telefonista para computador, com fone de ouvido embutido, da marca Clone. Ele tem uma captação muito mais alta que o Shure, com esse sim dá pra conseguir uma gravação legal – qdo se liga o ‘microphone boost’ – em termos de volume/ ruído. Mas a qualidade é muito ruim, principalmente voz (dá aqueles estouros em palavras com as letras ‘p’ e ‘b’). Não manjo nada disso, mas mando as especificações técnicas do fabricante (Microfone tipo: Condensador; Resposta de Freqüência: 20 - 16 kHz; Sensibilidade: - 62dB +/- 3dB).

    Um outro problema desse Mic é que, ligando o ‘microphone boost’, ele produz um ruído bem agudo e ininterrupto durante toda a gravação. O volume desse ruído é baixo, mas incomoda, acreditem.

    Explicada a situação, as dívidas são as seguintes:

    1- Se eu quiser gravar com o Shure 8700, como posso melhorar o volume e o ruído? Comprar um pré-amp seria uma boa solução? E uma placa de som melhor, traria resultados positivos? A minha atualmente é a C-Média Wave Device (CMI8738/ C3DX PCI Áudio Device). Há no mercado alguma placa de até uns 200 reais que ofereça resultados suficientemente melhores para justificar uma troca? E com relação a placas onboards ou não, faz diferença quanto a esses problemas que tenho?

    2- Há algum programa através do qual eu possa remover da gravação o ruído agudo descrito na situação em que uso o microfone da Clone?

    É isso. Qualquer outra dica envolvendo minha situação será muito bem vinda. Valeu, gente.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Se vc quiser gravar com o Shure ou qualquer microfone, o uso de um preamp é indispensável pra dar um "boost" de qualidade ao volume do mic. Ele também será muito útil nas suas gravações de guitarra e baixo.

    Considere uma placa de som com uma relação sinal/ruído melhor. Até R$200 eu compraria uma SoundBlaster mesmo. Se vc puder gastar R$300 dá pra mandar trazer uma M-Audio Audioplhi 2496 do Paraguay. Caso isso seja possível, o nível das suas gravações vai dar um salto monstruoso.

    João_Luiz
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Eder Muchiutti
    Aproveitando a deixa, qual pré-amp. você indicaria?
    Tenho uma SoundoBlaster Live e um AKG dinâmico.

    Obrigado.

    Illacim
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Dei uma pesquisada nos sites das lojas da teodoro e achei o:

    PRE AMPLIFICADOR BEHRINGER MIC-100 (260 reais)

    Alguém conhece?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    João_Luiz
    um dos prés mais baratos do mercado é o que o Illacim disse, o Behringer MIC100. Só que esse preço de R$260 está muito caro.
    Ele é legal, mas com certeza vc recebe o que paga. Há prés de US$4000, e não é à toa. Se a verba estiver curta, o MIC100 ou MIC200 são boas pedidas.
    Outra coisa: talvez fosse preferível vc trocar sua placa de som por alguma outra de qualidade profissional e baixo custo. Você acha vários modelos de + ou - R$500: M-Audio Audiophile 2496, Audiotrak Maya 44, Echo Mia MIDI, e outras.

    Illacim
    no Mercado Livre vc acha o MIC100 por um preço melhor. Por R$250 talvez compense comprar um pequeno mixer como o Behringer UB802, que tem preamps imbutidos (só não são valvulados) e mais canais, caso vc queira fazer alguns experimentos e outros usos quaisquer.

    Abraços.

    Illacim
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Eder Muchiutti
    Cara, valeu pelas dicas. Aproveitando, você diria que a diferença entre a Sound Braster Livre! 7.1 e a Creative Sound Blaster Audigy 2 compensa a diferença de preço?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Illacim
    É como eu falei... descartaria essas placas multimídia. Pelo preço da Audigy 2 vc pega alguma das que eu citei acima, especialmente se puder mandar trazer do Paraguay. É um nível de qualidade totalmente diferente.
    Você vai continuar podendo jogar seus jogos e ouvir suas músicas normalmente e terá uma qualidade de gravação muito mais alta, com menos ruídos e ainda o tão necessário suporte aos drivers ASIO.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação: microfone baixo e com muito ruído