Por que exitem mais homes que tocam sax do que mulheres?

Autor Mensagem
fran329
Veterano
# mai/09 · Editado por: fran329


Homes não gente, desculpem, homens. Aí está uma pergunta que eu gostaria que vocês me respondessem, será que eu sou uma das poucas (raras) mulheres que são apaixonadas por este instrumento?
Será que as outras mulheres se sentem envergonhadas e/ou intimidadas pelo universo do sax ter um "ar tão masculino". Mistério, não acretido que elas tenham medo de tentar pelo simples receio - de quebrar uma unha (kkkk) - de serem vistas em uma sala onde sejam a única do sexo feminino, ou será mesmo que é por que há um desinteresse feminino pelo glorioso sax?

Me ajudem a tirar essa dúvida cruel. Seria bom que uma mulher postasse e mostrasse que eu estou enganada.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


fran329

Acho que há o desinteresse feminino por instrumentos em geral, elas sempre são minoria, em uns um pouco mais que em outros.

Acho que quem responde melhor é a Bonnie Raitt, a unica mulher na lista dos melhores guitarristas de todos os tempos, quando perguntaram pra ela pq ela era a única, ela respondeu que quando ela começou, montou uma banda só de mulheres com as amigas, mas a medida que elas foram se interessando mais pelos namorados que pela musica, só ela continuou com o instrumento, ela inclusive dizia que quando as amigas iam sair com os namorados sempre deixavam as bolsas com ela, porque sabiam que quando elas voltassem a Bonnie ainda estaria lá treinando com sua guitarra.

Agora no caso do sax não sei se chega a ser um fator, mas quando eu comecei a tocar, tinha uma menina que queria começar, e as pessoas diziam que tocas instrumento de sopro iam deixar a caixa toraxica dela larga, e isso não ficava bonito em uma mulher. Não sei o quão isso é comum, mas a menina foi criando com tanto medo de ficar feia, que deu 1 ano largou o sax.

fran329
Veterano
# mai/09 · Editado por: fran329
· votar


nichendrix

Olá, valeu sempre pela participacão.

Gostei da citação sobre a Bonnie, mas acho que ela deveria ter deixado as bolsas das amigas, pego a sua guitarra e ido embora kkkk. Brincadeira, seria até maldade, porém acho tentador.

Agora no caso do sax não sei se chega a ser um fator, mas quando eu comecei a tocar, tinha uma menina que queria começar, e as pessoas diziam que tocas instrumento de sopro iam deixar a caixa toraxica dela larga, e isso não ficava bonito em uma mulher. Não sei o quão isso é comum, mas a menina foi criando com tanto medo de ficar feia, que deu 1 ano largou o sax.

Essa é boa, mas não acredito que seja verdade, agora acho que pode causar alguma doença respiratória, talvez, mas valhe correr o risco.

Brigadão!!!

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


fran329

Cara, doença respiratória não causa, eu tinha problemas respiratórios, e antes do saxofone passava praticamente o inverno inteiro em hospital, e anos mais tarde um outro problema só não me matou pq tinha a capacidade respiratória acima do normal devido ao sax.

Eu acho que deva ter algum fundo de verdade, da mesma forma que existe isso na natação. Uma vez que vc precisa de mais ar e de uma maior expansão pulmonar, a tendencia é os ombros enlarguecerem e a caixa toraxica se expandir um pouco. Sò acho exagero dizer que fica feio, já que qualquer menina que nada teria que ser feia pelos mesmos motivos. E olha aquelas gemeas do Nado Sincronizado, o quanto que são apreciadas pela beleza???

fran329
Veterano
# mai/09 · Editado por: fran329
· votar


Vc deve estar certo nichendrix, também não acredito que cause, e achar não é certeza, assim como a sua amiga da "caixa toráxica", são medos que os outros nos poem, talvez, por acreditar que música não dá futuro, ou sei lá, ninguem lê os pensamentos de ningúem, quanto a caixa toráxica emlarguecer, me corrija se eu estiver errada, isso pode acontecer devido a força que uma pessoa que toque instrumentos de sopro faz, que pode ser da forma correta ou exagerada, no caso do sax, muitos não sabem direito como soprar na boquila, e fazem um esforço muito grande para conseguir exprimir um som que poderia sair sem mais problemas.

nichendrix
Veterano
# mai/09
· votar


fran329

Na verdade não é só questão de soprar errado.

O corpo compensa todos os estimulos que ele recebe. Por exemplo, para respirar você precisa fazer uso de diversos musculos e diversos orgãos, movimenta diversos ossos também. Se você vive com frequência uma situação que estimule esse sistema (ou qualquer outro do corpo humano), o corpo entende que esse sistema está pouco desenvolvido e começa a desenvolver mais aquele ponto fraco.

Um atleta sente isso mais facilmente, se é um corredor, as pernas vão desenvolver, se é um nadador os braços, peitoral e afins. No caso todos os atletas de atividades aerobicas tem um maior desenvolvimento cardio-respiratório, o que muitas vezes leva a um desenvolvimento maior do torax (ombros mais largos, caixa toraxica mais ampla, diafragma, coração e musculos toraxicos mais fortes e um pulmão com maior capacidade de expansão).

Mas isso não é exclusividade dos atletas, pessoas que vivem em altitudes maiores, como o povo dos andes, ou do himalaia, por viverem em áreas de ar rarefeito, precisam de mais esforço para respirar, portanto desenvolvem essas mesmas caracteristicas para compensar o ar rarefeito.

Na musica é a mesma coisa, um baterista em geral tem braços e pernas mais fortes que os seus bandmates por usa muitos os mesmos. Os musculos das mãos de um guitarrista ou pianista são mais fortes também. A caixa toraxica de um saxofonista ou trumpetista tem uma constituição que permita maior expanção dos pulmões.

O que eu acho é que a diferença do "antes e depois" não é suficiente pra dizer que uma menina vá ficar feia por causa disso, já que essa expansão maior da caixa toraxica seria muitas vezes até menor que a de uma menina que pratica natação na mesma intensidade. Já que na natação o exforço é dobrado (repiração+atividade fisica). Quando uma menina entra na natação ninguém diz pra ela parar ou que vai ficar feia porque vai nadar.

Luiz Almeida
Veterano
# mai/09
· votar


" Seria bom que uma mulher postasse e mostrasse que eu estou enganada."

E até agora nada de mulher para responder!
Geralmente as mulheres, na minha visão, partem mais para o popular violão. Mas dê uma olhada geral nos fóruns que vamos ver que existem meninas mandando ver nos instrumentos (baixo, piano, teclado) e vocal. Das que conheço pessoalmente tem uma que toca cello e a outra grande maioria toca órgão. No mês passado estive numa apresentação de uma banda de blues formada só por mulheres, a Thatiana Pará e a irmã dela faziam parte da banda.

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


Eita fórum parado!!!!!!!!!!!

fran329
Falei que você iria sumir.....

Dandy.guitar
Veterano
# jun/09
· votar


fran329


simplesmente pq as mulheres só sabem tocar o "fogao" e a "vassoura"

ehuehueehueh (ta sem graça)( eu adoro fazer piadinhas machistas)

mas falando serio:

nao sei pq isso q existem duas mulheres pra cada homem na terra :S

fran329
Veterano
# jun/09
· votar


Luiz Almeida

Num sumi naum oh Luiz, só que eu tô sem criatividade pra postar no fórum...

Dandy.guitar

kkkkkkkkkkkkk. Eeeeiiii, as mulheres quando querem tocar um instrumento musical, podem fazê-lo melhor do que os homens. Meninossss, somos mais delicadas... mas acho que as outras preferem pintar as unhas!!!

fran329
Veterano
# jun/09
· votar


Luiz Almeida

Como só tem eu de mulher aqui, pelo que eu to vendo, seria mais fácil falar de futebol...

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


fran329

Ou de saxofone... hehehehehehe

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


fran329

Apareceu a FranGarida olê olê olá!

Hoje (05/06/09) tem apresentação da orquestra sinfônica de Rio Preto num "Shoppis" aqui da cidade, quem quiser e for da região de São José do Rio Preto?SP, é no Plaza Shopping, ao lado do WalMart.

fran329
Veterano
# jun/09 · Editado por: fran329
· votar


nichendrix
Pois é nichendrix, saxofone, assunto belezinha!!!
Quero ver quando vou conseguir compra o meu... quem me dera ter condição de comprar ao menos um Martin ou um Vito, quem sabe um Yamaha, uma verdadeira máquina...(não estou falando de motos), só vejo o pessoal falando do Selmer Mark, Selmer, Selmer, Selmer, até quem nunca tocou diz que ele é uma maravilha, mas não acredito que seja essa perfeição toda não. Só sei que um dia terei o meu, nem que eu tenha que roubar (isto está descartado, brincadeira).

Luiz Almeida
Orquestas, tenho uma verdadeira facinação por elas, acho magnífico, quem me dera poder estar aí, me divertiria pra caramba.

No dia que uma outra mulher postar aqui eu tomo banho de lama(mentira), eita gente mas oh coisinha dificil de se ver aqui em (pior que nota de cem reais) affffffsss!!!

Parece-me que sou a única flor no meio de tantos cravos!

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


E não é que esqueci de ir na sinfônica.......
Acabei de lembrar agora, 21:30h.

"Parece-me que sou a única flor no meio de tantos cravos!"

Depois de esquecer do evento eu tô mais pra comedor de capim.....

fran329
Veterano
# jun/09
· votar


Luiz Almeida

E não é que esqueci de ir na sinfônica.......
Acabei de lembrar agora, 21:30h.


Anda dormindo acordado em Luiz?

fran329
Veterano
# jun/09 · Editado por: fran329
· votar


Ei meninos criei um novo tópico, espalhem por aí e se v6s tiverem um sax podem participar também viu. Beijos!!!

novo tópico

nichendrix
Veterano
# jun/09 · Editado por: nichendrix
· votar


fran329
Pois é nichendrix, saxofone, assunto belezinha!!!

É bem bonzinho sim, apesar de não tocar seriamente já faz um bom tempo, mas ainda tenho o meu Conn aki pra quando dá uma saudades de tocar.


Quero ver quando vou conseguir compra o meu... quem me dera ter condição de comprar ao menos um Martin ou um Vito, quem sabe um Yamaha, uma verdadeira máquina...(não estou falando de motos), só vejo o pessoal falando do Selmer Mark, Selmer, Selmer, Selmer, até quem nunca tocou diz que ele é uma maravilha, mas não acredito que seja essa perfeição toda não. Só sei que um dia terei o meu, nem que eu tenha que roubar (isto está descartado, brincadeira).

Cara, o Selmer, Conn e outras marcas são outro mundo, eu já toquei em todas as marcas que vcê puder imaginar que possa existir entre Kashima à Yamaha, o unico que chega perto da qualidade de um Selmer ou de um Conn ou outros modelos dessas e de outras marcas clássicas são os tops de linha da Yamaha, tipo os antigos YAS-62 ou YTS-62 e afins.

Querendo ou não a Selmer fabrica saxofones desde que o Sax é Sax, a Conn há quase tanto tempo quanto, o processo produtivo e o controle de qualidade deles é incrível, é literalmente outro mundo, no outro instrumento que eu toco, é como comparar uma guitarra de linha de série Made in Korea de 800 dolares com uma Gibson Custom Shop de 6-10mil dolares.

Meu primeiro Sax foi um Conn 18M, na época (1989) era o segundo modelo mais simples da linha da Conn (só perdendo pro 16), e é um instrumento maravilhoso, estou com ele há 20 anos, e cada ano ele está melhor, já tive vários outros sax, tenor, baritono e alto, inclusive alguns Yamaha, e mesmo que depois de uns problemas de saúde eu tenha praticamente parado de tocar sax, eu ainda continuo com esse Conn, porque o timbre dele realmente tem algo diferente. O unico Sax que tive oportunidade de tocar e que tinha um som indiscutivelmente melhor era um Selmer Super Action 80.

Existe uma história interessante do Charlie Parker, que ao menos pra mim (e pra muitos) é o Jimi Hendrix do saxofone, o maior dos maiores. Ele sempre tocou com Sax da Conn, só depois de realmente muito consagrado pôde comprar o seu primeiro Selmer. Na biografia dele, escrita pela viuva dele, ela diz que ele passou a noite inteira olhando o saxofone, incapaz de fazer mais do que montar o instrumento e posicioná-lo para tocar, mas sem conseguir soprá-lo de tanta emoção e mesmo depois demorou meses para realmente conseguir trocar o Conn pelo Selmer, porque era como se o instrumento amedrontasse um cara que naquela época era indiscutivelmente o maior saxofonista do mundo. Mesmo depois disso, ele raramente era visto tocando com os seu Selmer, em geral usava os outros Saxofones dele para shows, reservando o Selmer para gravações e para tocar em casa.

Praticamente todos os grandes saxofonistas da história, de Lester Young à Michael Breker 9,5 de cada 10 dos maiores saxofonistas da história usou Saxofones da Selmer.

Se o Selmer é um instrumento capaz de exercer essa fascinação com o Charlie Parker, é porque ele é essas coisas todas sim, e muito mais, além do melhor instrumento que o dinheiro pode comprar é também uma Lenda, uma das poucas unanimidades, como um violino Stradivarius, uma guitarra Custom Shop da Fender ou Gibson, um Piano Steinway & Sons e outros raros casos onde uma unanimidade é feita a base de dia após dia, ano após ano, se melhorarem, a cada ano estarem mais perto da perfeição.

fran329
Veterano
# jun/09 · Editado por: fran329
· votar


nichendrix

Tenho duas perguntas pra você...

Você já chagou a tocar em outro sax da Selmer?
Se tivesse uns R$20.000,00 em mão, qual das três marcas compraria, Selmer, Conn ou Yamaha?

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


fran329
Você já chagou a tocar em outro sax da Selmer?

Já, em um Tenor Mark VII dos anos 70 que é do meu professor saxofone. É um saxofone de sonhos também, apesar de dizerem que os Mark VI serem melhores, mas enfim nunca testei um Mark VI, mas entre os Tenores, o Mark VII é o melhor que eu já toquei.

Se tivesse uns R$20.000,00 em mão, qual das três marcas compraria, Selmer, Conn ou Yamaha?

As 3 marcas fabricam Saxofones top de linha, as 3 marcas tem modelos que chegam a mais de 50 mil reais, e as 3 marcas apresentam alguns dos melhores acabamentos e timbres que se pode obter de um saxofone.

Mas por preferência pessoal, seria um pareo duro entre um Selmer e um Conn... obvio Selmer é o sonho, mas a Conn é a marca que consagrou o Charlie, então o timbre de um Conn 6M pra mim é o melhor timbre de saxofone que alguém poderia querer, mas o 6M saiu de linha há muitas decadas, então é muito provavel que um vintage esteja muito além dos 20mil.

Existe um outro fator é que ambas as marcas hoje formam uma mesma empresa, o grupo Steinway (dos pianos Steinway and Sons) é dono tanto da Selmer quanto da Conn e transformou as duas em uma empresa só, a Selmer-Conn. E apesar de ela manter o timbre característico das duas marcas, o padrão de qualidade é igualmente alto pra duas.

Mas no fim, a menos que eu pegasse um Conn com som de 6M, é muito provavel que eu pegasse um Selmer até pra realizar o sonho que é meu e de todo saxofonista que se preze, ter um Selmer.

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


nichendrix

Já pude ver e ouvir um Selmer Tenor (não sei que modelo) tocado por um senhor de mais ou menos 80 anos de idade. Ótimo som.

Por outro lado também, já pude ver um menino de uns 11 anos, tocando bem pra caramba e com um som muito bom, num Galasso, que muitos torcem o nariz.
Boa sorte.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


Luiz Almeida

Obviamente o instrumento não faz nada sem o musico, não adianta, se o cara não toca bem, pode dar um Selmer ou um Yamaha de 50mil que vai continuar tocando mal. O musico é o principal componente do timbre.

Mas isso também não muda o fato dos Selmer serem os melhores Saxofones do mundo há mais de 100 anos. Algumas marcas como King, Conn e os atuais Yamaha conseguem chegar a um padrão tão alto quanto, mas o fazem justamente por imitarem a marca.

Agora eu acho interessante é que a maioria dos instrumentos dessas marcas são baratos lá fora. Boa parte da linha da Selmer custa entre 1800 e 5000 dolares, em geral ficando entre 2000 e 3000, existem alguns modelos de linhas voltada para estudo que são mais baratos que isso. Os Conn e os Yamaha também são bem baratos, a partir de 700 dolares vc já tem bons instrumentos, apesar de a média da linha profissional ficar também entre 1800 e 3000 dolares. Meu Conn na época custou 800 dolares aqui no Brasil.

Sax mais caro que isso, são muito poucos, e em geral feitos ou sob encomenda ou em séries limitadas. Então nem acho que sejam instrumentos absurdamente caros. Só chegam caros no Brasil pq os importadores metem a faca mesmo. Aqui todo instrumento custa em média de 3 a 4x o que vc paga fora daqui, alguns mais que isso. É só ver que pelo preço de um Selmer ou uma Gibson top de linha, vc consegue pagar as passagens pros USA, hospedagem e despesas por 3 dias, compra o mesmo instrumento e ainda sobra dinheiro pra pagar o imposto, se não na totalidade, em uma porção bem próxima disso.

fran329
Veterano
# jun/09 · Editado por: fran329
· votar


Luiz Almeida

Quanto ao preço o nichendrix tem razão, uma prova disso é um site chamado alibaba que vende vários produtos, incluindo saxofones, na área de busca é só colocar saxophones, em Region eu coloco Indonésia que é onde as grandes empresas fabricam os sax por causa da mão-de-obra barata e da isenção de impostos kkkkkk,,, vc vai ver lá Selmer que custam entre U$750,00 à U$3.500,00 e entre outros... sem falar nos Yamaha ou Conn não esquecendo dos Yanagisawa.

fran329
Veterano
# jun/09
· votar


Acho q enquanto não tenho dinheiro para comprar um bom sax, vou comprar um violão, sei lá, um strinberg, ando querendo comprar um a bastante tempo, depois eu compro meu sax, sem dúvida eu compro.

nichendrix
Veterano
# jun/09
· votar


fran329
Na indonésia só fazem saxofones de qualidade mais baixa, tipo série estudo e afins.

Selmer e Conn só tem fabricas nos USA e na França, sendo as Fabricas Francesas exclusiva paras os instrumentos top de linha. Mesmo os Yamaha da linha profissional e semi-proficional são feitos no Japão.

Eu acho bem simples vc comprar um saxofone. Uma marca muito subestimada mas que faz instrumentos legais por um preço acessível, eu prefiro um Weril dos bons há um desses saxofones da Lndonésia, Malásia e afins.

E na faixa até 1500 reais, vc encontra Alto, Tenor e Soprando facilmente.

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


Procura pelo explicasax do Prof Ivan Meyer.

Luiz Almeida
Veterano
# jun/09
· votar


fran329

"vou comprar um violão, sei lá, um strinberg"

Dá uma "visitada" no fórum de violões, que você vai encontrar muitas matérias interessantes.

Di Giorgio e Giannini.

fran329
Veterano
# jun/09
· votar


Luiz Almeida


Di Giorgio talvez, mais Giannini... estou morrendo de raiva dos violões da Giannini... eu tenho um (GWNE17)... acho que o mais "fraco" da marca, ele começou a apresentar uma rachadura do tampo, eu levei ele na loja onde comprei-o, colaram ele, mas não passou nem um mês e ele começou novamente o mesmo problema, fiquei com tanta raiva que deixei de pegar no violão.

fran329
Veterano
# jun/09
· votar


E Luiz, eu to querendo mesmo um Strimberg, são violões muito bonitos, e a maioria das opniões que já vi e ouvi sobre eles são positivas.

Lúthien Tasardur
Veterano
# jul/09
· votar


Up

Me ajudem a tirar essa dúvida cruel. Seria bom que uma mulher postasse e mostrasse que eu estou enganada.

Como faço parte de uma banda marcial, conheço muitas meninas que tocam, e no sax alto a maioria são meninas

Minha amiga e minha cunhada tocam sax alto...agora eu já fui pra pro lado dos metais ashuashusahsa ^^

Não se preocupe, vc não está sozinha

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que exitem mais homes que tocam sax do que mulheres?