Metal melódico vs. Vocal grave .::. Shaaman - Fairy Tale cover by Jattto - TREINO

    Autor Mensagem
    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06


    Dae gente boa!

    Hoje, como último dia das minhas férias, resolvi "retreinar" gravando Fairy Tale. Eu tava pensando em gravar ela pra postar aqui no fórum, mas isso talvez pudesse demorar mais e eu QUERIA postar hoje... rsrs Por isso é um TREINO (quem for ouvir, não ouça com ouvidos TÃO críticos).

    Tenho duas coisas que eu acho legais e interessantes pra sugerir nesse tópico: 1 - uma interpretação grave (creio que sou barítono, quase um baixo... heuhauhuah) para uma música hiper aguda de metal melódico (ou power metal, como quiserem) e 2 - post inicial de TREINO, vcs opinam minha tentativa aí de gravação (que foi TODA DE PRIMEIRA, não tem absolutamente NADA regravado, por isso tem semitonadas espalhadas por tudo que é lado) e depois eu vou regravar, levando em consideração as críticas e dicas feitas aqui e vou editar legal, regravar o que for necessário e posto de novo pra vcs.

    A música está com a BT um tom e meio (3 semitons) acima da original pro coisa aqui poder cantar uma oitava abaixo do que o Matos cantaria... =P

    OBSs.:
    - Eu me esforço MUITO pra cantar a parte mais aguda da música mesmo uma oitava abaixo.
    - Tem partes que eu ainda não sei o tom certo. Preciso estudar a música.
    - Uma dessas partes (e principalmente ela) é depois do primeiro refrão quando começa "Pretty lady the horses (...)". Vcs poderão perceber que eu só achei o tom a partir de the horses (eu acho... rs).
    - Eu preciso estudar a letra da música tbm... hahahah
    - No final em me embolei todo na letra, já completamente exausto do esforço anterior feito no último refrão. Onde era pra ser "And thus he's" saiu um negócio que eu não sei o que é, desculpem (nem isso eu regravei pra ser parte do meu TREINO...rs).
    - Acho que é a primeira vez que eu canto em latim. E por favor, não zoem da minha tentiva de vocal lírico do início... rsrs
    - O microfone saturou muito! Mas em breve vou comprar um decente e me livrar dessa criatura de kit multimídia de pc. (creio que a Fairy Tale [2] será com o novo mic =P)
    - Coloquei eco em duas partes que eu achei que ia ficar legal... rs (acho que isso não precisava dizer, mas é que eu sou um mala)
    - Fiquei surpreso com o resultado, achei que ia ficar BEM pior. Se tivesse ficado mesmo, não estaria postando... heuhuahuahuah
    - Agradeço a colaboração do Dalton Menezes por ter feito upload para compartilhar com o fórum essa excelente BT que eu usei para gravar.

    E por final, "roubo" a reflexão de um outro tópico que eu vi por aí esses dias: vocal grave em melodic metal, dá certo? Fica legal? Fica muito ruim? Soltem o verbo! =P

    E dá-lhe metal melódico!!! \o/
    Que eu amo e não sou tenor pra cantar como deveria ser! rs

    Links:
    192 Kbps - 9,31 MB: http://www.4shared.com/file/4634801/b8287480
    128 Kbps - 6,21 MB: http://www.4shared.com/file/4635031/25aa119e

    Abraços!
    E comentem, please!

    Dalton Menezes
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Dalton Menezes
    · votar


    Jattto
    Kara baixei e gostei do q eu ouvi!
    teu timbre é muito bonito e agradavel!
    claro q tem partes na gravação q não ficou legal e com algumas desafinadas, mas isso vai se resolver quando vc tiver treinado + e feito a 2º gravação!

    o microfone atrapalhou um pouco, pois saturou nos tons altos!

    gostei da intepretação e do vocal lirico no inicio!

    t+ valeu kara e obrigado por me colocar nos créditos!

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Jattto
    Já baixei e já ouvi... comento mais tarde... =D
    \O_

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    Dalton Menezes

    Kara baixei e gostei do q eu ouvi!
    teu timbre é muito bonito e agradavel!

    Aeeee!!! Putz... que bom que tu gostou, cara!!!

    claro q tem partes na gravação q não ficou legal e com algumas desafinadas, mas isso vai se resolver quando vc tiver treinado + e feito a 2º gravação!
    Uhum! XD Espero. =P

    o microfone atrapalhou um pouco, pois saturou nos tons altos!
    Sim! Ele é uma droga... heuhauhauhah... Olha... eu já comprei um dinâmico aqui... paguei 119,00 do tareco mas é complicado, hein? Preciso me adaptar... senão controlar bem o volume de voz ele deixa a gravação com o volume todo ondulado... ¬¬

    gostei da intepretação e do vocal lirico no inicio!
    Aeeeee! Achei que não iam gostar... ao menos um!!! Valewz!

    t+ valeu kara e obrigado por me colocar nos créditos!
    Té mais, tchê!!! E de nada, eu precisava depois de tomar posse dessa BT muito boa graças a ti. Heheh
    [ ]'s


    Danckor Vallence Buriok
    =P


    É... o pessoal não foi mto com a cara... 12 downloads e 2 comments... =\

    Gansinho
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Jattto. Eu não entendo muito de canto (quase nada), porém vou dar minha opinião...

    Seu timbre é bem bonito.. Porém tu escolheu a música errada ;P
    Sua voz é grave pra música, mas ficou bonito, bem bonito até.
    O lírico ficou bem interessante :D

    Cante outra música, uma mais grave, pra gente ouvir! ^^
    Posso dá uma sugestão?
    Sea of Lies, do Symphony-X
    :)

    Abração cara

    Gansinho
    Veterano
    # out/06
    · votar


    PS: Poderia postar a BT pra mim? Queria ela pra brincar um pouco :)

    [ mal o flood ]

    Mento077
    Veterano
    # out/06
    · votar


    OoooooooOooooohhhh life is gooood

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    Gansinho

    Seu timbre é bem bonito.. Porém tu escolheu a música errada ;P
    Sua voz é grave pra música, mas ficou bonito, bem bonito até.

    Valeu, cara!!! Mas quanto ao música errada... ¬¬ Chegaste a ler todo meu post? A intensão era essa... voz grave em melódico e uma possível discussão sobre. Mas enfim... tu já deu tua opinião sobre isso mesmo. =P E não foi ruim depois de "mas ficou bonito, bem bonito até", valeu mesmo!

    O lírico ficou bem interessante :D
    \o/

    Cante outra música, uma mais grave, pra gente ouvir! ^^
    As outras 4 músicas que já postei aqui são graves, pelo menos a maior parte de cada uma delas. Se quiser ouvir, está em mãos.

    Posso dá uma sugestão?
    Sea of Lies, do Symphony-X

    Uhm... non conheço... mas vou ouvir. =P

    PS: Poderia postar a BT pra mim? Queria ela pra brincar um pouco :)
    É... realmente tu não leu meu post... heuhuahuahuhuah... viu cara, foi o Dalton Menezes daqui do fórum que JÁ upou ela, o link pra pasta onde tu vai encontrar uma coleção de boas BTs upadas gentilmente por ele é esse: http://forum.cifraclub.com.br/forum/1/127810/#13

    Espero ter ajudado! =P
    E obrigado pelo comment! ;)
    Grande abraço!

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    Mento077

    OoooooooOooooohhhh life is gooood

    ?
    O.o

    Gansinho
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Gansinho
    · votar


    Desculpe Jattto.
    Eu tinha lido, mas na hora de comentar, nem lembrei ;)

    E sobre a BT.. Não estava achando o tópico, mas hoje quando li o seu post, já havia achado. Mesmo assim obrigado =P

    Abraço.

    PS: Sim, eu sou burro, não vi que é um tópico fixo.

    Mento077
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Jattto
    To só cantarolando junto com a musica hehehe

    ah, e gostei da sua versao tb =]

    Facchini
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Fala Jattto

    Ouvi aí seu cover, velho achei muito interessante, por ser apenas um treino achei bem fera :)
    Acho que a gravação final vai ficar massa, mesmo com toda essa diferença de graves e agudos, essa música é linda demais! Vale a pena fazer vários esforçoes por ela, boa sorte!

    OBS: Achei seu timbre bem fera também, me lembrou o vocalista do Blind Guardians, ausheshaow sei lá :)

    Flw

    Dark Diva
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Dark Diva
    · votar


    Jattto

    Oi! :)

    Bem, como havia te dito achei q vc cometeu deslizes na afinação, em alguns trechos, mas desconsidere, já q ainda é só um treino. Porém, na sua gravação definitiva, presta muita atenção na afinação, pq no resto acho q está legal, está no caminho!

    A sua idéia de inserir um vocal mais grave numa música com vocais naturalmente mais agudos foi super interessante pq, além de tirar um pouco o estigma de q vocal de melódico tem obrigatoriamente q imitar os castratis (huahuah), prova q uma música assim tb pode ficar muito bacana em outro tipo de vocal!

    Parabéns pela criatividade, por, de certa forma, quebrar barreiras e tb pelo belíssimo timbre, q eu nem precisava ter comentado pq vc já sabe q eu sou fã dele, né? =)

    Beijão! ;)

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Jattto
    Cara, cantar grave uma música dessas é complicado, porque se corre o risco de se perder o feeling!

    A parte inicial ficou xuxu beleza, bem lírico e com uma boa ressonância... cara, se você ainda tá com dificuldades de tirar a voz da garganta, eu posso estar enganado, mas ali, ela não esteve na garganta momento algum (eu acho!)...

    Os graves no início da música estão meio sem potência... precisa trabalhar mais o apoio ali, pra não perder os pontos de respiração! Veja por exemplo em 2:41 (as good as you wish), você respirou bem no meio da frase... sacou?

    Quanto aos graves no restante da música, eu curti, mas precisa de mais apoio mesmo, tirar a voz da garganta. De qualquer forma, soou legal.

    Rapaz, isso pode soar meio bixoso, mas seu timbre é lindo!!! Trabalha a ressonância, véi, e aí é só correr pro abraço!!!

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    *****************************************************

    Gansinho

    Desculpe Jattto.
    Eu tinha lido, mas na hora de comentar, nem lembrei ;)

    =P

    Mesmo assim obrigado =P
    Estamos ae! ^^

    PS: Sim, eu sou burro, não vi que é um tópico fixo.
    Capaz... tchê... deixa disso... heheheh, tu só não viu que tinha. ;)
    Té mais!

    *****************************************************

    Mento077

    To só cantarolando junto com a musica hehehe
    Ahhh... sim! Heheheh

    ah, e gostei da sua versao tb =]
    Valeu! \o/

    *****************************************************

    Facchini

    Ouvi aí seu cover, velho achei muito interessante, por ser apenas um treino achei bem fera :)
    Pow... beleza! Valeu pelo "fera"... heheheh

    Acho que a gravação final vai ficar massa
    Espero, cara!!! Vou me dedicar! \o/

    mesmo com toda essa diferença de graves e agudos, essa música é linda demais! Vale a pena fazer vários esforçoes por ela
    Concordo em gênero, número e grau! Lindíssima... excepcional... tá loko. Com certeza por ela vale qualquer esforço. =P

    OBS: Achei seu timbre bem fera também, me lembrou o vocalista do Blind Guardians
    O.o Blind Guardian? Cara... não acho NADA parecido meu timbre com o vocal do Blind... mas se te lembrou... heheheh...

    Valeu pelo comment, brother!!! [ ]'s

    *****************************************************

    Dark Diva

    Bem, como havia te dito achei q vc cometeu deslizes na afinação, em alguns trechos, mas desconsidere, já q ainda é só um treino.
    Inicialmente, não sei se tu baixou de novo e ouviu de novo, mas esse treino não é o mesmo que te mandei por msn. =P Esse eu gravei no outro dia.^^
    Bom... não creio que eu deva desconsiderar tua observação sobre a afinação por ser um treino, mas vou a desconsiderar porque eu mesmo disse que estava cheio de semitonadas por todos os lados no meu post inicial... heheheheh

    Porém, na sua gravação definitiva, presta muita atenção na afinação, pq no resto acho q está legal, está no caminho!
    Sim! Vou prestar muita atenção sim. Vou regravar o que for preciso pra deixar esse quesito o mais próximo do perfeito. Eu valorizo muito isso: afinação. Pra mim, é o ponto de partida na análise de uma música. Pow... que bom que tu curtiu... e que acha que está no caminho! \o/

    A sua idéia de inserir um vocal mais grave numa música com vocais naturalmente mais agudos foi super interessante pq, além de tirar um pouco o estigma de q vocal de melódico tem obrigatoriamente q imitar os castratis (huahuah), prova q uma música assim tb pode ficar muito bacana em outro tipo de vocal!
    Aeeee... se tu achou bacana, então está. (ponto)
    rsrsrs
    Mas é verdade... pode parecer estranho pra quem sempre ouve melódico com aqueles vocais hiper agudos, ouvir uma música cantada por um deles na voz de um vocal grave. E tbm acredito que não soa ruim. É uma questão de costume. Aposto que se mais bandas, além de algumas poucas existentes, de melodic metal / power metal com vocais graves surgirem mostrando seu trabalho, essa história da associação de melódico com agudo pode mudar/perder a mística.

    Parabéns pela criatividade, por, de certa forma, quebrar barreiras e tb pelo belíssimo timbre, q eu nem precisava ter comentado pq vc já sabe q eu sou fã dele, né? =)
    Obrigado, obrigado e opa! "belíssimo timbre, q eu nem precisava ter comentado pq vc já sabe q eu sou fã dele, né? =)" *desmaia*
    Não sabia, não. É? *faints again*
    Putz... muitíssimo obrigado... eu já tinha começado a deixar de odiar meu timbre, agora com comentários desse naipe eu vou começar a gostar até... hahahahah

    Diva, valewzão pelo comment post! E tbm por dar tua opinião sobre o assunto que eu propus.
    Outro beijão pra ti! =*
    Té mais!

    *****************************************************

    Danckor Vallence Buriok

    Cara, cantar grave uma música dessas é complicado, porque se corre o risco de se perder o feeling!
    Com certeza! E eu achei que ficou meio a desejar nessa parte.

    A parte inicial ficou xuxu beleza, bem lírico e com uma boa ressonância... cara, se você ainda tá com dificuldades de tirar a voz da garganta, eu posso estar enganado, mas ali, ela não esteve na garganta momento algum (eu acho!)...
    Cara... eu penso que ao menos nas partes mais agudas daquela tentativa de lírico ali está sim na garganta, as partes mais graves talvez não, mas não sei.

    Os graves no início da música estão meio sem potência... precisa trabalhar mais o apoio ali, pra não perder os pontos de respiração!
    Sim... estão. Não sei o que é apoio. A respiração ficou deplorável nessa gravação. Mas quando eu estudar a música e gravar ela de verdade eu vou cuidar esses pontos e adequá-los. ;)

    Veja por exemplo em 2:41 (as good as you wish), você respirou bem no meio da frase... sacou?
    Claro que saquei, mas existem tbm outros vários pontos da música com respiração no meio da frase... rsrsrs Eu tava tri sem fôlego... heuhauhuah

    Quanto aos graves no restante da música, eu curti, mas precisa de mais apoio mesmo, tirar a voz da garganta.
    Eu não sei fazer issooooo! ¬¬ Eu preciso de um professor. Heheheh

    De qualquer forma, soou legal.
    =P

    Rapaz, isso pode soar meio bixoso, mas seu timbre é lindo!!!
    \o/
    Não creio que isso seja 'bixoso' (<< hahahahah, de onde tu tirou essa palavra, véi? rsrs), visto pelo âmbito musical. Eu pelo menos não faço distinção de masculino ou feminino na hora de ouvir uma música e achar o timbre bonito, feio, xoxo, irritante, etc.

    Trabalha a ressonância, véi, e aí é só correr pro abraço!!!
    É... realmente eu preciso de aulas de canto. Heheheh Aí vou poder entender o que é apoio, ressonância, isso, aquilo e mais aquele outro! =P

    Danckor, obrigado pelo comentário, bro!
    Abração!

    Rafael Duarte
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Rafael Duarte
    · votar


    Parabéns, tua voz é muito bonita. Se tu gravou de primeira sem estudar muito, ficou muito bom. Acho que a música ficou menos irritante sem aquele vocal agudo o tempo todo, timbres de barítonos em geral são bastante agradáveis de se ouvir. Cuida pra não te machucar, se tu diz que tá te esforçando muito no refrão (embora eu entenda, tb sou barítono e me mato pra cantar essas músicas).
    Quanto ao lírico no começo, não está nada lírico. Procura ouvir barítonos cantando ópera, em geral se usa todo o brilho da voz grave, inclusive na região aguda, o que é bem difícil (pelo menos pra mim). Te recomendo ouvir Carmina Burana, que tem bastante solos de barítono (Estuans Interius é muito afude!), tem inclusive um solo com falsete.

    Edit: P.S.: Tua voz não parece com a do cara do Blind (que é muito peculiar e 'foda', admitamos), mas me lembrou demais o do Falconer - mas parece que esse vocalista saiu da banda mais recentemente.

    Danckor Vallence Buriok
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Jattto
    Não sei o que é apoio.
    Apoio, a grosso modo, é o controle da saída de ar... a maior eficiência se dá pela seguinte relação matemática:

    EFICIÊNCIA = (VOLUME DE VOZ)/(VOLUME DE AR) {inventei essa... hihihi}

    Ou seja, quanto menos ar você soltar pra emitir uma nota com potência, maior a eficiência. O apoio é também, falando de outra forma, manter uma espécie de pressão positiva para a saída de ar... pulmões cheios e a saída de ar sendo controlada totalmente pelo diafragma. Isso te ajuda a manter notas longas e respirar em pontos estratégicos, puxando mais ar em menos tempo e soltando menos ar em mais tempo... É com treino de respiração diafragmática que você vai conseguir maior apoio.

    Essa é uma explicação meio xôxa, mas tá pra entender um pouco, eu acho!!! hehehe...

    Não creio que isso seja 'bixoso'
    kkkKKaheuuahukkKk... tava zuando...

    abração Djêitou!

    Jattto
    Veterano
    Prêmio FCC 2007
    # out/06
    · votar


    **********************************************************
    Rafael Duarte

    Parabéns, tua voz é muito bonita.
    Pow... valeuzão! =P

    Se tu gravou de primeira sem estudar muito, ficou muito bom.
    \o/ Sim... gravei de primeira e, na verdade, não estudei nada.

    Cuida pra não te machucar, se tu diz que tá te esforçando muito no refrão
    Na verdade, eu forço naqueles dois últimos refrões agudos depois do solo. Quando for fazer a gravação definitiva eu vou deixar pra gravar essa parte separado, quando eu estiver bem relaxado, com a garganta 100% (sim... pq enquanto eu cantar sem técnica, é com a garganta mesmo... heuhauhuahuhauh).

    Quanto ao lírico no começo, não está nada lírico. Procura ouvir barítonos cantando ópera, em geral se usa todo o brilho da voz grave, inclusive na região aguda, o que é bem difícil (pelo menos pra mim). Te recomendo ouvir Carmina Burana, que tem bastante solos de barítono (Estuans Interius é muito afude!), tem inclusive um solo com falsete.
    Uhm... eu não sei identificar muito bem essa coisa de impostação... achei que o que eu tivesse feito era impostação lírica... rsrs Vou procurar ouvir o que recomendaste, valeu pela dica.

    Tua voz não parece com a do cara do Blind (que é muito peculiar e 'foda', admitamos), mas me lembrou demais o do Falconer
    Vocal do Falconer? Não sei... nunca ouvi... vou ver se escuto alguma coisa deles.

    Valeu mesmo pelo comentário!!! Por ter escutado e curtido! ;)

    **********************************************************
    Danckor Vallence Buriok

    Apoio, a grosso modo, é o controle da saída de ar... a maior eficiência se dá pela seguinte relação matemática:

    EFICIÊNCIA = (VOLUME DE VOZ)/(VOLUME DE AR) {inventei essa... hihihi}

    Ou seja, quanto menos ar você soltar pra emitir uma nota com potência, maior a eficiência. O apoio é também, falando de outra forma, manter uma espécie de pressão positiva para a saída de ar... pulmões cheios e a saída de ar sendo controlada totalmente pelo diafragma. Isso te ajuda a manter notas longas e respirar em pontos estratégicos, puxando mais ar em menos tempo e soltando menos ar em mais tempo... É com treino de respiração diafragmática que você vai conseguir maior apoio.

    Ahhhhhhhh, tá! Não entendi. rs

    Essa é uma explicação meio xôxa, mas tá pra entender um pouco, eu acho!!! hehehe...
    Sim... um pouquinho deu! Mas é certo que eu preciso fazer aulas. Um dia eu faço. UM DIA... hahahah

    kkkKKaheuuahukkKk... tava zuando...
    =P

    Grande abraço, Mr. Rógem!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Metal melódico vs. Vocal grave .::. Shaaman - Fairy Tale cover by Jattto - TREINO