【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
kishi
Veterano
# mai/10 · Editado por: kishi
· votar


Schovs

Pra o terceiro dedo, as vezes eu consigo realizar o vibrato de braço, mas para o quarto dedo é impossível, haha.
Sei que é questão de treino


Sou músico novato. Toco há pelo menos 8 meses. Mas, já percebi que para se tocar bem o violino deve-se estudar muito, obviamente.

No caso do vibrato de dedo, com a prática as falanges dos dedos ficam tonificadas, tornando mais fácil executá-lo a cada dia de treino, mesmo com o terceiro e com o quarto dedo.

Agora, no meu caso, o vibrato de pulso é difícil de fazer, para o meu desapontamento, por que minhas falanges não se dobram com facilidade. Pois é necessário que, com o movimento do pulso, o dedo toque com a ponta e com a poupa, alternadamente, a corda, mudando o som em meio tom, obtendo-se assim o efeito do vibrato. E, é claro, para que o dedo toque a corda, alternadamente, com a ponta e com a poupa é necessário ter falanges bastante flexíveis.

ostaria de saber se alguém é ou conhece algum violinista canhoto e que possa dar uma opinião se isso é um problema (para as arcadas), ou uma vantagem (para o dedilhado).

Eu sou destro. Mas, já vi músico canhoto tocando como você, tocando como destro. O curioso é que na orquestra onde eu toco, os músicos ficam sentados bem perto um do outro, daí se um destro sentar próximo de um canhoto que toque com o arco na mão esquerda, com certeza vai virar luta de espadachins, porém, com arcos!!! O.o

Abraços!

kishi
Veterano
# mai/10
· votar


Pessoal, sei que este tópico não é para isso. Mas, tem uma música linda no site da Nhureson (http://www.nhureson.com.br/), alguém, por obséquio, saberia me dizer que música é essa? E alguém teria a partitura dela para violino solo? Desde já agradeço pela atenção!

Ken Himura
Veterano
# mai/10
· votar


Galera, muitas perguntas duma vez hauhauah. Pra não embolar, vou tentar separar pelos autores.

kishi
Quero muito um violino de luthier. Porém, agora eu não tenho dinheiro para comprar um. Vi aqui neste tópico que você disse que é psossível encontrar violino de luthier, espero que bom, por dois mil reais e até por menos.
Sim, é possível!! Basta procurar e ter um pouquinho de sorte. Eu mesmo, demorei quase 3 anos juntando dinheiro e pesquisando (tinha um 441 também!). Um dia, encontrei no Mercado Livre um que parecia ser bom (parecia, não dá pra ter certeza sem ouvir antes) por uns 600 Reais. Conversei com o vendedor e ele ficou de me esperar. QUando consegui juntar uns 500 e poucos, ele já tinha vendido. Então fui procurar outro. POr sorte, quando fui fazer uma alma e cavalete novos num luthier, achei um violino maravilhoso por 2 mil. O luthier é meu amigo, disse que me faria por 1500 até numa boa. Por sorte, consegui um freela de design que me pagou MUITO bem, aí juntei uma grana legal e ainda usei meu antigo como parte do pagamento. NOssa, é um violino excelente! Exatamente o que eu queria em termos de som e potência... Só devo trocar daqui a uns bons anos!

Conhece algum bom luthier aqui na minha cidade (São José do Rio Preto/SP)? É que quero ir paquerando os instrumentos até poder comprá-los! (Hauhauhau)
Infelizmente não. Mas você pode ir procurando pelos sites de luthieres famosos na internet e ir conversando com eles! Alguns tem listas de outros luthieres e tal! Vale muito à pena.

Como não posso trocar o meu violino de estudo agora, gostaria de melhorar o seu som. Para tanto vou colocar as cordas que você indicou no tópico sobre cordas, a dominante izzo, que tem um preço acessível, no lugar das cordas chinesas que eu comprei pela bagatela de 10 reais o jogo. É que a grana tá curta (hauhauhau). Gostaria de saber também se se eu colocar um cavalete da albert ou aubert, não sei ao certo como se escreve, o som melhoraria? Abraços e obrigado mais uma vez!!!
Depende. Normalmente, melhora - afinal, você tá colocando uma peça VITAL de melhor qualidade. Porém, depende também da alma! Se a alma não estiver muito bem ajustada, pode até nem acontecer diferença perceptível. Por isso, vale à pena ver também a alma.

QUanto às cordas, É uma excelente idéia. Como elas vão durar (caso estourem, você troca por umas baratinhas só pra continuar estudando), vai juntando uma grana aos poucos e depois tenta comprar umas outras cordas pra fazer experiências - afinal, se você não tentar, não vai saber de qual gosta mais. E até das combinações que um dia possa querer fazer.

Ken Himura
Veterano
# mai/10
· votar


schovs
De maneira que só é possível realizar o vibrato de pulso quando pressiono apenas os dois primeiros dedos. Pra o terceiro dedo, as vezes eu consigo realizar o vibrato de braço, mas para o quarto dedo é impossível, haha.
Ih, cara! Cuidado! XD

Deve estar usando muita tensão na mão. A mão esquerda deve estar completamente relaxada - tensão só em momentos exatos, na proporção certa. Porque, senão, é capaz de "travar" o vibrato e ainda detonar sua agilidade.

Uma última dúvida: sou canhoto, e decidi aprender violino normalmente, apesar de me falarem da possibilidade de inversão das mãos (até hoje só vi dois violinistas tocando assim). Gostaria de saber se alguém é ou conhece algum violinista canhoto e que possa dar uma opinião se isso é um problema (para as arcadas), ou uma vantagem (para o dedilhado).
Inverter é bobeira. Eu sou canhoto também. Pra inversão, você tem que inverter as cordas, o cavalete (não basta virar, teria que ser um espelhado), as posições da alma e da barra harmônica (ficam dentro do corpo), além de fazer uma cacetada de inversões no porjeto do violino para que ele fique espelhado. Além de ser caro e sem sentido, te transformaria numa aberração de circo! Já que dificilmente algum grupo onde tenha um naipe de violino te aceitaria como membro. Talvez, nem em provas e concursos. É tenso demais.

O problema sobre isso é que alguém teve a idéia de jerico de achar que só se toca com uma mão - o que é mentira!!! As duas mãos são muito importantes, ao mesmo tempo! No violino, a direita é o pulmão e a esquerda é o cérebro! No piano não. Por que não invertem os pianos também? É bobeira inverter. Além do mais, um dos maiores professores de violino do país me disse que o seu melhor aluno é canhoto. E que seus alunos canhotos geralmente tendem a ter muito mais facilidade tanto na técnica quanto na interpretação.

Quer incentivo maior que este? =p

Ken Himura
Veterano
# mai/10
· votar


kishi
Música bonita mesmo. Barroco italiano, provavelmente pós Vivaldi. Nunca tinha ouvido esta música, mas talvez o makumbator possa saber! Ele conhece muito de barroco!

kishi
Veterano
# mai/10
· votar


Ken Himura

Nossa valeu pelas dicas sobre as cordas e sobre o cavalete. Muito construtivas! Muito obrigado mesmo!

A mão esquerda deve estar completamente relaxada - tensão só em momentos exatos, na proporção certa. Porque, senão, é capaz de "travar" o vibrato e ainda detonar sua agilidade.

Cara, isso que você escreveu me abriu novos horizontes! Acho que não consigo fazer os outros vibratos, além do do dedo, porque minha mão esquerda é muito tensa ao tocar! Vou trabalhar nesta parte! Vou fazer como a Marta Suplicy, vou relaxar e gozar, quer dizer, tocar! (hauhauhau) Mais uma vez obrigado! Abraços!

kowalczuk
Veterano
# jun/10
· votar


E ai galera, seguinte...

Meu violino é novo, estou tentando afinar a corda A em 440hz só que as cravelhas não aguentam e frouxam, ja passei breu nas cravelhas para ver se adiantava...mas não resolveu

para conseguir estudar, deixei a afinação do meu violino em 220hz, ou seja, uma oitava abaixo.

Tem alguma outra manha para conseguir estabilizar as cravelhas na afinação de 440hz???

Obrigado pela atenção.

annemarie
Veterano
# jun/10
· votar


gente, será que comprar pela internet é tranquilo ?

annemarie
Veterano
# jun/10
· votar


ops.. complementado: será que é tranquilo comprar violino pela internet, pq na minha cidade não tem o que eu estou querendo (um eagle 441), quem já comprou pela net teve algum problema ?
obrigada.

Vespucciana
Veterano
# jun/10 · Editado por: Vespucciana
· votar


Eu tbm estva querendo comprar pela net (mercado livre), pois os violinos das lojas (industrializados) não são muito bons, e um violino realmente bom, feiito por luthier , antigo, etc... não são menos de 3,000... Mas, no mercado livre vc encontra violinos MUITO BONS, na faixa de 1,500, pessoal ganha de herança e vende a preço de banana (não literalmente,é óbvio), tem uns até do sec17 réplica de stradivarius, etc... Resumindo: COISAS MUITO INTERESSANTES C/ UM ÓTIMO CUSTO/BENEFÍCIO.. Tem até industrializados completos q vem até c/ estojo, por míseros 75,00 ....A grande pergunta é: É CONFIÁVEL?? ALGUÉM C/ EXPERIÊNCIA ANTERIOR.. HELPPP..... !!

annemarie
Veterano
# jun/10
· votar


pow galera, morreram ? ://

kishi
Veterano
# jun/10 · Editado por: kishi
· votar


kowalczuk

só que as cravelhas não aguentam e frouxam, ja passei breu nas cravelhas para ver se adiantava...mas não resolveu

Então, o breu, depois do giz, é a última opção para tentar segurar as cravelhas. Se não deu certo, na minha opinião, é que compre novas cravelhas. Porém, o mais sensato é levar a um luthier para ele dar uma olhada. Afinal, ele é o profissional em reparos, e, eu sou apenas um mero palpiteiro.

Porém, como você está passando o breu? Uma boa maneira é passar bastante breu nas crinas do arco, e, logo após, passar nas cravelhas, mas, passar bem mesmo.

Boa sorte aí!

kishi
Veterano
# jun/10
· votar


annemarie

gente, será que comprar pela internet é tranquilo ?

Te aconselho a ir a uma loja. Pois o violino a ser comprado deve ser muito bem analisado pessoalmente antes da compra. Se possível leve o seu professor para dar uma olhada com carinho. Muitos instrumentos, da mesma marca e modelo, possuem diferença na qualidade do som. Por isso é essencial tocar com quantos instrumentos possíveis, mesmo se for de modelos semelhantes, antes de efetuar a compra. Se não tiver uma boa loja na sua cidade, com certeza terá em alguma cidade vizinha. E, tome cuidado com milagres. "Quando a esmola é grande, o santo desconfia", não é assim o ditado? Se for comprar um violino antigo dito de séculos passados ou de luthier de renome, leve a um profissional para avaliá-lo. Isso é de suma importância. Pois, você corre o risco de comprar um chinesinho sendo vendido como um violino de mil setecentos e bolinha.
Bom, espero ter ajudado. Abraços!

kishi
Veterano
# jun/10
· votar


Vespucciana

Olá, Vespucciana.

Bom, o que eu escrevi para a annemarie também serve como resposta para você. Espero ter ajudado. Abraços.

Ken Himura
Veterano
# jun/10
· votar


Tem alguma outra manha para conseguir estabilizar as cravelhas na afinação de 440hz???
Cravelhas novas são assim mesmo, escorregadias. Tem uns "batons" que servem pra segurar mais, mas não compensa comprar - na minha opinião. Você só deve usar 1 vez, até trocar de cravelha (o que é raro de acontecer) ou ela começar a escorregar (o que vai demorar anos). Você pode passar UM POUCO (bem pouco mesmo) de grafite na cravelha e no buraco dela pra deslizar. Se escorregar demais, coloca um pouco de giz. Mas isso é uma solução paliativa, o melhor é o batonzinho mesmo. Geralmente os luthieres têm estes produtos no ateliê, pergunta pra algum (se tiver como) se ele pode passar pra cravelha escorregar menos.

Batonzinhos tipo este: http://www.gostrings.com/pch.html

annemarie
gente, será que comprar pela internet é tranquilo ?
Sim, é sim. Só depende da fonte, daonde você vai comprar. Há vendedores e vendedores, né...

Vespucciana
Não tenta cair nessa destes caras no ML não... muitos lá tão metendo a mão no preço, dobrando-o as vezes. Pra comprar um violino assim, só vendo em mãos ou tendo referência de um luthier confiável.

kishi
Veterano
# jul/10 · Editado por: kishi
· votar


Pessoal, eu tenho algumas dúvidas.

1-Um violino chinesinho, para ser mais exato um eagle ve 441, abre o som também?
1.1-Quanto tempo demora para isso acontecer?
1.2-Posso fazer algo para adiantar esse processo?
1.3-Som aberto seria a melhora na ressonância da madeira?

2-O som do meu violino é um pouco estridente. Será que para deixá-lo com um som mais doce é necessário uma regulada na alma?

3-Alguém sabe me informar qual a procedência dos violinos da mavis? São chineses?

Desde já agradeço pela atenção. Abraços.

annemarie
Veterano
# jul/10 · Editado por: annemarie
· votar


Sobre o tamanho do violino, já me disseram que preciso usar um 4/4 mas tambem me falaram 3/4, tenho 15 anos e 1,58m, afinal preciso de um 3/4 ou 4/4 ?
Obrigada.

kishi
Veterano
# jul/10
· votar


annemarie

afinal preciso de um 3/4 ou 4/4 ?

Huahuahau... Tá difícil né! Infelizmente, pelo fórum não dá para te dizer com certeza qual o tamanho ideal para você. O certo é seguir o seu professor! Mas, se a dúvida persistir, o jeito é experimentar um violino 3/4 e o 4/4. Vá a uma loja e peça cada um deles e, com eles na posição correta, dedilhe as cordas, em especial a corda sol (se o violino estiver na posição de tocar, é a primeira da esquerda; a mais grossa), o que ficar mais confortável é o ideal para você. O seu braço não pode ficar muito encolhido nem muito esticado. O importante, repito, é você sentir conforto ao dedilhar as cordas, em especial a corda sol, a mais difícil de dedilhar. O certo é você levar alguém que toque e tenha alguma experiência com você. Porém, levando em conta o fato de que você ainda está em fase de crescimento, mesmo se o violino 4/4 ficar um pouquinho desconfortável, eu te aconselharia a comprá-lo. Bom, espero ter ajudado. Abraços.

Ken Himura
Veterano
# jul/10
· votar


kishi
1-Um violino chinesinho, para ser mais exato um eagle ve 441, abre o som também?
Abre com o tempo sim, ainda mais se bem ajustado e com boas cordas.

1.1-Quanto tempo demora para isso acontecer?
Com o meu antigo, aconteceu em mais ou menos 2 anos. Aí foi quando eu mandei ajustar. Parecia outro instrumento depois disso.

1.2-Posso fazer algo para adiantar esse processo?
Pode ajustar bem o instrumento, colocar boas peças (cavalete, estandarte, pestana e afins), boas cordas etc.

1.3-Som aberto seria a melhora na ressonância da madeira?
Sim! Quando mais a madeira vai envelhecendo, melhor ela vai ressoando.

2-O som do meu violino é um pouco estridente. Será que para deixá-lo com um som mais doce é necessário uma regulada na alma?
Acho que não tem como mudar o timbre do instrumento assim. Você pode tentar por cordas, usando cordas de material sintético ou tripa (mais doces). Ou tocar de surdina.

3-Alguém sabe me informar qual a procedência dos violinos da mavis? São chineses?
Sim. Chineses e de marca chinesa.

annemarie
Sobre o tamanho do violino, já me disseram que preciso usar um 4/4 mas tambem me falaram 3/4, tenho 15 anos e 1,58m, afinal preciso de um 3/4 ou 4/4 ?
Pega o 4/4. 3/4 é pra crianças ou portadores de nanismo.

annemarie
Veterano
# jul/10
· votar


Alguém sabe de algum professor de violino (bom!aoiehieu) em Foz do Iguaçu? Por que aqui não tem conservatório nem nada e eu já fui em tudo quanto é escola de música e tá difícil hein ! então, se alguém souber de alguma coisa (qualquer coisa!) tá batendo um desespero já..

kishi
Veterano
# jul/10 · Editado por: kishi
· votar


annemarie

Infelizmente não conheço ninguém em Foz do Iguaçu, ainda mais professor de violino. Mas, para te quebrar um galho eu procurei na internet e olha o que eu achei:

HomeBusca: Escolas de Música (6)
Encontre aqui escola de música e conservatório para aprender violão, canto, piano e outros.
Escola de Música Cleem Tel: (45) 3523-1453
Rua Alm Barroso, 2133 ap 102
CENTRO - Foz do Iguaçu - PR - CEP: 85851-010
mapa | +info | torpedo

Escola de Música e Tecnologia Virtuose Tel: (45) 3572-7881
Av República Argentina, 1106
Centro - Foz do Iguaçu - PR - CEP: 85851-200
+info | torpedo

Escola de Música Music Center Tel: (45) 3574-4139
Rua Rio Grande Sul, 297
Vila Maracanã - Foz do Iguaçu - PR - CEP: 85852-100
mapa | +info | torpedo

Escola de Música Virtuose Tel: (45) 3027-7883
mais telefones
Av República Argentina, 1106
Centro - Foz do Iguaçu - PR - CEP: 85851-200
+info | torpedo

Escola Musical Veiga Tel: (45) 3572-9776
Rua Naipi, 631
Bro Centro - Foz do Iguaçu - PR - CEP: 85851-230
mapa | +info | torpedo

Tok Teclas Tel: (45) 3574-5347
Av Brasil, 1661
Centro - Foz do Iguaçu - PR - CEP: 85851-000


Não é possível que não tenha um professor de violino em uma dessas escolas. Se não tiver em alguma dessas, quando ligar para saber, pergunte se o atendente não conhece um conservatório ou um professor de violino. Bom, espero ter ajudado. Abraços.

kishi
Veterano
# jul/10
· votar


Pessoal, achei um cavalete da aubert no ml que tem uma cunha de ébano no lugar onde se apoia a corda mi. Alguém usa um igual ou sabe se é bom? Eis o cavalete: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-147271919-cavalete-violino-aube rt-com-cunha-de-ebano-no-e-_JM

Valeu pela atenção. Abraços.

Martte
Veterano
# jul/10
· votar


kishi

Eu uso um assim, só que tem 3 estrelas e o ébano é em formato de U.
Ele é bom sim. É feito de ótima madeira - bem rajada - (qto mais estrelas, melhor). E o ébano , como é madeira dura, protege mais o cavalete na corda mi, pois sendo muito fina, estraga o cavalete com facilidade.
Abraço!
Ah! esse que vc viu, em outras lojas tá mais barato.
O meu comprei por 30,00 em loja física.

kishi
Veterano
# jul/10
· votar


Nossa, legal. Obrigado pela resposta. E, também pela dica de na loja ser mais barato. Abraço!

Victor.G.M.Menezes
Veterano
# jul/10
· votar


oi gente tenho 16 anos e ano que vem vou fazer vestibular e tentar usp unesp e unicamp e tenho a seguinte duvida ha diferença de qualidade de ensino estrutura e td mais entre a usp capital e a usp ribeirao preto ? obrigado

hpept
Veterano
# jul/10
· votar


kishi

Tenho o mesmo cavalete da Martte, um Aubert 3 estrelas com enxerto em ébano, e também paguei 30 R$ em loja física. Ele é muito bom, e acoplado com um bom encordoamento realmente muda o caráter do violino.
Fiz a adaptação e a regulagem sozinho, e ficou joia. Agora as cordas ressoam muito melhor, sendo o decaimento do som bem mais longo do que antes, e os harmônicos também aumentaram. Se tiver um pouco de manualidade e um minimo de ferramentas ( lixa, lima e estilete) pode tentar também, não é ciência de foguetes.

kishi
Veterano
# jul/10
· votar


hpept

Valeu pela resposta. É o cavalete que vou comprar.

Fiz a adaptação e a regulagem sozinho, e ficou joia....não é ciência de foguetes.

De fato, não é difícil não. Já troquei cavalete antes. E, em outro tópico (altura do cavalete), você passou o site do Ateliê Labussiere que tem as dimensões corretas do cavalete, que foi uma mão na roda. Mais uma vez, valeu. Abraços.

kishi
Veterano
# jul/10 · Editado por: kishi
· votar


Pessoal, achei um afinador muito bom para ser usado no computador, desde que tenha microfone, obviamente. Aqui vai o link para download: http://www.baixaki.com.br/download/aptuner.htm

O afinador APTuner está em 440Hz, mas, pode ser mudada, à gosto ou necessidade, a frequência do afinador. E não se esqueçam de regulá-lo para violino. Espero que gostem. Abraços.

Victor.G.M.Menezes
Veterano
# jul/10
· votar


oi pessoal tenho 16 anos toco violao a 7 anos mas decidi que vou fazer violino para a faculdade e o vestibular é ano que vem gostaria de saber se é possivel se com muita dedicaçao e 6 horas diarias de estudo a fio eu consigo em um ano me preparar o suficiente para entrar em uma faculdade publica ( usp , unicamp , unesp ) dicas e conselhos e tudo mais pode falar valeu galera.

kishi
Veterano
# jul/10
· votar


Victor.G.M.Menezes

Amigo, na vida, tudo o que você quiser, com fé em Deus, esforço e dedicação, você consegue. É isso aí. Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo