【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
Dórico
Veterano
# jun/09
· votar


Ken Himura
Não entendi o q vc quis dizer.

Duds_
Veterano
# jun/09 · Editado por: Duds_
· votar


Dórico
valeu pelos toques cara!!! Ja vo pesquisar sobre tudo isso e vo aproveitar meu tempo na minha cidade e procurar um professor so para ele me ensinar a pegar e falar as coisas basicas!!! Mas eu volto aqui depois cheio de duvidas, podem esperar =D!

Dórico
Veterano
# jun/09
· votar


Opa, qualquer dúvida estamos aí!!

Ken Himura
Veterano
# jun/09
· votar


Dórico
Praticamente tudo na música ocidental, a partir do século XVI, é em cima da escala diatônica. Os dedos no violino também. A lógica do pensamento é como se você fizesse uma escala em apenas uma corda, com cada dedo sendo um grau da escala.

Separando o violino em posições, você tem mais precisão na afinação do que tocar sem "posição", até porque tem aquelas sutilezas de meia-posição e pequenas alterações (sustenidos e bemóis) que aparecem do nada.

Sem falar que essas passagens de meia-posição e escalas que vão progredindo de semitom em semitom seriam praticamente impossíveis de afinar sem o "mapeamento" do braço do instrumento, que é feito pelo estudo das posições.

duende amarelo
Veterano
# jun/09
· votar


olá a todos, li bastante do tópico mas tenho uma dúvida que ainda incomoda bastante.

eu estudo piano e componho algumas músicas, e acho maraivilhoso o efeito piano e violino, juntos em algumas músicas. então achei que seria interessante eu comprar um violino e tentar estudar em casa mesmo, pra ver se poderia saír algo legal

mas o "problema" é que eu sou canhoto, e assim como no violão, eu toco com o instrumento virado, e no caso do violão, com as cordas viradas também

a minha dúvida é se eu vou ter muito problema caso eu compre um violino normal, para destro, em tocar ele na posição de canhoto (arco na mão esquerda), mas usando o instrumento exatamente como ele vem de fábrica. então eu não usaria a queixeira, certo? e tocaria com as cordas mais graves mais pro lado da mão esquerda que segura o arco.

vocês acham que isso ia me prejudicar muito? lembrando que não quero me profissionalizar em violino, apenas estudar algumas coisas e praticar em casa pra por em algumas gravações.

e mais uma coisa, sobre o preço. a princípio eu quero comprar um bem vagabundo mesmo, não sei se vou querer gastar mais de 300 reais. acham que to numa escolha certa?

obrigado, abraços

Dórico
Veterano
# jun/09
· votar


Olha, penso da seguinte forma:

A parte mais complexa (maior número de tarefas distintas) na execução de um instrumento de cordas está no lado onde se posiciona as notas. Como o lado padrão do braço dos instrumentos fica para a mão esquerda, digo q a forma convencional foi feita para canhotos, não para destros (como a maioria sugere).

Bem, se isso não te convencer, eu ainda diria q é tudo uma questão de costume. Se acostumar com o modelo convencional é melhor pois é simplesmente o padrão.

Ken Himura
Veterano
# jun/09
· votar


a minha dúvida é se eu vou ter muito problema caso eu compre um violino normal, para destro, em tocar ele na posição de canhoto (arco na mão esquerda), mas usando o instrumento exatamente como ele vem de fábrica. então eu não usaria a queixeira, certo? e tocaria com as cordas mais graves mais pro lado da mão esquerda que segura o arco.
Daria muito problema. O som ficaria todo bizarro se não fizessem inversões no violino (como no braço e em componentes dentro do tampo). E não conheço nenhum luthier que faria o serviço de "inverter" um violino.

Eu sou canhoto, não existe essa de tocar invertido. É só se dedicar e estudar que sai bem =].

A parte mais complexa (maior número de tarefas distintas) na execução de um instrumento de cordas está no lado onde se posiciona as notas. Como o lado padrão do braço dos instrumentos fica para a mão esquerda, digo q a forma convencional foi feita para canhotos, não para destros (como a maioria sugere).
Nos instrumentos de arco, a mão do arco tem o trabalho mais difícil: é ela quem dá vida à música. Eu acho muito mais difícil o trabalho de arco que o de digitação. Tal qual o controle e qualidade de ar, para os instrumentos de sopro.

gricwb
Veterano
# jun/09
· votar


A parte mais complexa (maior número de tarefas distintas) na execução de um instrumento de cordas está no lado onde se posiciona as notas. Como o lado padrão do braço dos instrumentos fica para a mão esquerda, digo q a forma convencional foi feita para canhotos, não para destros (como a maioria sugere).
Nos instrumentos de arco, a mão do arco tem o trabalho mais difícil: é ela quem dá vida à música. Eu acho muito mais difícil o trabalho de arco que o de digitação. Tal qual o controle e qualidade de ar, para os instrumentos de sopro.


Estudei 8 anos violão clássico, toquei por 12 anos até parar e começar no violino. Realmente eu imaginava que a mão direita seria mais fácil, mas dominar o arco realmente é muito mais difícil do que parece!

Dórico
Veterano
# jun/09
· votar


Vcs não entenderam onde eu quis chegar!

Bem, de qualquer forma (e repetindo), é uma questão de costume. Mas, se quiser evitar possíveis incompatibilidades futuras, siga o padrão!!

duende amarelo
Veterano
# jun/09
· votar


alguem sabe porque as crinas do meu arco estão arrebentando aos poucos?

Ken Himura
Veterano
# jun/09
· votar


duende amarelo
Você pode ter apertado demais e estar forçando muito o arco.


Mas é normal as crinas irem se desgastando com o tempo e arrebentarem, aos poucos.

duende amarelo
Veterano
# jun/09
· votar


ah, obrigado
mas tenho outra dúvida
quando eu tento afinar meu violino, tipo a corda ta muito longe do tom necessário aí eu mexo nos pinos lá de cima até mais ou menos o lugar certo mas eles voltam quando eu solto, não sei o que eu faço

Ken Himura
Veterano
# jun/09
· votar


As cravelhas escorregam mesmo, você tem que ir empurrando elas pra dentro. Se continuar a escorregar muito, você pode passar um batonzinho que vendem pela internet e em lojas de luteria pra evitar que escorreguem.

Ou, pode apelar pra economia, passando giz. Só que giz pode dar merda e deixar a cravelha colada.

duende amarelo
Veterano
# jun/09
· votar


consegui! muito obrigado

LucianoSantos
Veterano
# jun/09
· votar


Pessoal, sou novo aqui no fórum e essa é a minha primeira participação.
Tenho 34 anos e estou decidido a aprender música. Desde criança sou apaixonado pelo violino, e o meu gosto por música erudita se deve justamente por causa desse instrumento.
Moro em Joinville-SC, e aqui existe o Conservatório Belas Artes de Joinville (http://www.belasartesjoinville.com.br/). Apesar da mensalidade ser mais cara, suponho que seja o melhor local para estudar, em comparação com outras escolas de música daqui. A duração do curso é de 12 semestres! Mais tempo que uma faculdade, hehe. Mas estou decidido, é isso que eu quero. Se tiver alguém aqui que estuda em conservatório de música, me diga como é o curso. Se tiver alguém de Joinville ou região por aqui, vamos trocar umas idéias. Até mais.

jakebue
Veterano
# jul/09
· votar


oi, gostaria que alguem que entenda de violino me diga do que é feito o breu é que prof de violino falou que é feito de vidro moido até virar pó!!!!será???Algúem sabe??
O cheiro deixou minha garganta com pigarro é que tava cheio de pó de breu o violino dela!!!Será que dá alergia!
quem souber me manda no e-mail por favor jaquelinne_floure@hotmail.com

Dórico
Veterano
# jul/09
· votar


jakebue
Breu é extraido da seiva de uma árvore específica (não sei o nome).

Acho q é alérgico sim, pois ao utilizar ele se transforma num pó. Mas acho q existe breu anti-alérgico. Vi isto em alguma loja virtual, só não sei se funciona mesmo.

Nina Snape
Veterano
# jul/09
· votar


Olá,
Alguém aqui virá ao 20º Festival de Música Antiga e Colonial do Pró-Música?
20º Festival tem inscrições abertas

O Centro Cultural Pró-Música realiza, entre 19 de julho e 1º de agosto, a vigésima edição de seu Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. As inscrições já estão abertas para 39 cursos nas áreas de cordas, sopros, orquestras, vozes e didática da musicalização ministrados por 46 professores vindos de várias cidades do Brasil e do exterior. Destaque , este ano, para o workshop ministrado pelo violinista barroco Sigiswald Kuijken, pioneiro, na Europa, do movimento da música antiga com instrumentos de época. Na programação cultural, 30 concertos, todos com entrada franca, em teatros e espaços públicos. Além de formações orquestrais e grupos brasileiros e estrangeiros, o Festival recebe, este ano, uma das maiores estrelas brasileiras da música erudita, o violoncelista Antonio Meneses.

* Saiba Mais
* Forma de Pagamento
* Inscrições
* Vídeo

Nina Snape
Veterano
# jul/09
· votar


http://www.promusica.org.br/
Pró-Música

Bandeira dos Estados UnidosBandeira do Brasil Os itens Pro-Música, Escola de Artes, Prêmios e Promoções, além dos textos dos encartes dos CDs já estão no formato bilíngüe (Português/Inglês) para melhor utilização e conforto de nossos usuários.

Festival é reconhecido como patrimônio imaterial de JF
Festivais
No ano em que completa duas décadas, o Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga foi reconhecido como bem imaterial de Juiz de Fora. O tombamento do evento como patrimônio cultural foi coordenado pela Funalfa e oficializado pelo prefeito Custódio Mattos por meio de decreto assinado em março.
Para o Pró-Música, o tombamento representa o reconhecimento do poder público sobre a importância do Festival e o comprometimento do centro cultural em manter o trabalho de resgate e divulgação da música colonial.

Votorantim renova patrocínio exclusivo do Projeto Ação Social Através da Música
VotorantimO Instituto Votorantim/ Votorantim Metais, pelo segundo ano consecutivo, se mantém como patrocinador exclusivo do Projeto Ação Social Através da Música, desenvolvido há mais de 25 anos pelo Pró-Música. A continuidade da parceria garante a manutenção das bolsas de estudo para jovens de comunidades carentes de Juiz de Fora e é acompanhada por outra boa notícia: a abertura de mais 32 vagas no projeto. Saiba Mais

Nina Snape
Veterano
# jul/09
· votar


Gente!!! O meu filho está aí no meio - com a posição errada, para baixo. Já cansei de reclamar... É o mais novo violinista dessa orquestra. Mas me deixa doida quando esquece e fica com essa posição horrível!!!
Desculpe, estou toda animada porque não tinha visto!
(sorrindo de orelha a orelha).

Nina Snape
Veterano
# jul/09
· votar


qualquer coisa...
ananinasnape@yahoo.com.br

Nina Snape
Veterano
# jul/09
· votar


Oi, Jaqueline.
Eu tive alergia (no olho) ao breu. Tive que usar colírios e tudo por um bom tempo. Mas melhorou.
Tenho bronquite, mas apesar do cheiro forte, não incomoda mais que isso.

Nina Snape
Veterano
# jul/09
· votar


Últimas Notícias
18/06 Festival já tem três cursos com inscrições esgotadas
15/06 Concerto para orquestra e oboé é o cartaz da série Clássicos Pró-Música
10/06 M.Hill Maestrini traz a fragmentação para a Galeria Renato de Almeida
09/06 Projeto Música nas Igrejas chega ao Vila Ideal
05/06 Terças Musicais traz as modas de viola de Fabrício Conde
Notícias Anteriores

Ken Himura
Veterano
# jul/09
· votar


Eu sempre vou neste festival.

has4
Veterano
# ago/09
· votar


Nossa quantas páginas! Q bom... tá massa, aqui! rsrs Desculpa eu repetir algumas informãções acima, mas elas são importantes para a minha pergunta!

Gnostico17
SABIAM QUE EXISTEM 3 FORMAS DE FAZER UM VIBRATO?

O vibrato, técnica largamente usada no violino, pode ser efetuado de 3 formas:

-Vibrato de Pulso: O ombro e dedos do violinista permanecem parados, enquando a mão e o braço giram(tremem) rapidamente da esquerda pra direita, fazendo com que os dedos alterem sua posição sobre as cordas, fazendo o vibrato

-Vibrato de Braço: A mão e os dedos permanecem parados, enquanto todo o braço do violinista mexe, fazendo com que toda a mão e os dedos mexam um pouquinho, fazendo o vibrato

-Vibrato de Dedo: Apenas os dedos mexem.Porém, como é praticamente impossível mexer os dedos pros lados, a técnica baseia-se em alterar a pressão exercida sobre as cordas pelos dedos.O dedo aumenta e diminui sua força sobre a corda, aumentando e diminuindo a tensão da corda, causando o vibrato

Acredito que a técnica do pulso seja a mais usada, e a do dedo, embora mais sutil,é a mais difícil das três, embora isso varie com a coordenação motora de um individuo á outro (Pra mim o de dedo é mais facil, pois jogo muito videogame rss)

.
.
.
O violino é bastante ingrato mesmo, pra sair da primeira posição e conseguir usar técnicas de salto de arco, trinados, vibratos etc, vc demora muito.
Ken Himura

É... só estudando mesmo, né?!? lol

Help us (pergunto):

Favor indicar links com aulas em Português sobre como executar com efeito vibrato ao violino (as 3 formas explicada teoricamente acima). Aguardo. Obrigado!

Colocaram uns links bem interessantes com aulas para principiantes! Vlw

has4
Veterano
# ago/09 · Editado por: has4
· votar


Desculpa gente... só depois de correr algumas páginas neste tópico eu encontrei algumas respostas, embora em outro idioma, mas procuro ainda video aulas em Português, e estas (indicadas pelos colegas - abaixo citadas) não o são (continua a busca de videos sobre o tema, mas, em Português!). Tá... em Português? (sim, sei que são bastante práticas as aulas, mas há algumas dicas sobre o assunto, então, audio e vídeo em portuga facilitaria pra caramba! lol) Aguardo. Obrigado!:

A aula do ViolinMasterClass é mais bonita! =P

http://violinmasterclass.com

Ken Himura

É sim, e o Mr. Kurt Sassmannshaus é bem simpático para ensinar! (tá aí um grande exemplo de professor de instrumento musical!)

Aqui também é legal a abordagem do tema vibrato: http://webviolin.ueuo.com/video/esq/vib/vibrat.htm

Vibrato lesson, lol.
tokuda
http://www.youtube.com/watch?v=d1oRXSKl4O8&eurl=http%3A%2F%2Fforum%2Ec ifraclub%2Eterra%2Ecom%2Ebr%2Fforum%2F13%2F83636%2Fp14&feature=player_ embedded

Embora esquisito como o tokuda havia comentado sobre este último vídeo, mas a visualização da forma do treinamento ajudou bastante! vlw

Á PARTE-1:

A fase inicial de aprendizado de instrumento musical é sempre muito cômica mesmo, né?!? Sax = pato rouco! e, violino = doido! rsrs

lol - Quando eu fizer o meu ConSerto e executar moRto perpetu(amente), terei q levar a parede de casa para fazer vibratos rsrss.... apesar que, acho que, a original, Moto Perpetuo não tem tanto 'vibrato', ou tem? Pelo ao menos na interpretação de Adolph Baller, parece não tê-lo, exceto na última nota rsrs

Tá aí... cite uma música (indicando um video da execução) q tenha em todas (todas mesmo) as notas, vibratos! Seria interessante e curioso!

À PARTE - 2:

O que me dizem sobre isto? http://www.violinist.com/blog/laurie/asta105.jpg

Acho interessante!

heinrick
Veterano
# ago/09
· votar


Pessoal, Alguém sabe onde posso encontrar o Hans Sitt 4 e 5? Desde já agradeço.

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# ago/09
· votar


Ken Himura
Olá Ken!
Cara, eu toco guitarra a quase 10 anos, sei teoria musical e ler partituras. Sempre tive muita vontade de tocar violino, mas hj em dia não tenho tempo para fazer aulas específicas do violino. Vc acha que com a base teórica que tenho, se tentar aprender "sozinho" a parte prática estudando através da net, no forum e por vídeos, dá para aprender pelo menos o básico?
Porque com outros instrumentos é super tranquilo, mas não quero comprar um violino atoa...

has4
Veterano
# ago/09 · Editado por: has4
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla
Embora a sua pergunta tenha sido direcionada, gostaria de deixar o meu palpite, com permisão dos violinistas (o que não o sou):

Um violinista profissional poderá corrigir os vícios que aprendemos enquanto autodidatas, então, serão importantes algumas aulas, pessoalmente! Hoje temos muitos recursos, é verdade, e todos eles são importantes para o aprendizado; e se soubermos utilizar tais recursos, certamente avançaremos bem, mas, ser acompanhado pessoalmente durante esta fase será essencial, acredite! Em qualquer caso, dependerá mesmo da nossa dedicação, não diria apenas quantidade, mas qualidade, o que equivale dizer às aulas recebidas pessoalmente, já que as ótimas aulas que assistimos na net, embora de ótima qualidade, não tiram todas as nossas dúvidas, que são bem individuais! O seu conhecimento musical, já adquirido, será valiosíssimo para o aprendizado do violino. Estou na sua mesma condição e objetivo, mas aqui, não tenho professores de violino, o que me força a aproveitar dos recursos disponíveis na net (lamentável que não tenha professores de violino em minha cidade)!

Boa Sorte!

Dórico
Veterano
# ago/09 · Editado por: Dórico
· votar


Thiago Salme - Banda A Marilla
tudo bom thiago. Olha, também estava num dilema parecido com o teu. Não sei o seu nível de conhecimento, mas pelo q imagino, vc já deve saber o q fazer para iniciar em um novo instrumento. As dúvidas que teria seria algumas poucas, como a execução de certas técnicas particulares do instrumento. O resto é praticamente igual, só q numa perspectiva diferente. O q eu fiz foi fazer um roteiro de estudo, mapeei o violino conforme meu agrado e fui treinando, gradativamente, decorando novos patterns, treinando as técnicas necessárias de arco, etc...

Sobre a questão do curto tempo disponível, eu estava treinando de 10 a 20 minutos por dia. Bem concentrado. Acho q pra quem já domina outro instrumento, não é necessário muito tempo para pegar um segundo. Mas concentração é essencial.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo