【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
joaovcb
Veterano
# fev/10
· votar


Olá, bom, antes de tudo gostaria de pedir a paciencia de alguns pois tenho muitas pergunta e "darei voltas" antes de chegar ao assunto principal... grato. Bom, quando eu era pequeno, praticamente só escutava musica classica e música de desenho animado, até que conheci o rock e hoje toco numa banda de thrash, e gosto de muitos instrumentos, principalmente os de cordas, com o tempo fui deixando de lado isso de musica clássica e só escutando meus metal da vida, mas como eu disse, gosto muito dos instrumentos de cordas, incluindo os de fricção (principalmente violino e violoncello) e decidi começar no violino.. como já tenho um conhecimento formal na musica, como graus da escala, harmonia, ler partituras e etc e etc, nao estou tendo dificuldades, mas lendo pela internet me surgiram muitas duvidas... lá vai...
1- Decidi comprar um violino de fábrica, daqueles chineses, para no caso se eu desistisse, não "perderia" muito dinheiro. Comprei um Vogga 4/4, acham que fiz besteira?
2- Ao tocar com um conjunto de cordas giannini, percebi que o som fica meio.. como se estivesse tremendo, isto não ocorria com as cordas que vieram no instrumento... Então ja sei que não é por que estou tocando errado... Voces podem me indicar cordas boas, baratas e de estudante? Não tenho dinheiro pra ficar comprando pirastro..
3- Fiz uma aula e não senti dificuldades, logo aprendi postura e etc, segurar o arco e estou fazendo os exercicios de puxada, aqueles bem básicos, só que, tenho o hábito de me dedicar e "correr atrás", e dizem que o violino tem que ser acompanhado, que não posso tentar me adiantar e etc, pois pego vícios, e nos outros instrumentos eu fico horas praticando, acham que eu devo só praticar o basico que foi me passado em aula?
4- Tenho um problema de audição no ouvido esquerdo, sou destro e o violino tem um som bem alto e fica muito perto do ouvido com problemas, isso me dá dor no ouvido e dores de cabeça, ouvi falar em uma tal surdina, mas estou zerado, existe algum jeito de improvisar uma ou terei de encostar o violino até que consiga comprar uma?
---------------------------------------------------------------------- -
Por enquanto é só, também aprendi algo sobre o violino e na medida do possivel tentarei responder as perguntas. Mais uma vez desculpem por este texto enorme, e obrigado pela paciencia de voces, muito grato

Ken Himura
Veterano
# fev/10
· votar


1- Apesar d'eu não conhecer a marca, acredito que você não tenha feito besteira não. Chinês é praticamente tudo igual, só muda a etiqueta dentro. E o tamanho tá certo também.

2 - Eu gosto da Dominante da Izzo. Pra mim, são melhores que a Mauro Calixto.

3 - Antes de aprender a correr deve-se aprender a andar corretamente. E antes de aprender a andar, você aprende a engatinhar. Tudo tem seu tempo certo.

4 - Você pode tentar adaptar uma com um pregador de madeira, colocando ele preso no cavalete. Vai abafar um pouco o som. Ou dobrar um papel (tipo uma nota) e colocar entre as cordas perto do cavalete. Vai fazer um efeito parecido com a surdina de efeito.

Ton Strings
Veterano
# fev/10
· votar


Concordo com o Ken,, temos que ir com calma..

ken ,, existe Metodo Suziki em portugues??
eu procurei na net e nao achei

Ken Himura
Veterano
# fev/10
· votar


ken ,, existe Metodo Suziki em portugues??
Tem sim, eu já vi algumas edições. Procura no 4shared.com, deve ter lá.

joaovcb
Veterano
# fev/10 · Editado por: joaovcb
· votar


Uma coisa que estranhei no metodo suzuki é que logo nos primeiros exercícios/musicas já temos semi colcheias... Quando eu baixei pensei que era algo bem básico, começando com puxadas de arco e semibreves para depois ir melhorando

@ken
grato pelas dicas e respostas, vou tentar tirar o maximo proveito delas..

Ken Himura
Veterano
# fev/10
· votar


Uma coisa que estranhei no metodo suzuki é que logo nos primeiros exercícios/musicas já temos semi colcheias... Quando eu baixei pensei que era algo bem básico, começando com puxadas de arco e semibreves para depois ir melhorando
É por essas e outras razões que o Suzuki deve ser suplementado com outro método. Ele sozinho é muito fraco no início.

joaovcb
Veterano
# fev/10
· votar


pode recomendar algum para suplementá-lo? Grato

Ken Himura
Veterano
# fev/10
· votar


Hans Sitt volume 1 ou Nicholas Laoureux volume 1.

Westphalen
Veterano
# fev/10
· votar


JoaoVCB

Sobre surdinas:

Madeira - tenho uma de madeira preta - não sei dizer que é de ébano, a melhor madeira para isso. Custou R$ 3. Altera o timbre do instrumento e reduz o volume dele perto de 30%. Esse é o caso desta surdina, podem haver outras que reduzem mais ou menos.

Borracha - Custa em média R$ 30. Dizem que abafa, mais de 50%. Não sei te dizer.

Metal - Testei uma e encomendei no ato. Ela custou R$ 76 e abafa até 90% do som. Ideal para estudar a qualquer hora.

Pesquise por conta própria e bons estudos!

Ton Strings
Veterano
# fev/10
· votar


Ateh jah tou tirando um sonzinho nao tao desafinado

:)

Beorn
Veterano
# mar/10
· votar


As cordas, na área onde se passa o arco, estão meio grudentas, parecem melecadas. O que significa isso?

Ken Himura
Veterano
# mar/10
· votar


Beorn
Significa que tá acumulando breu ali. Limpe sempre o violino com um pano de algodão ou flanela depois de que terminar de tocar pra evitar esses acúmulos no corpo, espelho e cordas.

hpept
Veterano
# mar/10
· votar


Beorn
Se tiver muito breu encardido nas cordas, pode passar um cotonete molhado em alcool isopropilico 99.8% (para limpeza de material eletrônico). O breu sai na hora. Cuidado para não derramar em cima do corpo do instrumento, porque pode estragar a pintura.

aelequina
Veterano
# mar/10
· votar


olá!! por favor...estou com uma duvida a respeito de violinos!, vou começar minhas aulas na semana q vem (sou um pouco leiga:P) por favor, alguém poderia se possivel, me indicar quais desse violinos abaixo é o mais indicado?

1° Violino 4/4 Artesanal Completo, Frente: Pinho de araucária
Laterais: Grevilha
Fundo: Grevilha
Braço: Grevilha
Acessórios: Caviúna
Arco: Ipê (na propaganda diz ser feito por um luthier).

2° Detalhes: Violino Rolim , Madeira nacional (pinho) filetado, verniz a alcool. Queixeira ,estandarte,cravelha >Pau ferro.
> Arco de Crina , estojo no formato (Madeira).

Alguém por favor, poderia exclarecer minha duvida se possivel? grata!!!!

Ken Himura
Veterano
# mar/10
· votar


aelequina
Olá!

Na minha opinião, eu ficaria com o Rolim, dá pra ficar bem por alguns anos. Não tenho bons relatos de violinos feitos com grevilha, acho melhor evitar.

Boas aulas aí! =]

aelequina
Veterano
# mar/10
· votar


rs! eu agradeço pelo conselho...eu sei muitas coisas sobre piano (q é o unico instrumento q realmente eu sei tocar,rs!) mas violino...sinceramente, estas especificações técnicas não são o meu forte.
agradeço muito!!!

ChordPlayer
Veterano
# mar/10 · Editado por: ChordPlayer
· votar


Ei galera da uma ajuda ae plz! :D
Er, comprei um violino com a intenção de aprender sozinho pela net, já toco violão a um tempo aí como a primeira corda é mi também aí deu pra fazer uma graça apesar de tudo hehe.
Bem, é moro em Maceió - AL, e aparentemente ou não pois já procurei muito, não há luthiers nem nada de violino, comprei um eagle 4/4 numa loja achando que era tipo violão pegar e tocar kkkkk, mas aí veio sem o cavalete e as cordas claro soltas, pois bem, na loja e nem nas lojas perto e em nenhuma outra que eu contatei tinham funcionários que pudessem botá-las e afiná-las, só há um monopólio de uma escola villa-lobos cuja mensalidade eh 110 reais(:S) cujo está fora atualmente de alcançe agora estudar nela kkkkk. Aí comecei a tentar, vi as dicas presentes aqui na net e coloquei o cavalete na linha do famoso F ou S(não lembro a letra kkkk), axo que coloquei o cavalete certo, aí veio o problema das cordas e então aprendi a mexer nas cravelhas e nos microafinadores para afinar. Mas tenho umas dúvidas: Aonde coloca as cordas no cavalete? Importa estar numa certa direção entre elas? Coloquei do jeito que achei que era através de fotos e mesmo afinando e tal não acho que o som delas estão certos, procurei mais e achei algo que como uma distancia de 11~11,5 milimetros de cada corda pra corda, e mesmo assim axo que ainda tem algo errado pois ficou até dificil de tocar a corda D sózinha pois estavam meio perto das outras. Aí veio o problema do arco, passei da primeira vez e não saiu som hehehehe pra variar, aí meti breu e nada, aí bati um pouco na parede ele pra esfarelar kkkkk e nada, aí no outro dia perto do meio começou a sair um som bom, mas só aí, e até agora nada de som na parte de cima do arco, comprei até outro breu, na parte de baixo ta quase bom, apesar de estar meio arenoso talvez por excesso nao sei, o som aparenta estar arenoso, mas ainda to na luta kkkk. Pois bem, resumindo gostaria de saber sobre a posição das cordas no cavelete, e se qualquer milimetrozinho tanto na posição do cavalete que acho que coloquei certinho mas milimetros nunca são demais, quanto nas distancias das cordas influenciam atrapalhando no som, e se houver alguém de maceió aí que conheça algum escondido luthier pra falar aí! :D
Agradeço desde já! =D

hpept
Veterano
# mar/10
· votar


ChordPlayer
Aqui tem tudo o que vc está precisando.

http://www.atelierlabussiere.com/dicas.htm

Vc mora onde? Morei na Mangabeiras um ano e meio. Abraço.

ChordPlayer
Veterano
# mar/10 · Editado por: ChordPlayer
· votar


Moro na jatiúca. Vc conhece algum luthier ou algo parecido aqui em maceió? Acho que não tem né. :/ Tenso essa cidade pra algumas coisas.. kkkkkkk

Valeu pelo site :D.
Mas nele tipo não tem dizendo a parte de onde por a corda no cavalete, eu ja colokei tipo parecido com a primeira figura que mostra uns 4 traços no meio do cavalete, de cerca de 11 mm de distância como eu disse ali no outro post, mas assim fico até dificil de tocar a corda D pq fico muito proximo das outras, ai queria saber se é esse o jeito ou qual e se tem um jeito certo de por as cordas no cavalete e se qualquer milimetrozinho na distância entre elas influi muito no som.
Se alguém souber, agradeço desde já! :D

hpept
Veterano
# mar/10
· votar


ChordPlayer

Jatiuca, legal... esqueci que morei também na Ponta Verde... o lugarzinho feio...eheheh
Bom, como a figura explica, as cordas tem que estar na mesma distância entre elas, cerca de 11-11.5 mm. Para acertar a posição, você tem que individuar a metade exata do cavalete (linha central) e a partir dai mede 5.5mm a esquerda (e ai coloca o ré) e 5.5mm a direita (e ai coloca o La) depois a partir destes pontos mede mais uns 11mm a esquerda e coloca o sol,e a direita coloca o mi. Simples assim. Para facilitar o assentamento das cordas no lugar, sugiro fazer uma pequena incisão no cavalete com uma lima triangular para que a corda não escape, mas tem que ser realmente muito de leve.
Outra coisa importante a verificar depois da instalação é que o cavalete se encontre realmente posicionado no centro da tampa, no sentido esquerda-direita. Isto se verifica facilmente olhando as cordas em cima do espelho. Se elas aparecem tortas, é porque o cavalete está fora do lugar. Diminua a tensão das cordas e deslize o cavalete na posição certa usando a referência das cordas em cima do espelho como guia.
Acabei de regular o cavalete do violino do meu filho no sábado (rebaixei e refiz a curvatura, lixei as perninhas que estavam grossas, e também afinei ele porque a espessura era excessiva. Não levou mais do que meia hora. É realmente bastante simples mesmo para um amador, é só saber o que não fazer para não estragar.

ChordPlayer
Veterano
# mar/10
· votar


Aah certo, valeu mesmo aí!! Tava na luta pra querer saber isso e só falavam sobre o cavalete e não as cordas! ueheuhe
Valeu!! =D

Vanessa CBS
Veterano
# abr/10
· votar


Oi pessoal sou nova por aqui, mas eu leio muito este topico porque eu estou aprendendo a tocar violino, tenho só um mes de curso, acabei de comprar meu primeiro violino bem baratinho e pretendo trocar as cordas, voces poderiam me ajudar me indicando umas cordas melhores, minha professora disse pra comprar o mauro calixto, como tenho acesso ao ebay gostaria de saber se tem um de melhor qualidade importado, outra coisa o cavalete está alto e fui orientada a ir levar a um luthier pra dar uma diminuida, alguem indicaria um luthier ou saberia quanto eu iria gastar pra fazer este serviço??
Pessoal muito obrigada pela atençao e por este topico que tem me ajudado bastante!!

joaovcb
Veterano
# abr/10
· votar


olá, estou com um problema aqui... eu afrouxo o arco ao máximo, mas parece que ele ainda está levemente apertado, só fica frouxo como eu costumo deixar se tirar o parafuso... nota.. jamais deixei o arco do violino apertado por mais de uma hora (tempo que eu pratiquei e etc..) o que pode ser? o que faço? grato desde já!

Ken Himura
Veterano
# mai/10
· votar


Vanessa CBS
Qualquer modelo de corda Pirastro, Thomastik, Jargar e Corelli são melhores que a Calixto. Também tem a D'Addario Prélude, Helicore, as artesanais de tripa etc.

Tem um tópico sobre cordas em algum lugar do fórumn.

joaovcb
A crina dele pode estar muito curta. Se puder, leve num luthier pra ter um diagnóstico preciso.

kishi
Veterano
# mai/10 · Editado por: kishi
· votar


Olá pessoal! Primeiramente, gostaria de parabenizar a todos pelo excelente fórum e pela disposição em ajudar ao próximo, dirimindo suas dúvidas. Em especial ao Ken Himura, muito disposto em ajudar e perspicaz em suas respostas, não deixando sombra de dúvida.

Bom, não tenho pretensão em ser músico profissional. Estudo música por hobby, mas, obviamente, procuro, com afinco, ser um bom músico. Tenho aula de violino há pelo menos dois anos, sendo que mais da metade desse período passei estudando teoria e sofejando partituras.

No entanto, ainda sinto dificuldade na técnica de vibrato. Ouço dizer que há três maneiras de executá-la. E, acredito que cada pessoa desenvolve a técnica mais adequada para as características físicas da sua mão e dos dedos. Seguindo este raciocínio, desenvolvi a técnica do dedo, variando a pressão na corda para produzir o efeito do vibrato.

O fato, e o meu desapontamento, é que a técnica do dedo não produz um efeito tão bonito e melódico quanto à do pulso. Técnica essa que eu não consigo desenvolver. Minha dúvida é: De fato a técnica do pulso causa um efeito mais melódico e bonito do que a do dedo? Ou, simplesmente, ambas as técnicas produzem efeitos semelhantes e o problema é o violinista, no caso, eu? Desde já, agradeço pela atenção!

kishi
Veterano
# mai/10 · Editado por: kishi
· votar


Pessoal, só mais uma duvidazinha! Alguém já parou para pensar se o breu que os violinistas respiram ao tocar faz mal à saúde? Bom, não precisa de estudos científicos. É só ver se os grandes violinistas morreram cedo ou se tiveram problemas respiratórios. Alguém arrisca um palpite? Abraços.

Ken Himura
Veterano
# mai/10
· votar


kishi
De fato a técnica do pulso causa um efeito mais melódico e bonito do que a do dedo? Ou, simplesmente, ambas as técnicas produzem efeitos semelhantes e o problema é o violinista, no caso, eu? Desde já, agradeço pela atenção!
Um pouco dos dois, na verdade hehehe. De fato, os 3 vibratos causam efeitos diferentes, só que, geralmente, o resultado é bem próximo um do outro.

O vibrato de dedo é mais usado em passagens rápidas ou em ornamentos (tipo apojatura), naquelas horas onde a nota não dura muito ou não pode brilhar demais, mas queremos dar aquela corzinha a mais. Eu, particularmente, quase nunca uso.

O de pulso é o mais famoso de ver e ouvir por aí. É bonito, galante e todas essas coisas que o vibrato costuma ser. Só que, quando mal executado, fica parecendo uma cabra hahaha.

O de braço, é bem parecido com o de pulso. A principal diferença é que ele é muito mais pesado, denso... acaba tendo um efeito mais impactante.

Se você prefere estudar só um, estuda o de braço. Ou tenta usar ele mais - eu, particularmente, prefiro.

Alguém já parou para pensar se o breu que os violinistas respiram ao tocar faz mal à saúde? É só ver se os grandes violinistas morreram cedo ou se tiveram problemas respiratórios. Alguém arrisca um palpite?
Sabe que eu não sei? Acho difícil, até porque a maioria dos atuais são antialérgicos e todo aquele blablablá. Mas é uma história a se considerar.

Só cuidado pra não tentar generalizar porque muitos músicos já tinham histórico de problemas respiratórios na família (asma, por exemplo), ou vinham de ambientes muito pobres e sem muitos cuidados, o que ajuda a ter doenças fortes "comuns" às épocas passadas, como tuberculose e pneumonia.

No final, cada caso é um caso.

kishi
Veterano
# mai/10 · Editado por: kishi
· votar


Ken Himura
Nossa, muito esclarecedor o que você postou sobre o vibrato. Me ajudou muito mesmo. Tenho um ótimo professor. Mas, já notei que o vibrato não é o ponto forte dele. E, sinceramente, acho que o vibrato bem feito é indispensável à execução de qualquer música, pois transmite emoção à melodia. Por isso busquei ajuda no fórum. Muito obrigado.
Procurei ajuda neste tópico sobre o vibrato e você indicou o site violin master. Mas, infelizmente, o fato é que meus dedos não me ajudam a executar o vibrato de pulso, que é lindo. Vou me esforçar nos estudos e na prática do vibrato de pulso, pois, acredito que com os estudos e a prática, um dia eu consiguirei. O segredo é a persistência! E, por enquanto vou tentar adaptar o vibrato de dedo até nas notas longas. E, também tratar de estudar a prática do vibrato de braço. Mais uma vez, muito obrigado pela atenção! Abraços!

kishi
Veterano
# mai/10 · Editado por: kishi
· votar


Ken Himura
Eu ainda estou com o meu primeiro violino, um VE 441 da Eagle. Ele é muito bom, tem um som razoavelmente bom pelo preço que paguei. Quero muito um violino de luthier. Porém, agora eu não tenho dinheiro para comprar um. Vi aqui neste tópico que você disse que é psossível encontrar violino de luthier, espero que bom, por dois mil reais e até por menos. Conhece algum bom luthier aqui na minha cidade (São José do Rio Preto/SP)? É que quero ir paquerando os instrumentos até poder comprá-los! (Hauhauhau)

Como não posso trocar o meu violino de estudo agora, gostaria de melhorar o seu som. Para tanto vou colocar as cordas que você indicou no tópico sobre cordas, a dominante izzo, que tem um preço acessível, no lugar das cordas chinesas que eu comprei pela bagatela de 10 reais o jogo. É que a grana tá curta (hauhauhau). Gostaria de saber também se se eu colocar um cavalete da albert ou aubert, não sei ao certo como se escreve, o som melhoraria? Abraços e obrigado mais uma vez!!!

schovs
Veterano
# mai/10
· votar


Olá pessoal! Muito interessante o tópico. Vou passar a acompanhar daqui pra frente = )

Sobre o vibrato, atualmente este está sendo uma pedra no meu sapato.
Nunca experimentei o vibrato de dedo, pois não conhecia. O problema é que eu talvez tenha alguma falha no posicionamento da mão esquerda, algum vício, sei lá. De maneira que só é possível realizar o vibrato de pulso quando pressiono apenas os dois primeiros dedos. Pra o terceiro dedo, as vezes eu consigo realizar o vibrato de braço, mas para o quarto dedo é impossível, haha.
Sei que é questão de treino, mas talvez eu tenha criado algum vício e relaxado a posição da mão esquerda durante os anos. Vou ver se inicio aulas particulares ainda esse mês.

Uma última dúvida: sou canhoto, e decidi aprender violino normalmente, apesar de me falarem da possibilidade de inversão das mãos (até hoje só vi dois violinistas tocando assim). Gostaria de saber se alguém é ou conhece algum violinista canhoto e que possa dar uma opinião se isso é um problema (para as arcadas), ou uma vantagem (para o dedilhado).

Abs \o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo