【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
Sueidy
Veterano
# fev/09
· votar


esqueci de um site: Guarulhos: http://www.guarulhosweb.com.br/gwebnoticia.php?nrnoticia=21167

Bjinhus

Sueidy
Veterano
# fev/09
· votar


Pessoal, é o seguinte, quem entrou lá nos sites e viu as partes que pediram... se alguem tiver... manda aí! Ou manda algum site q tenha e q abra... rs Pq tem vários sites q ñ estão funcionando =P rs

Preciso muito das pertes do mendelssohn...
- Sinfonia Italiana
- Abertura as Grutas de Fingal
- Concerto para violino

e a cadência do MOzart nº3

Valew...

bjinhusssss

Sueidy
Veterano
# fev/09
· votar


hehe.. axei pessoal.. rs

http://www.4shared.com/get/80222034/335e34fa/Mendelssohn_-_Sinfonia_n4 _in_La_mag_op90_Italiana_-_Partitura.html

Juninho_Palmito
Veterano
# fev/09
· votar


Olá amigos!.
Bem sou mais um novato aqui e tenho uma dúvida.
Tenho um Violino Alemão bem antigo já, e mandei reformar em um luthier, e pretendo trocar o encordoamento dele. Gostaria que alguém me recomendasse uma encordoamento bom. Eu já utilizei Pirastro Tônica e Thomastik Dominant, queria usar outras cordas além dessas. Qual dessas vcs acham melhor, (procuro um som alto, muita itensidade, potência nos graves e agudos).
- Thomastik Vision (Titanium)
- Pirastro Evah Pirazzi (sintetica)
- Jargar String (Aço Cromado)
- Pirastro Obligato (sintetica)
- Larsen String (sintetica)
- Thomastik Infield Red (sintetica)
- Corda Mi Kaplan - revestida de ouro

Ou vcs acham melhor um combinação de cordas, tipo Sol de uma marca, lá de outra, Mi revestida de ouro... etc??? ou vcs sugeriam outros modelos de encordoamento?

Khronos
Veterano
# fev/09
· votar


Juninho_Palmito
Já usei tanto a evah quanto a Obligato.Recomendo a evah pela potencia que ela tem, principalmente riqueza de sons. Se você tiver um bom cavalete,iso fica ainda mais evidênciado.
Só cuidado com a mi da evah que é em aço carbono e costuma oxidar com facilidade. Nem a revestida com ouro tá aguentando muito(pelo menos, comigo). Ainda procuro uma mi que fique no páreo de sonoridade, mas que tenha mais resistência =P

Juninho_Palmito
Veterano
# fev/09
· votar


Kronos

Poxa obrigado pela recomendação. Vou colocar Evah, eu fiquei meio em dúvida pq um músico me falou da Vision que tem uma grande sonoridade e um outro que falou da Jargar. Essa Jargar ele colocou em um violino Francês bem antigo e disse que o som ficou D+. Bem o violino dele vale mais de R$ 50.000 acho que em um intrumento deste até M. Calixto ficaria bom né? rsrsrsrs.

Valew pela ajuda. :)

Khronos
Veterano
# fev/09
· votar


Juninho_Palmito
Cara,só n opino nas outras, justamente pq nunca toquei nelas, nem usei no meu violino. A Jargar já ouvi falar bem, mas n sei te dizer como que funciona.
Nada, tamos ai pra isso =P

Ken Himura
Veterano
# fev/09
· votar


Eu uso vision. Os tops da atualidade usam Dominant + Uma corda mi preferida de algum jogo (Goldbrokat é uma boa, até a mi da Paganini vale algo), e o Vengerov usa Evah.

Qualquer opção é boa.

Juninho_Palmito
Veterano
# fev/09
· votar


Ken Himura

Valew pela dica tbm, Vision hum... quem sabe algum dia possa testá-las. Em relação a Dominant eu faço essa combinação, usando a MI Gold Label Pirastro. As cordas Dominant ficam boas, mas a Mi Gold Label eu não achei lá essas coisas, não é diferente de uma Paganini. Eu vou tentar as Mi revestidas de ouro, nunca usei, dizem que vibram mais e tem mais som, mas não duram muito.

Outro dia pesquisei na net sobre combinações de cordas, aí achei em um forum (eu traduzi no google, não ficou lá essas coisas mas dava pra entender o que eles diziam). O assunto era qual a combinação de cordas usadas por violinistas famosos, e estava assim:

Nathan Milstein: Eudoxa

Jascha Heifetz: Eudoxa

David Oistrakh: Eudoxa D e G, Prim Aço A (ou Chromecore) e Prim E

Henryk Szeryng: Usava Eudoxa D e G, Kaplan A e Gold Label E ou Kaplan E

Isaac Stern: Usava Eudoxa A, D, G e Goldbrokat Médio E. Mais tarde em sua carreira, mas ele manteve o E passou a usar dominantes

Itzhak Perlman: Usava Eudoxa no seu início de carreira e mudou para a tradicional combinação de dominantes com a Gold Label E.

Maxim Vengerov: Usava Dominantes depois passou para Evah ( atualmente patrocinado pela Pirastro).

Vadim Repin: Evah (patrocinado pela pirastro)

Ilya Gringolts: usa Evah Pirazzi no momento

Joshua Bell: Evah (patrocinado pela pirastro)

Gil Shaham: Usa dominantes e Jargar Forte E

Ricci: Agora usa cordas Vision. No passado ele usava dominantes e, antes disso, Eudoxa.

Anne-Sophie Mutter: dominantes com algum tipo de E. .. parecido com uma Gold Label

Hilary Hahn: Dominant com Mi Gold Label Pirastro.

Pinchas Zukerman: Usava Eudoxas e passou para Dominantes. Ele foi o primeiro solista de mudar para dominantes.

Frank Peter Zimmerman: Utiliza Oliv Pirastro para a A, D, G e Hill E.

Ken Himura
Veterano
# fev/09
· votar


Eu achei assim, essa mesma lista, mas com mais informações:

Jascha Heifet: Goldbrokat Medium E, A&D de tripa, G Composta (não se sabe a marca). Usou isso até o fim da carreira de performer, julgando pelas fotos nos álbuns da década de 60.

Nathan Milstein: Mesmo que Heifetz nos anos 50, com uma Eudoxa G, mas mudou para a Eudoxa G&D, A de tripa e Goldbrokat E nos 60's. Disseram que na década de 70 ele usava a Eudoxa A também.

Zino Francescatti: De um álbum no final dos 50's / início dos 60's, ele estava usando Eudoxa G, Kaplan Silver D, Eudoxa A e Goldbrokat Medium E.

David Oistrakh: Eudoxa D e G, Prim A de aço (ou Chromecore) e Prim E.
* Observação histórica: a primeira pessoa a usar e recomendar o uso de uma A de aço com duas cordas mais graves de tripa composta foi Carl Flesch.

Arthur Grumiaux: Usou Eudoxa A, D, G. Não dá pra saber a E. Nos anos 70, Uma foto de álbum mostra ele usand a Eudoxa A de aço, e cordas graves de tripa.

Henryk Szeryng: Usou Eudoxa D e G, Kaplan A e também a Gold Label E ou Kaplan E (são muito parecidas). Ele também usou Olive na D e na G, e na última transmissão filmada que ele fez pra Radio-Canada, usou Olive D e G, A de tripa e uma Gold Label E.

Isaac Stern: Usava Eudoxa A, D, G e uma Goldbrokat Medium E. Depois na carreira, manteve a E mas trocou as outras para Dominant.

Frank Peter Zimmerman: Usa Olive nas A, D, G e uma E da Hill.

Thomas Zehetmair: Se não mudou, usa o set inteiro de Olive.

Pinchas Zukerman: Usou Eudoxas até as Dominants aparecerem; que usa até hoje (incluindo a E, acredita-se...). Foi o primeiro solista a mudar para as Dominants.

Itzhak Perlman: Usou Eudoxa no início da carreira, depois mudou para o combo tradicional de Dominants com a Gold Label E.

Hilary Hahn: Dominants com a Gold Label E.

Maxim Vengerov: Usava Dominants, mas recentemente mudou para o set completo de Pirazzi.

Vadim Repin: Não se sabe o que usava antes, mas atualmente usa um set completo de Evah Pirazzi.

Ilya Gringolts: Usa Evah Pirazzi no momento.

Gil Shaham: Usa Dominants e uma Jargar E (não se sabe a medida).

Midori: Usa Dominants e usou uma Synoxa E por um tempo, mas pode ter sido uma Jagar Forte E, que são parecidas.

Stefan Jackiw: Usa Dominants e uma Jargar Forte E.

Juninho_Palmito
Veterano
# fev/09
· votar


Hummm... deve ser da mesma fonte minha, rsrsr mas esta mais completa, vc deve ter conseguido traduzir e pegar melhor as informações do que eu. Poxa Legal!!

heinrick
Veterano
# fev/09
· votar


Pessoal, preciso urgentemente do "viola concerto de Bártok". se alguem souber onde posso encontra-lo me avise ou se possuir, mande por email, por favor. heinrick.musik@hotmail.com

desde ja agradeço!!

Ken Himura
Veterano
# fev/09
· votar


heinrick
Partitura ou gravação?

Partituras:
http://www.4shared.com/account/file/42946986/9ba021c0/Bartok_-_Concert o__Giuranna_.html?sId=gmYCRSz84VEVetuK

http://www.4shared.com/account/file/61215430/5ab003d0/Bartok_Viola_con certo_facsimile.html?sId=gmYCRSz84VEVetuK (manuscrito)

http://www.4shared.com/file/43492715/b4eeadb5/Bartok_-_Paul_Neuebauer_ _Giuranna_.html


Vídeos:
parte 1 - http://www.youtube.com/watch?v=h86VxjKXCSk
parte 2 - http://www.youtube.com/watch?v=pQ-g1WE9kKo
parte 3 - http://www.youtube.com/watch?v=uCrzYxKCM_Q

Juninho_Palmito
Veterano
# mar/09
· votar


Olá amigos, muito obrigado pela ajuda Krhonos e Ken Himura. Preciso de outro conselho de vocês, eu to utilizando encordoamento Evah muito bom, gostei, e a MI de ouro fantástica a sonoridade, mas aquela coisa já estourou. Pretendo comprar outra mas tá difícil de achar Mi de ouro da Evah eu achei Mi de ouro da Obligato, ( tbm mais barata), ela é a mesma da Evah ou é apresenta uma sonoridade diferente??

Khronos
Veterano
# mar/09
· votar


Juninho_Palmito
Tanto a Obligato, quanto a Evah, são da Pirastro. O que difere que a Obligato tende a ser mais macia no toque(tensão é menor). Já usei as duas e ambas são ótimas. Mas a evah ganha no quesito de ressonância entre as cordas, o som dela é mais rico.
A obligato tem um som um pouco mais molhado que a Evah, mas ainda assim é bem bem rico (as duas cordas são o top das sintéticas que a Pirastro oferece)
Eu quero é tentar trocar a Mi da Evah por alguma outra, como a Jargar ou algo do tipo, fazer algumas experiências.

Ken Himura
Veterano
# mar/09
· votar


Eu tô pensando em usar uma Mi da Gold Brokat pra testar.

violinovirtual
Veterano
# mar/09 · Editado por: violinovirtual
· votar


Ola. Alguem sabe me informar a posição da alma do violino em relação a corda mí?

heinrick
Veterano
# mar/09
· votar


Putz! Alguem sabe onde se pode encontrar o laoureux vol. 3 e 4??

Ken Himura
Veterano
# mar/09
· votar


Putz! Alguem sabe onde se pode encontrar o laoureux vol. 3 e 4??
Pô, sinceramente, eu nunca vi ninguém estudando o 3, 4 e 5 do Laoureux. O pessoal sempre troca pra algum "melhor".

Juninho_Palmito
Veterano
# mar/09
· votar


heinrick
Eu tenho o Laoureux 1,2 e 3 originais. Meu colega scaneou em PDF eles, passa seu contato que eu mando o nº3.

Ken Himura
Agora é verdade, é difícil ver alguém usando o nº4 e 5, agora o nº3 conheço muita gente que usa. Qual que vc conheçe e recomenda para aprender da 3ª posição em diante??
Pq o Laoureux eu acho mais simples, melhor para aprender a 3ª posição comparado com o Sitt por exemplo.

Ken Himura
Veterano
# mar/09
· votar


Juninho_Palmito
Pô, eu acho o Sitt legal (os volumes 2 e 3), que tratam de posições fixas, até a quinta, e mudanças entre elas. O 4 eu ainda não peguei, que é de 6ª e 7ª posições, mas devo pegar pro fim do ano.

Na verdade, isso não tem bem uma "receita" do que seguir. Geralmente, você treina bem pra fixar as posições até a 5ª, e parte pra métodos avançados de técnica e musicalidade (caprichos de Kayser, Rode, Dont, Kreutzer etc).

Me disseram também que você pode aprender 6ª e 7ª posições só pelo estudo do repertório, sem precisar fazer um método todo voltado ao estudo disso.

Principalmente, porque depois que você cai nessa etapa, você tem que canalizar o tempo de estudo pra coisas muito mais importantes, como golpes de arco, cordas-duplas, harmônicos, escalas (fundamental!) e repertório.

E depois de fechar o Kreutzer bem, você tá completamente apto pra partir pro Paganini e pro Wieniawsky, por exemplo. Aí, a porca torce o rabo.

heinrick
Veterano
# mar/09
· votar


Juninho_Palmito

Meu endereço é o heinrick.musik@hotmail.com. Obrigado.

Realmente é difícil ver alguém usando o 4º e o 5º. É que eu queria para coleção. Além de aprender eu tenho hobbie de colecionar métodos e partituras para violino. Meio idiota mas... xD.

Falaster
Veterano
# mar/09
· votar


Olá pessoal, sou novato aqui :)
Estou começando a estudar violino sozinho, como já toco violão e guitarra a anos resolvi tomar este desafio, vocês poderiam me recomendar algumas músicas para eu aprender? Já sei ler partituras(porém não consigo exatamente tocar perfeitamente no momento que leio, mas entendo elas)

Gugamano
Veterano
# mar/09
· votar


Olá, olhem o guitar pro dá pa usar partituras pa viollino??

Khronos
Veterano
# mar/09
· votar




nobre
Veterano
# mar/09 · Editado por: nobre
· votar


violinovirtual
Dá uma olhada neste site, me ajudou a instalar a minha alma que saiu do lugar durante o transporte do meu violino.
http://www.violins.on.ca/luthier/soundpost.html

Gugamano
Veterano
# mar/09
· votar


ok

Winterstorm
Veterano
# abr/09
· votar


Ola galera, tenho umas duvidas e queria q vcs , se possivel , pudessem esclarece-las .

1.Tenho muita vontade de ter um violino elétrico , o que me dizem ?

2. axo muito bonito violinos na cor preta . podem me dizer se este modelo aki presta ? eu axo bonito . e vcs ?

http://www.amazon.com/ViolinFactory-Teachers-Recommended-Student-Compl ete/dp/B000CRYWTQ/ref=pd_bbs_3?ie=UTF8&s=musical-instruments&qid=12387 63903&sr=8-3

3. e aqueles adaptadores para violinos ,para se tornarem elétricos , compensa eu comprar um e colocar no meu violino ?(replica alemã de luthier de um stradivarius com mais de 100 anos) (está num estado muito bem conservado , parece quase novo , exceto por algumas marcas do tempo , q nao sao muito visiveis e bem discretas, o q creio q nao afete o som.)

4. pra que serve a surdina ?

5. Vi um arco feito de apu brasil e ébano de crina com olho de paris , profissional . Qual a diferença para os outros arcos ??

6. Meu violino parece (n tenho certeza) ser um 3/4 . minha prima disse q a professora dela (era dela esse violino) eh de tamanho adulto . so que minha professora de violao (q toca violino a mais de 25 anos) recomendou que eu trocasse o cavalete por um maior.

Isso prejudicaria ou nao o som dele ? ajudaria ?

7. Por último , queria saber que tipo de corda importada posso colocar que seja relativamente boa e tenha um custo /beneficio bom .

Muito obrigado!

Khronos
Veterano
# abr/09
· votar


Winterstorm
Cara, essas de violino elétrico. Se você tiver orkut, entra na comunidade de vilino e procura pelo Luis Gustavo. (alias, tem um tópico de violino elétrico) Ele vai saber te informar sobre modelos, captação e etcs. Eu n entendo lhufas, então nem me meto =P

Surdina, serve pra duas coisas.As pequenas, de madeira, pra mudar o timbre do violino durante as músicas. As de borracha ou metal, pra segurar as vibrações do cavalete e diminuir consideravelmente o som que o violino faz. Isso te possibilita estudar de noite, por exemplo.

Os outros arcos são ruins =P Os feito de pau brasil tem uma elasticidade maior, e tem uma resposta muito melhor nas arcadas. Qualquer outra madeira vai ser inferior, principalmente ipê, que é mto usado em violino chines.

Se o seu violino for um 3/4, vc n tem que trocar o cavalete, mas o instrumento todo. E essa de trocar por cavalete maior nunca vi, já que o tamanho é padrão... Então, n entre nessa, pq vc pode acabar arrebentando algo.

Corda importada..Pirastro Chromcor (aço), Dominant, ahn...Pirastro Tonica, eu acho.
Procura pelas marcas Thomastik e Pirastro, os jogos mais baratos. Ambas fabricantes são excelentes e por mais barato que seja o jogo, a qualidade é imensa.

Dórico
Veterano
# abr/09
· votar


velho, sinceramente, se tu é novato no lance (e pelo jeito é), pega a corda mais barata, pq pra vc não vai fazer a menor diferença. Arco de pau brasil? Apenas um nome bonito para os iniciantes. Treine com o mais barato inicialmente. Quando tu conseguir SENTIR a diferença, aí sim, pegue algo melhor... ah não ser q queira torrar uma grana... =/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo