【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
Ken Himura
Veterano
# mai/05
· votar


Michelazzo
existe uma relação entre as cordas do violino? Sim, relação de 5ª justa.

em outras palavras, é possível afinar as outras 3 cordas do violino tendo apenas a corda lá afinada? sem um afinador cromático em mãos, é possível mesmo assim se afinar o violino?Sim.

Por exemplo:
a guitarra e baixo podem ser afinados segurando-se por exemplo a corda MI na quinta casa, produzindo o som da seguinte corda, o lá que, por sua vez, na quinta casa produz o som da seguinte corda, ou seja, um ré.

existe algo assim para o violino?

Sim, com a 2ª corda afinada (lá), você toca ela junto com a 1ª até conseguir o intervalo de 5ª justa (nesse caso, lá e mí). Aí faz o mesmo com a 3ª corda (ré - lá). Depois toca a 3ª corda com a 4ª corda até ficar em 5ª justa (sol - ré)...

Pronto, violino afinado. Lembrando:
1ª corda - mí
2ª corda - lá
3ª corda - ré
4ª corda - sol

Ken Himura
Veterano
# mai/05
· votar


Hocus Pocus
Essas frações significam tamanho. O tamanho prum adulto normal é 4/4.

Hocus Pocus
Veterano
# mai/05
· votar


Ken Himura
ae valeu =D

Michelazzo
Veterano
# mai/05
· votar


Ei Ken, muito obrigado
estou muito contente com as informações

Abraços

Sonia Floripes
Veterano
# mai/05
· votar


Oi Michelazzo,

Estou vendo q vc tem bastante dúvidas a respeito de adquirir um violino não é???

Bem eu tenho um violino importado simples (Chinês) mas é bom, e tenho um Nhuresson, muita gente critica essa marca por ser de fábrica etc...
Mas o instrumento é bom... Agora se vc tem um dinheiro para investir num violino 10 vc deve procurar um Luthier pois nem tem comparação vc mandar fazer um violino e comprar um de fábrica...
Porém é muito mais caro e demorado...

Meu conselho é q se vc vai começar a prender, compre um violino simples para vc começar a treinar a postura, as primeiras notas, etc... Depois conversando com seu professor ele vai indicar o melhro violino p/ vc. No momento eu recomendaria à vc um Nhuresson p/ começar...

Tem um Luthier bom o Roger Silva onde meu amigo mandou fazer a viola dele, fica na Paulista posso arranjar o tel dele se vc quiser, mas eu acho q ainda é cedo...

Abraços

Michelazzo
Veterano
# mai/05
· votar


Oi Sonia, como vai?

É verdade, estou com muitas duvidas a esse respeito mas, mesmo com as duvidas comprei o violino Roma ha pouco tempo e, como vc disse, pra começar, aprender postura etc. Mas estou achando um violino bom sim, o acabamento dele é melhor que os Eagle e pelo que conheço de madeira, a dele parece ser melhor também.

Mas enfim, gostaria de saber que violino seria esse chinês que vc fala. Os Nhureson eu ja conheço bem mas não a ponto de falar mal deles, particularmente acho bem bacana :)

E, com relação ao Luthier eu gostaria do contato sim, pois de qualquer forma, continuo interessado em violinos e gostaria muito de fazer uma visita a ele qualquer hora.

Se quiser, mande-me um e-mail em mmichelazzo@terra.com.br, pode ser?

Agradeço a ajuda

Ken Himura
Veterano
# mai/05
· votar


esse chinês que vc fala
Geralmente os violinos de fábrica são chineses...

Michelazzo
Veterano
# mai/05
· votar


Sim, mas existem variedades de chineses

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/05
· votar


John Elf
Ae kra, mto bom esse tópico, parabéns... Agoar jah tenho alguma base par tentar começar a tocar...

VOCE? tocando violino?
que da hora! hauhaua...da hora kara! se precisar de algumas dicas!
=P

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/05
· votar


Daniel Castro
achu que por textos, naum tem como responder sua pergunta!

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/05 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar


Uma dica pra quem esta começando..

Não Desista!

eh chato pra karamba!!! no começo, eh uma merda violino!! eh irritante, principalmente se voce naum curte mto musica erudita, entaum no começo vai ser mto chato! chega um hora que cansa, o som parece soar ruim...mas isso eh normal!!

eu desisti, naum de tocar, e sim das aulas!!
e me afastei um pouco do violino! perdi MUITA COISA!!!
e agora, to querendo muito voltar!!!

entaum, por mais que seja chato...pense que um dia sera legal!
heheh (infelizmente, esse dia ainda naum chegou pra mim)
mas jah que eu desisti, e estou sentindo falta (por mais que ateh hoje eu ache chato) eu SINTO FALTA!! e acho que isso eh um alerta pra mim voltar, me dedicar mais, e ter esperança de que um dia eu vou ''GOSTAR''(eh logico que eu gosto, pelo menos um pouco) de estudar violino!

violingold
Veterano
# mai/05
· votar


alguém conhece o violino michael, ele é chinês?

abraços a todos

Michelazzo
Veterano
# mai/05
· votar


Até onde eu sei, o Michael é chinês sim
dentre os chineses el é um dos mais vendidos, junto com o Eagle.

Suponho que não deve haver muita diferença entre os chineses, então me parece um instrumento bacana.

violingold
Veterano
# mai/05
· votar


Michelazzo, obrigado amigão
abraços

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mai/05
· votar


afinal, o modelo chinês costuma ser melhor que os outros?

Ken Himura
Veterano
# mai/05
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Não...é tudo a mesma merda.

Não importa se é made in Korea, China, Taiwan, Brasil etc...se for de fábrica, a qualidade vai estar no mesmo patamar...patamar este que seria pra estudantes iniciantes.

A partir do momento que você entra numa orquestra ou vira solista de alguma coisa, você tem que tocar com um violino feito artesanalmente por um luthier. Isso porque violinos feitos sob encomenda, geralmente, têm uma potência sonora bem maior e um timbre muito mais definido e brilhoso...além de, geralmente, violinos de luthiers serem mais leves e confortáveis.

violingold
Veterano
# mai/05
· votar


Alguém sabe dizer se o violino elétrico vale o custo/benefício ?...É que quando fui comprar o meu ví um lindo na vitrine só que era elétrico e fiquei com receio de gastar mais e não conseguir tocar. Quero saber se o som que sai dele é semelhante ao acústico e se é possível fazer os efeitos de trêmulo, etc...
obrigado

Ken Himura
Veterano
# mai/05
· votar


Luiz Carlos de Lima
O elétrico é igual ao acústico na maneira de tocar, mas o som é muito mais metálico...e eu acho que fica muito baixo tocar nele sem amplificador.

violingold
Veterano
# mai/05
· votar


obrigado Ken Himura voce ajudou muito, aliás como sempre faz, quero agradecê-lo pelo seu constante apoio aos iniciantes.
abraços

Danilo Takeshi
Veterano
# mai/05
· votar


Alguem sabe sites de partituras????

Se alguem souber me passse por favor!! meu e-mail é takdanilo@hotmail.com

vlw!

Luis Bueno
Veterano
# mai/05
· votar


Ola,

Sou novo por aqui...
Fiz um curso de 5 anos... e chegamos com o meu professor até a 3a. posição, depois ele se mudou e não pude mais continuar.

Eu vi ele tocar diversas peças difíceis (com trechos de execução muito rápidos, como exemplo, as 4 estações de Vivaldi), e aí está minha dúvida:
tem algum macete pra conseguir mais agilidade nos dedos e na relação arco/dedos???
Esses dias escutei um cd da familia Lima, gente eh demais a agilidade...como conseguir isto?

Ken Himura
Veterano
# mai/05
· votar


Luis Bueno
Tem macete não...o jeito é treinar cara...

A única coisa que pode ser considerada macete é usar uma parcela mínima do meio do arco pra fazer as notas mais rápido...

E escute Paganini pra ter noção do que é agilidade...

Luana Batista
Veterano
# mai/05 · Editado por: Luana Batista
· votar


OIÊ!!! tudo bem? bom gente, eu amo violino, na minha opinião é um dos sons mais lindos do mundo. Sempre quis aprender, mas nunca tive oportunidade. Agora estou determinada a isso. Só q tem um problema: eu sequer sei ler partitura e não entendo nadinha do instrumento, além de já ter ouvido falar q o violino é o instrumento mais difícil para se aprender, que o ideal é começar desde criança. Pois é, eu tenho 22 anos...gostaria q ces me dessem um toque. Ele é realmente um instrumento caro? Por não conhecer absolutamente nada tenho medo de comprar mal o meu violino. Será q eu tenho salvação? Dá pra aprender a tocar?
Bjinho,
Luana

karla cybelle
Veterano
# mai/05
· votar


ola pessoal gostaria de sa ber se necessariamentwe tenho que saber de tudo em partiura para come;ar a tocar violina e uma boa base de percepcao!

Ken Himura
Veterano
# mai/05
· votar


karla cybelle
Não é necessário saber "tudo", mas você tem que saber ler.

violingold
Veterano
# jun/05
· votar


olá luana, também sou um amante do violino, estudo a pouco tempo mas já consigo tocar alguma coisa, qto a idade, não tem essa coisa de idade p/ começar, sempre é tempo, tenho 48 anos e comecei agora, qto a dificuldade do instrumento acho que todos os instrumentos tem a sua dificuldade, estudo piano a 4 anos e acho que o piano é mais difícil que violino, pelo menos para mim, qto a leitura da partitura acho que vc deve treinar bastante pois é muito bom saber ler as notas rapidinho, qdo comecei com o piano eu escrevia as notas por volta de 20 páginas por dia.
espero que tenha sucesso pois a música é realmente a voz dos deuses, é a mais pura expressão do sentimento humano, impossível descrever algo tão belo, seja tocada por violino, piano, ou outro instrumento. o importante é não desistir nunca.

Luana Batista
Veterano
# jun/05
· votar


Luiz Carlos

Oi, Luiz, muito obrigada pelo incentivo. Pode deixar que vou dar um jeitinho de aprender a ler as partituras, com a vontade que estou de aprender vou conseguir rapidinho. Assim que começar te conto as novidades.
Abraços,
Luana

Michelazzo
Veterano
# jun/05
· votar


Luiz Carlos

Pode apostar que está incentivando a mim também de tabela

Abraços

Michelazzo

violingold
Veterano
# jun/05
· votar


olá Michelazzo
ficarei feliz se puder fazer algo pela juventude (de todas as idades) meu conselho é que sempre lutem contra as dificuldades, não desistam nunca, qdo eu tinha 18 anos, eu era praticamente semi-analfabeto, então decidí lutar contra este estado de ignorância imposto pela pobreza, resultado, qdo tinha 30 anos eu estava cursando engenharia, então meus amigos, lutem com toda força que possuem, sempre é tempo de vencer.
abraços a todos.
Luiz Carlos

Michelazzo
Veterano
# jun/05
· votar


Nossa, é mesmo? poxa, meus sinceros parabéns Luiz... poxa, estou pasmo
Meus sinceros parabéns mesmo
Um exemplo a se seguir

Abraços Luiz, nos falamos

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo