【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
Michelazzo
Veterano
# abr/05
· votar


Pessoal, estou adorando o tópico sobre violino e voto mil vezes pra que seja definitivo.

Tenho algumas perguntas e gostaria também de fazer uma sugestão para o forum

Primeiro as perguntas
Toco guitarra há 12 anos mas sou um eterno frustrado de não tocar violino. Desde sempre fui apaixonado por violino mas nunca tive um de fato e agora estou disposto a me fazer uma pessoa feliz, vou comprar um violino e por isso gostaria de saber mais a respeito de marcas e, claro o custo beneficio, enquanto junto dinheiro pra comprar um Stradvarius (talvez na proxima vida ja tenha o suficiente)

Resumindo, queria saber dos menos caros
Conheço a marca Eagle (os violões) assim como Gianini, Michael e tem um chamado Nhureson que é um pouco mais caro mas nao sei se é melhor, ja ouvi falar mal desse ultimo.

Mas sobretudo, no fundo no fundo eu preferia um violino feito por um luthier, se alguém conhecer algum, poderiam me indicar? como moro em São Paulo, acho que por aqui facilitaria as coisas para nós.

Gostaria também de saber a respeito das madeiras que são feitos os violinos, ja ouvi falar de jacarandá, imbuia e outras...

Alguém poderia me falar mais a respeito desses tópicos?

Agora eu gostaria de sugerir uma subdivisão para o tópico dos violinos. Por exemplo, um subtópico "LUTHIERIA e CONFECÇÃO" "MARCAS E MODELOS" "TEORIA" e um de "FAQ" bom, sei lá...
Digo isso porque precisei ler tudo (claro, foi um prazer) antes de fazer as minhas perguntas pra nao perguntar nada muito óbvio.

Pessoal, parabéns pelo forum, está me sendo MUITO útil, agradeço enormemente

maria regina buzetti
Veterano
# abr/05
· votar


Primeiramente achei muito interessante este forum.Parabéns! Tenho comigo um violino deixado por meu pai.Em seu interior tem uma etiqueta antiga,modele d'après/Antonius Stradivarius Cremonensis faciebal anno 1721 e um simbolo,A+S. Tem como saber se é uma cópia de um Stradivárius por esta etiqueta?pergunto sobre cópia pois sei que um original é rarissimo.E gostaria tbm de saber aproximadamente por quanto posso vender esse violino sendo que ele não se encontra em em ótimo estado de conservação.Agradeço antecipadamente pela resposta.

Tondello
Veterano
# abr/05
· votar


Pessoal, muito bom este forum tendo em vista a dificuldade que é para encontrar material sobre violino se comparado a violão, guitarra, piano.
Perguntinha de amador: como se usa o breu? ja li que se deve passar com a mão no arco, mas ja li também que nao se pode tocar na crina pois estraga... ficou paradoxal agora.. (rs)
Grato desde já

xlakiaz
Veterano
# abr/05
· votar


aewww pessoal desculpa não responder as perguntas mais o Ken Himura ta mandando ver , valewww aew velho , to trabalhando e ainda fazendo faculdade não da tempo de fazer nada , mais quem puder ajudar o forum esta aberto ... brigado todos aew que tem acrescentado perguntas , respostas ...;)

xlakiaz
Veterano
# abr/05 · Editado por: xlakiaz
· votar


maria regina buzetti , na questão de preço e análise do seu instrumento , voce teria que levar á um luthier de renome de sua cidade ou levar pra alguem de algum grande centro analisar , pois são raros os violinos originais stradivarius e se não me engano quase a maioria dos originais estão catalogados , e os demais que possuem a etiqueta são normalmente copias , porem a copia de um stradivarius realmente teria um bom preço , mas nada comparado ao original, e caso esteja realmente com um original , pode sair gritando que você esta com uma reliquia em mãos , e nada mais motivador que começar tocando em um stradivarius , alem é claro do valor ¨produto¨ , mais o sentimental e musical são os mais satisfatorios...

xlakiaz
Veterano
# abr/05
· votar


Michelazzo aew amigo , seria um boa ideia dividir o topico do jeito que mencionou acima , porem lutheria e confecção são coisas dificeis de se encontrar ,mais se tiver algum luthier ou pessoa que tenha conhecimento ou alguma informação e que queira expor suas tecnicas , materiais , condiçoes e etc etc ... esta aberto a discussoes...e seria muito bem vindo discussoes sobre essa arte , o forum é de todos os amantes de violino , tudo que for pertinente ao assunto pode-se e de certa forma deve-se compartilhar ..., pois soh assim poderemos todos sanar nossas duvidas e a duvida de um é a duvida certamente de milhares...

Ken Himura
Veterano
# abr/05
· votar


como se usa o breu?
esfrega ele em toda crina do arco até sair um pó branco.

Daniel Castro
Veterano
# abr/05
· votar


Eu não me lembro muito bem, mas alguém ai sabe qual o espaçamento q deve-se colocar entre uma corda e outra no cavalete???
Eu diminuí a altura do meu cavalete e arranquei alguns pedaços dele e o som ficou mais alto e o formato dele ficou interessante mas vale a dica...

Luciana Cruz
Veterano
# abr/05
· votar


Muito legal esse forum adorei ! Toco violino a 3 anos e sei como é um instrumento dificil...quantas lagrimas ja derramei em cima dele no inicio...pensei varias vezes em desistir, sorte que não consegui abandona-lo, pq hoje estou muito melhor e não consigo ficar um dia sem estudar, alias estudo cerca de 4 horas por dia , e ;e isso o quetem me ajudado a melhorar e permanecer no lugar despalla da camerata da minha cidade e 1 violino da Orquestra PEMSA.

Luciana Cruz
Veterano
# abr/05
· votar


Michelazzo Tudo bem?
Espero que sim!!
Toco violino, e o meu ultimo instrumento foi comprado com o luthier Ivam Guimarães que faz perfeitos instrumentos , sendo similares aos guarnieris, a sonoridade é perfeita e o preco é bom .... dá para fazer nrgocio! risos...
O site dele é musikantiga.com.br . La vc encontrará o endereco do atelier dele, e otelefone , sendo que fica no centro de São Paulo . Boa Sorte!
Seprecisar de mais alguma informacão , conte comigo!

Daniel Castro
Veterano
# mai/05
· votar


ninguem respondeu minha pergunta!!???

xlakiaz
Veterano
# mai/05
· votar


aew daniel , desculpa aew mais fico te devendo nessa parte de adaptações do violino , realmente não experimento nada com o meu , senaum depois sabe deus o que pode acontecer mais fica sua dúvida no ar ...

violingold
Veterano
# mai/05
· votar


olá pessoal, sou novo por aquí,
estou tentando aprender violino, gostaria de perguntar se alguém sabe se existe um aparelho p/ afinar o violino
obrigado

Ken Himura
Veterano
# mai/05 · Editado por: Ken Himura
· votar


gostaria de perguntar se alguém sabe se existe um aparelho p/ afinar o violino
Sim, existe. O seu ouvido. ;P

Brincadeira, você pode usar qualquer afinador existente. As notas das cordas, indo da mais fina pra mais grossa, a ordem é:

1ª: mí 4
2ª: lá 3
3ª: ré 3
4ª: sol 2

agora é só diversão ;P

Karina Sanches
Veterano
# mai/05
· votar


Partituras e Métodos para violino em CD-ROM, prontos para impressão.

780 Partituras para violino - R$ 15,00
50 Métodos para violino - R$ 15,00

http://www.clickcds.com.br/vercds.php?cd=4

violingold
Veterano
# mai/05
· votar


vocês acham que é melhor acostumar a tocar sem a espalheira?, é uma quastão de adaptação?, por que o braço esquerdo dói tanto, após 5 minutos de exercícios.

Yasmin Vicente
Veterano
# mai/05
· votar


Pessoal..sou nova por aki! E comecei este ano a aprender violino,um sonho antigo! Gostaria q me dessem algumas dicas de métodos para poder treinar em casa!
Um abraço,Yasmin

Ken Himura
Veterano
# mai/05
· votar


vocês acham que é melhor acostumar a tocar sem a espalheira?, é uma quastão de adaptação?, por que o braço esquerdo dói tanto, após 5 minutos de exercícios.
Toque com espaleira, ela força menos o ombro.

Se seu braço dói, a postura está errada. Tente se ajeitar em frente a um espelho...

xlakiaz
Veterano
# mai/05
· votar


Aew pessoal , o esquema da postura é que no começo no meu caso axo que se encaixa no de um monte de pessoas, estou a pouco tempo com o violino , eu ficava com meu ombro tensionado para poder segurar melhor o violino para poder deslizar o dedo pelas notas , acabei deixando o queixo , ombro e toda a musculatura dolorida , depois comecei a treinar a postura na frente de um espelho procurando com o mínimo de esforco posicionar bem o violino sem ter que fazer um esforco demasiado e deixar o violino firme onde eu poderia percorrer todo braço sem dificuldades , experimentem , eu estou a pouco tempo co violino e ja vi que minha dores diminuiram bastante , agora soh dores de cansaco mesmo ...é como o Ken Himura falou...

xlakiaz
Veterano
# mai/05 · Editado por: xlakiaz
· votar


Uma dificuldade que eu sinto é com a passada do arco , pois´quando se é iniciante o meu caso o som pode sair desafinado ate que se tenha um controle de pressaum e tudo mais sobre o violino , uma dica que vi por aih foi experimentar tocar uma escala de lá por exemplo usando o arco bastante apertado , depois levemente apertado , passar bastante breu , depois pouco e ir combinando essas mudanças ate achar o ponto em que o arco deslize e saia um som agradável sem que a musica saia com aqueles somzinhos , chiados desafinados pelo meio , é apenas um relato de uma das minhas experiençias que gostaria de compartilhar , ao decorrer vou contando mais assim que for avançando , ja que estamos nessa o pessoal poderia contar algumas experiencia para que todos possamos aprender , conseguir algumas dicas e etc .... Valewzzz...

suzinha
Veterano
# mai/05
· votar


Sou nova por aqui mais toco violino desde os meus cinco anos de idade(estou com 14) sobre sua pergunta de uma boa marca o bom seria voce ouvir o som do instrumento as vezes instrumentos de marcas nao tao famosos tem um som divino vc deve perceber qndo for comprar tbem acabamento dele. os violinos da eagle sao bons e tem um som gostoso e naum é sao abuso Meu violino é checo da strunal uma marca pouco conhecida aqui no brasil comprei ele a um ano e seu som tem me agradado muito
Sobre as madeiras sei pouco assim que tiver algo sobre isso postarei

Michelazzo
Veterano
# mai/05 · Editado por: Michelazzo
· votar


Pessoal me dêm uma luz!!

Violino Eagle ou ROMA???
o que vale mais a pena, um ROMA usado ou um EAGLE (daquele rajado) novo?

violingold
Veterano
# mai/05
· votar


sr Ken Himura, obrigado pelas duas respostas, vou tentar corrigir a postura ao tocar.

Ana Sampaio
Veterano
# mai/05
· votar


xlakiaz... vc é meu novo ídolo...

Adorei a sua iniciativa de colocar essas dicas para quem quer aprender ou está aprendendo a tocar violino. Encontrei uma página interessante com uma tabela comparativa das freqüências das cordas do violino e de outros instrumentos... e tem um link em que vc clica e abre um arquivo de áudio com a freqüência de 440,0Hz, o "LÁ"... para quem não tem diapasão, é uma ajudinha bem vinda: http://members.tripod.com/caraipora/comp_frequencias_inst.htm

Michelazzo
Veterano
# mai/05
· votar


Ana

Gostaria de saber uma coisa
Já perguntei a varias pessoas e ninguem soube me explicar
existe uma relação entre as cordas do violino?
em outras palavras, é possível afinar as outras 3 cordas do violino tendo apenas a corda lá afinada? sem um afinador cromático em mãos, é possível mesmo assim se afinar o violino?

Por exemplo:
a guitarra e baixo podem ser afinados segurando-se por exemplo a corda MI na quinta casa, produzindo o som da seguinte corda, o lá que, por sua vez, na quinta casa produz o som da seguinte corda, ou seja, um ré.

existe algo assim para o violino?

Hocus Pocus
Veterano
# mai/05
· votar


aeee eu toco guitarra mas to loco pra compra um violino, eu tava olhando num catalogo, e vi umas razões, 1/2 1/4 1/6 eu queria saber que diabo é isso, valeu ae

Ana Sampaio
Veterano
# mai/05
· votar


Michelazzo,

Eu estou aprendendo a tocar violino, então não sei te responder se há essa "relação" entre as cordas do instrumento. Eu toco violão há alguns anos, sei o que tu estás dizendo sobre afinar as cordas seguintes com base no som da 5ª casa da corda anterior... O que eu faço é o seguinte: afino a corda LA, normal... e afino também o meu violão. Depois, considerando o LA da 3ª corda (contando da mais fina à mais grossa, de baixo p cima), 2ª casa do violão como sendo o LA da 2ª corda do violino, eu afino as demais cordas do violino... ou seja: E (violino), eu afino pela 1ª corda do violão; o A (violino), pela 3ª, 2ª casa do violão; o D (violino), pela 4ª corda do violão e o G (violino), pela 6ª corda, 3ª casa do violão. Olha, não sei se está certo, como te disse, estou aprendendo e tb não tenho afinador cromático... posso estar falando a bobagem das bobagens, uma heresia em matéria de violinos... mas, quem não tem cão, caça com gato, certo? ;-)

Ana Sampaio
Veterano
# mai/05
· votar


Michelazzo,

Lembrei... olha só, a galera postou aqui o link para um site onde dá para assistir 5 vídeos com instruções básicas para quem está aprendendo a tocar violino. Num desses vídeos (não me recordo qual, mas é fácil descobrir a qual me refiro) a "moça" toca cada uma das cordas do violino, bem devagar, cordas soltas, etc e tal... logo, portanto, sendo assim, dá para tu teres uma base se a tua afinação está correta ou se tu estás viajando na maionese... é isso o que vou fazer para testar a minha teoria das cordas do violão x cordas do violino. Eis o link: http://learningviolin.com/ .

Michelazzo
Veterano
# mai/05 · Editado por: Michelazzo
· votar


Poxa Ana, muito obrigado
Sabe que eu segui um site q vc postou antes desse e lá tem todas as notas em um desenho de teclas de piano e as frequencias
segui por ali e, por acaso estou com um teclado em casa que me ajudou a afinar (q meeeeeeedo de estourar as cordas). Depois assisti à aula de "tuning" do ultimo site que vc postou e realmente ficou boa a afinação
a proposito, vou tentar também essa técnica do violão x violino.
Muito obrigado mais uma vez

Nos vemos por aqui

Daniel Castro
Veterano
# mai/05
· votar


Muito Obrigado pelas respostas que ninguem deu!!!!!!
:-X

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo