【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
João Pedro Strabelli
Veterano
# jan/07
· votar


Se alguém ainda entrar neste tópico e souber, me informem, por favor: onde eu posso encontrar as partituras do Moto Perpetuo do Paganini?

Ken Himura
Veterano
# jan/07 · Editado por: Ken Himura
· votar


João Pedro Strabelli
www.sheetmusicarchive.net
Não sei se tem aí, mas já é um começo.

Moto Perpetuo não é tão difícil, mas não pode parar o movimento- esse que é o foda.

Kobberminer
Veterano
# jan/07
· votar


Vivaldi eh fda...

Na sua obra As Quatro Estações, as músicas mais interessantes (L'Inverno - Allegro non Molto e L'Estade - Presto) são as mais complicadas de se fazerem...

Foi mal o comentário... mas precisava desabafar (só treino violino há 6 meses...)

fã de mp3
Veterano
# jan/07
· votar


Kobberminer
Mas hein?




"Moto Perpetuo" é bem difícil de achar de graça na net. Aqui tem o MIDI dela:
http://www.metronimo.com/fr/midi/index.php?page=Paganini

Daí você importa num programa próprio. Não sei se o Encore, Finale ou Sibelius importam MIDI, mas tenho o Guitar Pro e nele consigo importá-la, daí posso visualizar a partitura.

fã de mp3
Veterano
# jan/07
· votar


João Pedro Strabelli
Ah, meio atrasado. Sobre a partitura de "Moto Perpetuo", tem aqui nesse site:

http://webviolin.net

O dono dele fez um tópico divulgando. Lá tem essa.

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/07
· votar


Kobberminer

Concordo. Vivaldi não tem como errar. Todo músico bom uma vez ou outra faz uma musiquinha meia boca. Esse daí, não, é tudo bom. Não, tô reduzindo, é tudo bom, nada, é tudo ótimo.

Dizem que as Quatro Estações, além de ser um músicaço, é um compêndio completo de todas as técnicas do violino. Ou seja, quem tocá-la, toca tudo.

fã de mp3

Muito obrigado, valeu mesmo pela dica.

Kobberminer
Veterano
# fev/07 · Editado por: Kobberminer
· votar


João Pedro Strabelli

Verdade... é incrível como Vivaldi conseguiu fazer música de qualidade e técnica sem precisar usar muito de ornamentos (pausas, tampos variados, acidentes...). As músicas precisam de muito treino e habilidade para serem executadas, e vale realmente isso que voce falou... quem toca Vivandi consegue tocar tudo...

L'Estade (Presto) - Le Quattro Stagioni



Ken Himura
Veterano
# fev/07
· votar


Dizem que as Quatro Estações, além de ser um músicaço, é um compêndio completo de todas as técnicas do violino. Ou seja, quem tocá-la, toca tudo.
Mais ou menos. Só se contar as técnicas que eram conhecidas até o século XVII, tem ainda muita técnica que não aparece em nenhuma obra de Vivaldi.

Ken Himura
Veterano
# fev/07 · Editado por: Ken Himura
· votar


sem precisar usar muito de ornamentos (pausas, tampos variados, acidentes...)
Nada disso é ornamento. Vivaldi é, se não o maior, um dos que mais usam ornamentos na sua música: vibratto, tremolo, trinado, apogiatturas, accaciatturas etc.

. As músicas precisam de muito treino e habilidade para serem executadas, e vale realmente isso que voce falou... quem toca Vivandi consegue tocar tudo... São músicas difíceis, mas nem tanto. Corelli, Bach e Tartini têm obras que dão mais base técnica. Vivaldi tem muita beleza, isso sim.

Kobberminer
Veterano
# fev/07
· votar


Ken Himura

Bem... gosto não se discute

Ken Himura
Veterano
# fev/07
· votar


Kobberminer
Bom, eu não falei sobre gosto, falei de técnica. Se fosse gosto, tava puxando o saco do Corelli hahahaha

Kobberminer
Veterano
# fev/07
· votar


Ken Himura

Eh verdade...

Khronos
Veterano
# fev/07
· votar


Antes de mais nada, Olá =p

Como todo bom novato, tenho algumas perguntas a fazer.E dei uma olhada pelo tópico antes e fiz a busca, mas n encontrei nada, então, n me soquem =p

Eu comprei um violino há pouco tempo e comecei a fazer aula, mas tenho lido e já ouvi também, que sempre que comprar um violino, levar num luthier para que ele dê uma olhada no instrumento. Agora, o problema é, alguém conhece algum luthier de confiança aqui em São paulo? o.o

Uma dúvida bem estúpida, mas, é mais uma questão de curiosidade. Para tocar outras notas, é nescessário colocar o dedo na corda certo? Mas, quando faço isso, o som distorce totalmente e parece que falha. É algo que se corrige com tecnicas, ou estou fazendo algo errado? (E sim, eu tenho aulas com uma professora, mas apenas gostaria de saber se tem algum motivo o.o)

E acho que por enquanto é isso rs
Até mais =]

Ken Himura
Veterano
# fev/07
· votar


Para tocar outras notas, é nescessário colocar o dedo na corda certo? Mas, quando faço isso, o som distorce totalmente e parece que falha. É algo que se corrige com tecnicas, ou estou fazendo algo errado? (E sim, eu tenho aulas com uma professora, mas apenas gostaria de saber se tem algum motivo o.o)
Esquenta não, início é assim mesmo. Isso é arco errado, você ainda não acostumou como usar o arco, por isso não sai um som audível e/ou agradável hehehehe

Daqui a pouco você já tá tocando algumas escalas e tal.

Khronos
Veterano
# fev/07
· votar


Ken Himura:
Uhmm, é, imaginei que eu fosse o problema XD Nem posso botar a culpa nas cordas haha Agradeço de qualquer jeito

Ken Himura
Veterano
# fev/07
· votar


Khronos
Hahahaha pode colocar também a culpa nas cordas, mas é mais por inexperiência mesmo hehehe

De nada cara! Bons estudos!

Khronos
Veterano
# fev/07
· votar


Ken Himura
Aproveitando a deixa das cordas, deixa eu te perguntar. Eu toquei em outro violino na escola, identico ao meu, porém o som saia mais alto e limpo. As minhas cordas serem novas, influenciam em algo? Leva um tempo até elas "acostumarem"? rs

Kobberminer
Veterano
# fev/07
· votar


Khronos

Idêntico ao seu pode ser... mas vem com uma diferença de 50 anos?

João Pedro Strabelli
Veterano
# fev/07
· votar


Onde eu acho alguma coisa do Corelli?

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


João Pedro Strabelli
http://www.imslp.org
http://www.mutopiaproject.org/

Kobberminer
Veterano
# fev/07
· votar


João Pedro Strabelli

Eh o máximo que achei...



Khronos
Veterano
# fev/07
· votar


Kobberminer
O violino tem no máximo um ano =p Não é igual esteticamente, é feito pelo mesmo lugar..(um violino Roma) apenas tem um ano a mais q o meu rsrs E já foi usado tb, por isso a pergunta referente as cordas..

Ken Himura
Veterano
# fev/07 · Editado por: Ken Himura
· votar


As minhas cordas serem novas, influenciam em algo? Leva um tempo até elas "acostumarem"? rs
Mais ou menos. Cordas novas demoram pra segurar a afinação, geralmente. Então tem que ficar afinando toda hora.

Quanto à diferença de projeção de som e potência, pode ser do outro violino, ele pode ter sido mexido por um luthier e também pode ter mais "tempo de vôo". Quanto maior o tempo de uso de um instrumento, geralmente, mais a madeira seca, firmando mais o timbre.

E também, pode estar usando um encordamento fodão, por exemplo, Pirastro Obligato e Thomastic Titanium Vision. As cordas influenciam muito o timbre e projeção do som.

Procure, sempre que puder, colocar um bom encordamento! =]

Khronos
Veterano
# fev/07
· votar


Ken Himura
Uhmmm,entendi. Acho que esse foi o motivo da minha corda sol estar soando beeem estranha =p Minha professora comentou que podia dar uma desafinada, mas enfim.

Pensei até em comprar umas cordas boas para colocar,mas como estou aprendendo,acho que não faz muita diferença no momento hehe.

E Já que tocou em Luthier, tem algum que você tenha ouvido falar em São Paulo que seja bom? Eu vejo tanto luthier que não faço ideia hehe Queria Que ele desse uma olhada na posição da alma e etc.. Se tiver como ajudar nisso, prometo qwue paro de te importunar XD

Ken Himura
Veterano
# fev/07
· votar


Khronos
Pior que em São Paulo eu não tenho conhecimento exato. Só de um, por nome, do pessoal que fala no orkut. O nome dele é Paulo Tavares.

Site dele: http://www.violinostavares.com/

Khronos
Veterano
# fev/07
· votar


Ken Himura
hey hey, já que você andou respondendo, vou pegar você pra cristo =p
A questão aqui é mais curiosidade, e talvez uma pergunta meio besta. Já andei vendo pelas lojas virtuas e atelies de violinos, arcos feitos de diversas madeiras. Eu sei que a melhor (ou melhor delas) é o Pau-Brasil. Mas a questão é, que diferença pratica essas madeiras tem? Interferem no som, ou facilitam o envergar da madeira no movimento e etc? E claro, as formas também, hezagonal, octogonal..=p
Desculpe as perguntas hehe, mas é mais uma curiosidade que tenho.

Ken Himura
Veterano
# fev/07
· votar


Khronos
Bom, de arco eu não saco muito não. Mas acho que é pela resistência e leveza da madeira. Acho que o formato também influencia nisso e no timbre do violino. Hehehehe

Tem que perguntar prum arqueteiro pra saber mesmo... =/

dayanadodo
Veterano
# fev/07
· votar


Bem eu queria fazer uma pergunta , bom tenho um violino há 6 meses toco razoável, mas o que eu não entendi ainda é como limpar o breu que fica no violino. Depois que se limpa com uma flanela fica ainda uma massa de breu nele, meu antigo professor disse para eu nao passar nada nele, porque é assim mesmo ele fica meu grudento, fala sério que nojo!
Bom passei para outro professor e ele me disse que ele limpava o dele com alcool normal. Eu comecei a limpá-lo assim, mas estou com um certo de receio de estragá-lo será possível isto acontecer?
Qual será um produto melhor para limpar o violino, para ficar brilhando???

Ken Himura
Veterano
# fev/07
· votar


Depois que se limpa com uma flanela fica ainda uma massa de breu nele, meu antigo professor disse para eu nao passar nada nele, porque é assim mesmo ele fica meu grudento, fala sério que nojo!
É, é foda mesmo. Tem uns polidores que luthieres vendem que serve pra isso, mas a maioria das pessoas mandam pro luthier limpar mesmo, quando fazem os check-ups.

Bom passei para outro professor e ele me disse que ele limpava o dele com alcool normal. Eu comecei a limpá-lo assim, mas estou com um certo de receio de estragá-lo será possível isto acontecer?
Álcool é solvente - vai tirar o verniz e, depois de um tempo, destruir o som do violino.

Qual será um produto melhor para limpar o violino, para ficar brilhando???
Tem óleo de nozes (pegue tem nozes, sem casca, num pano e amasse até o pano ficar encharcado). Só que, se o violino tiver uma fissura (mesmo que você não consiga ver), o óleo vai entrar ali e pode criar um descolamento de parte da madeira... É um risco que tem que se correr, é foda mesmo hehehehe

Eu limpo o meu de mês em mês com óleo de nozes.

Kobberminer
Veterano
# fev/07
· votar


Qual será um produto melhor para limpar o violino, para ficar brilhando???

Na minha opinião isso é meio frescura... acho bonito aqueles violinos velhos, com madeira gasta, sem um fio de brilho lixado até a alma... mas em todo caso... use Peroba...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo