Teoria musical e Solfejo...

Autor Mensagem
xlakiaz
Veterano
# mar/05


Oii pessoal é o seguinte , toco violão a uns 2 anos +- , gostari de aprender violino e teclado ,então comecei a me dedicar a partitura e teoria musical , eu consigo ler partitura +-, mais sai um som , e encontrei no submarino esse livro , sera que é um bom livro pra quem é iniciante ...se alguem puder me ajudar ... esse livro é o que eu axei mais em conta pro meu bolso ....Valewzzz...

Curso Completo de Teoria Musical e Solfejo
BELMIRA CARDOSO & MARIO MASCARENHAS

kunst
Veterano
# mar/05
· votar


Opa , to querendo comprar esse livro tbm ... por favor pessoal , ajudem a gente ...pior coisa é gastar5 dinheiro e ver que o metodo é ruim ...

Up...

Juliano de Oliveira
Veterano
# mar/05 · Editado por: Juliano de Oliveira
· votar


Esse livro eu ñ conheço mas te indico um q tenho aqui e é muito bom pq trata de muitos assuntos pertinentes à música como: definições de gêneros, formas, estilos...Teoria músical, harmonia, etc...
O livro é de OTTO KÁROLYI e chama-se: INTRODUÇÃO À MÚSICA.
É um bom livro pra iniciantes.

Obs:editei pq havia escrito uma palavra errada.

HANS NEUSIDLER
Veterano
# mar/05
· votar


xlakiaz
Tudo que é Mario Mascarenhas vc pula fora! NAO PRESTA!
Olha, compra o Livro de teoria musical do Bohumil Med 4º edição, mais o Pozzóli Partes I, II, III e IV, e o Livro de Teoria musical uma Abordagem prática da Marisa Ramirez. Estudando isso vc ja estara com a faca e o queijo na mao! Depois fica mais fácil dar continuidade ao estudo musical!

xlakiaz
Veterano
# mar/05
· votar


Aew pessoal , é que eu não encontro em lugar nenhum esses livros de teoria musical , e ja pedi o do Mario Mascarenhas na submarino ... eheheh , mais se não for bom , algo a acrescentar sempre se tem neh , é que meu conhecimento em teoria musical é superficial e mecanimo , eu leio partitura +- e andamento e compasso solfejo e etc ... sei muito pouca coisa quase nada... , então eu apenas repito as notas e eu mesmo do uma interpretação da pulsacaum da musica , por isso , tudo que tiver soh vem a somar , mais valew pela dica quando tiver oportunidade eu compro os livros que citaram acima...valewzzz...

Juliano de Oliveira
Veterano
# mar/05
· votar


Pq vc ñ faz aulas?

xlakiaz
Veterano
# mar/05
· votar


Porque aqui na cidade não temos bons profissionais nessa area de classicos , teoria musical , e tbm naum tenho dinheiro para fazer aula , realmente gostaria muito de fazer aula , mais por enquanto não to podendo ...

Juliano de Oliveira
Veterano
# mar/05
· votar


xlakiaz
É...nesse caso é melhor estudar por conta msm...

George Pinheiro
Veterano
# mar/05
· votar


xlakiaz

Deeve haver lugares em sua cidade onde não se precisa pagar para fazer aulas. Onde moro há uma escola mantida pelo governo na qual os alunos não pagam pelos seus estudos.

HANS NEUSIDLER
Veterano
# mar/05
· votar


xlakiaz
Da uma procuradinha nesses sites que vc encontra!

www.freenote.com.br
www.musimed.com.br

xlakiaz
Veterano
# mar/05
· votar


...realmente aqui tem aula que não é paga ,de violão popular , nada teorica , mais pratico que teorico , teoria no caso , batida e acompanhamento , isso não é nada complexo que precise de professor , mantido pelo governo aqui na cidade apenas essa infelizmente ..., o governo daqui investe em esporte , unicamente , e olhe lah , gostaria de morar em alguma capital , onde pode-se encontrar oficinas de musica e muitos cursos mantidos pelo governo ... foi mais um desabafo meu comentario eheheh

xlakiaz
Veterano
# mar/05
· votar


Valewz pelos sites HANS NEUSIDLER realmente outra coisa que não se encontra em interior no meu caso , são lojas , livrarias , especializadas em musica , ou que tenham bastante livros sobre ...

Juliano de Oliveira
Veterano
# mar/05
· votar


xlakiaz
Cuidado q às vezes é melhor nem fazer aulas do q fazer aula com um mal professor.

Wolfram
Veterano
# mar/05
· votar


Esse de OTTO KÁROLYI é bom? ele está por 20 reais no submarino Juliano de Oliveira vc poderia me dizer do q ele trata primariamente? na escola em que eu estou(comecei esse semestre) está ensinando tésis e ársis, ritmo livre e rtimo métrico...e nesses dias começará com a escrita de signos convencionais, queria saber se este livro trata disso ou se há algum outro que eu poderia comprar...pq ficar só com a aula não é suficiente;
obrigado.

Juliano de Oliveira
Veterano
# mar/05
· votar


Wolfram
O índice do livro é esse:
I PARTE:Sons e símbolos:
som;notação musical;rítmo;tempo;dinâmica;tons e semitons;escalas;tonalidade;intervalos

II PARTE:Harmonia e contraponto:
melodia;harmonia;acordes e suas progressões;cadências;consonâncias e dissonâncias;acordes "exóticos";modulação;baixo cifrado;contraponto; cânone; fuga

III PARTE:Formas musicais:
motivo;frase;período;forma binária;forma ternária; formas baseadas em danças;suíte; variações; rondó; sonata; forma sonata; rondó-sonata; sinfonia; concerto, abertura; formas vocais; música programática

IV PARTE:Instrumentos e vozes:
A vos humana; instrumentos de cordas; instrumentos de cordas picadas; instrumentos de cordas percutudas;instrumento de sopro; instrumentos transpositores; instrumentos de percussão; plano orquestral

V PARTE:Partitura e leitura de partitura:
a partitura; leitura e execução de partitura; imaginação auditiva; memória musical; abordagens horizontal e vertical.

É um bom livro pra qm está iniciando e msm pra qm já está adiantado pq trata de alguns assuntos q ñ se vê nem msm nos conservatórios.O livro ñ se aprofunda muito em nenhum dos itens, mas da uma boa base pra entender o assunto.
O preço está muito bom!!
Flw...

xlakiaz
Veterano
# mar/05
· votar


valew pela dica do livro Juliano de Oliveira , axei interessante os topicos do livro , quando der vou comprar ...;)

mozart
Veterano
# abr/05
· votar


Teoria da música - Bohumil Med

EDUARDO DANTAS
Veterano
# ago/05
· votar


OLÀ, PESSOAL?

EU FIZ UM RESUMO BEM PRÀTICO DE CANTO.
E A APOSTILA ACOMPANHA UM CD COM EXERCICIO E TREZ MUSICAS INTERPRETADA POR MIM.
QUEM QUIZER!



edu_blessinger@yahoo.com.br

Juliano de Oliveira
Veterano
# ago/05
· votar


Na apostila vc ensina técnicas do canto lírico??

bebel vieira
Veterano
# ago/05
· votar


Juliano de Oliveira
valeu, esse livro vai me ajudar também! :D

Gilberto Ribeiro
Veterano
# ago/05 · Editado por: Gilberto Ribeiro
· votar


Bohumil Med - Tem uma série de livros específicos para solfejo e outra específica para leitura ritmica. Vale a pena conhecê-los, recomendo. E o melhor: são de custo acessível.

Felipe Dicler
Veterano
# ago/05
· votar


Ae, eu tenho esse do Mario Mascarenhas e eu digo que é muito bom!
Ele ensina teoria junto ao solfejo!
Eu to estudando com ele, e num tenho o que reclamar!

João Paulo de Oliveira
Veterano
# ago/05
· votar


Ai galera,tudo bom com vcs,gostaria de fazer uma pergunta,alguem ai poderia me dizer qual a melhor maneira de treinar colcheia em um andamento musical rapido sei que o numero abaixo do numero que indica oas tempo junto a clave indica o andamento,mas ainda nao aprendi isso,mas no caso de um andamento rapiso seria melhor trinar o sofejo antes de tentar execultar?...ou existe algum outro metodo pra alxiliar??? agradeço se tirarem minha duvida.

João Paulo de Oliveira
Veterano
# ago/05
· votar


auxiliar

John Elf
Veterano
# ago/05
· votar


Pra Solfejo eu indico: Bona (comprei o meu por 10 mangos) e Pozzoli. Eh bom dar uma olhada na bibliografia recomendada dos vestibulares, os livros que eles pedem são bons...

Gilberto Ribeiro
Veterano
# ago/05
· votar


João Paulo de Oliveira
qual a melhor maneira de treinar colcheia em um andamento musical rapido sei que o numero abaixo do numero que indica oas tempo junto a clave indica o andamento,mas ainda nao aprendi isso,mas no caso de um andamento rapiso seria melhor trinar o sofejo antes de tentar execultar?...

João, cada cabeça uma sentença, conhece o ditado? Pode ser que o meu exemplo não te sirva bem, mas comigo funcionou.

Tanto para solfejo, leitura métrica, quanto para execução, faço o seguinte:
Um compasso 4/8 por exemplo, onde a figura 8 equivale a colcheia, neste compasso onde 4 colcheias preenchem todo espaço.

1. Estudo a leitura bem lentamente para não fixar erros, isto é importante.
2. Cumprida a primeira etapa, uso o metrônomo em 72 e começo o solfejo, leitura métrica ou execução, dependendo do que pretendo alcançar.
3. Sistematicamente, vou aumentando o beat do metrônomo até o limite de 144.
4. 144 é o dobro de 72. Nesta altura, estarei lendo a colcheia em 144 equivalendo ao tempo de semi-colcheia em 72. Entendeu?
5. Mantendo a leitura rápida de 144 (mas RETOMANDO o metrônomo em 72) vc estará forçando sua capacidade de assimilação e concentração.
6. Se permanecer desta forma, subindo novamente o metrônomo para 144, voce estará lendo as figuras tão rápidamente como fusas, visto que já está agora com a leitura das colcheias no beat de 144 (iniciadas em 72, retomando a aceleração mais uma vez até 144).

Tanto para leitura ritmica, solfejo quanto execução, isto ajudou-me a dar um "up" que não abro mão.

João Paulo de Oliveira
Veterano
# set/05
· votar


Gilberto Ribeiro
Bom,eu entendi sim,e agradeço aos conselhos que me vou seguir as coisas como esta dito pra ver se melhoro minha leitura,eu faço um curso de violão classico e teoria,e passei nos testes de leitura;mesmo assim ainda estou insatisfeito com minha leitura pois o teste nao foi la tão dificil e preciso praticar muito ainda pra notar melhoras,mas muito obrigado pela ajuda.Inclusive vc conhece algum site possua partituta de qualquer estilo pra que possa pegar pra treinar???....obrigado e ate mais.

Juliano de Oliveira
Veterano
# set/05
· votar


Essa é, ao meu ver a melhor forma de se estudar.

Ata
Veterano
# set/05
· votar


O Bona, eu sinceramente não recomendo. Eu me sentia decorando frases, e não solfejando.

Mas claro, isso é minha opinião, e pode (deve) ser ignorada.

guibrescia
Veterano
# jul/08
· votar


Quem quiser o volume 1 e 2 do irmãos Vitale, entre em contato por e-mail, não cobro nada pelo pdf!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Teoria musical e Solfejo...