Pozolli - para solfejo, ou só para ditado? (e como usar a parte IV?)

    Autor Mensagem
    Ata
    Veterano
    # set/05


    Bem, eu comprei o Pozolli por recomendação que vi nuns tópicos aí, pra solfejo. Aí vi que ele é pra ditado. Bem, queria saber, não tem problema nenhum de usar pra solfejo?

    Aliás, o primeiro, aquele com os exercícios ritmicos eu já fiz como solfejo (pá! pá pá pá pá!), essa semana eu quero começar os melódicos...

    Agora, o que eu faço com os harmônicos? Eu queria treinar minha percepção, principalmente pras notas do meio de um acorde, as mais embaçadas. Só que eu não tenho quem possa fazer ditado pra mim (até tenho, mas só pagando, ou seja, não tenho).

    Alguém tem uma sugestão?

    obrigado

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Vc pode fazer solfejando sim...
    Os ditados melódicos devem ser cantados e entoados (vc sabe né??).
    Já os harmônicos...Se vc tiver algum teclado com sequencer, eu sugiro q vc peça para alguém gravar pra vc e depois vc aperta play e tenta escrever...ou então vc msm grava e depois de um tempo faz o processo citado anteriormente.
    Caso ñ tenha sequencer, tente gravar em fita msm.Ela costuma mudar alguns comas do tom original mas isso ñ influi no intervalo das notas entre si.Só fica difícil pra qm tem ouvido absoluto mas pra nós, meros mortais, da pra fazer de boa...

    Ata
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Juliano de Oliveira
    Só fica difícil pra qm tem ouvido absoluto mas pra nós, meros mortais, da pra fazer de boa...

    pois é...

    Se vc tiver algum teclado com sequencer

    não tenho teclado não... só tenho um harmônio, e fim do ano eu pego meu (futuro) órgão de pedaleira.
    eu tava pensando em fazer no encore. e também fazer os melódicos no encore, aí salvar em Midi com o n° do exercício e colocar pra tocar no winamp, no "shuffle", e aí anotar na partitura, e tudo mais. Mas vai dar um senhor trabalho.


    Os ditados melódicos devem ser cantados e entoados (vc sabe né??).
    sei sim, valeu.



    ah, e sobre o ouvido...
    quem tem ouvido absoluto leva um certo tempo pra desenvolver o potencial dele, ou é meio de cara? porque, eu, por exemplo, consigo cantar várias notas assim, de cabeça. Isso não significa que eu tenha "ouvido absoluto ainda não desenvolvido", certo? Meu ouvido é relativo mesmo, então?

    Tigher
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ah, e sobre o ouvido...
    quem tem ouvido absoluto leva um certo tempo pra desenvolver o potencial dele, ou é meio de cara? porque, eu, por exemplo, consigo cantar várias notas assim, de cabeça. Isso não significa que eu tenha "ouvido absoluto ainda não desenvolvido", certo? Meu ouvido é relativo mesmo, então?


    vc consegue cantar as notas de cabeça na altura original delas? Você canta elas, depois vai conferir e tava na altura certa? Parabéns, vc tem ouvido absoluto. Se vc apenas consegue distinguir/cantar intervalos, oq é diferente, ele é relativo. Creio que não existe ''ouvido absoluto não desenvolvido''.

    O Ouvido absoluto é muito raro, dificilmente vc vê. A maioria são professores de universades (eu acho). Meu amigo que toca violino disse que foi fazer curso em Cascavel, onde tinha um professor com ouvido absoluto. Ele conseguia, dentre vários violinos, achar o que estava desafinado. Realmente impressionante, invejoso. =D

    Ata
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Ata
    · votar


    Tigher
    comigo é assim, por exemplo

    O Mi2 eu consigo cantar agora, e se eu conferir, ele tá afinado (ou muito próximo). O Sol2 também, assim como o Mib3, o Dó2. Já o Lá2, se eu tiver cantado ele a uma hora atrás, agora eu ainda ía saber. Ou eu poderia pegar do Mi e ir fazer o intervalo. Mas são só algumas notas, e ainda nem muito bem. Por isso eu quero saber se por acaso o meu ouvido é absoluto mas ela ainda não "se acostumou" com as notas (não que eu bote fé que seja, mas vai que...)

    Ata
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ou talvéz seja por algo assim: devido minha tessitura, o Mi2 sai muito confortavelmente, daí a facilidade de cantar. Já o Mib3 fica lá na extensão, mas sem forçar... por isso também talvéz seja fácil achá-lo... enfim.

    Tigher
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Bom, pode ser por isso, vc já identificou o seu limite da tessitura e então sabe que o seu limite é em tal nota.. o confortável é em outra. Bom, eu não sei muito bem, mas eu acho que realmente não existe ouvido absoluto não desenvolvido. Você quer saber mesmo se tem? Escute um som qualquer (pode ser pássaros piando, barulho de carro, qualquer um) e diga qual é o tom em que este barulho está. Difícil, não? eHehehe.
    Bom, mas por via das dúvidas, vamos esperar alguém que tem mais conhecimento comentar.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Ñ existe ouvido absoluto sem q haja um tremendo treinamento, ou seja, msm as pessoas com uma percepção muito bem apurada e com muitas chances de desenvolver uma audição absoluta ñ conseguiriam essa façanha sem muuito treino...
    Se vc consegue identificar algumas notas ou pelo menos algo muito próximo delas, é bem provável q vc possa desenvolver o ouvido absoluto com um bom estudo...

    Ata
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Tigher
    Juliano de Oliveira
    obrigado pelos comentários. Absoluto, já imaginou? (sonhando...)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pozolli - para solfejo, ou só para ditado? (e como usar a parte IV?)