Solfejo....Entoação...

    Autor Mensagem
    kunst
    Veterano
    # abr/05


    Ola pessoal tudo bem ?? estou lendo um livro ...Curso completo de Teoria musical e Solfejo de Belmira Cardoso e Mario Mascarenhas ...(muitos não gostam mais foi um que eu pude comprar...=\\)

    Apesar de eu ter aprendido coisas bastante interessantes no livro , eles comecam tendo exercicios de solfejo porem naum explicaum realmente o que é , sim , eles falam que solfejar é cantar a nota , do , re mi ... de acordo ca puta , mais teria algum segredo algum macete , se puderem me dar umas dicas ...

    e fala-se tbm sobre entoação , no caso seria eu solfejar uma nota C na primeira oitava do teclado , e um C da 3 oitava algo assim , a altura da nota ??? da uma mão aew pessoal , comprei o livro mais ele é resumido pacass ... valewzzz...

    Antes de fechar minha pergunta uma ultima que me ocorreu de ultima hora ,no livro explica sobre ligadura e staccato , citando a palavra articulado,no caso do legato é um linha que se coloca sobre duas ou + notas de mesma altura , indicando que somente a primeira nota é articulada ....o que significa articulada nesse contexto ???

    HANS NEUSIDLER
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Vixe cara! hehehhehehe!

    Vamos la! Primeiro enumeremos as questoes!

    1. teria algum macete? ter ate tem, tente cantar com seu violao, ou teclado (sei la o que vc toca) os intervalos de 2ªs , 3ªs , 4ªs, 5ªs, 6ªs e 7ªs tanto de forma ascendente (do grave para o agudo), quanto descendente do (agudo para o grave), assim fica mais facil de vc gravar mentalmente a distancia sonora de uma nota pra outra!

    2. sobre entoação vc nao precisa cantar exatamente onde a nota ta escrita, vamos supor se a nota ta escrita muito aguda na clave de sol por exemplo e sua voz é grave e nao alcança vc pode cantar uma oitava a baixo ou ate mesmo transpor pra outro tom contando que siga a risca transpondo assim todos os outros intervalos!

    3. ligadura e staccato na ligadura vc so vai cantar a primeira nota e sua voz vai segura-la durante a ligadura sem nenhuma interrupção e sem alteração na silaba por exemplo: vamos supor que vc cante dois DÓS
    assim : DO DO com a ligadura vc canta o primeiro e sustenta no segundo assim: DO-O. No Staccato vc articula as notas (canta) tentando dar uma separadinha entre elas como se ficasse assim: DO, DO, e etc!

    LEGGATTO e ARTICULAÇÃO Bem no caso a articulação é a maneira como vc canta, no exemplo acima eu dei 3 exemplos de articulação, no caso do Leggatto a primeira nota é cantada e as outras cantadas em seguida tentando dar o maximo de "emenda" possivel, resumindo vc canta toda a parte indicada como Leggatto sem pausa para respiração. vc deve ter reparado numas virgulas em cima da partitura, pois bem, essas virgulas (, ) indicam onde vc deve respirar! hehehehhe!

    Mais alguma coisa!?

    kunst
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Aeww velho , acho que comprendi , quando se tem uma linha em cima , significa que o valor da nota prolongase e porque naum mudar a figura de tempo ..por exemplo duas figuras de um tempo ligados por uma linha , e porque naum usar uma figura de 2 tempos?? , no teclado , eu teria que tocar a nota uma vez apenas ??

    kunst
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    e notas de alturas diferentes pode-se ter uma articulacaum??

    HANS NEUSIDLER
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    1º devido a escrita musical em muitos casos nao se pode simplesmente escrever em outra nota quer ver?
    Primeiro caso, as vezes o valor da nota se prolonga alem do compasso, nesse caso nao tem jeito mesmo
    2º Na escrita musical é de preferencia que se escreva a frase facilitando a leitura, ou seja, dividindo tb na hora de escrever os grupos de figuras que subdividem os tempos do compasso!

    Toda a frase é articulada, quando vc canta toda a parte em leggatto vc esta articulando uma frase, quando vc canta como o livro indica vc articula, cada instrumento possui uma articulação diferente, ou seja, UMA FORMA DIFERENTE DE SE EXECUTAR UMA FRASE MUSICAL! heheheh!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Solfejo....Entoação...