Autor |
Mensagem |
kunst Veterano |
# abr/05
Ola pessoal tudo bem ?? estou lendo um livro ...Curso completo de Teoria musical e Solfejo de Belmira Cardoso e Mario Mascarenhas ...(muitos não gostam mais foi um que eu pude comprar...=\\)
Apesar de eu ter aprendido coisas bastante interessantes no livro , eles comecam tendo exercicios de solfejo porem naum explicaum realmente o que é , sim , eles falam que solfejar é cantar a nota , do , re mi ... de acordo ca puta , mais teria algum segredo algum macete , se puderem me dar umas dicas ...
e fala-se tbm sobre entoação , no caso seria eu solfejar uma nota C na primeira oitava do teclado , e um C da 3 oitava algo assim , a altura da nota ??? da uma mão aew pessoal , comprei o livro mais ele é resumido pacass ... valewzzz...
Antes de fechar minha pergunta uma ultima que me ocorreu de ultima hora ,no livro explica sobre ligadura e staccato , citando a palavra articulado,no caso do legato é um linha que se coloca sobre duas ou + notas de mesma altura , indicando que somente a primeira nota é articulada ....o que significa articulada nesse contexto ???
|
HANS NEUSIDLER Veterano |
# abr/05
· votar
Vixe cara! hehehhehehe!
Vamos la! Primeiro enumeremos as questoes!
1. teria algum macete? ter ate tem, tente cantar com seu violao, ou teclado (sei la o que vc toca) os intervalos de 2ªs , 3ªs , 4ªs, 5ªs, 6ªs e 7ªs tanto de forma ascendente (do grave para o agudo), quanto descendente do (agudo para o grave), assim fica mais facil de vc gravar mentalmente a distancia sonora de uma nota pra outra!
2. sobre entoação vc nao precisa cantar exatamente onde a nota ta escrita, vamos supor se a nota ta escrita muito aguda na clave de sol por exemplo e sua voz é grave e nao alcança vc pode cantar uma oitava a baixo ou ate mesmo transpor pra outro tom contando que siga a risca transpondo assim todos os outros intervalos!
3. ligadura e staccato na ligadura vc so vai cantar a primeira nota e sua voz vai segura-la durante a ligadura sem nenhuma interrupção e sem alteração na silaba por exemplo: vamos supor que vc cante dois DÓS
assim : DO DO com a ligadura vc canta o primeiro e sustenta no segundo assim: DO-O. No Staccato vc articula as notas (canta) tentando dar uma separadinha entre elas como se ficasse assim: DO, DO, e etc!
LEGGATTO e ARTICULAÇÃO Bem no caso a articulação é a maneira como vc canta, no exemplo acima eu dei 3 exemplos de articulação, no caso do Leggatto a primeira nota é cantada e as outras cantadas em seguida tentando dar o maximo de "emenda" possivel, resumindo vc canta toda a parte indicada como Leggatto sem pausa para respiração. vc deve ter reparado numas virgulas em cima da partitura, pois bem, essas virgulas (, ) indicam onde vc deve respirar! hehehehhe!
Mais alguma coisa!?
|
kunst Veterano |
# abr/05
· votar
Aeww velho , acho que comprendi , quando se tem uma linha em cima , significa que o valor da nota prolongase e porque naum mudar a figura de tempo ..por exemplo duas figuras de um tempo ligados por uma linha , e porque naum usar uma figura de 2 tempos?? , no teclado , eu teria que tocar a nota uma vez apenas ??
|
kunst Veterano |
# abr/05
· votar
e notas de alturas diferentes pode-se ter uma articulacaum??
|
HANS NEUSIDLER Veterano |
# abr/05
· votar
1º devido a escrita musical em muitos casos nao se pode simplesmente escrever em outra nota quer ver?
Primeiro caso, as vezes o valor da nota se prolonga alem do compasso, nesse caso nao tem jeito mesmo
2º Na escrita musical é de preferencia que se escreva a frase facilitando a leitura, ou seja, dividindo tb na hora de escrever os grupos de figuras que subdividem os tempos do compasso!
Toda a frase é articulada, quando vc canta toda a parte em leggatto vc esta articulando uma frase, quando vc canta como o livro indica vc articula, cada instrumento possui uma articulação diferente, ou seja, UMA FORMA DIFERENTE DE SE EXECUTAR UMA FRASE MUSICAL! heheheh!
|