Música Clássica: alguém gosta?

Autor Mensagem
fernando canuto
Veterano
# mar/04
· votar


caíto

O que tu pensas do cpm 22?

caíto
Veterano
# abr/04
· votar


fernando canuto
po, pera lá. só porque eu estudo erudito não quer dizer que eu seja um juíz da música.
cara, tudo vai depender do arranjo que tu pensar da música. isso é exclusivamente contigo. o que tu quer dela. vc tem uma intepretação da música. se mandar pra um arranjador, ele pode ver a música de outro modo, e arranjar completamente diferente do que você pensou. sacou? é o que a música pede pra você. e isso eu julgo e dou o veredito final.
cpm 22, eu acho que toca o que todas as bandas de hardcore já tocaram, e eles não tem criatividade nenhuma. só porque eles são hardcore comercial, não significa que eles tem que ficar se prendendo a levada clássica, com powerchord e solinho de três notas. olha millencolin, banda de hardcore comercial, abrem muito mais horizontes nos arranjos, não se prendem que nem cpm.
mas essa é minha opnião, não sou o rei da verdade, tu pode ter uma opnião completamente diferente.

Al Majíd
Veterano
# abr/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


Ía escrever uma paradinha aqui, mas perdi o raciocínio, depois coloco.

fernando canuto
Veterano
# abr/04
· votar


caíto

Valeu!!! E quando tiveres algumas coisa da tua banda posta pra gente ouvi!!!

caíto
Veterano
# abr/04
· votar


fernando canuto
podeixar que posto. se quiser pegar meu msn, caiotr@hotmail.com

Al Majíd
qual é, vamos lá, tamos precisando de dinamismo nesse tópico.

fernando canuto
Veterano
# abr/04
· votar


caíto

Peguei o msn!!!

Valeu!!!

Alvarenga
Veterano
# abr/04
· votar


LeandroDoria
LeandroDoria
LeandroDoria
Primeira vez q uso esse cifra club, ainda não sei mexer direito. Em fim, minha opinião sobre o ranking das músicas clássicas q conheço...
em orquestra: Poeta e o Camponês(Franz Von Suppé), Rapsódia Húngara No. 02 (transcrição para orquestra, Franz Liszt),
e Piano Concerto No. 05- emperor, movimento Allegro, 20 minutos de música, uma obra de arte, com um pianista chamado Stefen Vladar.
Já para piano: simplesmente as rapsódias húngaras, de Franz Liszt, a no. 2, 4, 9, 12, 13, vixi, todas !!!! E interpretadas pelo pianista húngaro Jenó Jando !!

Alvarenga
Veterano
# abr/04
· votar


Piano concerto No. 05 - Emperor - Allegro - Beethoven !

fernando canuto
Veterano
# abr/04
· votar


Alvarenga

Tu tocas piano, brother?

Alvarenga
Veterano
# abr/04
· votar


Fernando Canuto,

Não toco instrumento algum, mas eu desejo mto tocar piano, inspirado exatamente pelas rapsódias hungaras !!! Cara, consegui uma relíquia...tenho as rapsódias de número 1 até a número 19, e uma sonata do Liszt que tem 31 minutos, é demais !! Uma pena q não sei tocar nada !!! Vc gosta de clássicas ??

Alvarenga
Veterano
# abr/04
· votar


Alguém aqui já escutou a abertura O Poeta e o Camponês, de Franz Von Suppé ???

Alvarenga
Veterano
# abr/04
· votar


Gosto mais de Beethoven

Eu tb, Beethoven é meu favorito das clássicas...

Alvarenga
Veterano
# abr/04
· votar


CROWLEY 666,

Não sei se ajuda, mas tem duas que tem sons de balas de canhão, a do Beethoven (Wellington's Victory - sabe aquele ritmo - ele é um bom companheiro, ninguém pode negar !! é dessa música !), e tem a Abertura 1812 do Tchaikovsky!
Mas vc disse q é russa, agora sei lá !

Alvarenga
Veterano
# abr/04
· votar


Ow, alguém pode me ensinar como vcs fazem pra responder para a pessoa ?? Eu não sei usar isso aki !!!
E tem algum loko aki que passa o dia assobiado música clássica ?!!!! espero q sim !!!

Melqui
Veterano
# abr/04
· votar


Alvarenga
tipo assim...se fô é só clicar emcima do nick da pessoa!:)

Alvarenga
Veterano
# abr/04
· votar


Melqui

entendi ! valeu !

Melqui
Veterano
# abr/04
· votar


Alvarenga
:)

Al Majíd
Veterano
# abr/04 · Editado por: Al Majíd
· votar


Amigos,

Temos que ver primeiramente qual a definição de "erudito" e "clássico". Temos o costume de chamar algumas músicas de clássicas ou eruditas. Ao chamarmos de "clássica", podemos estar unificando-as todas num mesmo período, o que gera confusão. Sendo que temos a música antiga, medieval, renascentista, barroca, clássica, romântica, moderna, contemporânea etc...etc...

A palavra "clássico" deriva do latim classicus, que significa um cidadão(e posteriormente um cidadão)da mais alta classe. No que diz respeito à música, o termo "clássico" é empregado em dois sentidos: música clássica, separando-as do popular. Para o musicólogo, o estilo de Música Clássica tem um sentido muito especial e preciso. O termo designa especificamente a música composta entre 1750 e 1810 - período bem curto, que inclui a música de Haydn e Mozart, bem como as composições iniciais de Beethoven. contudo, essas duas datas, 1750 e 1810, não devem ser tomadas em sentido muito estrito.

Erudito:

Erudição: s.f. vasto saber adquirido principalmente pela leitura, mormente em todos os assuntos do domínio da história.

Se referindo à música, um músico só seria considerado erudito se tivesse um vasto conhecimento da literatura musical de todos os tempos e até mesmo da Teoria Musical. Dessa forma, só se poderia chamar de erudito o pesquisador da área da musicologia. Pessoas que se dedicam a fazer levantamento de "objetos de estudo", e depois, estuda-os. E isso leva muito tempo.
Como músicos notoriamente eruditos por seus trabalhos de pesquisa e aprofundados conhecimentos em música podemos citar: Villa Lobos, Carlos Gomes, Mozart, Bach, Vivaldi, Beethoven, Chopin, Schubert, etc...etc...talvés a classe dos maestros teriam também que comportar essa exigência de erudição, embora o que se vê é que nem sempre isso ocorre. Existem uns maestros por aí, que não sei não.
Por outro lado, na área de música popular encontramos compositores como Hermeto Pascoal que se encaixaria perfeitamente na definição de "Erudito", pois é um grande pesquisador das raízes nacionais, além de um grande músico. O que dizer de Radamés Gnatalli que atuou sempre no limite das duas correntes: erudita e popular? Ou autores que arranjam suas músicas com tal maestria e "eruditismo" como Egberto Gismonti? Eruditos então se encontram em todas as áreas de expressão artística (tanto música "clássica", como "popular").
Nem todas as músicas de violino, violoncelo, oboé, cravo, clavicórdio, etc...etc...são eruditas. Na época dos grandes Mestres da Música (Bach, Bramhs, Chopin, Mozart), também se compunha música descartável, música sem profundidade, feitas para serem interpretadas com os mesmos instrumentos das Sinfonias dos Grandes Mestres, para servirem nos folguedos da "ralé". Os compositores das músicas "de momento", não se fizeram "conhecidos". Não fizeram fama, como Bach ou Mozart, por exemplo. Naquela época, a música erudita e a popular, eram executadas com os mesmos instrumentos. Portanto "Eruditas" não são todas as músicas ditas "antigas" ou "orquestradas", mas só as que são demonstradas através de uma grande profundidade de conhecimento, mesmo que seja um tema bem simples.
Eu penso que o termo "clássico" generaliza demais o que está dividido em vários períodos e estilos (barroco, romântico, clássico, etc.). Quando vou me referir à uma cantata, por exemplo, Cantata 156, já vou direto ao ponto: Chamo-a de música Barroca ou então de Erudita. Acho que esta é uma melhor classificação. Porque ela é ao mesmo tempo as duas coisas. Espero ter feito alguma contribuição.

Este texto enorme colocado aqui, foi mesclado com uns conceitos básicos de uma apostilinha velha que tenho, mas a maior parte vem do ponto de vista que adquiri, com esses anos de estudo e amor pela música.

Amplexos

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


fernando canuto

Verdi era italiano.

Daiana
Veterano
# abr/04
· votar


música clássica é muito interessante principalmente para nos instrumentistas . O maior problema é que nao encontramos muitas partitiras para download. E isso é um problema.

Alvarenga
Veterano
# abr/04
· votar


crowley666


Procura Wellington´s Victory (Beethoven)
ou então Overture 1812 (Tchaikovsky), mas a russa eu não sei qual é !!Tô falando da música com balas de canhão, acho q é a do Beethoven...

Alvarenga
Veterano
# abr/04
· votar


Al Majíd
Engraçado como se, ao dizermos Franz Von Suppé, poucos conhecem pelo nome, no entanto, a Cavalaria Ligeira, aquela que toca no picapau qdo o cavalo dele corre, é dele !!!
Pra mim ele é um dos melhores, uma pena q só fez operetas !
Devia ter feito mais, mto mais.

Al Majíd
Veterano
# abr/04
· votar


Alvarenga

Realmente, conheço a música mas não sabia o nome do compositor. Por isso que gosto deste Fórum. Aprendemos muito aqui...:D

Amplexos

fernando canuto
Veterano
# abr/04
· votar


Alvarenga

Não sei se gosto. Por que gostar pra mim é ficar ouvindo a mesma música durante muito tempo num unico dia. Ouvindo a mesma música varias vezes.


Quero ouvir mais música classica pra saber disso, saber se gosto tanto quanto gosto de outras músicas.


Mas, desde já, prefiro os compositores alemaes!!!


Já ouvi algumas coisas de Beethoven!

Sir Nightfall
Veterano
# abr/04
· votar


alguem ai sabe de algum site q eu possa encontrar PARTITURAS desses compositores, vivaldi, bach, mozart, etc..

caíto
Veterano
# abr/04
· votar


Sir Nightfall
biblioteca de música. internet eu sei lá.
se quiser, me dá teu e mail que eu te passo alguma coisa.
mas tem que ver se você vai precisar mesmo, por que dá um trabalhão fudido pra mim.
me passa a partitura que tu quer, e teu e-mail.

caíto
Veterano
# abr/04
· votar


o que o majíd falou é verdade. temos que tomar tanto cuidado ao usar a expressão "clássico" quanto "erudito"

Sir Nightfall
Veterano
# abr/04
· votar


caíto
cara eu tava procurando as quatro estaçoes do vivaldi, mas se for te dar mto trabalho deixa quieto.

se tiver como vc conseguir pelo menos a passagem "inverno" ja ta de bom tamanho

nandofelipe@msn.com
desde ja valeu

crowley666
Veterano
# abr/04
· votar


Alvarenga
Overture 1812 (Tchaikovsky)
acho q eh essa mesma, valeu. num era beethoven naum, eu vi no history channel (tava falando de canhões)

mari_pseudo_queen
Veterano
# abr/04
· votar


Nossa..são muitas idéias juntas peralá!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música Clássica: alguém gosta?