Música Clássica: alguém gosta?

Autor Mensagem
Leandro
Veterano
# mar/04
· votar


LeandroDoria
ãhn???

caíto
Veterano
# mar/04
· votar


Leandro
hahah

paulao_jazz
Veterano
# mar/04 · Editado por: paulao_jazz
· votar


Que coisa bonita! Todos gostam de tudo!!! que beleza!!!

chegou um chato pra não gostar de algumas coisas...

1 - Johann Sebastian Bach não foi um gênio. Foi O gênio. Não tem ninguem igual a ele. As músicas dele são caminho direto pra Deus.

2 - Vivaldi: bem interessante tb, era um padre, mas compunha como um pagão, suas musicas tinham mensagem, emoção.

3 - Mozart: digamos que era o PopStar da época dele. sabia a formula do sucesso e colocava essa mesma formula em todas as musicas. O que o deixa bastante previsivel e muitas vezes chato. Mas, como toda musica pop, é facil, chega direto no ouvido e o povo gosta!

4 - Beethoven: as primeiras sinfonias são chatésimas e breguésimas, afinal, ainda era a época clássica dele (alias, Leandro Doria, eu tb não curto muita música classica, mas ouço e trabalho com a musica erudita). Mas a 5a foi um lampejo de genialidade extraordinario, aquela entrada é um riff!!!

5 - Paganini: logico que os guitarristas viciados em velocidade tem o paganini como idolo!!! hahahhahahahahahhahahaha
o Yngwie malmsteen da epoca dele.

6 - Chopin: afffffffffffff... o Fabio Jr. da epoca dele.

Em geral, vamos por estilos:

a RENASCENÇA pra mim leva aos céus, principalmente a obra coral.
o BARROCO varia. tem grandes compositores e muitos chatos. mas tem o BACH, o melhor de todos em todos os tempos. Haendel é bem intencionado (mais pop, mas legalzinho) e Vivaldi tb é legal.
o CLASSICO é só vai e vem, cacarejos, escalas, enfim, me lembra o francesco fareri com um pouco mais de musicalidade. É a consolidação do I - IV - V - I que hoje encontramos nas musicas do E O Tchan e similares. Enfim, nao digo que detesto, pois ha coisas lindas, mas no geral é musica de elevador.
o ROMANTICO tem a coisa do brega encrustada na alma. Mas tem uma vertente maravilhosa de alguns compositores, que são bregas sim, mas é um brega maravilhoso de encher a alma.
a musica erudita do sec XX tem muita coisa maluca, mas tem muita coisa linda tb, algumas com influencia direta e nitida da musica popular.

Ah, e mais uma vez, acho muito engraçado o povo pagando pau pruma coisa que nem ouvem mas "é bonito falar que gosta". :P

Leandro
Veterano
# mar/04
· votar


Tá... falou o fodidão... digo, o fodão...

caíto
Veterano
# mar/04
· votar


paulao_jazz
pois é cara. acham que música erudita é musica com violino. colocam "paganini" no kazaa e puxam tudo o que tiver, porque é legal falar que ouvem música cult.
é essa impressão que eu tive do pessoal desse tópico.
eu estudo música erudita, mas sou mais focado em música contemporânia, como leo brower, tippet, shoenberg, e chorinho, pegando villa lobos, marco pereira, ernesto nazareth e joão pernambuco. daí neguinho vem me falar de mozart e beethoveen. e se eu falo aqui que não tenho saco pra pegar um disco desses dois e ouvir, eles vem me falar que eu não gosto de erudito. ou clássico, como muitos falam.

caíto
Veterano
# mar/04
· votar


Leandro
mas ele falou certo.

Al Majíd
Veterano
# mar/04
· votar


Gosto pacas...

Carmina Burana é do Carl Orff.

LeandroDoria
Veterano
# mar/04
· votar


Bem, a minha idéia aqui era gerar uma troca de idéias e de opiniões, e não desencadear uma discussão e deboches. Quem quiser TROCAR OPINIÕES e IDÉIAS, sinta-se à vontade p/ isso.
Leandro e caíto, expliquem-me o porquê daqueles "aahhhh??!!" e "hahahaha"

caíto
Veterano
# mar/04
· votar


LeandroDoria
não quero deboxar de ninguém. eu falei o que realmente penso das pessoas desse tópico.
na verdade eu ia ficar quieto, mas como o paulao_jazz
falou, eu mandei logo a real do que eu acho.
aqui, tu quer umas trocas de idéias e opniões... que compositores e tipo de música você curte dentro do erudito?
eu ainda posso te indicar uns cds legais pra tu ouvir, quer?

crowley666
Veterano
# mar/04
· votar


paulao_jazz
o Yngwie malmsteen da epoca dele.
entaum, como eu disse, o cara era cabeludo e usava calças justas em pleno sec XVII, mas ainda acho q o certo seria comparar ele com alguem com mais feeling, sem esquecer da velocidade, voto no jason becker. ele naum era um fritador 100% soh 80% mais ou menos

LeandroDoria
Veterano
# mar/04
· votar


caíto: ok, aceito sua ajuda.
Eu gosto mais de piano virtuosos (tipo Liszt: rapsódia húngara n°2) e orquestras mais, digamos, "felizes", tipo Primavera, de Vivaldi; Sinfonia n°9, de Beethoven e Eine Kleine Nächtmusik, de Mozart.
Obrigado.

Alaúde Boy
Veterano
# mar/04
· votar


Musica classica é o que há de melhor

LeandroDoria
Veterano
# mar/04
· votar


Concordo com vc.

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


aff.. fala q jason becker eh melhor q malmsteen.. tsc, tsc...

agora oq me irrita mesmo eh esses nerds q estudam musica classica-barroca-romandica, seila oq mais.. se acham no direito d julgar o "povao" soh pq esses nao conhecem tanto d musica classica como eles, como se ouvir schubert, o kra tinha q sabe a porra d historia dos periodos..

LeandroP
Moderador
# mar/04
· votar


Eu gosto de Wagner... o doidão... e de Bethoven... o resto infelismente não conheço com tanta profundidade (no bom sentido he he he)

paulao_jazz
Veterano
# mar/04
· votar


Leandro
Tá... falou o fodidão... digo, o fodão...
hehehehehhe, ok... arrogancias à parte, vamos nós.

caíto
teve um topico ai sobre o malmsteen que eu falei uma coisa parecida, só que muito mais tosca, e eu fui quase excomungado por isso. Falei que Mozart era repetitivo e Beethoven era brega. Pra que!!! O povo caiu matando. mas essa era a intenção!

Tem gente que gosta de Mozart mas conhece Mozart e se identifica com o estilo. LeandroDoria, por exemplo, gosta dos virtuoses do piano, eu já não sou muito chegado, mas a gente pode debater legal. Vc gosta de Leo Brouwer, eu também adoro as composições dele pra violão (não conheço outras), gosta de Schoenberg, tem gente que nao vai gostar.

O legal seria "po, gente, eu nao conheço muito de musica erudita, o que vcs poderiam me indicar?", como já tiveram topicos assim.

mas ai chega o povo e diz "musica classica é maravilhosa" sem nem saber do que está falando. Se eu fui arrogante na minha resposta, acho igualmente arrogante esse tipo de resposta também. anyway, nao quero brigar com ninguem, muito pelo contrario, mas tem coisas que nao da pra nao falar, certo?

um abraço a todos ae!

caíto
Veterano
# mar/04
· votar


paulao_jazz
o brouwer só tem estudo para violão mesmo.
eu tou com quase todo o repertório dele na mão. adoro estudar coisa dele cara...
o shoenberg, eu tento transpor algumas coisas pro violão, mas acho muito impossível. então fico só quebrando a cabeça no sitema dodecafônico. é muito louco cara, e realmente muito bom.

quanto ao pessoal daqui, como o stratopeido, não sintam complexo de inferioridade, porque eu ainda não entendo bastante mesmo, quero aprofundar muito mais. só entendo bastante do que eu estudo. como não estudo beethoven nem chopin, vocês podem sacar muito mais de uns lances do que eu. mas só acho que tão pagando muito pau pruma coisa que não conhecem.

amondin
Veterano
# mar/04
· votar


caíto
Cara, vc pode me mandar um pouco desse material no meu email ? tipo, aonde arranjar algumas composições desses autores, e alguma coisa sobre sistema decafonico ?
jaime.nasser@hotpop.com
Valeu cara, abraços !

caíto
Veterano
# mar/04
· votar


amondin
eu não sei onde você pode achar.
mas eu te mando material sobre isso tranquilo ;)
você só estuda teoria ou toca algum instrumento?

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


caíto

quem disse q eu nao conheco, seu bosta??? ahuahuahauha, complexo d inferioridade eh a véia, tenho certeza q tenho muito mais conhecimento d musica q vc

crowley666
Veterano
# mar/04
· votar


stratopeido
aff.. fala q jason becker eh melhor q malmsteen.. tsc, tsc...
eu acho mesmo, se vc num acha, cada um com seus problemas...

caíto
Veterano
# mar/04
· votar


O sistema é dodecafônico, doze notas.
Vide manual Método de Harmonia, do próprio Shoenberg.
Vou tentar dar uma explicação rápida aqui.

caíto
Veterano
# mar/04
· votar


stratopeido
tenho certeza q tenho muito mais conhecimento d musica q vc
pode ser... mas é que tu foi tão ignorante que não achei que uma pessoa assim podia sacar tanto de música.

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


crowley666

pois eh concordo problema eh teu, cada um com teus problemas (precisava postar isso, nao acha meio inutil nao?)

LeandroDoria
Veterano
# mar/04
· votar


paulao_jazz e caíto: espero não ter passado essa impressão, de dizer q ouço música erudita pq é bonito ouvir esse tipo de música e pq é legal encher a boca p/ dizer q "música clássica é maravilhoso!". Sei q te muitos q fazem isso, mas basta vc puxar um bate-papo sobre o assunto p/ averiguar o real entendimento da pessoa sobre o assunto. Eu realmente comecei a gostar de música erudita depois q resolvi me aperfeiçoar em piano clássico (mesmo assim ñ sei diferenciar cada compositor c/ sua respectiva época e estilo), só q pratico no teclado, pois ñ tenho como tocar piano, e sei q quando o tocar ñ será a mesma coisa, pois as teclas do piano tem uma resistência incomparável em relação às do teclado.
Outra coisa: ñ entendi muito bem a comparação do clássico com É o tchan.

Enfim, quem quiser me orientar mais sobre música erudita, seus compositores, épocas e estilos, será bem-vindo.

crowley666
Veterano
# mar/04
· votar


stratopeido
(precisava postar isso, nao acha meio inutil nao?)
verdade......

caíto
vc sabe algum site legal de musica erudita??

crowley666
Veterano
# mar/04
· votar


LeandroDoria
tbm num conheço muito de musica erudita, comecei a ouvir no fim do ano passado

stratopeido
Veterano
# mar/04
· votar


caíto

"pode ser... mas é que tu foi tão ignorante que não achei que uma pessoa assim podia sacar tanto de música"

quem foi ignorante foi vc generalizando tudo, nem vo discuti com vc, ja vi q tu eh burrao em julgar o conhecimento d musica d alguem pelo q ele escreve na net..

caíto
Veterano
# mar/04
· votar


É um método de disposição das notas numa música, sistema que foi excencial pra as composições da música erudita atual.
Nesse sitema, a harmonia tradicional, em que um tom 'rege' as outras notas, é trocada por um sistema, onde os doze semitons da oitava (ou seja, todas as notas consecutivas) são agrupadas numa ordem fixa, e que são repetidas ao longo da música, dispostas horizontalmente para a melodias e verticalmnete para a harmonia, sem que nenhuma nota seja repetida antes que as outras onze tenham sido tocadas. É uma gama de possibilidades imensa.

caíto
Veterano
# mar/04
· votar


stratopeido
não pelo que tu escreveu sobre música. isso eu nem reparei. mas quando tu colocou "agora oq me irrita mesmo eh esses nerds q estudam musica classica-barroca-romandica, seila oq mais.. "
ignorancia completa, desculpa.

LeandroDoria
não você. na verdade eu nem reparei nos nomes das pessoas, só o que elas escrevem só. foi só o que me pareceu, as vezes eu tou errado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Música Clássica: alguém gosta?