Porque os maestros parecem que não estão contando o tempo?

    Autor Mensagem
    KeyGS
    Veterano
    # mar/12


    Eu tava assistindo uns vídeos de orquestra e sempre percebi uma coisa: a mão direita do maestro (independentemente de qual for) nunca conta o tempo! Eu nunca percebo algumas das formas que se desenha no ar com a batuta para marcar o tempo! Parece que eles usam a mão direita apenas para espelhar a esquerda. Será que eu aprendi errado a reger?

    SODAPOP
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    não seria a mão esquerda que vc tá falando?

    que maestro é esse que vc viu que não marca o tempo com nenhuma das mãos e ainda espelha as duas?

    KeyGS
    Veterano
    # mar/12
    · votar




    CaioRobertoBR
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Sei que minha pergunta é muito ignorante, mas la vai:

    Qual a função do maestro para os musicos?? Pelo que eu sei eles tocam o que ta escrito na Partitura na frente deles, então pra que o maestro tem que ficar dandos as "coordenadas" na hora? Ou o maestro tipo improvissa na hora e a orquestra segue? Ou ele é apenas uma atração para o publico?

    Descupe se estou falando muita besteira, mas essa é uma duvida que eu sempre tive.

    Abçs.

    McBonalds
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    CaioRobertoBR
    Bom, pelo pouco que eu sei de regência (quase nada, rs), o maestro serve para auxiliar os músicos na contagem do tempo e também nas nuances de dinâmica e interpretação. Ele é o único músico na orquestra que consegue ouvir todos os instrumentos, e por isso ele pode dar essas indicações com mais precisão.

    O maestro também não é indispensável. Eu já vi orquestras tocando sem maestro, mas sempre tem um músico (normalmente um violinista, não me pergunte por que) que lidera os outros.

    CaioRobertoBR
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    McBonalds

    Acho que entendi, ele é tipo um guia para harmonizar toda a orquestra.

    Deco_ufrj
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    alem disso, a gente ve o maestro durante a apresentação e pode até pensar que não serve pra nada... mas durante os ensaios, é ele quem grita com todo mundo.. kkkkk to brincando, é ele quem interpreta a musica e "ensina" aos musicos como eles devem tocar, com relação à dinamica, e em muitos casos, é o maestro quem faz o arranjo do que se vai tocar, vide a apresentação do metallica com orquestra...

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    CaioRobertoBR
    A maior parte das coisas não tá escrita, nem tem como escrever. O maestro tá lá pra fazer todo mundo tocar a mesma música - a interpretação dele da obra.

    fedrizze
    Veterano
    # abr/12
    · votar


    Neste video acima, ele está contando sim, ele está marcando um compasso binário. Tem alguns momentos que ele para de contar o compasso para dar indicações do tipo quando entra uma fermata, atack, dinâmica (quem entra e quem sái dos instrumentos, quem faz a frase, etc) e também a altura de cada instrumento. Um musico (ou musissista) intérprete nunca vai ficar olhando dirétamente para o maestro, tem certos momentos, esse são os momentos chaves em que o maestro vai falar como continuar com o instrumento.

    Espero ter ajudado ;]

    pianoid
    Veterano
    # set/15
    · votar


    o maestro é tipo um metrônomo humano, feito para aquele conjunto enorme de músicos conseguir se sincronizar

    além, claro, de ser um showman por conta própria. Analfabetos musicais adoram isso, olhar na cara do intérprete pra saber pela sua expressão se deve sentir alegria ou tristeza...

    bem, pelo menos em gravações, por que ao vivo ele está sempre de costas para o público, diferente de solistas rs

    PianoGlauco
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: PianoGlauco
    · votar


    O maestro é o GESTOR da orquestra. Em pequenas formações ele é quase desnecessário - por isso tradicionalmente o spalla (primeiro violinista) assume a bucha...

    A marcação do tempo não é necessária o tempo todo (desculpe a frase infame), então há espaço para as nuances expressivas e para alterações de dinâmica e de andamento e expressão...

    Como o Ken Himura falou precisamente: O maestro tá lá pra fazer todo mundo tocar a mesma música - a interpretação dele da obra.

    E extramusicalmente, o maestro é quem organiza desde a seleção dos músicos, definição de repertório, a captação de recursos para concertos, resolução de todos os pepinos concernentes a qualquer organização/empresa - o que justificaria os salários comparativamente muito superiores aos dos músicos - que são as peças do jogo...

    Conclusão:

    O maestro toca um instrumento chamado orquestra.

    Evandro Meneses
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Eu sou de Portugal, e desde que aqui estou no fórum percebo que vcs têm uma realidade totalmente diferente sobre tudo... kkkk... estou a gostar de aqui estar e partilhar convosco as minhas opiniões...
    Sobre o tópico, então aqui vai:

    O maestro, é TUDO... Primeiro, é ele quem ensaia toda a obra que vai ser tocada. Ele é o "professor" dos músicos.
    Não concordo quando dizem que é ele quem interpreta a obra. Eu sou músico, sou eu que toco, tenho direito de tocar a MINHA interpretação, senão não faria sentido ser músico, seria antes uma máquina programada pelo maestro.
    O que o maestro faz é ensinar ao músico como é que se deve fazer bem, aquela interpretação que o músico está a fazer...

    Outra coisa, o maestro não deve ser visto como um metrónome!
    Quando se pergunta o que é que o maestro faz, e quando respondem "ah! marca o tempo!", para mim, é uma resposta muito ingrata...

    E sim, o maestro é MUITO preciso á frente de qualquer agrupamento musical. E sim, ele é capaz de mudar NO EXACTO MOMENTO, a forma como a peça é tocada... conto-vos uma história:
    Uma das disciplinas do curso de composição que estou a tirar é côro. E então nós somos cobaias dos alunos do curso de regência coral. O professor apenas está sentado numa cadeira a ver como as coisas funcionam...
    Num trecho de uma música, nós estávamos a cantar mal que se farta: todos desalinhados entre vozes, dinâmicas estava cada um a fazer uma por si, os ataques das notas estavam desalinhadas... enfim... um total horror...
    Então o professor levantou-se e pediu ao aluno de regência para se afastar. O professor preparou e começou a reger o dito trecho... Pois aquilo foi MÁGICO... de um instante para o outro aquilo ficou maravilhoso... porquê? porque o maestro com APENAS os gestos consertou tudo, e ficou tudo direitinho...
    Nós próprios ficamos espantados... :)

    Um grande abraço amigos...

    Buja
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Evandro Meneses
    Belíssima explicação. Eu, qual completo ignorante, pude entender perfeitamente agora. Obrigado.

    Evandro Meneses
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Buja

    Todos nós somos ignorantes antes de saber as coisas... eu tbm fui ignorante nesse aspecto... confesso que quando me perguntavam o que fazia o maestro eu dizia logo, MARCA O COMPASSOOOOO!!!!!... ahahahah....

    Mas depois alguém explicou-me isso, e com a experiência vou aprendendo mais. E todos nós somos capazes de aprender. Basta ter um pensamento correcto e receber a bem qualquer opinião de alguém. É assim que aprendo, e é assim que pretendo ensinar tudo aquilo que aprendi... :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque os maestros parecem que não estão contando o tempo?