Problema com nota em partitura (não sei o tempo dela)

    Autor Mensagem
    clect
    Veterano
    # ago/12


    Ola amigos, primeiramente peço desculpas se tiver postando na area errada.
    Estou com um problema com uma partitura de violao do ernesto nazareth. A musica é Arrufos.
    Enfim, são duas duvidas e A Primeira é a seguinte:
    Encontrei algumas notas SI colcheia, com as seguintes caracteristicas:
    - em um tamanho ligeiramente menor (quanto as outras notas),
    - cortada,
    - e com um traço em baixo.
    Se puderem me detalhar o que significa cada uma dessas caracteristicas, fico grato, mas a questão principal mesmo é que eu não sei bem o tempo certo para a nota.
    O Compasso é 4/4 (quartenario).

    A Problema está na Imagem seguinte:
    [IMG]http://img225.imageshack.us/img225/2929/colcheiatraco.th.jpg[/IMG ]

    Ponho outra imagem onde torna aparecer denovo
    [IMG]http://img401.imageshack.us/img401/9388/colcheiatempo.th.jpg[/IMG ]

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    clect

    É uma apogiatura. Você vai tocar a apogiatura no tempo que deveria tocar a nota seguinte e ela terá a duração indicada (no seu caso é uma colcheia).

    Já a nota seguinte terá a duração da apogiatura descontada da sua duração total. No seu caso, a nota que vem depois da apogiatura é uma semínima. Subtraindo-se então desta semínima a duração da apogiatura (que é uma colcheia), resultará que a nota seguinte deverá ser tocada como se fosse uma colcheia.

    O traço embaixo significa que as notas devem ser tocadas ligadas. Como é violão, isso se dá por meio de um hammer-on (quando a nota seguinte é ascendente) ou por um pull-off (quando a nota seguinte é descendente).

    Olhe esta partitura aqui que você vai sacar como se toca uma apogiatura:

    https://sites.google.com/site/estudantesdeflautasite2/home/artigos2/ap ogiatura-apooggiature-appoggiatura-apoyatura-o-que-e-como-executa-lo

    Deu pra entender ou expliquei muito enrolado? ehehehe

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Na verdade, é uma acciaccatura, a apojatura não é cortada.

    Esse corte significa que você deve atacar rápido sua nota ornamental (este si pequeno) mas sem demorar muito pra entrar na nota real (no seu caso, o sol agudo, em mínima). O traço embaixo significa que as duas notas estão ligadas (ligadura de articulação/frase).

    Pra executar bem este tipo de ornamento, pense assim: as notas pequenas se forem colcheias, viram fusas na execução e, se forem semicolcheias, viram semifusas; enquanto a nota "normal" fica com o resto do tempo.

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ken Himura

    Tem razão! Valeu pela correção.

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    http://en.wikipedia.org/wiki/Ornament_(music)

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    =D


    Sumiu do msn?

    clect
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Obrigado Amigos,
    Desculpa nao responder a todos, é que eu tou meio sem tempo de acesso ao micro, mas eu vou ver e analisar tudo (provavelmente hoje a noite mesmo) dae eu respondo.
    Mas, eu ainda to no msn sim viu ...rsrsr

    Ainda restam duvidas, mas eu posto mais tarde. Valeu galera

    clect
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: clect
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Cara, muito obrigado pela dica e explicação sobre a apogiatura, deu pra entender perfeitinho sua explicação (embora soubessemos depois que errou no termo). Mas enfim eu consegui com sua dica ir mais longe, pois não conhecia o termo ainda.

    Ken Himura
    Obrigado pela dica, mas na verdade eu consegui agora ter mais um problema, pois não sei bem a diferença entre a apogiatura e a acciaccatura (esse lance de fusa e semifusa, me confudiu umpouco ..hehe)

    Jabijirous
    O link postado por você estava dando erro, deve ser pelo fato de estar faltando um ")" (fecha parenteses) no link.
    http://en.wikipedia.org/wiki/Ornament_%28music%29. (Corrigi para quem quizer acessar agora)

    Mas a todos (em resumo), foram otimos aprendi mais uma, e os links passados são muito bons para quem ta começando (como eu).

    Obrigado

    clect
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Aguardo pela diferença entre a apogiatura e acciaccatura.

    E (se possivel) não querendo estender muito o topico,
    Como sou novo em leitura de partitura, alguem sabe onde eu encontro uma maneira para estudar (teoria e/ou pratica) esses termos e sinais que aparecem nas partituras (não me refiro as notas e pausas, mas sim as letras e outros simbolos que venham a aparecer.
    Pode ser livros, sites, video, etc...
    Obrigado

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    clect
    Aguardo pela diferença entre a apogiatura e acciaccatura.

    É uma diferença bem simples, até. Primeiro, pelos nomes: apogiatura se "apóia" , acciaccatura se "choca". Na notação, a diferença é por esse tracinho que corta a nota pequena, ele significa que é pra ser tocado o mais rápido possível - acciaccatura. A apojatura faz você dividir o tempo da nota principal; ela retira o seu valor da principal. Exemplo: se você tem uma apojatura em colcheia e uma principal em mínima, você toca a apojatura como colcheia, normalmente, e a mínima como se fosse uma semínima pontuada.

    Apojatura é um ornamento tão comum, mas tão comum que muitas e muitas vezes você vai encontrá-la escrita na própria música, e não como ornamento (nota pequena).

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com nota em partitura (não sei o tempo dela)