Eu acho que todo compositor deveria compor um ciclo de Prelúdios e Fugas.

Autor Mensagem
cellolover
Veterano
# nov/11
· votar


Oi Ken Himura

Legal, você toca piano então....pelos seus posts de violino, achei que só tocasse cordas friccionadas...eheheheh.....
Eu realmente não conheço nada de técnica pianística, mas a minha amiga pianista me surpreendeu quando falou sobre Busoni e a época, quando segundo ela o uso do pedal era padrão, mesmo para obras originais para cravo. Ela inclusive afirmou que o Gould usava pedal para esse repertório, mas disse tb. que é um uso diferente...enfim, não é mesmo minha praia, mas acho legal aprender um pouco mais sobre o piano. Abraços!

debussy222
Veterano
# dez/11
· votar


um compositor q realmente admiro seu ciclo de prelúdios é Debussy.Chopin é uma criança se comparado aos prelúdios de Debussy.Eles tem muita mais carga emocional e alguns são muito complexos de tocar,tanto do ponto de vista técnico quanto do de expressão

AleJerez
Veterano
# dez/11
· votar


Desculpa me entromete, mas qual seria uma boa escolha de prelúdio e fuga de Bach pra se tocar em uma prova? Vou tentar uma vaga em um conservatório mês q vem e tenho essa dúvida.

makumbator
Moderador
# dez/11
· votar


AleJerez

Qualquer um do cravo bem temperado. Eu gosto mais do livro I, mas o II também tem peças magníficas. O ideal é vc analisar a partitura de todo o conjunto para escolher algum que te pareça adequado em termos técnicos.

AleJerez
Veterano
# dez/11 · Editado por: AleJerez
· votar


Makumbator

E entre um prelúdio e fuga ou uma invenção a três vozes, qual a melhor opção?

makumbator
Moderador
# dez/11
· votar


AleJerez

Tudo é uma questão de você avaliar o nível técnico de cada peça em relação à sua capacidade atual de execução. Todas essas peças do Bach são bastante musicais, mas é importante escolher as que estejam dentro de seu limite(ou até um pouco abaixo), pois é preciso levar em conta o fator nervosismo em uma prova de audição.

Desde que seja bem tocado, não há problema em ser uma peça do cravo bem temperado ou uma invenção a 3 vozes(ou mesmo algum movimento isoladp das suítes inglesas ou francesas). Mas do ponto de vista de "estatura" musical, o Cravo bem temperado é mais importante que as invenções, e talvez isso seja levado em consideração na prova.

Lembrando que de nada adianta escolher uma peça incrível e de peso e a executar de maneira ruim. É melhor tocar muito bem algo mais simples, do que tocar mal algo mais complexo.

TG Aoshi
Veterano
# jan/12
· votar


Mas do ponto de vista de "estatura" musical, o Cravo bem temperado é mais importante que as invenções
Diga-se de passagem é bem mais difícil também.

makumbator
Moderador
# jan/12
· votar


TG Aoshi

Sim, apesar de haver alguns poucos prelúdios relativamente fáceis aqui e ali, no geral é bem mais difícil mesmo, tanto tecnicamente como na expressão musical. Mas é curioso como eu realmente adoro as invenções a duas e três vozes, são pequenas jóias musicais que muita gente dá pouca importância.

AleJerez
Veterano
# jan/12
· votar


Makumbator

Valeu cara, vc me ajudou muito mesmo.

TG Aoshi
Veterano
# jan/12
· votar


makumbator
Alguns prelúdios são realmente mais fáceis, o problema é que as fugas são difíceis. Geralmente recomendam não tocá-los como duas peças separadas, imagino que uma prova seja um desses casos. =p

Quanto as invenções e sinfonias, eu também me impressiono com a pouca importância dada as duas. Até um certo tempo atrás, o único grande pianista com gravações das invenções no tubo era o Gould (não sei se ele chegou a gravar o ciclo completo). Fora ele só o Claudio Arrau também tinha gravações, apenas, se não me engano, de uma das invenções e uma das sinfonias.

makumbator
Moderador
# jan/12
· votar


TG Aoshi

É raro de se ver gravações das invenções e sinfonias, pois para muitos é considerada como peça de exercício. No cravo o panorama é parecido com o do piano. Agora de cabeça eu me lembro da versão da finada Maria Lúcia Nogueira. O mais incrível é que é um álbum só com elas, o que foi bem ousado em termos comerciais.

http://www.vagalume.com.br/maria-lucia-nogueira/discografia/invencoes- e-sinfonias.html


AleJerez

Beleza! Dá uma olhada nas peças e diz pra gente qual sua escolha!

AleJerez
Veterano
# jan/12
· votar


Makumbator

Dei uma olhada em todas e escolhi prelúdio e fuga em C do livro 1, gostei, não é difícil, mas queria sabe se eu grava ela e posta aqui vc pode da uma olhada e dize o que acha da execução?

Die Kunst der Fuge
Veterano
# jan/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


TG Aoshi
o único grande pianista com gravações das invenções no tubo era o Gould (não sei se ele chegou a gravar o ciclo completo)

Chegou:

http://www.amazon.com/Bach-Three-Inventions-Gould-Anniversary/dp/B0000 6FI9S

makumbator
Moderador
# jan/12
· votar


AleJerez
mas queria sabe se eu grava ela e posta aqui vc pode da uma olhada e dize o que acha da execução?

Claro! Não só eu, como outros usuários também podem opinar. Fique a vontade para postar.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# dez/13
· votar


Caramba, o Mario Castelnuovo-Tedesco (compositor de um concerto para violão e orquestra que é uma das minhas peças preferidas) tem um ciclo de prelúdios e fugas para dois violões chamado The Well Tempered Guitars



Como é que eu nunca tinha ouvido falar nisso antes? /o\
Preciso ouvir.

Insufferable Bear
Membro
# dez/13
· votar


Eu acho que todo compositor deveria compor um ciclo de solos de guitarra para maracas.

pianoid
Veterano
# fev/16
· votar


dizem que prelúdios são apenas "introduções" e não tiro o mérito dessa classificação, já que em boa parte os prelúdios de Bach cumpriam uma função litúrgica de aclimatar os crentes antes do culto. Mas uma coisa que geralmente vejo em comum - em Bach, mas também em movimentos prelude-like de Beethoven, Chopin e cia - é que são variações livres mas geralmente estruturadas em arpejos quase em ostinato. estou certo?


silvG8
no que condiz ao cravo, hoje tocado no piano, não há nada em que a virtuosidade se compare a Chopin, Liszt, ou o mais atual Rachmaninoff

esse negócio de virtuosidade é uma quest sem propósito. Liszt e Rach tem seus bons momentos, mas no geral soam como um turbilhão de efeitos sonoros em cima de pouca música, mais ou menos como esses roqueiros que enfiam um monte de microfonia e pedais em cima dos 3 acordes de sempre...

até Chopin e Schumann ainda há uma preocupação maior com a música, com o desenvolvimento e coerência do material harmônico e temático, mas depois é ladeira abaixo, é basicamente melodia barata sendo tocada em 4 oitavas e com tremolos e trinados cada vez mais tresloucados

um pianista como Glenn Gould era ainda mais radical e dizia que até Chopin já era mistificação kkkkk

makumbator
Moderador
# fev/16
· votar


pianoid
esse negócio de virtuosidade é uma quest sem propósito. Liszt e Rach tem seus bons momentos

O que mais gosto do Liszt nem são as peças pra piano viruosísticas (apesar de gostar de várias delas) e sim os poemas sinfônicos:

https://www.youtube.com/watch?v=5j5zY-h7gOg


Ken Himura
Veterano
# fev/16
· votar


pianoid
em Bach, mas também em movimentos prelude-like de Beethoven, Chopin e cia - é que são variações livres mas geralmente estruturadas em arpejos quase em ostinato. estou certo?
Por aí mesmo. Geralmente, você compõe o prelúdio/introdução/overture depois de ter o grosso do principal feito (ou, no mínimo, imaginado e definido). Aí você cria um trabalho introdutório com algumas variações simples

Ken Himura
Veterano
# fev/16
· votar


pianoid
em Bach, mas também em movimentos prelude-like de Beethoven, Chopin e cia - é que são variações livres mas geralmente estruturadas em arpejos quase em ostinato. estou certo?
Por aí mesmo. Geralmente, você compõe o prelúdio/introdução/overture depois de ter o grosso do principal feito (ou, no mínimo, imaginado e definido). Aí você cria um trabalho introdutório com algumas variações simples pra isso antecipar o que vai acontecer à frente. Ostinato, arpejo, basso alberti, aumentação rítmica... técnicas comuns pra isso.

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Eu acho que todo compositor deveria compor um ciclo de Prelúdios e Fugas.