Eu acho que todo compositor deveria compor um ciclo de Prelúdios e Fugas.

Autor Mensagem
Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11


Eu acho que todo compositor deveria compor um ciclo de Prelúdios e Fugas, quando achasse que está musicalmente maduro o suficiente pra isso.

Seria bom poder ver a identidade de cada um e poder comparar uns com os outros (de maneira proveitosa, obviamente, não da única maneira como as pessoas entendem o significado da palavra "comparar"), especialmente nas fugas.

Citem compositores que fizeram tais ciclos e digam os seus preferidos.

ps: Chopin é covarde, fez só os prelúdios e peidou para as fugas.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Quem não queria hoje poder ouvir um ciclo do Mahler, do Beethoven, do Liszt, do Mozart, do Schönberg...

pulgadopc
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Cara, sou novo no campo erudito. Dá uma explicada nas diferenças deles? :)

Dr Nick
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge
acho que voce anda viciado demais em bach, daqui a pouco teremos de internar voce no BA: Bachiolatras anonimos, antes que seu caso se torne irreversivel
rsrsrsrsrs.
mas, voltando ao topico, concordo em parte, mas acho que cada compositor é melhor em uma area de composição.

ps: Chopin é covarde, fez só os prelúdios e peidou para as fugas.
Diga isso a um polones e voce vera com quantos paus se faz um piano.

cellolover
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Quem não queria hoje poder ouvir um ciclo do Mahler, do Beethoven, do Liszt, do Mozart, do Schönberg...

Sim, seria muito interessante....mas precisa ser um ciclo? Beethoven tem o allegro fugato da Sonata p/ Cello n. 5 que é bem interessante....mesmo sem prelúdio eheheheh....e também a Grosse Fuge....Essas duas dão prá matar um pouco a vontade que vc. tem....rsssss.....

Abraços!!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


pulgadopc
Cara, sou novo no campo erudito. Dá uma explicada nas diferenças deles? :)

Neste caso que eu estou falando, prelúdio é uma peça livre e introdutória para a peça seguinte, que no caso são as fugas.
As fugas são peças que possuem várias vozes, onde um tema principal é introduzido e vai sendo desenvolvido, durante esse desenvolvimento ele vai aparecendo nas demais vozes, de forma que parece que o tema está fugindo e sendo perseguido pela s outras vozes (a definição ficou muito ruim asuhasu mas foi o mais simples e conciso que eu consegui)

Pra entender melhor, ouça algumas fugas, postadas neste tópico aqui, que você vai entender:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/232797/

Dr Nick
acho que voce anda viciado demais em bach, daqui a pouco teremos de internar voce no BA: Bachiolatras anonimos, antes que seu caso se torne irreversivel

Eu acho que já é irreversível, não terei como fugir deste "mal"!

mas, voltando ao topico, concordo em parte, mas acho que cada compositor é melhor em uma area de composição.

Eu também acho, mas ainda assim gostaria de ver. Mesmo sendo melhor em uma forma de composição, ele poderia se destacar no prelúdio ou na fuga (e se fosse um cara muito bom, se destacaria nos dois).
A música do Chopin não era muito contrapontística, mas ninguém pode negar a qualidade dos prelúdios dele, por exemplo.

Diga isso a um polones e voce vera com quantos paus se faz um piano.

Eu digo, posso até apanhar, mas estarei com a razão! =P

O "nosso" Villa quando foi homenagear o Bach fez as fugas também.

cellolover
Sim, seria muito interessante....mas precisa ser um ciclo?

Eu queria que fosse um ciclo pois assim eu teria uma quantidade razoável e variada pra ouvir ehehe volta e meia esses caras metem um trecho fugato em suas composições, mas eu, como gosto muito de fugas, fico sempre com aquela vontade de quero mais.

Beethoven tem o allegro fugato da Sonata p/ Cello n. 5 que é bem interessante....mesmo sem prelúdio eheheheh....e também a Grosse Fuge....Essas duas dão prá matar um pouco a vontade que vc. tem....rsssss.....

Na verdade elas só aumentam a minha curiosidade!
Por exemplo, O Adagio e Fuga do Mozart me faz ficar ainda mais com curiosidade de ver como ele se sairia compondo mais fugas, tenho certeza que sairia muitas coisas brilhantes, uma pena que não o fez.

cellolover
Veterano
# out/11
· votar


Oi Die Kunst der Fuge

Na verdade elas só aumentam a minha curiosidade!Por exemplo, O Adagio e Fuga do Mozart me faz ficar ainda mais com curiosidade de ver como ele se sairia compondo mais fugas, tenho certeza que sairia muitas coisas brilhantes, uma pena que não o fez.

Sim...entendi. Mas acho que seu caso é mesmo irremediável...rsssss.....Vai ter que se contentar com as fantásticas obras do Bach mesmo....ehehhehe...Mas talvez sirva prá aumentar a sua curiosidade....(maldade minha eh eh eh) o allegro fugato do Beethoven. Se não incomoda mesmo a qualidade sonora aqui vai o link:

http://www.4shared.com/audio/AlJzDUwA/SonatainD.html

Como o Dr Nick disse, as inclinações dos compositores nem sempre pendem para as formas rigorosas ou contrapontísticas como a fuga....Mas concordo com vc. Seria fantástico ouvir um Grande Prelúdio e Fuga de Mozart ou Haydn, por exemplo. Chopin acho que não se daria bem com elas....a inspiração dele não se adequaria a uma forma musical estrita como uma fuga....Abraços!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


cellolover
Sim...entendi. Mas acho que seu caso é mesmo irremediável...rsssss.....Vai ter que se contentar com as fantásticas obras do Bach mesmo....

Aahahah Tem o do Shostakovich também, que eu gosto muito, e é muito legal ver a personalidade dele

Vou ouvir sua gravação, já já comento, valeu mesmo!

Mas concordo com vc. Seria fantástico ouvir um Grande Prelúdio e Fuga de Mozart ou Haydn, por exemplo.

Pois é, o Adagio e Fuga em Dó menor já deixa aquela água na boca pelo que poderia vir...

Chopin acho que não se daria bem com elas....a inspiração dele não se adequaria a uma forma musical estrita como uma fuga....

O Chopin tem até uma Fuga em Lá menor, mas não chegou a me empolgar não ehehehe

cellolover
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Pois é, o Adagio e Fuga em Dó menor já deixa aquela água na boca pelo que poderia vir...

Sim....e Mozart seria sem dúvida um daqueles que não teria problemas em fazer mais dentro da forma....Talento ali sobrava....rsssss

O Chopin tem até uma Fuga em Lá menor, mas não chegou a me empolgar não ehehehe
Sim....é isso! Não me empolga tb....e acho que o motivo é esse mesmo. Seguir a forma estrita de certa forma tolheu a inspiração, que no caso dele precisava ser livre....Abraços!!

Chap
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

out/11

Eu acho que todos deveriam tocar instrumentos elétricos numa banda de jazz.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Olhem o que eu encontrei por acaso:

"Simon Sechter was also a composer, and in that capacity is mostly remembered for writing about 5,000 fugues (he tried to write at least one fugue every day)"

Caramba, 5000 fugas!

cellolover

Ficou muito lindo, mais uma vez! Ehehe Parabéns mesmo!
Adorei essa sonata, ficou muito bonito mesmo, muita sintonia entre você e a pianista! E a qualidade de áudio nem está ruim.

Meus parabéns mesmo! Aplausos merecidos.

Chap

Explique.

Chap
Veterano
Esse post foi marcado como inapropriado mostrar
O autor recebeu uma advertência por publicar conteúdo contra as regras do fórum.

out/11

Die Kunst der Fuge
Comentário aleatório. =p

tambourine man
Veterano
# out/11
· votar


Die Kunst der Fuge

prelúdios e fugas não são formas mortas? o.O

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/11
· votar


Chap

Imaginei =P

tambourine man

Nem sei, não acompanho música contemporânea.

Mas recentemente, tem fugas do Piazzola, do Kapustin...

http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/232797/p2#7917145

E desse cara aqui:



Jabijirous
Veterano
# nov/11
· votar


Eu acho que todo compositor deveria compor um ciclo de Prelúdios e Fugas, quando achasse que está musicalmente maduro o suficiente pra isso.[/i
Não concordo, apenas ter o conhecimento da estrutura já é válido.


[i]prelúdios e fugas não são formas mortas? o.O

Não. O prelúdio é como uma introdução, não seria nem considerado forma!! E fuga, no meu ponto de vista, não é forma e sim estilo. Eu fiz 12 fugas na época da faculdade.

Dental Floss Tycoon
Veterano
# nov/11
· votar


O prelúdio é como uma introdução, não seria nem considerado forma!!

Mas acredito que nesse caso o mano Die Kunst der Fuge está se referindo ao conceito de prelúdio introduzido no romantismo, como uma peça à parte (vide os op. 28, do Chopin). Nesse caso não poderia ser considerado forma? o.o

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Na verdade eu acho que pouco importa se é estilo, forma, técnica, estrutura... eu quero prelúdios e fugas!

Jabijirous
Não concordo, apenas ter o conhecimento da estrutura já é válido.

Como assim?

Jabijirous
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Pq não compõe ora?? ehauheiauheiauh

pulgadopc
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge

Valeu. Vou dar uma olhada em tudo.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


Jabijirous

Pq eu sou noob.
E tem que ficar divino.

Você pode me enviar os midis das suas fugas pra eu ouvir?

pulgadopc

o/

makumbator
Moderador
# nov/11 · Editado por: makumbator
· votar


Die Kunst der Fuge

Aqui a bela fuga das Bachianas Brasileiras n.9 do Villa-Lobos (para cordas ou coral):

http://www.youtube.com/watch?v=ZLNaW-TxjuQ




Já tive oportunidade de tocá-la e tem trechos complicados no contrabaixo (que inclusive é o terceiro instrumento a entrar na fuga). Mas a beleza compensa qualquer dificuldade.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# nov/11
· votar


makumbator

Molto foda assai!

Gostei muito. Que outras fugas você já tocou com orquestra também?

Jabijirous
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Tenho que acha-las!!


Aqui ó!!

http://www.clem.ufba.br/queiroz/fuga_01/expos.html

Cria um sujeito e corre pro abraço

Simonhead
Veterano
# nov/11
· votar


makumbator
Aqui a bela fuga das Bachianas Brasileiras n.9 do Villa-Lobos (para cordas ou coral):


Nossa, essa parada é muito bonita!

Dr Nick
Veterano
# nov/11
· votar


um dos mais belos preludios ja compostos até hoje, uma das musicas que mostra que bach realmente foi um genio da composição



silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


Die Kunst der Fuge
Chopin covarde??
Não desmerecendo Bach e cia, mas os românticos revolucionaram o modo como se toca um piano. Surgiu tanta coisa que não tem nem como comparar...tecnicamente tudo se tornou mais complexo. Não estou falando em beleza porque isso é uma questão de gosto.

Valeu!

makumbator
Moderador
# nov/11
· votar


silvG8

Ele estava brincando cumpadi!

silvG8
Veterano
# nov/11
· votar


makumbator
Eu sei....é só pq foi assustador ler isso logo nos primeiros posts. :)

Dr Nick
Veterano
# nov/11
· votar


makumbator
Ele estava brincando cumpadi!

realmente, mas ainda comentando esse assunto, na epoca de bach o piano nem tinha renome, alias, o piano era simplesmente um istrumento considerado pouco importante, estamos falando de uma época em que imperava o cravo como baixo continuo, se voce dissese para alguem da epoca que haveria uma época onde a maioria dos compositores seriam pianistas, e alem, que eles seriam importantes por revolucionarem a tecnica do instrumento, voce seria taxado de louco, pois o piano era tao pouco divulgado e tão novo que muitas pessoas nem saberiam o que é um piano.
p.s.:uma rapida pesquisa na internet indica que o registro mais antigo sobre um piano é datado de 1711, bach morreu em 1750, e quem introduziu o piano como instrumento para "substituir o cravo" foi o filho mais novo de bach, J. C. Bach quando este estava morando na inglaterra,

makumbator
Moderador
# nov/11
· votar


Dr Nick

O piano conhecido na época de Bach era mais o fortepiano, e não o pianoforte que se estabeleceu hoje. Mas como vc sabe, o Bach chegou até a experimentar o pianoforte, que tentava se firmar naquela época.


silvG8
Eu sei....é só pq foi assustador ler isso logo nos primeiros posts. :)

Sabe como é o mano Tia Rute né? Ele é brincalhão!

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Eu acho que todo compositor deveria compor um ciclo de Prelúdios e Fugas.