Regencia, dicas e caminhos.

    Autor Mensagem
    fedrizze
    Veterano
    # out/11


    Olá, boa tarde!
    Desde muleque gostei da regencia musical e estou pensando em me formar na regencia. Alguem ou todos poderiam me dar uma descrição de tudo, tudo mesmo, do tipo,de onde começo, o que preciso estudar detalhadamente, tudo mesmo, pois eu vou com garra e força! Um dia eu chegarei lá e quero que todos vocês que me ajudaram, participem um dia do meu concerto!

    Obrigado galera, e se precisar de alguma ajuda com informática to aqui também, só me mandar uma MP.
    :)

    cellolover
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Olá.

    Bom, não estudei regência então vou falar coisas bem gerais....É claro que vc. vai precisar tocar um instrumento....preferencialmente de orquestra (muitos regentes são ou foram pianistas). Desenvolver bastante a percepção musical e estudar orquestração e fundamentos da composição, além de história da música. Isso falando de forma bem geral. Pretende curso universitário? Aí é mais específico. Abraços!!

    fedrizze
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Muito obrigado pelas sinceras dicas cellover! Eu tenho uma boa parte da teoria musical, porém não toco instrumento de orquestra, recomendaram a começar no piano mesmo, más sou apaixonado pelo cello, enfim, vou estudar!

    E sim, pretendo fazer universidade (unesp, bac. regencia e composição).
    Muito obrigado mesmo!

    Se alguém tiver mais opinião, todas serão bem-vindas!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/11
    · votar


    cellolover
    É claro que vc. vai precisar tocar um instrumento....preferencialmente de orquestra (muitos regentes são ou foram pianistas).

    Eu estava lendo uma vez um programa de uma universidade, não lembro qual era, onde dizia que ao longo do curso de regência, o estudante precisaria aprender a tocar um instrumento de cada naipe da orquestra!

    Pretende curso universitário? Aí é mais específico. Abraços!!

    Fiquei curioso, existe curso de regência que não seja universitário?

    fedrizze
    porém não toco instrumento de orquestra

    Qual você toca?

    recomendaram a começar no piano mesmo, más sou apaixonado pelo cello

    Dois dos mais lindos mesmo ehehe

    fedrizze
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Eu toco guitarra (pois foi o único instrumento que tive acesso, sem dinheiro para comprar um instrumento de orquestra, a primeira guitarra que tive a ganhei). Enfim, eu vou procurar aprender o piano mesmo, eu não tenho condições para aprender em um escola de musica, estou correndo atrás e caminhando com minhas próprias pernas, tenho 1 ano e meio de estudo, conheço os modos de escalas gregas, sei ler partitura, escalas maiores e menos, escalas pentatonicas e o basico de tudo (são as notas, formação de alguns arcodes, etc).

    Mais seria muito legal se existisse um curso de regencia.
    Muito obrigado gente!

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/11
    · votar


    fedrizze
    eu não tenho condições para aprender em um escola de musica

    Procure se informar nas Universidades Federais do lugar onde você mora, aqui no Rio as Universidades costumam ter cursos de extensão (ou seja, são abertos à comunidade). São cursos básicos, porém voltados justamente para o THE que elas cobram. Pelos padrões daqui você ainda está na idade possível para entrar nestes cursos de extensão, mesmo partindo do zero.

    Eu toco guitarra

    Ehehe você sofre do mesmo mal que eu. E o problema é que eu já cheguei num certo nível na guitarra (não que eu toque muito bem) que dá muita agonia ao pegar um instrumento novo e se sentir completamente incapaz eheheheh

    fedrizze
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Também por isso, mais pelos nossos sonhos, temos que sacrificar até isso T-T

    hehehehehehehehe

    Más é isso, foi procurar me informar nas escolas por aqui (se eu não me engando tem a EMPEM, porém, eu não tenho instrumento para entrar nela).

    Obrigado pelas dicas!

    cellolover
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Eu estava lendo uma vez um programa de uma universidade, não lembro qual era, onde dizia que ao longo do curso de regência, o estudante precisaria aprender a tocar um instrumento de cada naipe da orquestra!

    Pesado hein? Esse curso deve ter problemas com reprovação ehehehhe

    Fiquei curioso, existe curso de regência que não seja universitário?
    Não que eu saiba, mas vários músicos se tornaram regentes sem fazer curso específico de regência....achei que poderia ser o que ele estivesse planejando também.

    fedrizze
    A idéia do amigo Die Kunst der Fuge sobre o curso de extensão é interessante. Vale a pena dar uma olhada!

    Abraços!!

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Fiquei curioso, existe curso de regência que não seja universitário?


    Existe o técnico. Mas é muito curto, apesar de interessante.

    TG Aoshi
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Fiquei curioso, existe curso de regência que não seja universitário?

    http://www.conservatoriodetatui.org.br/cursos.php?id=12

    fedrizze
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Pow, bom saber desse conservatório em Tatuí, minha cidade fica pertinha.
    Agora eis a questão, "musico de nivel médio" quer dizer.... ?

    Por favor, me qualifiquem se sou um musico de nivel medio:

    -Escalas: Maiores, menores, gregas, pentatonica, blues (nada haver, mais enfim...).

    -Ler partitura, tablatura e cifra

    -Instrumento: guitarra.

    -campos harmonicos

    Se caso não me encaixo, por favor, me deem o caminho! Obrigado pela ajuda de todos mesmo!

    fedrizze
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Álguem pode me responder?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Regencia, dicas e caminhos.