Caminhos para se obter uma boa leitura de partitura

    Autor Mensagem
    edufaria
    Veterano
    # abr/08 · Editado por: edufaria


    Estudo piano a 5 meses, e hj em dia, pra estudar uma nova musica empaco muito em cada compasso. Com o tempo, de tanto (errar tocar errar tocar), começo decorar , e acabo passando os olhos sobre a partitura sem estar realmente lendo. Tudo bem que a partitura me ajuda para lembrar em que parte da musica estou, mas ela acaba sendo desnecessária.
    Para ler apenas 1 mão de cada vez , empaco menos, mas quando tento encarar as 2 mãos, dificilmente toco corretamente um compasso que nunca vi.

    O que vocês acham melhor de se fazer para aprimorar a leitura?

    - Ir tocando e tocando (mesmo que da maneira que descrevi), pois pra cada nova musica a proxima ficará mais fácil, empacando menos e menos até que seje bem fluente.

    - Estudar profundamente bons livros, pra depois começar a pegar sem problemas essas "músicas simples".

    Vocês teriam algumas dicas, tanto para leitura de 1 pentagrama como para leitura de 2, como no caso do piano?

    TREINOS:

    Uma coisa que eu estou percebendo e praticando, é que ajuda muito se você não se preocupar tanto com as notas, mas sim com os intervalos, reparando bem se é uma 2ª, uma ª8, uma 5ª etc, e tendo bem na cabeça como eles se formam.
    Como exemplo: uma "6ª" se esvcreve de linha para espaço e vice-versa, como é o caso do Dó para o La.
    Seria bom continuar a ler dessa maneira?

    Outro treinamento que me pareceu interessante foi o que o GILBERTO RIBEIRO postou

    "Tanto para solfejo, leitura métrica, quanto para execução, faço o seguinte:
    Um compasso 4/8 por exemplo, onde a figura 8 equivale a colcheia, neste compasso onde 4 colcheias preenchem todo espaço.

    1. Estudo a leitura bem lentamente para não fixar erros, isto é importante.
    2. Cumprida a primeira etapa, uso o metrônomo em 72 e começo o solfejo, leitura métrica ou execução, dependendo do que pretendo alcançar.
    3. Sistematicamente, vou aumentando o beat do metrônomo até o limite de 144.
    4. 144 é o dobro de 72. Nesta altura, estarei lendo a colcheia em 144 equivalendo ao tempo de semi-colcheia em 72. Entendeu?
    5. Mantendo a leitura rápida de 144 (mas RETOMANDO o metrônomo em 72) vc estará forçando sua capacidade de assimilação e concentração.
    6. Se permanecer desta forma, subindo novamente o metrônomo para 144, voce estará lendo as figuras tão rápidamente como fusas, visto que já está agora com a leitura das colcheias no beat de 144 (iniciadas em 72, retomando a aceleração mais uma vez até 144)."

    LIVROS

    Qual(ais) me dedicar para melhorar minha leitura

    - "Bona" (alguns elogiam alguns apedrejam)
    - "Treinamento Elementar Para Músicos" (acho ótimo, e por sinal, meio que apedreja os solfejos tb uhauhAu)
    - O Juliano de Oliveira postou sobre o "ÓTTO KÁROLYI" (que tb parece ser muito bom).

    Em fim ... ( ja escrevi horrores hehehe)

    O que vocês aconselham, o que funcionou pra vocês, quais livros leram, como que seguiram seus estudos?

    Por favor me ajudem novamente.

    Muito obrigado

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Partitura é que nem aprender uma nova língua ou aprender a ler/escrever: tem que treinar todo dia, senão demora. E como se treina? Solfejando lento.


    Primeiro você lê bem lento mesmo, e com o passar do tempo você começa a acelerar gradativamente o metrônomo. Mas você tem que solfejar, senão sua leitura vai ficar "viciada" - alguns erros podem passar voado se você não souber o som do que você está lendo.


    É que nem você ler uma palavra que nunca viu antes ou ouviu na vida - pelo que tá escrito você sabe como soa. Pra partitura, tem que ser assim também.

    Ricnach
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Estudei quase quatro anos de Piano.

    Primeiro, a leitura em um metrônomo lento não é mais fácil não, é necessário muita concentração para se tocar precisamente uma musica num andamento lento.

    Tente tocar no andamento da musica mesmo ou o mais próximo que você conseguir.

    Importantíssimo!! se vc quer "ler" a partitura e não apenas decorá-la, então o que você tem que fazer é o seguinte:

    Nunca olhe para mão.... isto mesmo, o seu braço tem que entender intuitivamente para onde ele deve ir a partir do que você está olhando na partitura. No começo toque musicas com extensão de uma oitava e mantenha a forma da mão precisa, por exemplo, representando o intervalo de quinta, só mexa a mão de lugar caso a extensão da melodia por exemplo vá para outra região.

    Este treinamento vai fazer com que você realmente aprenda a "ler" e não apenas ficar catando bolinhas na partitura. Dica, faça todo o microcosmo, de Bártok, do 1 ao final, é muito educativo... além de maravilhoso.

    quando vc tiver o teclado todo na sua mão, quando seu movimento acontecer sem que vc precise ficar olhando então vc vai poder aperfeiçoar a leitura:

    Nunca toque o compasso que você está vendo, toque sempre um anterior, a leitura está sempre a frente da execução, quando vc aperfeiçoar esta técnica você poderá chegar no nível que realmente poderá dizer que vc lê!! Vc vai pegar qualquer partitura e simplesmente executá-la a primeira vista, obviamente a interpretação não está ai, mas sua leitura já estará num nível ideal, ai vc pode se preocupar somente em como tocar, e não em o que tocar!!

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Primeiro, a leitura em um metrônomo lento não é mais fácil não, é necessário muita concentração para se tocar precisamente uma musica num andamento lento.
    Sempre me ensinaram (inclusive gente graúda) a pegar lento, por volta de 50 a 60 bpm.

    Eu nunca tive problema com isso. =/

    Ricnach
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Ken Himura

    Se o que se quer é aprender a ler a partitura, realmente ler, não se deve ficar olhando a nota e depois olhando para a mão, a leitura é um processo dinâmico... as vezes a pratica de tocar lento nos vicia a ficar olhando nota por nota e conferindo a mão, o que não é nada recomendado, temos que aprender a ler os compasso como um todo.

    Agora, vai de cada um, tem musicas que eu tenho facilidade em tocar em andamento rápido e capoto quando leio lento e vice-versa. Mas de modo geral manter o ritmo preciso em andamentos lentos é muito mais dificil, veja que o normal das orquestras, durante o ensaio, é puxar o andamento para mais rápido (as vezes vemos mesmo em gravações ao vivo)... mesmo nós mesmo, quando vemos estamos tocando mais rápido. A diminuição do andamento acontece mais quando não há domínio do que tocamos, por falta de estudo mesmo, nas passagens mais difíceis "emperramos" e vamos puxando para trás (coisa de estudante mesmo)

    Como estudo da obra eu gosto de variar o máximo possivel, até mesmo para descobrir outras relações...

    Mas para o caso de estudo da leitura, leitura a primeira vista é melhor trabalhar com o andamento da musica ou o mais próximo que se conseguir, (na verdade o andamento é pouco importante, mais importante é manter a forma da mão e não olhar para ela) por isto é importante seguir um método, progressivo, assim no futuro não teremos problemas de leitura, e nem vamos ficar empacando mais do que o necessário em passagens difíceis !

    edufaria
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Sobre o andamento, concordo que quanto mais lento, os detalhes aparecem mais, e vc tem que ser mais preciso com os tempos, por isso é mais complicado. Então eu acho que é por isso que acho que devemos estudar lentamente, para não perder nenhum desses detalhes, e com o tempo ir aumentando a velocidade, só que tomando muito cuidado pra não cometer o erros que o Ricnach disse,como o de ficar usando os tempos "mais longos" da notas, (por estarem num andamento lento), pra olhar as mãos.

    Ricnach
    Muito boa a dica de ler sempre um compasso a frente, eu já tinha ouvido falarem e quando fui tentar fazer não lembrava nem da primeira nota uaHuaH, entao desencanei, mas agora estou percebendo que é realmente bom para leitura e vou insistir.
    Baixei aqui os 6 volumes do microcosmo de Bartok para da uma olhada. Parece ser uma das coisas que eu estava procurando.
    Puts compra-los que vai ser pesado.. dei uma olhada e ta uns R$ 30,00 cada volume =/.

    Ken Himura

    Achei legal tb o que vc disse sobre sentir a nota que virá. Ler e escutar a música... É nesse nível que quero chegar.
    Vou sempre tentar fazer isso enquanto toco.
    No teoria elementar para musicos, quando ele vai passar algo novo sobre melodia, sempre tem exercícios de canto (lendo a partitura) isso vai ajudar muito tb.

    Então jeito é estudar muito ritmo/solfejo e Ler/Tocar bastante.
    E juntando os estudos com essas pequenas dicas eles vao ficando cada vez mais eficientes.

    Pardal
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Em suma: pratique com disciplina!

    Ricnach
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    edufaria


    Vá a biblioteca da faculdade de musica e tire fotocópias!

    Ou compre um volume, estude tudo reveja, e só depois compre outro!

    Ken Himura
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    Vá a biblioteca da faculdade de musica e tire fotocópias!

    Ou compre um volume, estude tudo reveja, e só depois compre outro!

    (2)

    Isso aê.

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    xxxxxxxxx(alguns elogiam alguns apedrejam)

    pra qualquer livro de música tem os dois tipos de comentarios, quem não se deu bem com tal livro fala mal e quem foi pra frente fala bem

    no caso do bona é bom pra treinar a leitura junto com a divisão e como geralmente se faz o bona falando ou cantando as notas, não fica preso a tecnica do instrumento

    comece decorando as notas das linhas separadas das notas nos espaços
    mi sol si re fa. / fa la do mi - (isso na clave de sol)
    se tem acorde escrito lei sempre as notas de baixo pra cima, na hora de procurar pelo teclado fica mais facil porque é da esquerda para direita (sentido de leitura)

    ---------------------------------------------------------------------- ---

    o livro que está usando pra começar é pra iniciante?
    tem varios métodos no esitlo do livro"meu piano é divertido", onde o primeiro exercicios é domente Dós alternados entre mão esquerda e direita
    no segundo exercicio já entre um si na esquerda e um ré na direita....
    até que em um você tem semibreves na direita e seminimas na esquerda...
    ou seja é uma coisa de cada vez, uma nota em um dia outra nota daqui alguns dias...

    --------------------------------------------------------------------

    compra-los que vai ser pesado.. dei uma olhada e ta uns R$ 30,00 cada volume =/.
    vai um de cada vez, vai comprar um a cada 6 meses, 1 ano, os ultimos talvez mais tempo
    e não seja chorão com preço, cocheço muito músico que tem mania de chorar pra gastar 50 conto em um cabo novo pro instrumento mas torra isso em bebedeira em uma noite
    o fato de pagar por algo te dá um compromisso maior de ter que estudar
    eu tenho varias apostilas xerocadas, baixadas, que encostei por aqui, os livros que comprei sempre senti na obrigação de estudar

    batista
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    eu estou iniciando os estudo musucal e gostaria de receber dicas de você que tem com serteza bastante esperiencia na musica desde já muito grato pela etenção .

    batista
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    eu estou iniciando os estudo musucal e gostaria de receber dicas de você que tem com serteza bastante esperiencia na musica desde já muito grato pela etenção .

    Falcoski
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Faço Piano clássico há 1 mês e estou aprendendo com o ""meu piano é divertido", gente é simplesmente sensacional pois é um metodo infantil e como o colega acima falou, ele vai acrescentando nota por nota e a coisa vai se desenvolvendo naturalmente nas duas mãos!

    Ja aprendi a tocar parabéns á você kkkkkkkkkk, minha segunda música com colcheias, a primeira é a ciranda-crandinha. ( o que é ótima pois são musicas clássicas da infancia de TODO mundo. )

    (*importante: faço com um acompnhamento de uma professora e não sozinho, pois sozinho se você não entende nada de música e da linguagem vai ficar um pouco confuso.)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caminhos para se obter uma boa leitura de partitura