Caminhos para uma boa execução

    Autor Mensagem
    liviomacedo
    Veterano
    # out/05


    E aí galera, bele?
    Estou aqui pra falar sobre uma boa excução musical. É muito importante sabermos da importância da percepção para solucionarmos problemas de execução. Por isso visitem: www.liviomacedo.mus.br no menu aulas e curso ou o caminho das pedras.

    Space Ace
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Caminhos para uma boa execução:

    1) amarre bem o infeliz

    2)ponha balas na tua pistola

    3)encosta o desgraçado na parede

    4) mete bala


    sucesso garantido

    gsprs
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Space Ace
    ashuhasuahsuhauhshaus

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # out/05
    · votar


    heuhae...

    Leandro Gardini
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Hi Ritler!!!

    Tigher
    Veterano
    # out/05
    · votar


    é por isso q eu amo o sarcasmo! AIEUhiUAHEIuhAIhu

    pedrunk
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Leandro Gardini

    easjiesauasehueas

    hi ritler, axo q foi a perola do dia AHESUEHSAUhsae

    Tigher
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Leandro Gardini

    easjiesauasehueas

    hi ritler, axo q foi a perola do dia AHESUEHSAUhsae


    Ritler foi boa, mas nada como um ''axo'' e uma ''perola'' =) hehe to zuando =)

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Bem, voltando ao tópico....heuhae
    O q o cara disse sobre percepção é muito verdadeiro.A grande maioria das deficiências técnicas se resolve com a percepção, e o sucesso de uma boa interpretação depende exclusivamente de um ouvido bem treinado!!Os professore deviam treinar os alunos desde cedo pra eles adquirirem certa dependência da percepção, mas o q mais acontece é q sobrecarregam o coitado com exercícios de técnica q sequer terá bons resultados...

    Ata
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Juliano de Oliveira
    o sucesso de uma boa interpretação depende exclusivamente de um ouvido bem treinado!!Os professore deviam treinar os alunos desde cedo pra eles adquirirem certa dependência da percepção

    poderia expor um pouco mais sobre isso, pra eu sacar bem aonde vc quer chegar?


    valeu :)

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # out/05 · Editado por: Juliano de Oliveira
    · votar


    Ao contrário do q muitos alunos pensam, ñ é o estudo massante de exercícios técnicos q garantirão uma boa interpretação musical e um domínio das possibilidades de tirar sons diferêntes do msm instrumento.O principal responsável pela bom andamento da obra em execução assim como da perfeição dos fraseados e entrosamento das diferêntes vozes é o ouvido.Infelizmente, ñ somos acostumados a escutarmos de fato o q tocamos, e sim a repetir sequencias de notas e obedecer a certas mudanças de intensidades de acordo com as dinâmicas pedidas, sendo assim, fica difícil atingirmos os ouvintes, pq o q eles ouvem ñ é o q de fato queremos q eles ouçam qndo estamos tocando.Nossa preocupação passa a ser mais em tocar as notas certas e na hora certa do q em passar uma coisa claramente compreensível para qm está ouvindo...
    Acho q ficou confuso ainda, mas faça um teste: toque alguma peça e grave (pode ser no aperelho de som msm), depois escute ela e repare se está soando realmente da forma q queria se vc fosse o ouvinte e outra pessoa estivesse executando.
    Se acha q falta alguma coisa e a execussão ñ lhe agradou, pode ser q seu ouvido esteja acostumado a dar atenção apenas ao q lhe interessa (na hora q está executando alguma coisa), deixando passar coisas importantes, ou seja, vc ñ está acostumado a ouvir realmente td q está tocando.
    Ficou mais claro?

    Ata
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Juliano de Oliveira
    ficou melhor, mas e o que você acha que deve ser trabalhado pra melhorar nesse ponto?

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Ata
    O ideal é vc sempre imaginar a nota antes de tocá-la, ou seja, vc deve ouvir as notas internamente antes que elas soem.Dessa forma seu ouvido vai guiar seu toque.
    O uso do pedal é a msm coisa, vc deve estar muito atento ao q está tocando pra conseguir bons efeitos com o pedal, ñ simplismente tocar o q está expresso na partitura....

    Ata
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Juliano de Oliveira
    hum, é que eu toco órgão, a questão da dinâmica é bem diferente =). Mas tem os lances de fraseado, que, com certeza transformam um monte de notas numa fuga incrível \o/

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Se voce fala de uma boa execuçao no sentido de dar musicalidade e sentimento à musica eu conheço uma das melhores tecnicas pra conseguir isso:
    - fique cantando a musica tristemente todo o tempo! Isso vai ajudar a desenvolver seu ouvido, vai te ajudar a melhorar o som, vai te ajudar a usar o pedal no lugar certo, entre outros.
    li isso uma vez num livro de psicologia musical!! re-re!! Mas nao sei se funciona!

    _music_4_ever_
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    heinrick
    psicologia musical?

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    _music_4_ever_
    Psicologia musical: ciencia que estuda os efeitos da musica no organismo e comportamento humano.
    É como se fosse a area cientifica da musica (re-re)!
    estuda o uso da musica no tratamento de doenças, os efeito com que a musica age no cerebro para nos fazer 'arrepiar', etc...
    é um assunto bem interessante que eu nem sabia que existia.
    Sabia que o violino faz bem para os hipocondriacos e o trombone para quem tem problemas de surdez??
    é a psicologia musical.

    viktor 999
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Juliano de Oliveira
    [T]
    toque alguma peça e grave

    eu faço isso ,bom saber que ajuda

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Caminhos para uma boa execução