ouvido absoluto, o que é?

    Autor Mensagem
    vivi2010
    Veterano
    # ago/10


    acho que tenho ouvido absoluto, mas não tenho certeza. Distingo todas as notas, que "falam" na minha cabeça, principalmente quando o instrumento é teclado. Me confundo um pouco quando ouço vozes. Alguém sabe a diferença entre ouvido absoluto e o relativo?

    Ken Himura
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Ouvido absoluto é uma condição em que você, ao ouvir uma fonte sonora, sabe com precisão sua frequência (ou sequência de frequências, se for mais de uma). É como se os sons dissessem pra você quais são suas frequências. Dizem que é uma condição inata, outros dizem que dá pra desenvolver... a verdade que é que eu não sei hahaha.

    Acaba atrapalhando mais que ajudando - a vida de quem tem ouvido absoluto e mexe com música clássica é complicada. Principalmente porque você não consegue ouvir a mistura entre os sons. Por exemplo, pra identificar uma tríade simples e dizer se ela é maior ou menor, alguém que tem ouvido absoluto teria que entender as notas uma por uma pra assim poder contar os intervalos e responder, ao passo que alguém que não tenha, vai saber logo de cara pela sonoridade do intervalo de terça.

    Se for mexer com performance de música barroca e antiga, então, é uma tortura. Com orquestração, a mesma coisa.

    Já o ouvido relativo é uma condição em que você identifica com precisão os intervalos entre as frequências de fontes sonoras, ou numa sequência. Você sempre que ouvir uma terça maior, vai saber que é uma terça maior, mesmo que seja tocada simultaneamente.

    A meu ver, pra quem lida com música, é mais jogo desenvolver o ouvido relativo, até porque sabendo bem os intervalos, você consegue afinar mentalmente qualquer nota, igual a quem tem ouvido absoluto. Basta ter uma nota de referência (geralmente o lá).

    Codinome Jones
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Realmente, o relativo é mais útil..

    vivi2010
    Veterano
    # set/10
    · votar


    então, pelo que vcs estão dizendo, eu devo ter ouvido relativo, pois ouço cada uma das notas que compõem um ou vários acordes, e distingo os intervalos se maiores ou menores!.
    puxa, nunca imaginei que a pior coisa do mundo, para um músico, era ter ouvido absoluto!

    vivi2010
    Veterano
    # set/10
    · votar


    retificando, devo ter ouvido absoluto

    makumbator
    Moderador
    # set/10
    · votar


    vivi2010

    Não é a pior coisa do mundo, a pior para um músico ou aspirante a tal é ser ou tornar-se afetado pela amusia(devido a certos acidentes na cabeça ou doenças que afetem determinadas áreas do cérebro).

    http://en.wikipedia.org/wiki/Amusia


    Isso sim é o pior. E caso um bom músico sofra um acidente que o torne um amúsico crônico, esse problema encerra a carreira da pessoa(e já aconteceu com alguns músicos pelo mundo).

    Complementando o que o Ken Himura citou, há também vários "tipos" de ouvido absoluto. Um dos mais comuns entre as pessoas que o possuem é só conseguir acertar as notas e acordes ao ouvir o instrumento que toca, e não conseguir a mesma taxa de acerto em outros instrumentos.

    Minha ex-professora de contrabaixo acústico é assim. Ela tornou-se após muitos anos de estudo nesse tipo especifico de ouvido absoluto, então ela sabe só de ouvir as notas que um contrabaixo toca, mas não consegue a mesma coisa ao ouvir um piano(por exemplo).

    Há ouvidos absolutos mais "melódicos" e que não conseguem distinguir tão bem quando as notas soam juntas...

    Enfim, o cérebro humano é mesmo uma maravilha.

    Mas realmente o ouvido relativo é mais útil na prática musical, principalmente na música erudita, em que não há um padrão único de frequencia afinação e nem um sistema de divisão da oitava também único, pois depende do período histórico, região, etc...

    Quase todos os bons músicos tornam-se portadores de ouvido relativo, pois é o resultado da prática constante. Na verdade não é nada demais.

    Ken Himura
    Veterano
    # set/10
    · votar


    makumbator
    Pô, e não é que uma amiga minha, que toca oboé e flauta doce, teve que desistir de se especializar em música antiga?

    Segundo ela, é tortura tocar com afinação barroca, tanto que a flauta dela é em 440hz.

    makumbator
    Moderador
    # set/10
    · votar


    Ken Himura

    Pois é, até conheço um ou outro que também passa por isso, mas como já se acostumou, sabe que a nota certa é a "desafinada" na cabeça.

    Mas tem o inverso também. O violinista Luís Otávio, aqui do festival de música antiga já me falou que ele se sente muito incomodado ao ouvir música no temperamento igual e no padrão mais alto de afinação.

    Ele se viciou tanto em música antiga que só obtém prazer sonoro com ela. Mas diz que já percebeu que o incômodo é mais pela diferença do sistema de temperamento do que pelo padrão de afinação do Lá. E que se afinam em 440Hz, mas usam temperamento desigual não o incomoda quase nada. Ou seja, o ouvido dele viciou em certos temperamentos desiguais.

    Ken Himura
    Veterano
    # set/10
    · votar


    makumbator
    Pois é, esse pessoal viciado na inégalité... hahaha.

    Marcos Martini
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ouvido Absoluto = Observar todos os detalhes da musica e estuda-los e é Claro "Tempo pata fazer tudo isso".


    Falei isso tbm neste tópico:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/67913/p1#7021118

    Ken Himura
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Ouvido Absoluto = Observar todos os detalhes da musica e estuda-los e é Claro "Tempo pata fazer tudo isso".

    AHM?

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/10
    · votar


    Me confundo um pouco quando ouço vozes.

    no começo é assim, e se você não for bom em lingua estrangeiras notará que é mais facil distinguir notas de músicas internacionais

    no meu caso quando começou aparecer o ouvido eu me perdia com palavras que tinham as notas músicais: faci,l laço, mistério

    ---------------------------

    Segundo ela, é tortura tocar com afinação barroca, tanto que a flauta dela é em 440hz.

    eu já tive vontade de aprender algum instrumento de sopro, mas não deu certo porque a maioria é instrumento transpositor

    e não adianta eu teimar que tal nota é um dó quando estou ouvindo um MIb

    Ken Himura
    Veterano
    # set/10
    · votar


    fernando tecladista
    Pois é hahaha. Quando eu tento escrever algo pra trompa, fico meio enrolado.

    Terabitia
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Sabe, eu apesar de ter feito aula de musica por um bom tempo... não consigo ao ouvir uma nota reconhece-la, mesmo que seja de algum instrumento que já tenha tocado, ou sentir harmonia num acorde, pra mim parece uma buzina de trem.

    Mas desde pequena eu possuo algum senso musical, pois quando conseguia "decorar" as vozes das pessoas e usa-las em meus sonhos acordada, fazendo com que elas dissessem o que eu queria.
    Ou, decoro o som de alguém tocando o violino, e quando tento tocar a mesma musica, eu ouço aquela musica que "gravei" e acabo tocando na mesma pulsação...

    Eu sou horrivel pra reconhecer uma nota, mas facilmente sei quando algo é mais agudo ou mais grave, quando tenho o som certo gravado na mente... pois se me derem pra ouvir e comparar 2 sons um desafinado e um afinado, na hora, é 90% de chance que eu erre...

    Então acredito que não possuo nem ouvido relativo nem o ouvido absoluto... apesar de fazer aula de musica a muito tempo...

    =( que azarada que sou...

    Darlan Felix
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Para mim, ouvido abosluto é um "dom" muito gratificante. Eu tenho ouvido relativo, mas acho que o absoluto não faz tanta falta.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a ouvido absoluto, o que é?