Cultura musical - indicações de livros

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# ago/15
· votar


Tecfrente

Quanto ao volume 3 do Ian Guest, eu estou me referindo aos livros de Harmonia e não Arranjo.

Nossa, foi mal. Li uma coisa e pensei outra...hahaha! Sim, até onde me lembro não havia o volume 3 de harmonia (mas não tenho certeza se isso mudou recentemente). Na verdade eu nem sabia que haverá um terceiro volume (se é que vai haver mesmo).

Vi que no tópico você procura um livro que seja direto e didático. Não sei se já conhece de perto os dois de harmonia do Guest pois eles são uma boa opção no que você procura. Começa do básico (mostrando intervalos, escalas, cifragem, etc...) até abordar acordes propriamente ditos e progressões harmônicas.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


makumbator

Eu já toco teclado por cifras há um bom tempo (como se fosse um piano, pois não uso os recursos eletrônicos do teclado). Sempre gostei de música popular mesmo, mas atualmente estou aprendendo a tocar música erudita para melhorar a técnica.

Quanto a Harmonia, eu queria aprender a parte mais avançada, ou seja, cadência, improvisação, saber quais escalas usar para solar em determinados acordes em músicas meio que atonais, com muitas modulações, etc.

Acho que o segundo livro iria me ajudar bastante, mas é aquele negócio, coleção a gente sempre quer ter completa, então acho que vou acabar comprando o primeiro também rs.

Quanto ao terceiro de Harmonia, talvez nem seja lançado mais, pois, como eu disse, a mensagem do Copag foi em 2013 e eu não tinha reparado e pensei que fosse agora de 2015.

Eu me interessei pelos livros do Guest, pois comecei a reparar naquele tópico, nas mensagens mais recentes, que os posts lá estavam quase que unânimes indicando ele. Sei que existem outros bons autores, mas, pelo que parece, ele é o mais didático e indicado para músicas populares, não é ?

makumbator
Moderador
# ago/15
· votar


Tecfrente

Saquei. Um livro legal, didático e direto (sem firulas) é o Escalas para improvisação (Luciano Alves). Ele é tecladista, mas a obra foi feita para ser totalmente neutra em relação a instrumentos, sendo os exemplos generalistas. É um dos meus preferidos nesse assunto de relacionar escala com acorde.

https://www.vitale.com.br/sistema/produtos/produto.asp?codigo=23422

Ele não aborda harmonia diretamente, e sim o uso de certas escalas com determinados acordes de acordo com a função que o mesmo exerce no momento e com o efeito buscado pelo músico. É como um guia que ajuda a direcionar a improvisação musical, dando alguma base ao estudante.

Não sei como é o seu inglês, mas se for acima de mediano também recomendo os cursos gratuitos de música do Coursera (fiz o de improvisação ano passado e foi bem proveitoso).

Outro livro interessante (e que pode ser associado ao estudo de harmonia) é o Encyclopedia of scales, modes and melodic patters, do Arnie Berle:

http://freenote.com.br/produto.asp?shw_ukey=38286115229BPLS0P3

Ele é calcado em exercícios melódicos feitos sobre determinadas escalas visando certos acordes (incluindo acordes de sexta e nona)


E voltando na harmonia propriamente dita, um livro em português muito direto é o Harmonia funcional, do mestre Koellreutter (vem até com um disquinho de papel que demonstra correlações harmônicas):

http://www.livrariacultura.com.br/p/harmonia-funcional-3236110

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


makumbator

Valeu. Ótimas sugestões.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


makumbator

Já que já leu bastantes livros do assunto, qual o "melhor" na sua opinião sobre Harmonia voltada a música popular (nacional e internacional) ? O livro pode ser em português ou em inglês. Os parâmetros quando eu disse "melhor" são didática e abrangência de conteúdo.

makumbator
Moderador
# ago/15 · Editado por: makumbator
· votar


Tecfrente

Em termos de harmonia voltada para música popular talvez seja o do Ian Guest mesmo (pelo menos em português). Mas na verdade não conheço tantos assim voltados exclusivamente pra música popular, em geral prefiro os mais tradicionais (que
normalmente são mais voltados ao erudito ou nem levam essa divisão em conta).

O Harmonia funcional, do Koellreutter, que citei antes (e que é português) é dos mais diretos e sem frescuras, mas não se fixa em ser popular ou não. Ele simplesmente passa a matéria de maneira simples. E esse é dividido por lições progressivas.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


makumbator

Ok, Valeu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Cultura musical - indicações de livros