livros de Bach

Autor Mensagem
Energy
Veterano
# dez/04 · Editado por: Energy


Pessoal qual seria a ordem dos livros de bach por ano? Eu tive assim e vou ter acho

3º. ano - 20 peças faceis
4º. ano - 23 peças faceis
5º. ano - invençoes a 2 vozes
6º. ano - invençoes a 3 vozes
7º. ano - suites fracesas
8º. ano - suites inglesas
9º. ano - cravo vol.1
10º. ano - cravo vol.2
seria assim?
Minha prof falo q o curso basico e ate o invencoes a 2 vozes (onde estou).

Se quiserem tb facam alguns comentarios sobre os livros :p

Dogs2
Veterano
# dez/04
· votar


péssimos livros



huahuahua zuera

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


Dogs2
é msmo

Leandro Gardini
Veterano
# dez/04 · Editado por: Leandro Gardini
· votar


Esperar 5 anos para tocar as invenções a 2 vozes não é uma boa idéia...todos os grandes professores aqui no Brasil , EUA e Europa dão como o primeiro método as invenções as 2 vozes logo no primeiro mês e Sinfonimas (invenções a 3 vozes) no primeiro ano...
...dependendo do desempenho do aluno , no segundo ano ele ja está tocando (e sempre muito bem) o Cravo...
...esse negócio de primeiro ano tais livros , segundo ano tais livros é um método muito arcaico que só continua sendo ensinado em paises como o Brasil...mas felismente temos aqui alguns poucos professores particulares que já não ensinam mais assim...
...talvez vc não goste do que eu vou falar , mas sugiro a vc que se preocupe mais com que professor vai estudar do que com que livro vai aprender...um bom professor vai te ensinar as músicas e métodos certos na sua hora certa , e não ensinar os mesmos livros pra todo mundo de uma forma padronizada!!!

visite www.pacificocean.com.br

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Gardini
respeito sua opiniao cara, mas acho q aprender as invencoes a 2 vozes no primeiro mes e tokar o cravo no segundo ano é impossivel.

Tome como exemplo a sugestão da editora Ricorde que é tokar invencoes a 2 vozes no 5º. ano.

E fiz a programação por ano somente como um modelo, mas é claro se o aluno estiver progredindo rapido pode fazer 2 livros por ano.
Minha prof tem isso como um modelo e passa para mim musicas dificeis sim (+q as invencoes) como Guarani, Grande Valsa Brilhante de Chopin e o estudo Tristesse de Chopin (acho q é 8º. ano).

O conservatorio Souza Lima toma invencoes a 2 vozes do 3º ao 5º ano, por isso nao tem como faze-lo no primeiro mes. E o cravo vol2 é feito no ultimo ano.

Leandro Gardini
Veterano
# dez/04 · Editado por: Leandro Gardini
· votar


Energy,

informação é a melhor arma...
...esta boa fama que alguns conservatórios tem é puro marketing...
...estudei em conservatório e professor particular aqui no Brasil e posteriormente estudei e ainda estudo/curso em algumas escolas e ou cursos internacionais como Jiulliard School e Mannes , não como pianista mas como compositor...o fato é que tenho contato com estudantes das melhores escolas do mundo e o que posso lhe dizer é que esse sistema que vc encontra na contra capa das edições da Ricordi e ensinado em muitas escolinhas aqui no Brasil é muito arcaico...
...esse assunto venho discutindo a muito tempo com muitos estudantes Brasileiros e o que percebi é que apenas aqueles que estudaram fora do pais são os que tem noção de como o ensino aqui é fraco...
...não estou me sentindo superior ao algo assim do tipo , é apenas como eu disse , "a informação é a melhor arma"...eu vejo que vc confia em sua professora , e não estou dizendo para não confiar , só apena lhe digo que vc está perdendo o que é realmente o ensino de música e desse maravilhoso intrumento que é o piano...
...enquanto estudei aqui no Brasil com um grande professor particular toquei as invenções a 2 vozes no primeiro mês...foi assim comigo e com todos os outro alunos dele...todos nós evoluímos de uma forma relâmpago e pricipalmente , com muita qualidade artística e técnica...
...percebi o quanto aquele professor foi importante para mim quando começei a ter contato com as grandes escolas internacionais...o método era o mesmo , e muito diferente do que a grande maioria das escolas , conservatórios e professores brasileiros ensinam...
...é realmente triste saber o quanto o nosso ensino é antigo e defasado , mas meu amigo , acredite ou não , éssa é a nossa realidade...
...estudei por algum tempo no conservatório que vc mencionou , e entendo porque as pessoas apreciam tanto essa escola...a infra-estrutura não é má , como de muitas outras , mas o ensino eu prefiro nem comentar...
...as pessoas elogiam porque não conheçem algo melhor e aquilo acaba pareçendo o "top"...mas a realidade é que ha coisas muito mais acima do que existe em nosso pais em termos de ensino musical , mas infelismente a grande parte dos estudantes não têm acesso a isso e acabam sendo levados por conceitos ultrapassados...realmente isso é um assunto muito sério mesmo , e dificil de resolver...mas sob minha visão é isso o que lhe posso dizer - procure se informar , abra sua mente , tenho certeza que vc vai ver quanta coisa maravilhosa vc está perdendo...
...vc mora em São Paulo???Me mande um email se vc quiser discutir isso mais a fundo...gostaria mesmo de ajudar...e mande lembraças a sua professora , não tenho nada contra ela , até porque não a conheço!!!

visite www.pacificocean.com.br

Leandro Gardini
Veterano
# dez/04 · Editado por: Leandro Gardini
· votar


Só mais algumas informações...
...cinco anos de estudo sério é tempo suficiente para o aluno estar tocando praticamente todo os estudo de Chopin...
...invenção no.8 de Bach é a primeira música que a maioria dos grandes professores ensinam para o aluno , seja ele adulto , adolescente ou criança...
...lembro de um aluna de meu ex-professor que começou a estudar com ele quando tinha 10 anos , e me lembro dela tocando a invenção de Bach no.8...3 anos mais tarde , quando ela ja tinha 13 anos , ela estava tocando Estudo de Chopin op.25 no.6 , 8 , 9...dentre outros estudos e músicas que não lembro...
...é isso , se vc acha que isso é impossivel faça o que eu te disse , va atras de informações...tenho certeza que sua opinião vai mudar!!!

visite www.pacificocean.com.br

lgub
Veterano
# dez/04
· votar


Prezado Leandro, gostaria de saber quanto tempo vc estudava por dia, estou estudando piano, começei a 6 meses, mais tenho pouco tempo para estudar(1 hora por dia).

Obrigado.

Leandro Gardini
Veterano
# dez/04 · Editado por: Leandro Gardini
· votar


Igub,

não estudava muitas horas por dia...era uma média de 3 horas , mas era todos os dias , inclusive fins de semana...lembro-me de apenas uma vez ter estudado 5 horas seguidas , o repertório era grande e dificil e eu me esforçei mais um pouco nesse dia...
...não estudava muito porque nunca tive a pretenção de ser pianista - piano foi , é , e sempre será o meu intrumento , mas por toda minha vida como estudante de piano tive que dividir a minha dedicação aos meus estudos de composição , as minha composições e o estudo de piano , por isso não tinha todo o tempo...
...alguns dos outros alunos estudão 8 , 9 , 10 horas e até mais todos os dias...não foi o meu caso...
...o fato é que vc não precisa ser escravo do intrumento para poder domina-lo porque o segredo não esta no quanto vc estuda , mas sim como vc estuda...nem o que exatamente te ensinam , mas como te ensinam...
...é evidente que as músicas certas para se ensinar é muito importante , mas mais importante ainda é como lhe ensinaram ela!!!

visite www.pacificocean.com.br

Energy
Veterano
# dez/04 · Editado por: Energy
· votar


Leandro Gardini
moro no interior SP Araras


ah sei la cara, mas cravo tokado mto bem no segundo ano nao dá.
Piano não é um instrumento q em 3, 4 e 5 anos se aprende mto bem cara.

Minha professora fez o curso completo na Fundacao Magda Tagliaferro com uma aluna da famosa concertista ai em São Paulo e fez aulas com vários prof. famosos. Treinava mtas horas por dia. Chegou até a final de um concurso deste msmo instituto que o vencedor(a) ganharia bolsas de estudo na Europa e possivelmente trabalharia lá. Mas depois ela casou e veio pra Araras. Esta dando aulas ate hj. Ela passa +ou- o msmo conteudo q ela teve.
Faço pelo menos 6 bachs por livro enquanto q no Souza Lima achu q é um ou dois.

Não sei como vc disse q no exterior é bem diferente, mas acho q vc ta exagerando um poko cara.
É minha opinião.

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


cinco anos de estudo sério é tempo suficiente para o aluno estar tocando praticamente todo os estudo de Chopin...
treinando mtas horas por dia

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


cara tb piano nao é so tecnica é pura interpretação

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Gardini
q estilo vc compoe?

lgub
Veterano
# dez/04
· votar


Eu estou lendo agora a peça numero 14 do - livro 20 Pelas faceis, a primeira que li foi a 2º (O famoso minueto em G). Gosto bastante do ensino da minha professora, que não é o mesmo que dado em escolas por ai.
Ela fez aula com a Marsia Lacorte, não sei se vc conheçe, mais não tem um aluno dessa mulher que não saia tocando muito.

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


Gosto bastante do ensino da minha professora, que não é o mesmo que dado em escolas por ai.
por exemplo?

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


A principal caracteristica da minha prof é q ela da mta enfase a interpretação.

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


Leandro Gardini
cara vc tem a partitura do concerto de brandenburgo nºs 2 e 3 para piano a 2 e 4 maos?
Eu achei mais a pag ta como paisagem e se passa para retrato fica mto ruim.

lgub
Veterano
# dez/04
· votar


Gosto bastante do ensino da minha professora, que não é o mesmo que dado em escolas por ai.
por exemplo?

Você mesmo respondeu:
interpretação.

Meu pai estudou piano por 5 anos, a uns 30 anos atras, e ele tocava bem e tal, ainda consegue tocar algumas coisas, mais por exemplo, não entede nada de dinamica e interpretação.

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


lgub
Sorte nossa, pois muitos prof nao dao mta interpretacao.

lgub
Veterano
# dez/04
· votar


Realmente, a minha prof. não pega muito pessado comigo, pq estudo por Hobby, não pretendo ser musico agora, eu trabalho o dia inteiro, e faço faculdade a noite, mais ano que vem é o ultimo, ai estou pensando em cursar um curso de musica, como está o curso de Regencia, aqui no brasil, vc tem alguma informação.

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


lgub
como está o curso de Regencia
nao posso te informar mto sobre isso cara

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


lgub
meu professor me disse q q precisava pra faculdade de música é bem dificil :O
eu realmente n lembro que que tem q toca
=[

era isso q vc pergunto? T_T

lgub
Veterano
# dez/04
· votar


Queria saber sobre o curso em sim, que é dificil de entrar eu sei, mais para regencia é mais facil, vc não precisa tocar nada, no vestibular, agora o de piano é imbaçado.

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


lgub
pra piano achu q é bach- cravo uma peca
uma peca de autor nacional e outra de livre escolha

adnz
Veterano
# dez/04
· votar


Energy
isso ae

lgub
Veterano
# dez/04
· votar


Mais eles falam qual é a peça, ou você tem que ler e tocar na hora?

Leandro Gardini
Veterano
# dez/04 · Editado por: Leandro Gardini
· votar


Energy,

o estilo que componho está no meu site...não tenho a partitura que vc quer , tente procurar da Dover!!!

Fiz faculdade de música na Unesp , composição e regencia...não vou comentar sobre o curso pois já estaria sendo muito crítico em tão pouco tempo , é preciso "viver" para realmente saber como é...mas o que posso dizer é que não é tão dificil entrar , o que realmente é complicado é o vestibular , a prova especifica não exige tanto do candidato...
...acreditem se quiserem mas convivi com pessoas aprovadas que ao começar o curso não sabiam se o ponto de aumento ficava no lado esquerdo ou direito da nota , isso no meu curso...ja no curso de piano , houve casos de pessoas aprovadas que no final do primeiro ano ainda não conseguiam tocar uma oitava da escala de dó maior com uma mão...
...não sei exatamente qual é o critério usado pelas faculdades , mas baseado em minha experiencias eu acho que o mais importante é o vestibular em si!!!

visite www.pacificocean.com.br

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


tente procurar da Dover
nao entendi cara

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


lgub
não isso é estabelecido um periodo antes da prova, mas geralmente são estas q falei.
Me parece q na hora vc tem q solfejar (cantar as notas) uma partitura.

Energy
Veterano
# dez/04
· votar


Pessoal vao volta ao assunto!!!!!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a livros de Bach