TV Cultura abre grade para música erudita!!!

    Autor Mensagem
    Gabriela Menezes
    Veterano
    # ago/05


    Gente essa reportagem saiu na folha!!! Muito boa essa iniciativa da TV Cultura!!!


    Cultura abre grade para música erudita


    Mais um passo acaba de ser dado em direção à sedimentação e popularização da música erudita no Brasil. A TV Cultura estréia, no próximo final e começo de semana, nove novos programas dedicados ao gênero, em três faixas diferentes de horário -aos domingos ao meio-dia e à meia-noite, e às segundas, quartas e sextas por volta de uma da manhã.
    Além dos tradicionais programas de apresentação de concertos, há também idéias inovadoras, aplicando conceitos de música pop ao mundo erudito. Entre os novos formatos, por exemplo, existe um "show de calouros", uma mesa-redonda para discutir ópera e um programa que pretende acompanhar e mostrar como funciona o universo das grandes orquestras.
    José Roberto Walker, diretor da rádio Cultura FM -que tem programação totalmente dedicada à música erudita- e implementador dos novos programas na TV Cultura, faz questão de afirmar que a nova programação tem como principal objetivo atrair um novo público.
    "A idéia é fugir do lugar-comum e acrescentar um valor a mais na programação. Você abre uma porta para o público em casa que não conhece muito", diz Walker. Segundo ele, o projeto busca atrair o público jovem, que ainda não tem o "ouvido viciado". "Esse é o papel mais importante que a televisão pode desempenhar, é indispensável. Não estaríamos cumprindo nossa obrigação social se não fizéssemos isso."
    Uma das estréias mais interessantes será já neste domingo, ao meio-dia. O primeiro programa da série será "Por Dentro da Orquestra", que se propõe a contar histórias e explicar o funcionamento de uma orquestra. Durante o programa, a apresentadora Estela Ribeiro deverá mostrar a rotina, os bastidores e a preparação de um concerto. Nesta primeira edição, ela acompanhará a Osesp em seu local de ensaios e apresentações, a Sala São Paulo.
    Depois de atrações dedicadas à ópera e dança, haverá, no último domingo do mês, dia 28, a maior novidade da programação: um programa de auditório dedicado aos calouros da música erudita. Certamente uma inovação, "Prelúdio" vai mostrar por programa quatro ou cinco solistas calouros competindo entre si, tocando seus instrumentos acompanhados por uma orquestra. Até júri haverá. A proposta do programa é descobrir e revelar novos talentos, mas deve gerar diversão por sua premissa pouco usual.
    Sempre aos domingos, à meia-noite, surge a série "Fortíssimo", trazendo exibições de concertos e apresentações. Cada semana será dedicada a uma variação: no primeiro domingo do mês será exibido sempre um concerto da Osesp, filmado pela Cultura; no segundo domingo, "Fortíssimo Ópera" (que será acompanhado de uma mesa-redonda para discutir o estilo); no terceiro domingo, "Fortíssimo Dança", e, finalmente, no último domingo de cada mês, concertos internacionais.
    Nas madrugadas (à 1h) de segundas, quartas e sextas, Artur da Távola apresenta "Repertório", que -assim como o programa que exibia na TV Senado- mostra e comenta concertos e recitais brasileiros e internacionais, agora, retirados do acervo musical da TV Cultura.
    (RONALDO EVANGELISTA)

    (Folha de São Paulo - 2/8/05):


    Parece muito legal!!!Espero que gostem..beijos Gabi

    hatebreeder
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    pode te certeza q eu assistirei :D

    Hurin
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Que foda! Vou ver sim

    Autumn Wishes
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    a rede cultura sempre manda bem

    bulldog
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    assim como o programa que exibia na TV Senado- mostra e comenta concertos e recitais brasileiros e internacionais
    Esse programa desse cara é inteligentíssimo. Muito bom.

    Tigher
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Ufa, que bom que a mídia está começando a ter estas iniciativas. Seria tão bom se o povo valorizasse mais a música erudita. Com certeza assistirei, não perco por nada!

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    a rede cultura sempre manda bem
    isso é fato... acho que cultura é o único canal que eu assisto mesmo.

    Joanna
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Em Manaus tá f...
    A Repetidora fecha exatamente ao "badalar das 12 horas notúrnicas!"

    Marcelo Torca
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    A tv Cultura novamente está na frente, estou informado a respeito da programação, infelizmente só domingo é que tem um horário mais acessível: ao meio-dia.
    Não podemos ser tão exigentes, ainda bem que tem esses programas.
    Gostaria de sugerir espaço para músicos no começo de carreira, seria um estímulo para ampliar ainda mais o alcance da música erudita. Quando digo Música Erudita, também estou dizendo sobre os novos compositores.

    Antonio Valdec M Coutinho
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    È bom que a rede cultura esteja novamente produzindo programas de qualidade depois do criminoso processo de sucatezaçâo que vem sofrendo na ultima década.

    gustavo_ractz
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pelos um canal aberto que passe musica erudita,mas daí vc acaba indo dormir mais tarde,tipo o porgrama repertório passa a 1 da manha,bem que poderia ser de tarde manha ou noite,Fui

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a TV Cultura abre grade para música erudita!!!