Musica Eletroacustica, atualidades.

Autor Mensagem
Ricnach
Veterano
# fev/08


A produção de musica Eletroacustica que não utiliza nenhum instrumento acustico, ou seja, a musica Eletroacústica "pura" continua sendo executada e composta ou vem perdendo espaço para a musica eletroacustica mista (aquela com instrumentos acusticos) ? Caso venha perdendo espaço será que as possibilidades eletronicas, por sí só, perderam força composicional ou ainda há o que se criar com este instrumento ?

makumbator
Moderador
# fev/08
· votar


Ricnach

Acho que há mais a mista que a pura, e para meu gosto pessoal, também acho as mais interessantes.
Tenho um amigo compositor/pianista(na verdade um virtuose), que faz os dois gêneros, a pura(ele já fez uma com gotas de água para um vídeo que ficou ótima) e as mistas. Mas ele também prefere as mistas e as que integram a gravação de um instrumento acústico(ou elétrico)que é e alterado posteriormente com efeitos, filtros e afins, mudando completamente suas características sonoras.

Jabijirous
Veterano
# fev/08
· votar


Cara ótima pergunta!! eu sou compositor, e pra te falar a verdade eu particularmente nao sou muito fan da eletroacustica "pura" eu gosto da mista!! mas respondendo a sua pergunta sobre espaço, por acaso teve espaço?? eu realmente nao sei!! mas eu acho que aqui no brasil pelo fato de ser ainda "novidade" para alguns assim como a música renascença ainda é "novidade" para outros ela vem ganhando sim peso, inclusive na bienal de música contemporanea do ano passado os dias de música eletronica foram os dias que mais tiveram gente!! Como compositor eu tento nos concertos que eu faço na faculdade é de explicar como é o processo de composiçao (pelo menos as minhas) para o povo começar a entender o assunto pois ainda é muito novo para muita gente!!! infelizmente né?

Ricnach
Veterano
# fev/08
· votar


makumbator

Quando falei de musica eletronica "pura" (nem sei se este termo existe) não estou incluindo a musica concreta, feita a partir de gravações acusticas, mas aquela que é toda sintética.

Ricnach
Veterano
# fev/08
· votar


A questão deste tópico surgiu da minha vontade de compor musica eletroacustica pura, sintética. Quando tive contato com a musica eletroacustica foi através de um disco do que o estudio do Flo Menezes promove, a partir de um concursso de composição, Cimesp se não me engano. Na época escutei tb Laborintos II do Berio que possui uma parte eletroacustica...entram instrumentos tb.. mas o som sintetico me chamou muita atenção. Mais pra frente vi que as orquestras ainda eram capaz de criar timbres tão ou mais interessantes que os sinteticos e a escuta destes sons começou a se tornar pobre... A saida mista, entre musica concreta, sintética e instrumental pareceu a saida lógica para este problema de timbre que o som sintético cria.
Mas atualmente escutei trabalhos populares eletronicos, não dançante mas o que seria uma "vanguarda" eletronica popular. Vi que já estão conseguindo timbres com qualidades muito interessantes e me pergunto se não há mais o que escavar por lá. Começei a compor uma peça eletronica pura e ainda estou trabalhando nela e está me interessando...

Ricnach
Veterano
# fev/08
· votar


O espaço a que me refiro é o restrito espaço da composição contemporânea mesmo. Já escutei um ou dois concertos com musica eletroacustica pura e depois sumiram, o espaco foi ocupado pela mista. A pergunta é, ainda podemos fazer algo com a musica eletroacustica pura?

Jabijirous
Veterano
# fev/08
· votar


Claro que pode ora!! agora se voce diz sobre ganhar dinheiro aí complica se com a música em geral ja é dificil imagina sobreviver só de uma area onde tem pouca gente para escutar!! agora, espaço tem, aqui no rj sempre tem!!

Jabijirous
Veterano
# fev/08 · Editado por: Jabijirous
· votar


esse ano tem forum de composição na uni rio!! e deve ter algo na ufrj tb, todo fim de semestre tem apresentação dos alunos de composiçao do CBM!!!

Ricnach
Veterano
# fev/08
· votar


Legal. Como funciona este forum?

Jabijirous
Veterano
# fev/08 · Editado por: Jabijirous
· votar


Ricnach

tem apresentação de compositores daqui do rj mesmo mais workshop!! é o q eu to tentando fazer no CBM!! por enquanto só acontece as audições, mas eu to planejando algo mais sofisticado, assim que firmar eu posto aqui qual vai ser!! a unica coisa que eu posso falar é que vai ser 100% contemporaneo!!

http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&frien dID=274816357

esse ai é o my space do professor e coordenador do curso de composiçao do CBM

Ken Himura
Veterano
# fev/08
· votar


Eu gosto muito da mista, abre um leque enorme de possibilidades interessantes - tanto em efeitos como em timbres sintéticos + acústicos.

Aliás, fugindo um pouquinho do assunto, ultimamente andei vendo uns vídeos de órgão de tubos. Cara, tem gente timbrando absurdamente bem um órgão tubular, timbres de trompa e madeiras perfeitamente! Tô muito abismado, realmente as registrações do órgão são poderosas.

Ricnach
Veterano
# fev/08
· votar


Sobre a musica mista. As melhores coisas que escutei de mista foram do Flo Menezes e de Stockhausen, com um grupo de percussão de são paulo, na verdade uma dupla, com um clarinetista, claronista e etc. Foram os melhores aproveitamentos desta "tecnologia" que pude escutar. Porém acho que a musica espectral está conseguindo timbres mais interessantes do que a musica mista.. pelo menos as ultimas audições me lançaram a ideia de que a musica mista está começando a chegar em seus limites, talves mais promeça do que possibilidades. Inclusive por isto estou querendo voltar ao eletronico puro para conseguir mudar alguma coisa por lá.

O órgão, vc tem toda razão... é o primeiro sintetizador de sons do mundo. Gosto muito do que Messian faz com órgão!

Jabijirous
Veterano
# fev/08 · Editado por: Jabijirous
· votar


Aqui tem uma música minha mista, para 8 guitarras! sendo 6 ao vivo, ela foi tocada ano passado no cbm!! quem quiser a partitura eu mando tb!!

http://www.badongo.com/file/8033334 ela só tem 3:30


Essa aqui foi feita com vozes, só efeito!! pra quem saca de polifonia, a segunda parte onde fica mais ritmica, a mesma "melodia" é tocada retrogada e stretada :P

http://www.badongo.com/file/8033424

Ricnach
Veterano
# fev/08
· votar


Jabijirous

Não consegui baixar os arquivos...
Você se importa de deixá-los no rapidshare?

Estou curioso!

Jabijirous
Veterano
# fev/08
· votar


esse site é igual ao rapidshare, só que melhor!! primeiro que voce tem um limite de 4.5 gigas por dia e nao precisa ter que esperar horas e horas!!

Primeiro digite o codigo depois vai aparecer uma janela com uma contagem regressiva e só clicar em download e pronto!!!

caso voce nao consiga eu coloco no rapidshare, é que demora muito pra fazer upload hehehe

Ricnach
Veterano
# mar/08
· votar


Ok, vou tentar lá!

Ricnach
Veterano
# mar/08
· votar


Jabijirous

Escutei!

Gostei bastante, do trabalho timbristico tb. Principalmente em "Vozes".

Você poderia falar um pouco do processo de produção e execução do "Träume" ?

Pedagogicamente mesmo..

makumbator
Moderador
# mar/08
· votar


Jabijirous

quem quiser a partitura eu mando tb!!

Eu quero! Rola de passar?

Jabijirous
Veterano
# mar/08
· votar


makumbator

claro, eu ainda nao tive tempo (paciencia) de fazer uma bula!! http://www.badongo.com/file/8116375

Ricnach

a primeira peça que eu fiz para guitarra foi exatamente ao contrario dessa, era tirar o maximo de som do instrumento sem usar um unico efeito eletronico, quando eu comecei a ter aulas de eletroacustica eu tive vontade de mudar totalmente o timbre natural da guitarra!

as 4 primeiras guitarras tem o mesmo timbre, pq elas fazem um ostinato em harmonicos!! a guitarra 5 ja é totalmente diferente!! ela é bem "distorcida", a 6 acho que é a unica que lembra um pouco o timbre da guitarra, isso é, eu falei das guitarras que foram executadas ao vivo! para isso ser tocado ao vivo eu precisei de um pc, pq os efeitos foram processados em tempo real!!!
eu lembro que um dos guitarristas me falou o seguinte "só deu pra entender a partitura da tua música quando a gente tocou ao vivo" pq até entao eles estavam ensaiando sem efeito!! foi muito complicado os ensaios, foi tudo muito em cima da hora, mas no dia ficou muito bom!!!

Ambas nas músicas eu trabalhei muito sobre o contraponto, pq eu tava na pesquisa sobre polifonia e acabei tirando minha cabeça das regras e usando apenas a "filosofia" do contraponto!!

Que bom que gostaram, todo semestre tem apresentação dos alunos de composição do cbm, e sempre tem a parte de música eletroacustica!!

makumbator
Moderador
# mar/08
· votar


Jabijirous

Valeu! Eu baixei o arquivo!

Ricnach
Veterano
# mar/08
· votar


Jabijirous


Qual programa você usou?

Jabijirous
Veterano
# mar/08
· votar


Ricnach


eu usei o cubase e varios plug ins

Ricnach
Veterano
# mar/08
· votar


Então você basicamento editou trechos gravados e usou efeitos?

Você conhece o programa Max?

Jabijirous
Veterano
# mar/08
· votar


nao sei se editar seria a palavra certa, eu compus eu escrevi no papel, depois eu gravei a guitarra e ai sim! a questao do timbre foi na base da experimentação!! eu gosto muito de mudar timbres, tem gente que ja cria a partir de uma senoide, eu gosto muito tb do som concreto, por exemplo, eu posso criar um timbre de vidro quebrando, mas eu ia perder um bom tempo pra chegar nesse resultado, vou num estudio e gravo o som do vidro quebrando, mais simples, gravo varias vezes de formas diferentes e depois vou modelando hehehe

sim, conheço o max, o Csound, o reaktor e os demais!! são programas demorados de aprender, comecei com o csound mas parei, mas eu consigo tudo o q eu quero usando sampler e plug ins, eu faço tudo via MIDI!

voce tem composição, se tiver mostra ae, vamos trocar figurinhas!

Ricnach
Veterano
# mar/08
· votar


tenho sim, vou mandar meu experimento com senoides.... Me fale, além da questão composicional, da questão da qualidade do som também, quando escuto em um fone (monitor) que tenho consigo escutar as frequencias que quero que apareçam, quando escuto em aparelhos de som não está soando como queria. Isto é importante para a primeira parte que é ruidosa e com pequenos detalhes... É minha primeira composição eletroacustica, até então eu escutava mas não compunha. Vou tentar colocar ela naquele programa que vc usou e já jogo aqui!

Jabijirous
Veterano
# mar/08
· votar


Ricnach

sim, um bom aparelho de som é fundamental, infelizmente eu nao tenho!! um bom fone voce consegue escutar boas frequencias, sem falar que o fone é colado no ouvido!

Ricnach
Veterano
# mar/08
· votar


http://www.badongo.com/file/8175424


Sobre a peça, eu quis fazer algo como uma Klangfarbenmelodie... Mais movimento de sons do que sons pontuais... não vou comentar agora, escute e comente, eu realmente estou precisando ouvir opiniões sobre esta peça... ainda não estou plenamente satisfeito com ela.

Jabijirous
Veterano
# mar/08
· votar


Gostei da textura do inicio!! escutei muito rapido não deu pra perceber muita coisa, até pq eu to sem fone!! mas o q eu puder perceberé que a questão do pan foi meio que pouco usado (posso estar falando besteira!) reverberação tb é bem importante! voce chegou a usar? outra coisa que eu senti falta foi da espacialização, o som ficou muito na cara o tempo todo sacou? a pausa foi ótima, pq nao continuou a usar?? voce poderia ter usado intercalando o som grave ou apenas fragmentos do som agudo!! voce tem material pra trabalhar mais de 20 minutos de música ai!

voce conhece oTratado de Objetos Musicais de Pierre Schaeffer ??

se eu achar aqui num dos cds perdidos eu posto pra voce!!

Ricnach
Veterano
# mar/08
· votar


Conheço sim! inclusive meu orientador do mestrado é um dos especialistas em Schaeffer aqui no Brasil. Quis usar todas as categorias possiveis de massa, timbre harmônico, grão, allure, dinâmica, perfil melódico e perfil de massa...

Gosto muito dos textos de Schaeffer, e ele tem boms trabalhos musicais tb.

Não usei nada de reverb e pan, realmente vc têm razão, vou fussar um pouco nisto!

Os sons que estão em detalhe na textura inicial possuem ritmo definido, tema e desenvolvimentos não lineares, e realmente estou com dificuldade de destacá-los usando apenas filtros..

Acho que o problema está no programa que eu usei talvez, eu estou com o Reason, estou usando os sintetizadores dele, vc conhece?

Valeu pelas dicas, e se vc conhecer algum outro programa util.. eu uso computador Mac!

Jabijirous
Veterano
# mar/08
· votar


Ricnach

sim, conheço o reason, eu nao sou fan dele não, mas é bem poderoso!! eu uso o gigastudio como meu sampler principal, o nuendo/cubase como meu sequenciador e uma PORRADA de plug ins, são varios mesmo!

pra mac é complicado, eu realmente nao conheço nada!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musica Eletroacustica, atualidades.