Ainda existe chão para a Música Tonal?

Autor Mensagem
Jabijirous
Veterano
# mar/08
· votar


Ken Himura

será que o neo tonal pra ele é um C7M? :P

Ken Himura
Veterano
# mar/08
· votar


Jabijirous
Quem sabe! Vai ver é um esboço harmônico do Debussy que o Jobim copiou :P

Pardal
Veterano
# mar/08
· votar


Jabijirous e Ken Himura

Música neo-modal foi uma nova exploração que os modernistas fizeram com música modal. Sim, eles pegaram músicas modais e viajaram na maionese mesmo, como Claude Debussy e outros, Schöemberg, e tal. A partir da música neo-modal é que eles alcançaram plenamente o atonalismo. Na música neo-modal, como na modal, mantém-se uma nota em pedal, ou bordão. E constrói-se alguma coisa em cima disso. Na música neo-modal, no entanto, elementos de música moderna são fundidos, e você tem uma música modal descaracterizada, mas que não é tonal. É a música neo-modal.

_music_4_ever_
Veterano
# mar/08
· votar


Kobberminer

XD olá colega... eu também não tenho mt experiência no campo composicional (vai fazer 2 anos em junho) ...componho amadoramente e tb estou a tentar pela primeira vez escrever algo atonal (ou melhor dizendo, de tonalidade mais livre) para uma orquestra de câmara.

Apesar de também sentir um certo fascínio pela atonalidade, penso em continuar a compor obras tonais (e bastante tonais! XD), pois adoro o Barroco e, em especial, Johann Sebastian Bach.

Caro amigo, o que lhe aconselho é ke não tente "pôr o carro na frente dos bois". Primeiro tente escrever algo mais simples, tonal. Tente os géneros mais simples, tente compor para o seu instrumento. E só depois vá evoluindo, fazendo pesquisas de como se compõe o género X e Y e experimentando. A chave disto tudo é experimentar.

Quanto a futuro para a tonalidade, eu acho que sim, nomeadamente na música litúrgica...Se bem que a atonalidade e as correntes modernistas, principalmente o ruidismo, a música electrónica e outras afins, é que estão a ganhar cada vez mais terreno.