Dúvida sobre o método de harmonização utilizado antes da consolidação do sistema tonal

Autor Mensagem
    romulomelo
    Membro Novato
    # 01/fev/19 00:28 · Editado por: romulomelo

Bem, nos últimos meses eu venho escutado algumas peças muito antigas, de 1500 até o começo do barroco musical. Eu pude constatar que os compositores antigamente usavam uma forma de harmonização muito ambígua, entendem? Um exemplo é a composição do desconhecido compositor Picforth, chamada In Nomine:

A harmonização desse tipo de música é muito bacana, não dá pra afirmar ao certo, na prática, se a música é maior ou menor, entendem?!

Outro exemplo pra quem ainda não entendeu (até porque eu não consigo explicar isso muito bem) é a composição do compositor inglês Mallorie, chamada Yf Man in care, também muito bela:

Percebam como o compositor navega por acordes maiores/menores de forma muito rápida. Isso causa uma sensação de ambiguidade (li sobre isso em algum forum, mas não estava muito claro). Enfim, Acho que já deu pra sacar o que eu quero dizer. Esse tipo de harmonia é muito diferente da harmonia tonal utilizada no período barroco.

A minha dúvida é: como se caracteriza esse tipo de harmonização? É a tal "Harmonia modal"? Pois vejam este vídeo:

O efeito harmônico causado é o mesmo! Mas aí eu pesquisei no youtube "Modal Harmony" e fui vendo vídeos... a maioria não tem nada a ver com essa harmonização que eu me refiro. Não encontrei nenhum material que fale sobre esse tipo de harmonização, e os que falavam em harmonia modal não têm nada a ver com o que eu procuro.

Outra dúvida: onde posso aprender sobre esse tipo de harmonização? Conhecem algum bom livro?

Ah, perdão se violei alguma regra do fórum, pois sou novato.

LeandroP
    Moderador
    # 01/fev/19 01:14
    · votar

romulomelo

Não sei lhe responder isso e confesso que fiquei curioso.

Quem poderia ter uma boa resposta aqui no fórum é o nosso colega Jabijirous, mas, faz tempo que não vejo ele postando.
    Ele tem um canal muito legal no YouTube
    https://www.youtube.com/channel/UCwXu89GucLxfnqRGvFIS8rQ/videos

Beto Guitar Player
    Veterano
    # 01/fev/19 08:31
    · votar

romulomelo
    LeandroP

Acho que o Ken Himura também poderia saber algo a respeito.
    Quem sabe um dos dois não aparece por aqui?!

LeandroP
    Moderador
    # 01/fev/19 10:16
    · votar

Beto Guitar Player

Bem lembrado!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Dúvida sobre o método de harmonização utilizado antes da consolidação do sistema tonal