Curso de afinação de piano

Autor Mensagem
Ata
Veterano
# jan/07


Olá

Alguém saberia me informar onde há curso de afinação de piano, de preferência no Rio de Janeiro? Custos e duração também são válidos.

Obrigado

Ata
Veterano
# jan/07
· votar


Poxa vida, como alguém vira afinador de piano?

Ken Himura
Veterano
# jan/07
· votar


Eu não faço idéia, realmente. Temos que procurar informações nas lojas de reformas e vendas de pianos!

Wumpa Crash
Veterano
# jan/07
· votar


ou melhor, faça como nos velhos tempos, vá até algum afinador e peça pra ser aprendiz. quem sabe.

harofloww
Veterano
# jan/07
· votar


Ei... eu tinha visto um site de Buenos Aires que dava aulas de afinação de piano... mas além de ser na Argentina, era 300 euros por mes... que eu me lembre... me desculpem se estiver errado.. mas era algo assim absurdo oO no Brasil nem sei se tem hein?! (escola específica para isso) se alguem achar conta pra nós ai... =)

flww
haroflow

Ata
Veterano
# fev/07
· votar


Ninguém?

Ata
Veterano
# fev/07
· votar


Bem, se conhecerem afinadores (de preferência no Rio de Janeiro) e puderem me passar nome e contato, ou então alguma casa de pianos no Rio, já seria de alguma valia.

Obrigado

Ken Himura
Veterano
# fev/07
· votar


Ata
Tem que ver na lista telefônica. De cabeça, eu só sei duma casa de pianos que tem aqui perto de mim.

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


Ata
Ele tudo sabe.

Ata
Veterano
# fev/07 · Editado por: Ata
· votar


É complicado chegar num afinador e dizer:

"Me ensine a afinar pianos"

Pois é provavel que ele entenda: "quero ganhar dinheiro que você ganharia"

Ata
Veterano
# fev/07
· votar


"quero ganhar dinheiro que você ganharia"
Não que essa não seja uma das intenções.


fã de mp3
Foda aí. Tem muito sobre o romance "O Afinador de Pianos", tem um ali com conta de e-mail abandonada, e, já na primeira página, este tópico aqui aparece.

Ata
Veterano
# fev/07
· votar


Pesquisei a Person Pianos, lá de Porto Alegre. O afinador estudou por quatro anos na Alemanha.

Ou seja, melhor esquecermos toda essa conversa.

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


Ata
Esse é o problema. Se já é difícil arranjar um afinador aqui no Brasil, que dirá curso? Aqui é Terceiro Mundo, né?

Ata
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3
Aqui é Terceiro Mundo, né?

Por que a interrogação? Digo, resta alguma dúvida? Posso te mandar umas fotos, pra confirmar.

_o/

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


Ata
Pergunta retórica. Na primeira oportunidade que tiver, me demito daqui!

Ata
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3
Não vai não. Isso seria desistir, o que é pior. O que alguém pode fazer por um país como Alemanha? Pra mim, é um país relativamente pronto.

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


Ata
"Brasileiro não desiste nunca", não é? (Outra pergunta retórica)
Esperanças, não vivemos sem elas.

Ata
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3
Não é uma questão de esperança.

Veja a minha questão: se for viver como organista na Alemanha, o que posso dar para aquele país? Lá, em toda igreja (vocês entenderam) há pelo menos um órgão de tubos e um organista. Um a mais ou a menos, sem diferença. Não que por isso eu não deseje ir para lá para estudar. Desejo realmente fazê-lo um dia.

Agora, no Brasil, eu posso um dia ser professor e fazer com que alguns jovens venham a ser organistas. Da mesma forma, posso contribuir para a divulgação da música erudita e do meu instrumento.

E não me chame de esperançoso, pois a esperança é um dos piores males da humanidade, como disse o outro.

Ken Himura
Veterano
# fev/07
· votar


Ata
É questão cultural. A Alemanha é infinitamente menor que o Brasil também, isso conta a favor deles. Porém, o mercado lá é extremamente burocrático e saturado para músicos, principalmente nas orquestras. Há várias discussões rolando lá sobre a verba que liberam pra orquestras, se é justo blá blá blá...

Mais ou menos a mesma coisa que a gente aqui reclama da Osesp.

Acredito que o mundo todo tá mais ou menos no mesmo patamar de dificuldade, o que muda são os salários e a mentalidade das pessoas.
Como disse um professor meu: "Viver de música não é tão difícil - o difícil é viver."

Caps
Veterano
# fev/09
· votar


Afinei Pianos, fiz um curso intensivo particular com um MESTRE Afinador que cursou em duas fábricas de Piano brasileiras e no Japão na Fábrica da YAMAHA. Existem duas categorias de afinador de Piano: 1. O simples Afinador e 2. O Mestre Afinador. Tanto um quanto outro para serem habilitados para a profissão terão como pré-requisito o que chamamos de "Ouvido ABSOLUTO". ESSE (absoluto) escuta um acorde e não tem a necessidade de conferí-lo no instrumento. O RELATIVO (ouvido) escuta um acorde e precisa conferí-lo com o seu instrumento. Deixei de afinar ou reparar Pianos porque é um trabalho não valorizado pelo usuário do instrumento (música erudita), esse na sua grande maioria, tem a percepção musical deficiente e percebe que o seu Piano está desafinado levemente quanto o seu Piano está bastante desafinado. O meu relato é de experiências vividas com colegas de curso tanto nas Universidades como nos Conservatórios de música, lugares onde estudei e trabalhei no RS e em PE. O mestre AFINADOR é habilitado a atender ao mais exigente CONCERTISTA de PIANO. O Diapasão eletrônico é construído matematicamente e o ouvido não, a escala é temperada e desfaz qualquer cálculo matemático. Só o aparelho não resolveria, experimente perguntar aos concertistas ou Pianistas professores se eles carregam um na sua bagagem para afinar seus Pianos.

Casper
Veterano
# fev/09
· votar


Caro Caps:

Me desculpe se eu estiver enganado, mas com um Planet
Waves Universal Chromatic Tuner na mão, ou com
um frequêncímetro de precisão (por exemplo um
Agilent 53131A Universal Frequency Counter) e
mais as ferramentas mecânicas necessárias, o
que impede um ser humano normal de afinar um piano?

DvD Jhá
Veterano
# fev/09
· votar


Caraca os caras desenterrando tópicos
Derrepente o cara ja ate virou afinador de piano
E só agora chega alguem pra tirar a duvida dele rsrsrsrs

Mais agora falando serio
Eu acho que o Caps quiz dizer que as pessoas não se dão conta de como seus instrumentos estão desafinados
As vezes pra não gastar dinheiro ou pq tem demais e prefere comprar outro novo

E o Casper Com toda essa tecnologia concordo com ele que uma pessoa consegue afinar sim um piano desde que esteja bem preparada tecnicamente

Pseudonimum
Veterano
# fev/09
· votar


Me desculpe se eu estiver enganado, mas com um Planet
Waves Universal Chromatic Tuner na mão, ou com
um frequêncímetro de precisão (por exemplo um
Agilent 53131A Universal Frequency Counter) e
mais as ferramentas mecânicas necessárias, o
que impede um ser humano normal de afinar um piano?


O cara parece que tá escrevendo um poema.

J. S. Coltrane
Veterano
# fev/09
· votar


Casper

Se isso fosse mesmo possível, certamente a Korg ou a Yamaha já teriam colocado no mercado um afinador eletrônico de pianos. Mas é algo que depende da sensibilidade humana e não pode ser feito por meios eletrônicos. Um afinador leva uns 10 anos para aprender o ofício. Sugiro que voce veja um em ação, é maravilhoso. O cara chega no tom de primeira.

O problema de afinar um piano é que são aprox. 200 cordas vibrando juntas. Some a isso os harmônicos e a questão do temperamento [como o Caps colocou] e voce tem um problema matemático de uma complexidade absurda. Acho que um computador levaria alguns anos para afinar um piano.

Nenhuma tecnologia substitui um ouvido treinado.

Musikalischmann
Veterano
# fev/09
· votar


Muitos de nós estão acostumados a pensar que tudo deve ser resolvido num clique, ou então com a tecnologia. Mas as melhores coisas dessa vida não tem como serem substituidas pela máquina.

Ou seja, deixem de ser pau-duro e contratem um afinador bom pra fazer o serviço. Não deixem seus pianos desafinados e nem o afinador passar fome.

Casper
Veterano
# fev/09
· votar


Caros amigos.

Frequência é frequência, não adianta ficar criando
ilusões quanto ao "ouvido treinado". O piano é, em
última instância, um conjunto de cordas esticadas,
cada uma em uma frequência específica e ponto.
Não tem mágica nem mistério.

Escala temperada pode ser calculada com qualquer precisão
que se deseja, e existem frequêncímetros comerciais com
erro de fento-segundos, permitindo calcular 440Hz com erro
de +- 0.000001 segundos.

Eu entendo o ponto de vista do mestre que estudou 10 anos
para se aperfeiçoar na sua arte, mas contra fatos não existem
argumentos.

Ken Himura
Veterano
# fev/09
· votar


O piano é, em última instância, um conjunto de cordas esticadas, cada uma em uma frequência específica e ponto.

Aí que tá, não tem uma freqüência exata cara. É tudo relativo à freqüência fundamental de afinação, que vai variar de acordo com o uso. Mesmo assim, ainda não existem afinadores que indiquem quintas e quartas muito puras, e fazendo contas não alcançamos estes valores. Esta é a principal diferença entre teclado eletrônico e piano - o teclado é afinado assim da maneira que você falou. O piano não, e não pode.

Cada nota que você toca faz outras n cordas vibrarem por simpatia. Essa vibração dos harmônicos que forma o timbre e informa se o som tá "afinado" ou não. Esses valores não são absolutos, e nem tem como colocar numa tabela, cada caso é um caso único - diferentes madeiras, diferentes materiais de cordas, diferentes espessuras de cordas, clima, umidade, etc. É um sistema com muitas variáveis...

O único aparelho que consegue ajustar essas freqüências com perfeição, até hoje, é o ouvido humano. Não conheço UM ÚNICO CASO em toda a internet de alguém que conseguiu afinar um piano desse modo aí que você disse. E freqüento muitos fóruns de música, inclusive alguns de música e matemática.

Eu entendo o ponto de vista do mestre que estudou 10 anos
para se aperfeiçoar na sua arte, mas contra fatos não existem
argumentos.

Então por que uma máquina não faz um violino com a mesma qualidade ou melhor que um luthier? Já que a máquina tem o corte e precisão nas medidas muito mais perfeita que a mão humana?

Onde estão os fatos? Parece mais 'achismo' do que 'fato'.

Casper
Veterano
# fev/09
· votar


Caro Ken:

Vc está me dizendo que se eu, Véio Casper, pegar uma tabela como esta:

http://www.techlib.com/reference/musical_note_frequencies.htm

E ir tocando nota por nota, uma corda de cada vez, e deixando apenas uma corda vibrar de cada vez, eu não consigo afinar um piano?

Porque?

Eu afino minha guitarra, uma corda de cada vez, não entendo
o motivo pelo qual não conseguiria afinar qualquer outro
instrumento.

A nota Lá tem a frequência de 440 Hz, não é?

e

NOTA = PRÓXIMA NOTA x 2 ^(N/12)

portanto é fácil calcular toda a oitava, com precisão.

Ainda não entendi quel é o "mistério"

Khronos
Veterano
# fev/09
· votar


Casper
Conseguir, consegue. Acontece que instrumento de corda a afinação n fica em cima da frequencia exata,pelo menos é assim no violino =P
Mas eu acho que dá sim hahahaha. Talvez não soe os trocentos harmônicos, mas vai ficar afinado.

Jabijirous
Veterano
# fev/09
· votar


Cara, primeiro, ou você afina por utilização de um afinar em software ou vai de ouvido como a maioria faz!! o resto é comprar cordas, isso é só ver em lojas de música, e a ferramenta certa que da pra ver em loja de música tb!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Curso de afinação de piano