curso online de violino

    Autor Mensagem
    romuloandrade
    Veterano
    # dez/06


    olá pessoal, estou com alguma dificuldade para encontrar material para aprender a tocar violino...sou guitarrista, mas tenho grande vontade de aprender violino e sax...mas este tópico é mais uma "coleta de material" que tenho certeza que ajudará não só a mim, mas também muita gente que está começando....
    abraço a todos!!

    Kobberminer
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    Olhe kra... o melhor mesmo a fazer eh procurar um professor. Cursos online de instrumento são furadas, pois tem até aqueles que vem por correspondência (imagine como aprender...). Tentar tocar sozinho eh possível, mas provavelmente será difícil até ser músico de metrô...

    fã de mp3
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    curso online de violino

    Isso dificilmente (pra não dizer nunca) dá certo. É aquela velha história: se a pessoa quer ser autodidata, que seja 100% autodidata. E isso é coisa para poucos, muito poucos...

    Ata
    Veterano
    # dez/06 · Editado por: Ata
    · votar


    romuloandrade
    Não seria uma boa idéia, pois você difícilmente dominaria a verdadeira arte de tocar.

    romuloandrade
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    tranquilo!!
    valeu mesmo ae galera...
    é porque é tipo assim...eu toco guitarra a 2 anos e sou auto didata, acho que toco relativamente bem, não com ose tivesse um professor é claro...mas recebi até elogio dos vizinhos!!rsrsrs
    só que há algumas técnicas que não dá pra aprender sozinho...mas que também não impedem ninguém de tocar...só que isso nos impede de tirar algumas músicas...não sei se isso acontece no violino também...
    quanto a teoria eu estudei boa parte na internet e no aqui no CC...
    muito obrigado a todos que responderam às perguntas...
    abraço!

    fã de mp3
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    romuloandrade
    eu toco guitarra a 2 anos e sou auto didata, acho que toco relativamente bem, não com ose tivesse um professor é claro...mas recebi até elogio dos vizinhos!

    O problema é que aprender violino "dá mais trabalho" (não vou dizer que é mais difícil para não criar confusão com os guitarristas : ). Dá para tocar guitarra até deitado (respeitando a posição dos braços e mãos, é claro, para evitar dores físicas). Violino não. Guitarra tem os trastes ali, bonitinhos, marcando cada semitom. Violino não. E por aí vai.

    romuloandrade
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    >>Fã de MP3

    a tah...saquei...mas isso espero que seja só questão de prática...rsrsrs porque...porque a parte teórica serve para qualquer instrumento n é?!?
    então o que eu procuro é isso...tp onde colocar os dedos pra obter determinada nota e tal...é principalmente isso que procuro...além das dicas, que também são de extrema importância...
    abraço!

    leandro rodrigues
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    romuloandrade



    onde colocar os dedos pra obter determinada nota e tal...é isso que procuro

    Se for só isso tudo bem!! Entre numa boa escola, onde tenha um bom professor pra te corrigir e tirar todas as suas dúvidas

    Ata
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    romuloandrade
    Você tem que estudar as técnicas de arco, que é o grande problema de se aprender violino. Além disso, a menos que você tenha grandes noções de solfejo, dificilmente você vai realmente afinar uma nota, cometendo erros de até um quarto de tom.

    Mas na verdade, você não abriu esse tópico pra querer ouvir "vá buscar um professor", então vamos ao objetivo final:

    - Vá, garotão, e aprenda violino sozinho.


    Satisfeito agora?

    Ata
    Veterano
    # dez/06
    · votar


    romuloandrade

    Ahaha...

    eu me assusto com meu próprio rancor, pequeno Schönberg.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ata
    Hahahahaahaha

    Ainda vou te levar pra assistir um coral de igreja Schöenberguiano! xD

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ata


    Vá, garotão, e aprenda violino sozinho.

    De cada 3 trilhões de cara que foram aprender sozinho o instrumento VIOLINO, só 11 se deram bem.

    Mas tirando isso...

    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    leandro rodrigues
    De cada 3 trilhões de cara que foram aprender sozinho o instrumento VIOLINO, só 11 se deram bem.

    O problema é o "sozinho, mas with a little help from my friends foristas". xD
    Isso é orgulho? "Olá, sou o José Rodrigues e sou 40% autodidata! Tenho orgulho disso porque não precisei de professor!"

    Kobberminer
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Kobberminer
    · votar


    fã de mp3

    Pois é... falando assim parece agora que o lema central para se aprender qualquer instrumento é "Antes só do que mal acompanhado". Se pensarmos assim o tempo todo (e se isso fosse verdade)... tudo bem... vamos todos compôr sinfonias aproveitando o "gene autodidata" que todos nós temos...

    leandro rodrigues
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fã de mp3

    Eu estou dizendo que para aprender VIOLINO sozinho, não se aprende não. Você vai ter só uma noção, e nunca vai chegar a ser um músico.

    Quando eu falo músico, eu estou dizendo por ex: Os músicos do quarteto que tocam no Jô.

    Para qualquer instrumento, se não tiver uma boa escola e um bom professor, de nada adianta ter métodos, apostilas, e outros afins.

    Você tem que ter um professor ao seu lado para tirar todas as suas dúvidas que você tiver.

    Agora aprendendo sozinho, até que se aprende alguma coisa, mas...

    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    leandro rodrigues
    Você vai ter só uma noção, e nunca vai chegar a ser um músico.
    Para qualquer instrumento, se não tiver uma boa escola e um bom professor, de nada adianta ter métodos, apostilas, e outros afins.

    Depende. É realmente bem mais difícil para ser um bom instrumentista, mas há casos isolados sim. Sempre pensei o seguinte: técnica se desenvolve com prática. Quanto maior a prática, melhor será a técnica. O problema é: será que o pretenso músico saberá praticar corretamente para desenvolver uma técnica apurada? Há pessoas que tem mais facilidade do que outras. Uns dizem que um autodidata já nasce com o dom, outros dizem que qualquer um pode se autodesenvolver, enfim, não existe consenso sobre isso e não sou eu quem vai responder.
    Em suma, o problema é que com a internet muitas coisas foram facilitadas, e isso pode ser bom como pode ser ruim.

    Ata
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    eu me assusto com meu próprio rancor, pequeno Schönberg.


    Citando a mim mesmo, o Schöenberg entrou ali porque ele foi praticamente autodidata.

    Mas eu não recomendo.


    fã de mp3
    Isso é orgulho? "Olá, sou o José Rodrigues e sou 40% autodidata! Tenho orgulho disso porque não precisei de professor!"

    Pois é, rapaz. Tem o tópico VIOLINO, VIOLINO, VIOLINO e VIOLINO, não por acaso de criação minha (tem link ali embaixo) que fala justamente disso, pena que ele não fica stickado.

    Mas eu não me importo mais, que se danem esses iniciantes que vêm com prepotência de dar uma de quem quer conselho mas na verdade que só comunicar o fato.

    Ken Himura
    Veterano
    # jan/07 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    Eu estou dizendo que para aprender VIOLINO sozinho, não se aprende não. Você vai ter só uma noção, e nunca vai chegar a ser um músico.
    Fala isso pro Telemann e pro Hermeto Pascoal.

    Poder é claro que vai, mas vai ser um caminho muito árduo. E estudar com professor acompanhando já é difícil.

    George Pinheiro
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    É incrível que apesar de estarmos todos de acordo que o melhor a fazer é procurar um professor para se começar a tocar um instrumento musical vários tópicos ainda sejam abertos com essa dúvida. É como o Ken Himura disse: Poder é claro que vai, mas vai ser um caminho muito árduo. E estudar com professor acompanhando já é difícil.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a curso online de violino