Curso técnico de piano...

    Autor Mensagem
    bi_bi
    Veterano
    # jun/04


    Olá!

    Estou fazendo o curso técnico de piano num conservatório da minha cidade (Niterói - RJ). O curso aki é da seguinte forma:

    * 1º Ciclo: 4 anos >>> Piano + teoria musical
    * 2º Ciclo: 4 anos >>> Piano + harmonia + história da música + mpb + percepção musical + canto e coral + folclore + ???

    Minha dúvida:

    Não tenho certeza se são essas as matérias do segundo ciclo (por isso que eu escrevi os "???"). Gostaria de saber como é o curso de vocês. Eu tenho um amigo que fez no Villa Lobos e lá ele terminou o curso em três anos! Como ele pode ter feito um curso de oito anos em apenas três???

    Valeu pela ajuda gente...

    Beijinhos..............Bianca

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Ah... esqueci de dizer... eu terminei o 1º ciclo agora e pretendo parar esse curso. Vou fazer Harmonia em outro lugar... provavelmente no Cigam (no centro do RJ)... e estou fazendo umas aulas de piano com o Kiko Continentino, tecladista do Milton Nascimento. Tô afim de sair um pouco do clássico e pegar uma parte mais popular.

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/04 · Editado por: Ken Himura
    · votar


    bi_bi
    bom, eu acho que o ciclo depende da instituição...
    por exemplo...o técnico da villa é pesadão, 4 horas por dia, todos os dias...se eu não me engano...

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    poxa gente... ninguém pra me ajudar???

    O pianista
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Olá Bianca

    Exato os cursos de piano hoje em dia estão muito mais rápidos, por causa do método de ensino mais eficiente.

    No meu caso, divide-se da seguinte forma (falando todas as matérias):

    1ª Parte - Estruturação, apreciação, percepção, rítimica, harmonia + instrumento
    2ª Parte - Estruturação, rítimica, harmonia, contraponto, prática de composição, prática do improviso, história da música + instrumento a nível profissional

    1ª Parte - 3 anos
    2ª Parte - 2 anos
    Total - 5 anos

    Ou seja os antigos 12 anos de piano, que viraram 11, que viraram 8, hoje em dia estão em 5 ou 3 anos.
    No meu caso aí, são 2 vezes por semana de 4h e uma aula por semana prática de 50min, aula individual. Aï tem os grupos de câmara, orquestra, big band, grupo de percurssão, que se pode participar também como experiência.

    Acho que basicamente eh isso ae. Qualquer coisa pergunte, estou meio ausente do fórum mas vou voltar em breve.

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    O pianista
    Valeu pianista! Mas esse curso vc está fazendo aonde? O meu é no Conservatório de Música do Estado do Rio de Janeiro, em Niterói. Eles são bem diferentes mesmo...

    Marcelo Souza Nascimento
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Como vai Bianca ?

    Existem vários cursos no Rio de Janeiro, os quais, por sinal são os melhores que podemos achar no país. Acho que já que você está buscando disvenciliar um pouco do classico, sua melhor opção no Rio é o Cigam no centro. Lá você após acabar harmonia, poderá fazer improviso e irá desenvolver muito seu ouvido...

    Um grande Beijo.
    Marcelo

    O pianista
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    É aqui em São Caetano do Sul, Fundação das Artes, você já deve ter ouvido falar, tá entre as melhores escolas de música do país. O COnservatório aí do Rio também é muito bom né.

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Marcelo Souza Nascimento

    Eu ia começar harmonia no Cigam em agosto... mas acho que vou deixar pra janeiro, porque antes disso eu quero fazer aula com um cara que toca muito aqui da minha cidade... o nome dele é Marvio Ciribelli (nãi sei se alguém aqui já ouviu falar... ele já deu aula até na Beerkley, além de ser formado lá). Como eu só posso pagar um curso por vez, estou pensando e fazer uns seis meses de aula com ele e depois partir pra harmonia. Valeu... beijinhos!


    O pianista

    Não acho o meu conservatório tão bom assim não... ele não fica na cidade do Rio, fica em Niterói (tudo bem que são só 20 min de distância de um lugar pro outro) e é por isso que eu estou saindo de lá e buscando coisas novas! Beijos!

    O pianista
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    bi_bi
    Nossa e eu pensando que era um dos melhores do país, hehe. Acho que o nível andou caindo então ou estou confundindo o conservatório com outro.
    Você está em qual nível? Toca a quanto tempo?

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    O pianista

    No conservatório eu acabei de concluir o 1º Ciclo (4 anos de piano + teoria musical) e além disso tb já fiz Percepção musical. Só que meu rítmo era mais leve que o seu... aula spo uma vez por semana, de 1:30h de duração.
    Além disso, eu toco teclado na minha igreja... isso me fez evoluir em uns pontos, mas me limitou em outros. Foi bom pq exercitei muito a questão de tirar música de ouvido e tal... mas foi ruim pq durante muito tempo eu fiquei tocando só clássico e música evangélica...
    Agora estou correndo atrás do tempo perdido e buscando mais o lado da música popular... quero aprender a tocar bossa-nova, choro, jazz, blues... essas músicas que têm acordes mais "encorpados", rítmos diferentes, uma harmonia mais detalhada e tal... E pretendo começar a estudar harmonia no CIGAM (http://www.cigam.mus.br/) em janeiro talvez.

    E vc? Estava sumido do fórum de teclado, né? Estuda a quanto tempo e tal...?

    Marcelo Souza Nascimento
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    bi_bi

    E aí, tudo bom ?
    Bem ... Conheço bem o trabalho do Ciribeli. Se você quiser uma opnião, veja bem. Ele é muito bom mesmo. Adoro o som dele, mas já que vc está visando entortar mas sua harmona, se fosse eu, não faria aula com o Ciribelli. Muito se discute sobre as técnicas dele. Ele saca muito de improviso e tal e gosta de fazer aquelas coisas embusteiras tipo tocar com o cotovelo e outros malabarismos. Acho que se fosse você, tentaria algo como Maxwell, Continentino e outros que se você quiser o nome, são muito bons mesmo, atuando em bandas evangélicas. Deixa o Cirí pro improviso depois da harmonia no cigam.

    Espero ter ajudado !

    Um grande beijo.

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Marcelo Souza Nascimento
    Bem, fiz um mês de aula com o Kiko Continentino agora... mas tipo, a parada do Ciribelli é como se fosse uma "paixão à primeira vista" pela aula dele, sabe? E ele tem muito mais a ensinar do que improviso... tem dois amigos que já fazem aula com ele a algum tempo e tal, eles me mostram o que aprendem.... já resovi que é isso que eu quero... o CIGAM vai ter que esperar até janeiro...mas respeito a tua opinião! Agora, pelo que eu saiba o Continentino nunca tocou em bandas evangélicas! Vc tb é de Niterói? Do Rio?

    Beijos...

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Marcelo Souza Nascimento
    O pianista

    Peguem meu msn!

    bianca.gemal@urbi.com.br

    Beijos!

    O pianista
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Boa idéia. Te adionei já.

    rka
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    aproveitando... alguem conhece algum conservatorio bom de São Paulo - SP q tenha um bom curso de piano?

    grato

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    rka
    Sou do RJ... tô por fora de sampa...

    Marcelo Souza Nascimento
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    bi_bi

    Como vai Bianca ?

    Entendo esse lance de "paixão à primeira vista". Se é isso que você quer, te dou meu apoio. Como te disse, ele saca muito de tudo, mas se supera no improviso. De qualquer forma, você vai aprender bastante com ele. Sobre o Continentino tocar em bandas evangélicas, eu não estava falando sobre ele, mas sim sobre o Maxwell e outros que no momento eu estava pensando quando disse que te daria os nomes depois. Formulei a frase de forma errada. Desculpe!

    Sou de Niteroi. Vou te adicionar no meu MSN.
    Depois falamos mais. Ainda vou trabalhar !
    Um grande beijo!

    bi_bi
    Veterano
    # jun/04
    · votar


    Marcelo Souza Nascimento
    Eu tb sou de Niteró! legal....=P

    MC Jorjão
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    -> relativo aos 1ºs comentários: Bem... onde eu faço o que eles chamam de "básico" são 4 anos
    e o "técnico" são 7 anos... eu que me pergunto como alguém termina o curso de 11 anos em 8? E isso é só prática... História da Música, Teoria e qualquer outra coisa é por fora e serve pra quem toca qualquer instrumento e a teoria já inclui percepção e são 3 anos básicos e 3 técnicos. Eu estou no 2º técnico tanto de prática como de teoria. Minha irmã também fazia, mas desistiu =´( exige dedicação... se a pessoa não treina em casa pode esquecer que a coisa não vai pra frente e eu aprendi isso da pior forma: minha professora irada porque a música não saía... mas é isso.

    thyta
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    eu faço piano, aki em Brasilia e a escola de musica é pública, dizem que é a melhor escola de musica publica da america latina, mas eu acho o curso muito demorado.
    Tem 4 anos que estou fazendo piano e agora to tendo aula tb de harmonia3 e morfologia-estruturaçao musical

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Curso técnico de piano...