Como começar violino?

Autor Mensagem
mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


você está me falando que eu somente vou começar a tocar +- com 2 anos de TEORIA?!?! Meu Deus..... O.o
Caracas.... hahahaha... to besta... pensei que ia ser menos tempo... sabe?!?! Ou que ia ser ao mesmo tempo....
Meu Deus.... mas beleza, nenhum instrumento é fácil se você quer toca-lo bem, não é?

Huahauha...vc está íntimo... ''girl'' huahuuha... quem deixou vc me chamar assim?!To brincando viu?! Pode me chamar assim, boy! xD~

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


mah_rock
Ok, girl, mas foi você quem começou com a intimidade! xDDD
Bom, isso foi no meu caso, e eu estudei numa igreja. Acho que com professor particular ou numa escola normal você levará menos tempo. Mas isso é pra mim uma teoria. É a vida, girl: quanto mais perfume uma rosa, mais espinhos para cheirá-la (estou filosófico hoje!).

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


Tomara que sim.... menos tempo!!! Estou super ansiosa para tocar violino!!! Você já se apresentou?? Sei que isso vai demorar para mim, mas não vejo a hora.
Quantas aulas por semana vocês recomendam?? A escola aonde eu vi, tem até 3. Isso é o necessário, ou tem que ser mais?

Hauhauahu... tá filosófico hoje mesmo, fã de mp3!!!!Mas você é sempre legal!! Filosófico ou não!! Adoro-te!!

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


mah_rock
Você já se apresentou??
Não oficialmente. Tocava só na igreja mesmo (na época). Pode-se dizer que eu era medíocre (ou seja, não era nem extremamente bom, nem extremamente ruim; estava na média).
Pelo que me lembro (não sei o porquê, não lembro bem disso), fazia só 1 aula por semana (ou 2? Xiii...). Mas tinha que estudar TODOS OS DIAS, e era isso que me instruíam. Então acho que 3 por semana já é o necessário (e assim você vai aprender mais rápido).

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


AAaaaaaahhhh.....
Que legal!!
O que você recomenda que eu escute para ter uma idéia de violino??
Eu tenho 2 do Bach...... uma que é "Double Violin Concert" e outra que eu não sei o nome, mas é um concerto de violino.
E uma do Beethoven " Sonata for violin and piano no."

Eu amei as três músicas!!São lindas... estou completamente apaixonada por elas.

fã de mp3
Veterano
# dez/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


mah_rock
Quando outra garota aqui do fórum chamou Bach de mestre, eu a "corrigi"; disse que Bach era deus!
"Exageros" a parte, acho Bach, Beethoven, Mozart, Tchaikovsky e tantos outros, compositores fenomenais para o violino. No caso de Bach (não sei se você teve essa impressão), no começo achava-o um tanto "difícil" (porque vários BWVs dele não têm uma melodia "assobiável"), mas depois vi a beleza de sua música. De qualquer modo, Bach é um excelente começo (e não só começo, porque ele é um imortal!).

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


Eu acho Bach bem difícil para se tocar!! Espero um dia tocar suas músicas!!Eu acho que Bach é um Deus também!! Ele é fenomenal... imortal assim como Mozart e Beethoven!
Eu quase choro quando escuto Bach....me arrepio toda!
Qual obras vocês me recomendam que eu baixe??Títulos seria melhor.... xD~~

fã de mp3
Veterano
# dez/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


O Bach tem mais de 1000 composições catalogadas, isso porque grande parte foi perdida. Dele recomendo as sonatas para violino solo (BWV 1001–1006; a mais famosa é a "Partita Nº 2 em Ré menor" - BWV 1004), os concertos para violino (BWV 1041–1045), os 6 "Concertos de Brandenburgo" (BWV 1046-1051), a "Suíte Nº 3 em Ré maior" (BWV 1068 - que contém a famosa "Ária da Corda Sol"). Bom, eu ainda não ouvi nem 10% de sua obra, mas destaco essas.

Só aconselho que você não fique "fechada" à Música Clássica, que apesar de maravilhosa não é a única que existe. Música popular, música folclórica, tudo é válido. E possível de adaptar ao violino.

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


Obrigada, fã de mp3, pelas música, vou baixá-las agora mesmo. Que músicas populares você recomende que eu escute, e quando possível, adapte para o violino?Eu gosto de músicas italianas e francesas. Seria muito legal se eu conseguisse adaptá-las!!
Beijos e valeu mesmo pela paciência de responder todas as minhas perguntas!! xD~ Lhe sou muito grata.

mah_rock
Veterano
# dez/06 · Editado por: mah_rock
· votar


Gente... estava vendo na Winkipédia sobre simbologia musical( http://pt.wikipedia.org/wiki/Simbologia_da_nota%C3%A7%C3%A3o_musical ) e confesso que fiquei assustada!! Queria saber, assim, mais ou menos por cima, quanto tempo leva para ter uma base de notação musical.... sei que para ler perfeitamente uma partitura leva tempo....... huauhauha... mas estou disposta!!Só paro se chegar a morte!!

(Obs....amanhã to indo viajar, então quer desejar a vocês um Feliz Natal e um Próspero Ano-Novo!Uqe tudo o que vocês realmente desejam se concretize!!!Adoro vocês!! Principalmente vc, fã de mp3,!!!)

Fante
Veterano
# dez/06
· votar


mah_rock
notação musical dependendo do nivel d força d vontade e do jeito q o professor ensina num demora mto naum, ja lê partitura demora mto tempo p consegui lê certinho.....

espero q a resposta ajude u8m poko, se naum alguem complementa ai plz....

p.s: Feliz natal e bom ano novo p vc tbm!!!!!! e um bom ano novo no caminho da musica \o/\o/\o/

George Pinheiro
Veterano
# dez/06
· votar


mah_rock
E só para reforçar que a idade não é fator predominante no aprendizado de um instrumento, mas sim a força de vontade e empenho, passou na televisão um garoto que morava numa favela de São Paulo (se não me engano) e começou a tocar contrabaixo aos 15 anos numa orquestra comunitária. Sua dedicação foi tão intensa que hoje, aos 18 anos, ele está estudando em Israel, sendo patrocinado por um empresário. E eram vários os fatores que iam "contra isso". Mas ele quis. E eu o escutei tocando algumas coisas e não parecia que só fazia três anos que ele estudava o instrumento. Você tem o poder! (clichezinho básico)

mah_rock
Veterano
# jan/07
· votar


Ahhh... eu vi esta reportagem.... foi legal... foi ai que eu começei a gostar de música erudita.
Obrigada,George Pinheiro!! Bom... eu queria saber se na partitura vai indicar se eu toco com a subida do arco ou com a decida. Ou o professor vai te mostrar como perceber em que posição de subida ou decida do arco tocar?

Beijassos e um Excelente 2007 para todos nós!! Tudo de bom, galera!!!

fã de mp3
Veterano
# jan/07
· votar


mah_rock
Olá. Na partitura existem sim os chamados "sinais de arcada", feitos para os instrumentos com arco. Os principais são o sull'arco
(aqui conhecido como "sinal de ponta", indica arco para cima) e o giù arco (ou "sinal de talão", arco para baixo).

Ata
Veterano
# jan/07
· votar


Estou sentindo um clima no MU!


mah_rock
Você está certíssima em procurar um professor. E se ele quiser começar a te passar uma porção de musiquinhas, pra você mesmo acreditar que sabe tocar, diga pra ele:

- Hei, man, eu vim aqui pra aprender música, não para aprender peças!

Depois que tiver uma razoável leitura de partitura, estude percepção e solfejo. Te recomendo mesmo tomar aulas de percepção. E leia livros sobre técnica, o que melhorará muito o seu rendimento.

fã de mp3
Veterano
# jan/07
· votar


Ata
¬¬

Kobberminer
Veterano
# jan/07 · Editado por: Kobberminer
· votar


Sem querer interferir, mas vou apresentar minha humilde declaração como estudante de violino há 6 meses

mah_rock

Todos dizem que o violino é um instrumento dífícil, e concordo com todos. Mas, realmente só com dedicação voce conseguirá tocar suas próprias dedicatórias (desculpem a piadinha...). Comecei a tocar já no primeiro dia de aula com uma teoria básica sobre valor das notas e suas posições no pentagrama. Depois começa a complicar um pouco, com os acidentes (bemois e sustenidos) e as ligaduras (o que eu mais odeio fazer). No começo sempre terá aquela desmotivação, com todas aquelas desafinações, notas muito altas ou muito baixas, trocar uma nota por outra, a mão esquerda que sempre levanta, a mão direita que deixa o arco mais arqueado ainda (outra piada...). Mas sempre depois de todas estas decepções, quando voce chega em casa e coloca o estojo térmico guardando seu precioso violino sobre a cama, voce percebe que tudo aquilo vale a pena, principalmente depois de voce ver, no chão, uma pequena partitura do Greensleaves, humilde, como eu... (oh..)

Depois vem as músicas propriamente ditas. Bach, Brahms, Schumann, Tchaikovsky e por aí vai... Agora fica mais exigente, pois deve-se tocar com rítmo, com harmonia e principalmente andamento (mas ninguém merece Allegro ma non troppo, un poco maestroso). Mas com a prática tudo se resolve. Depois, as composições ficam mais elaboradas, com notas mais pontilhadas, arcadas desesperadas para cima, ligadura de 8 colcheias... mas realmente no final vale a pena. Ainda hoje continuo treinando, parando apenas para desabafar nos tópicos, e ainda sonho com dia em que ei de tocar o Brasileirinho sem pausas...

Mas, o que eu tenho a dizer (com alguma utilidade prática) é simples. Carinho, perserverança, otimismo e bom senso são ferramentas-chave para o aprendizado total do violino. Mas pode esperar (em menor grau, claro) muito sangue, suor e lágimas que, acredite, irão te motivar...

marcosmaestro
Veterano
# jan/07
· votar


MAH...
O segredo é a percistencia....
Querer ... ja é o primeiro passo... resta continuar...hehe

Ken Himura
Veterano
# jan/07
· votar


percistencia....
persistência.

George Pinheiro
Veterano
# jan/07
· votar


Ata
Depois que tiver uma razoável leitura de partitura, estude percepção e solfejo. Te recomendo mesmo tomar aulas de percepção. E leia livros sobre técnica, o que melhorará muito o seu rendimento.

Acho que o ideal seria que ela estudasse tudo isso ao mesmo tempo. Na Escola de Música de Brasília, já nos níveis iniciais, você estuda Percepção e Estruturação Musical (que vai envolver desde leitura rítmica a solfejo), Canto Coral e um Instrumento Específico. Isso ajuda muito e eu, particularmente, prefiro estudar tudo junto e ter uma boa base a estudar primeiro um instrumento e depois a teoria. Principalmente nos instrumentos que não são temperados, os quais exigem um bom ouvido e solfejo.

mah_rock
Veterano
# jan/07
· votar


Obrigada, galera pelas dicas!!! Vai me ser muito útil!!! Obrigada mesmo a todos. Este ano,m eu hei de começar a tocar.

Vocês recomendam algum violinista para que eu veja o movimento das mãos?Algum vídeo para que eu assista?

Obrigada e até a próxima!!!

Kobberminer
Veterano
# jan/07 · Editado por: Kobberminer
· votar


mah_rock

Abaixo se segue um vídeo de um garoto de 11 anos tocando o famoso choro Brasileirinho. A técnica da mão é bem dinâmica e acompanha a técnica do arco.



Se prefere algo mais erudito, postei há um tempo atrás um vídeo de Jascha Heifetz tocando a Chacona da Partita No. 2 de Sebastian Bach. A câmera foca bem de perto e capta a movimentação da mão além da movimetação do arco (e algumas expressões faciais do violinista...). Abaixo se segue o link:

Chacona (Partita No. 2) de Sebastian Bach

mah_rock
Veterano
# jan/07
· votar


Eu já havia visto este vídeo do garoto de 11 anos. Ele toca bem, na minha opinião.
Muito obrigado pelos vídeos. Amei o do Bach. Me ajudou muito, Kobberminer, brigadão!

Lestato
Veterano
# jan/07 · Editado por: Lestato
· votar


Olá pessoal, como não achei na busca um tópico falando sobre resolvi postar nesse. Gostaria de saber qual a opinião de vocês sobre os violinos da Michael. Obrigado pela ajuda

Thiago Yoshiki
Veterano
# jan/07
· votar


Alguém já ouviu falar num violino da marca Barcus Berry?

Ken Himura
Veterano
# jan/07
· votar


Thiago Yoshiki
Excelente violino elétrico... Mas é meio salgado porque é importado.

The Blue Special Guitar
Veterano
# jan/07
· votar


Esses violinos baratos são ruins...

Não suporto o som do Michael que minha mãe tá usando pra aprender!!!

Ken Himura
Veterano
# jan/07
· votar


Esses violinos baratos são ruins...
Sim, mas nas mãos de um grande violinista, qualquer pedaço de madeira com cordas parece um stradivarius, sem sacanagem hehehehe

mah_rock
Veterano
# jan/07
· votar


Escola que tem apostila própria é boa?? Minha amiga falou que não..... que não sõ métodos conhecidos e tal.... to em dúdida....

leandro rodrigues
Veterano
# jan/07
· votar


Alguém saberia me dizer se existe violino com 8 cordas?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como começar violino?