Como começar violino?

Autor Mensagem
mah_rock
Veterano
# nov/06


Oi!!!

Estou aqui para pergunta com qual violino devo começar a tocar. Que tenha uma relação custo/benefício boa.E se pudessem, me dêem algumas dicas de como começar, como postura, músicas, exercícios, essas coisas.Vou estar muito grata. Beijassos a todos e valeu.

Se cuidem........

Ken Himura
Veterano
# nov/06
· votar


Pega um Eagle, tem que custar entre 250 e 300 reais.

Agora, se tiver uma grana boa, vá num luthier e compre um de até 1300 reais.

Ken Himura
Veterano
# nov/06
· votar


Quanto às outras dicas, você tem que procurar um professor. Aprender sozinho é quase que insanidade.

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


Valeu, Ken Himura!!
Vou agora no Eagle, por que a grana não tá lá essas coisas, agora.Muito obrigada.Você sabe se tem aulas online, tecnicas, essas coisas?? Quanto ao professor, eu já estou providenciando......

Valeu mesmo, cara....;**

Beijos.....^^'

asa
Veterano
# dez/06
· votar


mah_rock - eu começei com um eagle, até pra ver se gostava mesmo de violino. Depois, quando começei a achar o som do eagle irritante, aí resolvi comprar um do luthier. o meu violino é fantástico, tem um som maravilhoso. Muito importante é vc conseguir um professor legal, que utilize vários métodos, um pouco de cada. Não tente só. Acho que aprender errado dá mais trabalho.

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


Bom...eu tenho 14 anos. E uma amiga minha falou que eu não vou ser uma boa violinista, por que eu vou começar muito velha, já que crianças de 3 anos já tocam.
Queria saber se isso é verdade, ou se não tem nada ver, que é só me empenhar e que posso ser uma boa musicista no futuro.
Agora fiquei realmente preocupada.....

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


mah_rock
Você pode começar até com 80 anos. É como aprender um novo idioma; é claro que crianças tem mesmo mais facilidade para aprender, mas para ser bom é preciso uma boa base e treino, muito treino. Ter mais facilidade não é o mesmo que se tornar bom. E você está na flor da idade... ; )

harofloww
Veterano
# dez/06 · Editado por: harofloww
· votar


mah_rock
E uma amiga minha falou que eu não vou ser uma boa violinista, por que eu vou começar muito velha, já que crianças de 3 anos já tocam.

isso é desculpa de músico frustrado.. :P

claro que se tu começar com 3 anos e se dedicar desde os 3 anos, é óbvio que será melhor... até porque, crianças geralmente aprendem mais rápido...

Entre começar aos 20 anos e se dedicar, e começar aos 3 e não gostar ou não se dedicar..... prefiro a primeira xD

flww
harofloww

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


Huahaua... valeu fã de mp3, por falar que eu estou na flor da idade...hauahuahau!!Brigadão....quando a minha amiga falou que eu estava velha, me senti com 150 anos....!!!

Valeu vc tbm,harofloww, eu tbm achei isso, mas nunca se sabe...já que eu sou leiga nem violino...mas blz... vou reverter esta situação.
Vocês são musicos também ou não?
Ahh.....qual é a diferença entre violino e viola erudita?Aparentemente são iguais.... mas o som, ou a espessura da corda é outra??

Beijos e valeu pelas dicas.

Fante
Veterano
# dez/06
· votar


mah_rock
basicamente as cordas sao diferentes, as claves sao diferentes e o tamanho eh diferentes

o violino tem as cordas: sol, re, la, mi...... enquanto a viola tem as cordas: do, sol, re, la... igual a um cello

enquanto o violino eh tocado na clave de sol, a viola eh tocada na clave de do

e a viola eh um pouco maior que o violino.......

as diferenças basicas tao ai........

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


Ahhh....obrigada, Fante.Esclareceu minha dúvida... Valeu mesmo!!

vocês aconselhariam algum compositor, para ter uma base no violino... sei lá. umas obras ''fáceis''?????

fã de mp3
Veterano
# dez/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


mah_rock
Seu futuro professor irá conduzí-la ao caminho certo. Transfira sua ansiedade para os estudos, pois até chegar à 1ª música você passará por MUITA coisa, a começar pela teoria musical.

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


imagino, e bota MUITA coisa ai, né?? Mas eu estou disposta a ser uma boa musicista!!Você toca alguma coisa,fã de mp3???

Eu suponho que as aulas sejam individuais, ja que cada um tem seu ritmo, né?E eu devo pedir aulas demonstrativas, para saber se é realmente o que eu quero,saber como é professor, essas coisas??

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


mah_rock
Eu já toquei violino num passado "longínquo" (hehehe). Sim, para você ser uma boa musicista e aproveitar melhor as aulas, o ideal é fazê-las individualmente.

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


E sim também, se você puder peça uma aula demonstrativa. Mas lembre-se de que você só irá "pegar pra valer" o violino depois de ficar "craque" na teoria. Pelo menos foi assim comigo. ; )

Fante
Veterano
# dez/06
· votar


mah_rock
ja vi q força de vontade eh o q naum te falta, seu futuro professor vai gosta mto disso e se vc continua com essa força de vontade vc vai consegui toka qndo menos tive esperando e vai se uma otima musicista......so toma cuidado p num atropela nd na parte de teoria e presta mta atenção nas suas futuras aulas....

Parabens pela sua força de vontade ein.... sorte do professor que tem um aluno interresado assim......e boa sorte com os estudos =)

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


Huahuahau... valeu galera.... pelos conselhos!!!
Me está sendo muito útil.
Eu realmente quero aprender a tocar.Para isso precisa de disciplina, o que sinceramente, eu não tenho muito.... rsrsr. mas isso com certeza vai mudar. Quero dar um rumo para a minha vida.... Já tentei tocar baixo, para ter uma banda famosa, o que é MUITO utópico. Então como eu gosto de violino, vou tocar, para mim mesma, não para os outros.

Ok, Fante, não atropelar a parte teórica e vou dedicar tota a minha atenção para este instrumento e nas aulas.
Obrigada por me incentivar... me ajuda muito!!

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


O que vocês acham de aulas on-line? Elas ajudam ou não?? Eu sei que isso não substitui um professor.Aulas teóricas podem ser em grupo ou melhor não, como as aulas práticas?? Valeu pelas dicas, galera.... vcs são d+!!
Adoro vcs!!!

Beijassos..... ;***

Ken Himura
Veterano
# dez/06
· votar


mah_rock
A viola é mais grave (uma 5ª abaixo do violino), o arco é bem mais pesado que o de violino, é bem grande, o timbre é bem suave, nem um pouco estridente e eu acho viola mais difícil de tocar que o violino.

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


mah_rock
O que vocês acham de aulas on-line? Elas ajudam ou não??

Seria quase o mesmo que você deixar de ir ao médico para se automedicar fazendo consultas na net. Sem dúvida que a internet (assim como esse fórum) fornece muita informação relevante. Mas o trabalho com certeza é BEM maior. E você fatalmente pegaria vícios difíceis de serem tirados depois.

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


Foi o que eu pensei....
mas que tipos de vício eu pegaria?? Tipo segurar o arco de maneira errada,usar a mão esquerda inadequadamente... este tipo de coisas??Eu ouvi dizer de um cara que rompreu o tendão da mão direita por que ele segurava o arco errado. Isso REALMENTE é possível, ou foi uma mentira?

fã de mp3
Veterano
# dez/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


mah_rock
É porque é bem diferente... O professor, quando vê algo errado na postura (e isso é muito importante no violino), corrige imediatamente, porque pegar um vício é fácil, o duro é sair! Sozinha não tem como você se autocorrigir. Por isso recomendo que você só use a net para dúvidas de teoria ou quando estiver pegando uma música (depois de ter aprendido com o professor a postura, como segurar o violino, o arco, a afinação, etc.). E como violino é treino, muito treino (estudar todos os dias), para ter algum problema de articulação ou tendão é, como dizem, "um pulo".

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


Ahhhh.......muito obrigado, fã de mp3!! Sempre tirando as minhas dúvidas.... valeu mesmo!!
O professor também vai ensinar a saber as notas de ouvido, ou isso não? Por que tem gentes que tem ''ouvido absoluto'', o que eu não acho que seja o caso.Mas ele pode, hum... ''desenvolver'' o ''ouvido relativo''?

Ken Himura
Veterano
# dez/06
· votar


O professor também vai ensinar a saber as notas de ouvido, ou isso não?
Pode ser que sim, pode ser que não. Ele vai te ensinar onde estão as notas, afiná-las vai ser responsabilidade sua =]

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


Huahauahua... essa parte vai ser punk! =]
Mas espero que com a minha dedicação isso seja um pequeno obstáculo!

Vocês sabe qual seria a programação ''perfeita'' para eu estudar violino?? Tipo a rotina, sabe??

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


mah_rock
Você faz perguntas de mais, girl! xD
Primeira coisa é teoria. O resto, seu futuro professor te ensinará. Apenas tome um suco e aproveite a estadia!

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


Huahauhauhauahu... eu sei que faço muitas perguntas, boy!!^^'
Hauhauahu... mas tem pessoas despostas como você,fã de mp3, a responde-las, então tá sussa.... xD~
Acho, né?!

Só quero ver esta teoria... eu sempre achei que ler partitura é difícil, mas vou tentar entende-la.... quero ver eu tocar e ler ao mesmo tempo... será que eu tenho cérebro para tudo isto?!Hahahaha...
Uma amiga minha, que estudava viola erudita, falou que o curso de viola levava 7 anso para terminar. Mas eu acho que não tem essa, que é um estudo e aprendizado constante.... qual raciocínio está ''correto''??

Valeu galera por responder as minhas perguntas...e tenham paciência tbm.. hahuhua... principalmente você, fã de mp3!!
Bjassos ;**

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


mah_rock
; )

mah_rock
Veterano
# dez/06
· votar


Uma amiga minha, que estudava viola erudita, falou que o curso de viola levava 7 anso para terminar. Mas eu acho que não tem essa, que é um estudo e aprendizado constante.... qual raciocínio está ''correto''??

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


mah_rock
"A vida é um eterno aprendizado", girl (frase extremamente clichê, mas igualmente inspirada). Como não cheguei a terminar o curso de violino (num passado "longínquo"), não sei precisar o tempo com o professor. Para você ter uma idéia, demorei uns 3 ou 4 anos para "terminar" teoria (clave de sol e fá) no Bona (um livro pré-histórico onde se aprende teoria musical : ). Comecei com o violino quando já tinha +- uns 2 anos de teoria. Mas como fazia aulas numa igreja, era menos "rígido" que no ensino secular. De qualquer maneira, como não somos perfeitos, precisamos sempre aperfeiçoar. Acho que até os músicos consagrados continuam estudando, até se aposentarem.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Como começar violino?