Pequena dúvida sobre acordes e intervalos

Autor Mensagem
claudinho Dedos Mágicos
Veterano
# nov/05
· votar


Dúvida 2


A nona nota de qualquer acorde é sempre a nota q se encontra dois semi-tons acima da nota tônica, ou seja, se vc quer a nona perfeita de um dó será a nota ré, de um Mi será um Fá sustenido, de um Si bemol será a nota dó natural e assim por diante.

GIANCARLO TARDELLI
Veterano
# nov/05
· votar


claudinho
Dedos Mágicos



Curiosidade!Porque vc colocou 2 semi-tons em vez de 1 Tom,Abraços.

Ata
Veterano
# nov/05
· votar


Poxa, como o tópico tá movimentado... legal isso.. pena que o que eu REALMENTE queria saber ninguém me falou ahaha... vou tentar de novo:

Quem souber a resposta, poderia copiar, colar e completar?


C E G - tríade maior
C Eb G - tríade menor
C Eb Gb - tríade diminuta
C E G# - tríade aumentada
C Eb G# - ?
C E Gb - ?

eu acredito que a primeira seja "tríade menor com quinta aumentada" e a segunda "tríade maior com quinta diminuta". Certo?

Só isso. As outras dúvidas já tão resolvidas =)

Obrigado

Ata
Veterano
# nov/05
· votar


Ah, só pra falar, minha dúvida é basicamente quanto a nomenclatura.


claudinho Dedos Mágicos
obrigado pelo toque, mas eu conheço todos (acredito eu) intervalos

Ata
Veterano
# nov/05
· votar


O que tão discutindo sobre a existência ou não de certos intervalos é fácil de ser resolvido

Terças podem sim ser aumentadas e diminutas, assim como segundas, sextas e sétimas.

TODOS intervalos podem ser aumentados ou diminutos, mas só 4ª, 5ª e 8ª pode ser justo, assim como só 2ª, 3ª, 6ª e 7ª pode ser maior ou menor.

Coisas como segunda diminuta:
C - Dbb
eu prefiro encarar como um intervalo puramente teórico (veja bem, não to dizendo que É um intervalo puramente teórico, só to falando em relação a minha interpretação de quem só toca instrumento temperado

O mesmo eu faço em relação a sétima aumentada:
C - B#


Quanto ao caso do intervalo

Eb - G#

há aí uma terça aumentada. Uma terça, é só contar as notas que esse intervalo abrange (sem acidentes): E F G. Três notas, uma terça.

Agora, a qualificação do intervalo

E - Gb 3ª diminuta (2 semitons)
Eb - Gb 3ª menor (3 semitons)
Eb - G 3ª maior (4 semitons)
Eb - G# 3ª aumentada (5 semitons)

Embora eu não ache realmente que a maior parte disso seja aplicável. Mas eu não me arrependi de aprender.



Quanto ao fato de haver CONSONÂNCIA IMPERFEITA entre C - Ab e DISSONÂNCIA entre C - G#, essa pequena diferença entre as duas notas (nos instrumentos não-temperados) se deve a diferença do número de codas entre as notas? Não seria isso algo que eu li uma vez que em um tom há 9 codas e os músicos dividiam em dois semitons, um de 5 e um de 4 codas, e os físicos dividiram em 2 semitons de 4,5 codas? Algo a ver, ou completa viagem?

Abraços!

Juliano de Oliveira
Veterano
# nov/05
· votar


Ata
C Eb G# - ? = Tríade menor com 5 aumentada.


C E Gb - ? = tríade com 5 diminuta (ñ é treciso especificar q é uma tríade menor)

A resposta ñ foi dada ainda de maneira clara, pois cada membro q está fazendo parte da discussão defende seu ponto de vista, e eles são contraditórios, uns em relação aos outros.Temos q discutir mais para chegar a um acordo...
Ainda ñ respondi a refutagem do PAGODEIROSATÂNICO pq estou realmente sem tempo ultimamente pra responder, mas assim q acabar essa temporada de provas eu volto a postar, para ñ deixar o tópico esfriar...rsrsrs

Ata
Veterano
# nov/05
· votar


Juliano de Oliveira
_o/

C E Gb - ? = tríade com 5 diminuta (ñ é treciso especificar q é uma tríade menor)


Ali tu quis dizer "uma tríade maior", certo? Então não é preciso especificar SOMENTE nessa tríade?


E o acorde meio diminuto hein? Vamos tentar um conscenso? (ahaha... esse tópico vai acabar em briga)

Juliano de Oliveira
Veterano
# nov/05
· votar


Ata
Ali tu quis dizer "uma tríade maior", certo? Então não é preciso especificar SOMENTE nessa tríade?
Certo.Qndo a tríade é maior, ñ é preciso explicitar pois já está subentendido.Da msm forma q a sétima (as sétimas são sempre menores, no entanto ñ é preciso indicar isso qndo nos referimos a ela).


E o acorde meio diminuto hein? Vamos tentar um conscenso? (ahaha... esse tópico vai acabar em briga)
Realmente, como o Fernando_tecladista bem disse, a grande maioria das pessoas definem o acorde meio-diminuto com sendo um acorde menor, com quinta diminuta e com sétima.No entanto, devo advertir q a sétima ñ é 100% aceita como integrante do acorde, ou seja, ainda ñ existe um conscenso em relação à acepção dela.
Mas aconselho vc a utilizar a sétima sim, pois além de enriquecer o acorde, diferencia-o do acorde menor com 5diminuta (q é o meio-diminuto q eu me referi na outra postagem), é claro, q só se deve incluí-la qndo combinar com o contexto em questão...

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


Juliano de Oliveira

a grande maioria das pessoas definem o acorde meio-diminuto com sendo um acorde menor, com quinta diminuta e com sétima.No entanto, devo advertir q a sétima ñ é 100% aceita como integrante do acorde, ou seja, ainda ñ existe um conscenso em relação à acepção dela


Tanto é que dá pra improvisar com uma escala diminuta sobre um acorde meio diminuto numa boa... e vice-e-versa.

O que eu afirmo é o seguinte:

C E Gb --> não é uma tríade diminuta. Tem 5a diminuta, mas não é uma tríade diminuta... digamos que ela estaria no meio-a-meio (nem sei de onde vem este acorde).

Pra ser diminuto teria que ter um empilhamento só de 3as menores... o que não é o caso, logo de cara --> C - E = terça maior.

Sindra
Veterano
# dez/05
· votar


OK.
Dando uma continuidade ao assunto deste tópico, construção de acordes, estou abrindo outro tópico, mas sobre outras dúvidas.
Valeu, pessoal.

Juliano de Oliveira
Veterano
# dez/05
· votar


LeandroPanucci
Sim.Por isso chamo de triade de quinta diminuta. (s´´o a quinta ´´e diminuta).

Ken Himura
Veterano
# dez/05
· votar


nona perfeita
Nona perfeita?? O que seria uma nona imperfeita? ¬¬

Ken Himura
Veterano
# dez/05
· votar


C Eb G# - ?
C E Gb - ?


C Eb G# - 1ª inversão de G# Maior.
C E Gb - Trítono! xD

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


Ken Himura

Acho que ele quer dizer "nona maior".


As nonas são:

nona menor = 0,5 tom (b9)

nona maior = 1,0 tom (o ele chama de "nona perfeita") (9)

nona aumentada = 1,5 tom (confunde-se com a 3a menor) (#9)

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


Ken Himura

C Eb G# - 1ª inversão de G# Maior. hehehehe é vero!

Gabriel Borges
Veterano
# dez/05
· votar


Ata
Quem souber a resposta, poderia copiar, colar e completar?


C E G - tríade maior
C Eb G - tríade menor
C Eb Gb - tríade diminuta
C E G# - tríade aumentada


C Eb G# - ? = tríade menor com 5ª aumentada ( no violão: Cm5- ou Cm-5)
C E Gb - ? = tríade maior com a quinta diminuta ( C5- ou C-5)

Tigher
Veterano
# dez/05
· votar


C Eb G# - 1ª inversão de G# Maior.

UAHEuhAE errado! a primeira inversão de sol sustenido maior seria B sustenido, Ré sustenido e G sustenido.
hehee é claro que vc tá brincando né, mas é bom frisar que por causa da enarmonia muitos músicos ficam confusos e falam errado, principalmente aqueles q nao têm estudo =/

OBS: desculpe por nao por o símbolo do sustenido, é pq no meu teclado o 3 tá estragado, que merda auheuaieu

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


Gabriel Borges

Como você escreve 5- ou -5 se G# é a quinta aumentada de C ?!?!

Tigher

A primeira inversão de G# é mesmo B# - D# - G#, mas o que está errado no caso é a armadura na clave, que já vi muitos erros em partitura.

Ata
Veterano
# dez/05
· votar


Ken Himura
C Eb G# - 1ª inversão de G# Maior.


Oi. Não entendi se vc falou brincando ou não, mas pra todo caso, a 1ª inversão de G# é: B# D# G#

sem querer ser chato, mas é, né =/

Gabriel Borges
\o/

Mas a tríade maior com quinta diminuta podemos chamar só de tríade com quinta diminuta, pelo que o Juliano falou. Mas eu ainda prefiro não omitir. Acho que evita problemas

Ken Himura
Veterano
# dez/05
· votar


UAHEuhAE errado! a primeira inversão de sol sustenido maior seria B sustenido, Ré sustenido e G sustenido.
hehee é claro que vc tá brincando né, mas é bom frisar que por causa da enarmonia muitos músicos ficam confusos e falam errado, principalmente aqueles q nao têm estudo =/

Exato =)
Mas isso depende de como estiver grafado na pauta...

LeandroP
Moderador
# dez/05
· votar


Ken Himura

Pois é, a pauta pode estar errada.

Eu já vi músicas em tonalidades como Mi maior por exemplo, que deveria ter 4 sustenidos na clave e no entanto não tinha nenhum... pra quem lê aquilo fica doido porque os compassos ficam cheio de sustenido sem necessidade... daí é que pintam acordes sem cabimento.

Ata
Veterano
# dez/05
· votar


LeandroPanucci
os compassos ficam cheio de sustenido

que horror

Gabriel Borges
Veterano
# dez/05
· votar


LeandroPanucci

Como você escreve 5- ou -5 se G# é a quinta aumentada de C ?!?!

É verdade ! O correto é 5+ ou +5 . Você tem como alterar ? O edit não tá mais ativado !

Gabriel Borges
Veterano
# dez/05
· votar


Ata
Mas a tríade maior com quinta diminuta podemos chamar só de tríade com quinta diminuta, pelo que o Juliano falou. Mas eu ainda prefiro não omitir. Acho que evita problemas

Realmente podemos. Quanto mais simplificado, mais rápido a leitura. No Violão e piano, quando lemos C-5, já sabemos que é o acorde de C maior com a 5ª diminuta. É só uma questão da nomenclatura adotada. Uma tríade pode ter vários nomes. Depende do referencial.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pequena dúvida sobre acordes e intervalos