| Autor | Mensagem | 
| claudinho Dedos Mágicos Veterano
 | # nov/05 · votar
 
 Dúvida 2
 
 
 A nona nota de qualquer acorde é sempre a nota q se encontra dois semi-tons acima da nota tônica, ou seja, se vc quer a nona perfeita de um dó será a nota ré, de um Mi será um Fá sustenido, de um Si bemol será a nota dó natural e assim por diante.
 
 
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| GIANCARLO TARDELLI Veterano
 | # nov/05 · votar
 
 claudinho
 Dedos Mágicos
 
 
 
 Curiosidade!Porque vc colocou 2 semi-tons em vez de 1 Tom,Abraços.
 
 
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| Ata Veterano
 | # nov/05 · votar
 
 Poxa, como o tópico tá movimentado... legal isso.. pena que o que eu REALMENTE queria saber ninguém me falou ahaha... vou tentar de novo:
 
 Quem souber a resposta, poderia copiar, colar e completar?
 
 
 C E G - tríade maior
 C Eb G - tríade menor
 C Eb Gb - tríade diminuta
 C E G# - tríade aumentada
 C Eb G# - ?
 C E Gb - ?
 
 eu acredito que a primeira seja "tríade menor com quinta aumentada" e a segunda "tríade maior com quinta diminuta". Certo?
 
 Só isso. As outras dúvidas já tão resolvidas =)
 
 Obrigado
 
 
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| Ata Veterano
 | # nov/05 · votar
 
 Ah, só pra falar, minha dúvida é basicamente quanto a nomenclatura.
 
 
 claudinho Dedos Mágicos
 obrigado pelo toque, mas eu conheço todos (acredito eu) intervalos
 
 
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| Ata Veterano
 | # nov/05 · votar
 
 O que tão discutindo sobre a existência ou não de certos intervalos é fácil de ser resolvido
 
 Terças podem sim ser aumentadas e diminutas, assim como segundas, sextas e sétimas.
 
 TODOS intervalos podem ser aumentados ou diminutos, mas só 4ª, 5ª e 8ª pode ser justo, assim como só 2ª, 3ª, 6ª e 7ª pode ser maior ou menor.
 
 Coisas como segunda diminuta:
 C - Dbb
 eu prefiro encarar como um intervalo puramente teórico (veja bem, não to dizendo que É um intervalo puramente teórico, só to falando em relação a minha interpretação de quem só toca instrumento temperado
 
 O mesmo eu faço em relação a sétima aumentada:
 C - B#
 
 
 Quanto ao caso do intervalo
 
 Eb - G#
 
 há aí uma terça aumentada. Uma terça, é só contar as notas que esse intervalo abrange (sem acidentes): E F G. Três notas, uma terça.
 
 Agora, a qualificação do intervalo
 
 E - Gb 3ª diminuta (2 semitons)
 Eb - Gb 3ª menor (3 semitons)
 Eb - G 3ª maior (4 semitons)
 Eb - G# 3ª aumentada (5 semitons)
 
 Embora eu não ache realmente que a maior parte disso seja aplicável. Mas eu não me arrependi de aprender.
 
 
 
 Quanto ao fato de haver CONSONÂNCIA IMPERFEITA entre C - Ab e DISSONÂNCIA entre C - G#, essa pequena diferença entre as duas notas (nos instrumentos não-temperados) se deve a diferença do número de codas entre as notas? Não seria isso algo que eu li uma vez que em um tom há 9 codas e os músicos dividiam em dois semitons, um de 5 e um de 4 codas, e os físicos dividiram em 2 semitons de 4,5 codas? Algo a ver, ou completa viagem?
 
 Abraços!
 
 
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| Juliano de Oliveira Veterano
 | # nov/05 · votar
 
 Ata
 C Eb G# - ?  = Tríade menor com 5 aumentada.
 
 
 C E Gb - ?  = tríade com 5 diminuta (ñ é treciso especificar q é uma tríade menor)
 
 A resposta ñ foi dada ainda de maneira clara, pois cada membro q está fazendo parte da discussão defende seu ponto de vista, e eles são contraditórios, uns em relação aos outros.Temos q discutir mais para chegar a um acordo...
 Ainda ñ respondi a refutagem do PAGODEIROSATÂNICO pq estou realmente sem tempo ultimamente pra responder, mas assim q acabar essa temporada de provas eu volto a postar, para ñ deixar o tópico esfriar...rsrsrs
 
 
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| Ata Veterano
 | # nov/05 · votar
 
 Juliano de Oliveira
 _o/
 
 C E Gb - ? = tríade com 5 diminuta (ñ é treciso especificar q é uma tríade menor)
 
 
 Ali tu quis dizer "uma tríade maior", certo? Então não é preciso especificar SOMENTE nessa tríade?
 
 
 E o acorde meio diminuto hein? Vamos tentar um conscenso? (ahaha... esse tópico vai acabar em briga)
 
 
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| Juliano de Oliveira Veterano
 | # nov/05 · votar
 
 Ata
 Ali tu quis dizer "uma tríade maior", certo? Então não é preciso especificar SOMENTE nessa tríade?
 Certo.Qndo a tríade é maior, ñ é preciso explicitar pois já está subentendido.Da msm forma q a sétima (as sétimas são sempre menores, no entanto ñ é preciso indicar isso qndo nos referimos a ela).
 
 
 E o acorde meio diminuto hein? Vamos tentar um conscenso? (ahaha... esse tópico vai acabar em briga)
 Realmente, como o Fernando_tecladista bem disse, a grande maioria das pessoas definem o acorde meio-diminuto com sendo um acorde menor, com quinta diminuta e com sétima.No entanto, devo advertir q a sétima ñ é 100% aceita como integrante do acorde, ou seja, ainda ñ existe um conscenso em relação à acepção dela.
 Mas aconselho vc a utilizar a sétima sim, pois além de enriquecer o acorde, diferencia-o do acorde menor com 5diminuta (q é o meio-diminuto q eu me referi na outra postagem), é claro, q só se deve incluí-la qndo combinar com o contexto em questão...
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # dez/05 · votar
 
 Juliano de Oliveira
 
 a grande maioria das pessoas definem o acorde meio-diminuto com sendo um acorde menor, com quinta diminuta e com sétima.No entanto, devo advertir q a sétima ñ é 100% aceita como integrante do acorde, ou seja, ainda ñ existe um conscenso em relação à acepção dela
 
 
 Tanto é que dá pra improvisar com uma escala diminuta sobre um acorde meio diminuto numa boa... e vice-e-versa.
 
 O que eu afirmo é o seguinte:
 
 C E Gb  --> não é uma tríade diminuta. Tem 5a diminuta, mas não é uma tríade diminuta... digamos que ela estaria no meio-a-meio (nem sei de onde vem este acorde).
 
 Pra ser diminuto teria que ter um empilhamento só de 3as menores... o que não é o caso, logo de cara --> C - E = terça maior.
 
 
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| Sindra Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 OK.
 Dando uma continuidade ao assunto deste tópico, construção de acordes, estou abrindo outro tópico, mas sobre outras dúvidas.
 Valeu, pessoal.
 
 
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| Juliano de Oliveira Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 Sim.Por isso chamo de triade de quinta diminuta. (s´´o a quinta ´´e diminuta).
 
 
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| Ken Himura Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 nona perfeita
 Nona perfeita?? O que seria uma nona imperfeita? ¬¬
 
 
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| Ken Himura Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 C Eb G# - ?
 C E Gb - ?
 
 C Eb G# - 1ª inversão de G# Maior.
 C E Gb - Trítono! xD
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # dez/05 · votar
 
 Ken Himura
 
 Acho que ele quer dizer "nona maior".
 
 
 As nonas são:
 
 nona menor = 0,5 tom (b9)
 
 nona maior = 1,0 tom (o ele chama de "nona perfeita") (9)
 
 nona aumentada = 1,5 tom (confunde-se com a 3a menor) (#9)
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # dez/05 · votar
 
 Ken Himura
 
 C Eb G# - 1ª inversão de G# Maior.  hehehehe é vero!
 
 
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| Gabriel Borges Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 Ata
 Quem souber a resposta, poderia copiar, colar e completar?
 
 
 C E G - tríade maior
 C Eb G - tríade menor
 C Eb Gb - tríade diminuta
 C E G# - tríade aumentada
 
 C Eb G# - ?  = tríade menor com 5ª aumentada ( no violão: Cm5- ou Cm-5)
 C E Gb - ?  = tríade maior com a quinta diminuta ( C5- ou C-5)
 
 
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| Tigher Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 C Eb G# - 1ª inversão de G# Maior.
 
 UAHEuhAE errado! a primeira inversão de sol sustenido maior seria B sustenido, Ré sustenido e G sustenido.
 hehee é claro que vc tá brincando né, mas é bom frisar que por causa da enarmonia muitos músicos ficam confusos e falam errado, principalmente aqueles q nao têm estudo =/
 
 OBS: desculpe por nao por o símbolo do sustenido, é pq no meu teclado o 3 tá estragado, que merda auheuaieu
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # dez/05 · votar
 
 Gabriel Borges
 
 Como você escreve 5- ou -5 se G# é a quinta aumentada de C ?!?!
 
 Tigher
 
 A primeira inversão de G# é mesmo B# - D# - G#, mas o que está errado no caso é a armadura na clave, que já vi muitos erros em partitura.
 
 
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| Ata Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 Ken Himura
 C Eb G# - 1ª inversão de G# Maior.
 
 
 Oi. Não entendi se vc falou brincando ou não, mas pra todo caso, a 1ª inversão de G# é: B# D# G#
 
 sem querer ser chato, mas é, né =/
 
 Gabriel Borges
 \o/
 
 Mas a tríade maior com quinta diminuta podemos chamar só de tríade com quinta diminuta, pelo que o Juliano falou. Mas eu ainda prefiro não omitir. Acho que evita problemas
 
 
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| Ken Himura Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 UAHEuhAE errado! a primeira inversão de sol sustenido maior seria B sustenido, Ré sustenido e G sustenido.
 hehee é claro que vc tá brincando né, mas é bom frisar que por causa da enarmonia muitos músicos ficam confusos e falam errado, principalmente aqueles q nao têm estudo =/
 Exato =)
 Mas isso depende de como estiver grafado na pauta...
 
 
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| LeandroP Moderador
 | # dez/05 · votar
 
 Ken Himura
 
 Pois é, a pauta pode estar errada.
 
 Eu já vi músicas em tonalidades como Mi maior por exemplo, que deveria ter 4 sustenidos na clave e no entanto não tinha nenhum... pra quem lê aquilo fica doido porque os compassos ficam cheio de sustenido sem necessidade... daí é que pintam acordes sem cabimento.
 
 
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| Ata Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 os compassos ficam cheio de sustenido
 
 que horror
 
 
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| Gabriel Borges Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 LeandroPanucci
 
 Como você escreve 5- ou -5 se G# é a quinta aumentada de C ?!?!
 
 É verdade ! O correto é 5+  ou +5 . Você tem como alterar ?  O edit não tá mais ativado !
 
 
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| Gabriel Borges Veterano
 | # dez/05 · votar
 
 Ata
 Mas a tríade maior com quinta diminuta podemos chamar só de tríade com quinta diminuta, pelo que o Juliano falou. Mas eu ainda prefiro não omitir. Acho que evita problemas
 
 Realmente podemos. Quanto mais simplificado, mais rápido a leitura. No Violão e piano, quando lemos C-5, já sabemos que é o acorde de C maior com a 5ª diminuta. É só uma questão da nomenclatura adotada.  Uma tríade pode ter vários nomes. Depende do referencial.
 
 
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