Violino - Historia e Execução

    Autor Mensagem
    heinrick
    Veterano
    # nov/08 · Editado por: Moderador


    Criei esse tópico porque quero começar uma discussão sobre teoria violinistica, tecnicas e evolução das tecnicas conforme o passar das escolas musicais. Alem disso, pra gente poder trocar partituras de violino, visto que são dificeis de serem achadas. Tenho um site para iniciar:
    http://imslp.org/wiki/List_of_Compositions_Featuring_the_Violin
    Esse site leva a gente a loucura. Se divirtam!!
    E vamos as escolas.

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Podemos começar com o Barroco.
    Primeiro ai vai um resumo dessa escola musical.

    Barroco

    Cronologia
    - Início: 1600. Surgimento da Ópera por Cláudio
    Monteverdi.
    - Término: 1750. Morte de Johann Sebastian Bach.

    Momento Histórico - Reforma x Contra-Reforma
    - Mercantilismo.
    - Iluminismo.
    - Revoluções Inglesas.
    - Luis XIV.

    Características
    - Basso Contínuo
    - Contraponto (polifonia).
    - Harmonia Tonal.
    - Uso exagerado de ornamentos.
    - Surgimento da Ópera.
    - Desenvolvimento da Instrumentação.
    - Desenvolvimento da orquestra de câmara.
    - Desenvolvimento da polifonia.
    - Dramaticismo grego.
    - A musica passa a ser escrita (Desenvolvimento da notação musical).
    - Modulação tonal.
    - Uso dos modos jônico e eólio.
    - Técnica das 'Notes Inégales', (Substituição de notas pontuadas por notas não pontuadas).

    - Principais gêneros e estilos:

    • Instrumentais: Concerto grosso,
    Fuga, Suíte, Allemande, Courante, Sarabanda, Gigue, Gavota, Minueto, Sonata, Partita, Canzona, Sinfonia, Fantasia, Ricercata, Toccata, Prelúdio, Chacona, Passacaglia, Prelúdio Coral, Stylus fantasticus, Suíte,Ritornello.

    • Vocais: Ópera, Zarzuela, Mascarada,
    Oratório, Paixão, Cantata, Missa, Hino,
    Monodia, Estilo coral.


    - Principais compositores:

    Giovanni Pierluigi da Palestrina
    William Byrd
    Claudio Monteverdi
    Heinrich Schütz
    Jean-Baptiste Lully
    Dieterich Buxtehude
    Marc-Antoine Charpentier
    Heinrich Ignaz Franz von Biber
    Johann Pachelbel
    Arcangelo Corelli
    Henry Purcell
    Alessandro Scarlatti
    François Couperin
    Tomaso Albinoni
    Antonio Vivaldi
    Georg Philipp Telemann
    Jean Philippe Rameau
    Johann Sebastian Bach
    Domenico Scarlatti
    Georg Friedrich Händel
    Giovanni Battista Sammartini
    Giovanni Battista Pergolesi

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O Barroco foi o cume da musica violinistica, principalmente por umas das mais aplaudidas composiçoes de Bach:
    As "Sonatas e Partitas para violino solo".
    Vamos analisa-la?
    Pesquisem sobre isso e comentaremos mais tarde!

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    O Barroco foi o cume da musica violinistica, principalmente por umas das mais aplaudidas composiçoes de Bach:
    As "Sonatas e Partitas para violino solo".


    De jeito nenhum. O violino só começou a ter notoriedade com Corelli, que o elevou à condição de instrumento solista. Depois veio Vivaldi, que fez uma porção de concertos famosos pra violino. Depois disso, que aparece Bach com as Partitas e Sonatas e os 3 concertos pra violino. Principalmente com as sonatas e partitas, Bach confirmou as capacidades polifônicas do violino.

    Mas, sem dúvida, o apogeu do violino foi o século XIX, depois que Paganini fixou no mundo erudito a figura do solista excêntrico e reescreveu praticamente toda a técnica violinística até então. A música pra violino é divida em Antes de Paganini e Depois de Paganini. Com o salto na evolução provocado por ele, a música violinística ficava cada vez mais refinada e expoentes surgiam aos montes, como Ysaÿe, Sarasate, Vieuxtemps, Kreisler, Joachim etc.

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    As "Sonatas e Partitas para violino solo".
    Vamos analisa-la?

    São 12 obras (6 sonatas + 6 partitas), cada uma com uns 3 movimentos cada. E análise de Bach não é simples, exemplo:

    Análise da chacona em D menor da partita 2: http://solomonsmusic.net/bachacon.htm

    Não acho muito viável análisar 36 músicas de uma vez. =P

    Pardal
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    heinrick

    Conheço um lirvo muit o bom sobre história do violino: "Stradivarius", de Toby Faber. Editora Record.

    E a música já era anotada antes do barroco. Eu mesmo toco num grupo de música antiga, todas as músicas que nós tocamos foram escritas antes de 1.600. Há ainda a notação gregoriana (tetragrama), que vem desde o século VIII.

    Com certeza, Paganini foi o expoente mais significativo do instrumento. Mas foi com compositores Românticos, talvez, que o instrumento tenha ganho exigências técnicas maiores. As Quatro Estações de Vivaldi com certeza possuem movmentos dificultosos ao pequeno quatro-cordas, mas Tchaikovsky foi quem compôs um concerto para violino que o solista destinatário se recusou a tocar, admitindo que era-lhe difícil demais.

    Fora isso, o violino demorou a entrar na França, talvez. Viotti foi o introdutor do instrumento, permitindo sua aceitação, enquanto já era o mesmo altamente usado na Itália. Isso antes de Paganini.

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ken Himura

    Uma explicaçao:
    O Barroco foi o cume da musica violinistica, principalmente por umas das mais aplaudidas composiçoes de Bach:
    As "Sonatas e Partitas para violino solo".


    Nesse trecho, eu estava me referindo à musica violinistica solo. os trabalhor solos de Corelli e Vivaldi, alem de serem poucos, quase não sao lembrados. (Nao quer dizer que não sejam importantes).
    Vamos se dizer que Bach deu o "salto inicial" na musica para violino solo.
    Quanto a analise das mesmas, nao foi minha ideia "distrincha-las de cabo a rabo", mas sim discutir gostos e coletar informaçoes sobre o assunto.

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Pardal

    Realmente Paganini foi um expoente musical. Alem de uma tecnica absurda, ele era um exelente improvisador.
    (Putz! como ele conseguia fazer aqueles trinados à duas cordas!!rsrssrs)!

    Ken Himura
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    os trabalhor solos de Corelli e Vivaldi, alem de serem poucos, quase não sao lembrados.
    Pooooorra! Todo ano você escuta pelo menos 4 trechos de concertos de violino de Vivaldi na tv e o Oratório de Natal do Corelli sempre é tocado. No meio do pessoal da música antiga, você escuta muito mais de Vivaldi e Telemann que qualquer outro.

    (Putz! como ele conseguia fazer aqueles trinados à duas cordas!!rsrssrs)!
    Tartini já fazia essas coisas bem antes dele - parte "principal" da primeira sonata dele, a Trillo do Diabo. Paganini introduziu harmônicos em corda dupla, intervalos de décima e muitas outras coisas hehehe.

    Vamos se dizer que Bach deu o "salto inicial" na musica para violino solo.
    Na verdade, não. Bach queria testar as capacidades polifônicas do violino. Assim como da viola também, no Brandemburgo 6.

    O homem que transformou o violino em solista foi Corelli. Depois vieram Locatelli e Tartini, que asseguraram de vez essa posição.

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Calma Ken
    estamos aqui para aprender juntos!
    Eu so disse que na minha opiniao, Bach foi um ponto marcante na musica para o violino solo!
    Só queria saber a opiniao de vcs!

    ah , se alguem tiver as sonatas e partitas em mp3 poderia me mandar por favor?(nem que for uma de cada vez).

    heinrick.musik@hotmail.com

    eutoco_frauta
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Só sei que todos os violinistas mainstream de hj em dia são insetos nas mãos de Leonidas Kavakos.

    *se esconde das pedras*

    heinrick
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    rsrsrsrsrsrs
    pois é né!!

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    heinrick
    Parte 1 - http://pqpbach.opensadorselvagem.org/js-bach-1685-1750-sonatas-e-parti tas-para-violino-solo-i/

    Parte 2 - http://pqpbach.opensadorselvagem.org/js-bach-1685-1750-sonatas-e-parti tas-para-violino-solo-ii/

    heinrick
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ken
    Valew mesmo cara!!
    So elas estao em formato .rar
    q programa eu uso pra toca-las??

    heinrick
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Origens
    Entao,
    Comecei pelo barroco pelo simples fato de ele ter começado por volta de 1600. Foi justamente nessa época que o violino supostamente teria sido trazido do oriente pelos cruzados.
    Nessa época (barroco), o violino começou a ser aperfeiçoado tanto na execuçao quanto na forma.
    O violino é sucessor do Rebab ou Rebad, instrumento arabe parecido com o violino atual.
    É claro que na india, china e egito ja haviam instrumentos parecidos.
    Como ja foi dito por Ken, os compositores barrocos começaram a compor para o novo instrumento ate que o violino começou a se tornar importante.

    Ken Himura
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    heinrick
    Opa, tô de volta.

    Rar é um arquivo de zip, abre pelo WinRar e extrai as músicas do arquivo, operação simples. =]

    heinrick
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Ken Himura
    ok
    é q eu naum tinha esse programa! Valew!
    viu
    o q vc sabe sobre o violino de 1600 ate 1750??
    é q eu to coletando imformaçoes pra terminar de escrever meu livro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Violino - Historia e Execução