Acho que eu comecei no piano tarde demais.

Autor Mensagem
kawaii_girl
Veterano
# ago/05 · Editado por: kawaii_girl
· votar


nunca é tarde pra se aprender nada
muito menos pra se dedicar a algo ;)

Ata
Veterano
# ago/05
· votar


kawaii_girl
de fato... deixando claro que não foi isso que eu quis dizer =]

edutoejam
Veterano
# ago/05
· votar


Juliano de Oliveira
negócio de idade tem haver sim.Foi feito um estudo e constataram q qndo uma criança com menos de cinco anos de idade tem contato direto com a música ele tem chances de desenvolver uma massa cefálica 30%maior q outras crianças q ñ tiveram contato algum

mas esse contato com a musica é apenas dado pela pratica de algum instrumento?

kawaii_girl
Veterano
# ago/05 · Editado por: kawaii_girl
· votar


Ata
sim, eu entendi
eu só dei um incentivo pq eu realmente acho isso
conheço pessoas q tiveram contato com um instrumento desde pequenos e nem por isso se empenharam e tocam bem
ao passo q pessoas q começaram bem depois q o Wumpa Crash estão aí e tocam muuuuito!
;]

Wumpa Crash
Veterano
# ago/05
· votar


XD

Ata

O Tigher me passou a partitura de um prelúdio&fuga (e sim, é "para cravo temperado" mesmo, tem uma porrada, não sei se é o mesmo que você citou) e pareceu mais ou menos fácil. Só meio chatinho de aprender. Gostoso de ouvir, though.

Ata
Veterano
# ago/05
· votar


Wumpa Crash
bem... se é algum dos 48 prelúdios e fugas de Johann Sebastian Bach, vamos lá.

Bach foi o primeiro a compor música em todas as tonalidades (12 maiores e 12 menores), e o fez em um livro de prelúdios e fugas para servir de estudo aos seus filhos. Primeiro um livro com 24, depois um outro com mais 24. Os livros se chamavam "Das Wohltemperirte Clavier" , em português, "O Cravo Bem Temperado". Temperado se refere à afinação, pois na épocas os instrumentos não tinham uma afinação muito precisa, chegando a haver diferença gritante entre notas como Sol# e Láb =/
Para tocar essa coleção de 48 prelúdios e fugas, seria necessário um cravo bem temperado.

Tigher
Veterano
# ago/05
· votar


Alguns prelúdios podem até parecer fácil, mas eu duvido muito que uma pessoa que toca há menos de 2 a 3 anos pelo menos consiga fazer uma fuga, e olha lá hein, tem que ser um gênio pra fazer em 2 anos.

Locohawa
Veterano
# ago/05
· votar


Juliano de Oliveira
Realmente.No quarto ano de graduação existe essa matéria: percussão, mas nem td da pra aplicar na bateria pq a técnica usada para a percussão e a bateria é um pouco diferênte.Embora a teoria seja a msm e qm sabe alguma coisa de percussão ñ terá tantos problemas qndo sentar em uma batera.

Opa, só para comentar essas citações :)
Fui para uma cidade semana passada onde estava tendo um festival de toda a semana, e havia oficinas do curso de música da faculdade daqui, música erudita, todos os instrumentos com professores internacionais e tudo.
Eu passava perto lá do local das oficinas de percussão pra ver o pessoal tocando.. marimba, vibrafones, tambores.. um monte de instrumentos e tudo erudito.. aí de noite estava eu no bar e os alunos montaram os instrumentos lá, bateria/guitarra/baixo. Os alunos se revezavam e tocavam de improviso Rock, Jazz, Samba... tudo muuuito bem tocado, com uma técnica invejável.
Acho que pelo menos aqui nessa faculdade de percussão o pessoal sai muito bem preparado pra enfrentar o lugar em uma banda de qualidade ou como músico profissional na bateria. :)

Juliano de Oliveira
Veterano
# ago/05
· votar


edutoejam
Contato direto com a música diz respeito a uma pessoa muito envolvida com a música, acredito q seja necessário sim o aprendizado de algum instrumento para haver os devidos progressos citados.

Wumpa Crash
Veterano
# ago/05
· votar


Tigher

Então vou tentar aprender a fuga que você me passou.

*como se já não tivesse lotado de coisa pra estudar

Juliano de Oliveira
Veterano
# ago/05
· votar


Wumpa Crash
Fuga???As fugas são muito mais difíceis!!

Wumpa Crash
Veterano
# ago/05
· votar


é bem difícil... mas não impossível.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# ago/05
· votar


estou no 1° ano técnico atualmente (tenho 14 anos), fiz 3 anos preparatórios e agora estou começando a realmente gostar de tocar, e pretendo cursar bacharelado em piano também.
Bom, o negócio é estudar bastante, eu estudo de 2 horas e meia a 5 por dia.. eu quero aumentar mais, assim que criar mais gosto pelo piano.

Tigher

voce esta na mesma que eu...
tambem tenhu 14 anos, e soh esse ano que eu realmente comecei a gostar do violino!

Acho que começar muito cedo, as vezes pode ateh atrapalhar...
eu por exemplo, comecei a tocar violino por acaso! eu naum tinha interesse nenhum, mas aceitei...
comecei com 10 anos, fiz dois anos de aula..

sem me dedicar, sem estudar em casa, soh enrolando na aula, quase dormindo nas aulas de teoria, tirando notas baixas nas provas de teoria!

entaum decidi parar!
e hoje me arrependi profundamente, pois agora vieram propostas pra mim tocar violino em banda de metal! por isso talvez, me animei...
e agora me dedico mais ao violino!

mas se eu naum tivesse um motivo pra voltar, já era!
pois a imagem que ficou pra mim, eh que violino eh chato pra caramba! e que isso naum era minha praia mesmo!

e isso, se deu ao fato de eu começar cedo, e sem vontade!
por isso, achu que as vezes pode atrapalhar!

e eu tambem soh estudo umas 2 horas por dia...
pois tenhu que gostar ainda mais do violino! =)
mas esse ano, voltei com força total!

=)

Juliano de Oliveira
Veterano
# ago/05
· votar


é bem difícil... mas não impossível.
Ñ é impossível, claro q ñ.
A questão da fuga é muito mais complicado do q parece e para executá-las ñ é preciso apenas técnica, aliás, se fosse apenas isso seria fácil pois ficariamos 5 horas por dia tocando uma fuga e o problema já estaria resolvido.Além da dificuldade técnica, a fuga exige q o interprete tenha o conhecimento de todas as linhas melódicas q estão sendo executadas simultaneamente e saiba dar a devida importância a cada uma delas, assim como deverá decifrar todo o diálogo e relação q uma voz tem com a outra.
Ñ é fácil saber o q se passava pela cabeça de um compositor do século XVIII (no caso do Bach) pois os tempos mudaram muito e o q pensamos e o q gostamos atualmente está longe da realidade de cerca de 250 anos atrás, até nossa noção de tempo é muito diferênte da noção q os antigos tinham.E esta é a tarefa do intérprete, procurar entender da forma mais autêntica possível a intenção do compositor ao compôr determinada obra.

Wumpa Crash
Veterano
# ago/05
· votar


oh sim u_u ficou mais claro agora.

por outro lado, eu vou tocar no teclado, ou seja, vai sair tudo no mesmo volume, então nem faz diferença >_>

Tigher
Veterano
# ago/05 · Editado por: Tigher
· votar


oh sim u_u ficou mais claro agora.

por outro lado, eu vou tocar no teclado, ou seja, vai sair tudo no mesmo volume, então nem faz diferença >_>


vc q sabe kra. mas eu não aconselho tocar por tocar, não se preocupando se está certo ou não. Faça as músicas do teu nível bem feitas, estude-as bem, estude bastante e em pouco tempo (claro, considerando o tempo que uma pessoa leva para tocar né AUehUIAEh) vc vai estar fazendo as fugas corretamente!

Juliano de Oliveira
Veterano
# ago/05
· votar


Tigher
É isso aí...

Júlia Albuquerque
Veterano
# ago/05
· votar


Lá vou eu me meter... Mas tudo bem, espero que não se importem... Como disseram mais pra cima, vale mais iniciar tarde no instrumento com gosto do que ser obrigada a aprender algo que você não suporta quando criança.

Para citar meu próprio exemplo, vou falar um pouco da minha família. Por parte de mãe, todas as minhas tias-avós tocavam e cantavam no coro da igreja. Minhas primas chegaram até a fazer conservatório de música. Já por parte de pai, minha avó ainda toca no coro e minha tia toca piano, violão, flauta doce e violino.

Como vocês percebem, a família acabou influenciando muito e eu começei deste muito cedo a fazer aula de teclado... Acho que eu devia ter uns 8 anos, se não fosse menos. Porém, eu praticamente odiava aquelas aulas, a ponto de rezar para o professor faltar. Não treinava nem tinha a menor boa vontade nas aulas, sempre distraída. E assim eu fui levando meus estudos musicais "com a barriga".

Há mais ou menos uns oito meses, por alguma razão, eu começei a me interessar mais pelo teclado e a realmente sentir prazer de tocar e trenar.

No início do ano, eu fui até a casa da minha avó e tive o primeiro contato com um piano. E vocês sabem como é parente, não?

"Toca um pouquinho, toca, por favor..."

E me fizeram tocar. Vocês podem imaginar como eu me assustei ao ver as diferenças gritantes entre um e outro. E então, minha tia, se ofereceu para me ensinar piano. Um tempo depois, ela foi convidada para dar aulas na Casa de Cultura da cidade, e me levou para treinar lá.

Depois disso eu passei a sentir cada vez mais gosto de tocar e de me superar, mas sei que se eu não tivesse persistido no teclado, mesmo não gostando, eu não teria descoberto o quanto a música é importante na minha vida.

Na cidade tem uma banda, e eu acho que até vou começar a tocar alguma coisa de sopro por lá... Se não me engano o que está disponível é a flauta transversal.

Eu tenho 13 anos, e mesmo com o tempo de aulas, eu também me considero uma iniciante. Começar muito cedo pode até chegar a atrapalhar o aluno, porque por mais que você seja forçado pelos pais a estudar aquele instrumento, você pode acabar largando e nunca mais voltar.

No fundo, não há idade para começar desde que haja esforço para progredir...

Ken Himura
Veterano
# ago/05
· votar


Wumpa Crash
Comecei com o piano aos 17 tbm....
E com o violino quase com 18....hoje, tenho quase 19 e não sou tão ruim hehehehe

O que interessa é o treino e o seu estudo, não o tempo de experiência.

E o primeiro prelúdio do vol. 1 do Cravo Bem-Temperado é moleza ;)

LeandroP
Moderador
# ago/05
· votar


Wumpa Crash

Quem bom que começou a tocar!!!

Tem gente que ainda nem fez isso.

Wumpa Crash
Veterano
# ago/05
· votar


^^^ Lol.

Valeu pelos comentários ^^

bebel vieira
Veterano
# ago/05
· votar


tá bem massa esse tópico...nunca é tarde para aprender a tocar piano, vai fundo.
Comecei a tocar com 11anos e nunca fiz aulas, ou seja, não toco nada! huahuahau... com força de vontade vc aprende legal, basta querer!

bebel vieira
Veterano
# ago/05
· votar


tá bem massa esse tópico...nunca é tarde para aprender a tocar piano, vai fundo.
Comecei a tocar com 11anos e nunca fiz aulas, ou seja, não toco nada! huahuahau... com força de vontade vc aprende legal, basta querer!

Ata
Veterano
# ago/05 · Editado por: Ata
· votar


As fugas são bem mais difíceis que os prelúdios, de fato. Estudo órgão de tubos, e to estudando atualmente (junto com outras coisas, claro) o livro Oito Pequenos Prelúdios e Fugas de Johann Sebastian Bach (BWV 553 - 560), toco cinco dos oito. O que diferencia a dificuldade entre as fugas e o prelúdio é o fraseado.

Por exemplo, no Prelúdio e Fuga em Dó Maior BWV 553, o prelúdio é quase todo em semicolcheias. Como ele começa com uma pausa de semicolcheia, as três notas restantes devem ser tocadas em legato com a primeira do tempo seguinte. Assim (isto é um compasso de quatro tempos todo em semicolcheias)

Lá Fá Mi Fá | Lá Fá Mi Fá | Mi Lá Sol Lá | Mi Lá Sol Lá
....\................/ \.............../ \................./
........ligado...........ligado...........ligado

Assim, as três últimas notas do quarto tempo devem ser ligadas com a primeira do próximo compasso.

Simples.

Agora, com a Fuga, o tema fica entrando em quatro vozes, por vezes simultaneamente, durante quase toda música, e toda vez ele deve ser tocado com o fraseado igual. E o fraseado da fuga não é repetitivo e simples como o do prelúdio, visto que a Fuga tem um maior conceito melódico.

Wumpa Crash
Veterano
# ago/05 · Editado por: Wumpa Crash
· votar


O prelúdio seria sincopado então.

spy2k
Veterano
# ago/05
· votar


Me encontro na mesma situação.
Tenho 17 anos e toco a 3.
Não sei pq o piano me chamou e nem quando aconteceu.
Eu só sei que a vontade é imensa...

Sabe, na última virada do ano fui pra casa da minha vó e lá tem um piano e não saí de cima dele um instante qualquer mesmo sem saber tocá-lo.

Não sinto oq eu sinto com o piano com a guitarra.
Será q estou no instrumento errado?
Quanto custa um piano?

Estou realmente muito confuso e abalado...

Atoyot
Veterano
# ago/05
· votar


Wumpa, eu tive que me registrar aqui só pra tomar satisfação. Porra, a única coisa que eu fiz na minha vida foi dizer "Você pode..." e aí voce chega aqui com essas coisinhas de "bua tenho minha vida toda pela frente pra tocar piano bua mas nao tive a oportunidade de começar com 3 anos droga nunca vou ser virutuose". Argh. Voce teve a maldita bençao de poder tocar um piano, TER UM BOM PROFESSOR, voce tem todo o tempo pra praticar, argh, nao tem porque ficar se lamentando.

Wumpa Crash
Veterano
# ago/05
· votar


A bunch of strangers are more worthy of my trust than you.

Atoyot
Veterano
# ago/05
· votar


FTW? Acho que voce esta esquecendo as malditas raizes, wumpa. Quem que te disse naquele topico SEM PARAR "vai, toca piano, toca violao, voce vai ser feliz", ingrato, o que eu fiz de mal?
Serio, eu nao sei o que eu fiz de errado. O resto dos usuarios (sniper young boy e os outros) so falavam "vai na dele nao lo ele eh bobim lo". Ate o sephirot lionheart disse "nao, cursa uma faculdade mais segura, desiste da musica, tem que começar novinho", e eu fui o unico que stood up for you. Eu criticava de maneira correta os poucos midis que voce postou. Eu FAZIA TOPICOS perguntando como estavam indo seus estudos. E agora voce me vem com essa de "lo o atoyot is not worthy of trust"

Juliano de Oliveira
Veterano
# ago/05
· votar


0_o.xiiii

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acho que eu comecei no piano tarde demais.