Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Acho que eu comecei no piano tarde demais.

      Autor Mensagem
      Wumpa Crash
      Veterano
      # jul/05


      É meio deprimente ficar olhando todas essas biografias, e ver todo mundo tendo começado com tipo 5 anos de idade...

      Eu comecei há uns 4 meses atrás (tenho 17 anos). Segundo minha professora, tenho uma aptidão excepcional para o piano (atualmente, estou aprendendo uma versão facilitada [facilitadíssima] da Rapsódia Húngara no.2). Espero em uns 3 anos no máximo (não estou em conservatório) conseguir tocar algo no nível de, digamos, um prelúdio pra cravo temperado, que por sinal foi a peça pedida no teste prático da Fuvest ano passado (minha intenção é cursar USP de música).

      Na opinião dos pianistas experientes daqui, teria eu chance de me tornar um intérprete que o valha? (digo isso porque aparentemente não tenho virtuose nenhuma, já tentei compôr algumas vezes sem sucesso...).

      Agradeço a atenção.

      Dogs2
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      minha intenção é cursar USP de música

      que bom que não é a UnB de música, faz uns 5 anos que ninguém passa lá em música

      MatheusMX
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Dogs2
      heauhueahuea

      Wumpa Crash
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Lmao, sério?

      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Wumpa Crash
      Olá, primeiramente bem vindo ao fórum.
      Nunca é tarde pra começar a trilhar nos caminhos da música.Mas vc deve se conformar q pegar num piano pela primeira vez aos 17 anos é muito mais complicado q se vc tivesse pego aos 10, por exemplo.A dificuldade vai ser bem maior e consequentemente o desânimo é maior tmb, além do mais o tempo de estudo é outro problema pq qndo vc começa num instrumento jovem, vc tem o dia todo pra estudar e sem outros compromissos.
      Mas ainda assim vc pode ser um grande músico, conheço alguns q começaram com 23, 27 anos, a começar com Eduardo Ardanuy do Dr. Sin e hoje eles são monstros nos seus instrumentos.
      O q é preciso é um certo tempo até vc conseguir sua maturidade musical, isso é realmente complicado e demorado, mas nada q a força de vontade, talento e perseverança ñ resolva.
      Eu faço graduação na USP em música e na minha classe tem pessoas q tocam a apenas 2 ou 3 anos e demonstram um desempenho muito superior q outras com mais de 4 anos de estudo...

      Siga em frente e ñ desanime....Se precisar de alguma coisa, estamos aí...

      Wumpa Crash
      Veterano
      # jul/05 · Editado por: Wumpa Crash
      · votar


      Porra, valeu. Ajudou muito.

      Tempo não é problema, felizmente. Meu colegial já terminou, e eu não estou em cursinhos ou semelhantes. Só na aula de piano, e conservatório de violão (que levo menos a sério, ao menos por enquanto). Tenho tentado estudar 4h por dia de piano.

      A propósito, bom saber que tem alguém de lá. Se permite a pergunta, como foi o teste prático?

      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Eu já havia escrito como foi a prova da USP tanto na parte prática qnto na teórica detalhadamente em outro tópico, mas ñ encontrei ele, então vou postar mais uma vez:
      Bem...primeiramente quero lembrar q me increvi pra bacharelado em piano e a prova é um pouco diferênte em relação à prova de licenciatura.
      Pra bacharelado, foram exigidas duas peças obrigatórias - o preludio e a fuga em DÓm do cravo bem temperado - e tmb uma peça de livre escolha, eu toquei um prelúdio de Alberto Ginastera q pertence ao album dos doze prelúdios americanos de sua autoria.Depois de tocar as três peças, um dos professores da banca abriu um livro (se bem me lembro era do Schumann, mas ñ sei ql exatamente) e escolheu alguns exercícios pra q fossem executados à primeira vista ( apenas 5 ou 6 compassos de cada um ).Em seguida me deram uma folha pautado e pediram pra q eu cantasse o q estava escrito (obedecendo o tempo e a altura das notas).Depois me deram outra folha e pediram pra q eu solfejasse (apanas a parte ritmica).
      É isso...ñ tem segredo, só é precisos q se mantenha a calma, os professores foram extremamente educados.
      A prova prática de licenciatura é praticamente igual, mas só é exigida uma peça de livre escolha e ñ é preciso q se faça leitura à primeira vista no instrumento, apenas oralmente.

      Wumpa Crash
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Caramba O_0 mas tudo o que tinha de ser tocado/cantado a primeira vista, era DE CARA mesmo, na primeira vez já tinha que sair exatamente certo, se errar já era? Ou você vai indo lentamente, repetindo os pedaços e tal, até ir inteiro?

      E também não sabia que tinha que cantar, pensava que era só a parte rítmica... putz. Amedrontei agora.

      Outras perguntas: e quanto a composição de autoria própria, como foi isso? E o que caiu na parte escrita a respeito de música? História, teoria?

      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Wumpa Crash
      Caramba O_0 mas tudo o que tinha de ser tocado/cantado a primeira vista, era DE CARA mesmo, na primeira vez já tinha que sair exatamente certo, se errar já era?
      Ñ, os caras ñ são tão crueis ñ, eles entendem q o candidato está nervoso e te tranquiliza bem. Eles tentam acalmar os candidatos e é raro alguém fazer td direitinho na primeira.O mais correto é fazer bem lento e tentar errar o mínimo possível.
      Composição ñ é obrigatório, mas se vc já tem alguma e acha q vale a pena mostrar, pode tocar ela q vai ajudar nos pontos finais.Mas só toque se estiver realmente boa, señ pode te prejudicar...
      Depois eu posto dobre a prova escrita.
      Flw...

      Wumpa Crash
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Mais uma vez obrigado, está ajudando muito.

      Is This It
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      pessoal desculpa desvirtuar o assunto do tópico, e fazer uma pergunta nada a ver (ñ sei nada sobre isso msm) mas dá pra entrar pra uma universidade de música fazendo música popular ou só erudita msm ??

      e se der, tem que saber tocar X instrumentos bem, essas coisas ??

      Wumpa Crash
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Pelo que sei, a maioria das universidades de música são direcionadas a música erudita. Existem as escolas especializadas (ou seja lá qual for o nome) mais fodosas e tal, que, imagino eu, são bem acima de qualquer escolinha de instrumento, talvez sendo o equivalente às universidades pra música popular. Mas é lógico que nunca vai ter a mesma 'glória'.

      Sparkle
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Não sei se ajuda, sou do fórum de guitarra, mas um exemplo é que o guitarrista mais rapido (não quer dizer que seja o melhor mas pode tocar o que quiser no nivel que ele esta) nunca tinha pegado numa guitarra até os 17 anos, hoje ele tem 27...

      Is This It
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      dá pra fazer universidade tocando bateria ?? ><

      Wumpa Crash
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      O Locohawa certa vez me disse que em universidades de música erudita, você pode fazer percussão, e aplicar tudo o que aprender lá na bateria, deve ser irado.

      E tem isso aqui também, que postaram no fórum de bateria:

      Em São Paulo, tem sim, aquela FAAM (...)

      A formação é em Música - Instrumento - e Bateria. Pelo que eu vi, lá tem bateria, não percussão!


      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Is This It
      dá pra entrar pra uma universidade de música fazendo música popular ou só erudita msm ??
      Claro, existem faculdades de música voltadas tanto pra música erudita qnto pra popular e muitas faculdades de música popular ñ são privadas, como a UNICAMP por exemplo, q por sinal é uma das melhores do Brasil nessa área.A UNAERP tmb tem música popular, mas é privada.


      dá pra fazer universidade tocando bateria ?? ><
      Vc tem q saber pelo menos um instrumento harmônico ou melódico, señ ñ passa nem no exame, pois é necessário q se tenha um bom conhecimento de harmonia, além disso vc tmb tem q saber ler nas três claves principais: fá na 4 linha, sol na segunda linha e dó na terceira.E outras coisas mais...
      Outro problema seria a prova prática pq seria impossível levar uma bateria na hora do exame!!



      O Locohawa certa vez me disse que em universidades de música erudita, você pode fazer percussão, e aplicar tudo o que aprender lá na bateria, deve ser irado.
      Realmente.No quarto ano de graduação existe essa matéria: percussão, mas nem td da pra aplicar na bateria pq a técnica usada para a percussão e a bateria é um pouco diferênte.Embora a teoria seja a msm e qm sabe alguma coisa de percussão ñ terá tantos problemas qndo sentar em uma batera.

      Wumpa Crash
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Tem que saber ler dó na terceira? O_0

      As coisas continuam e continuam a melhorar.

      Tigher
      Veterano
      # jul/05 · Editado por: Tigher
      · votar


      Belas explicações Juliano.

      Wumpa, como já disseram, o que vale é a a dedicação, muito estudo, determinação e perseverança. Quando a pessoa começa bem cedo (6 a 8 anos), eu creio que possa ter mais sucesso na música, mas é somente após os 14 que vc tem maturidade para começar a se especializar no instrumento.

      Não é de se admirar vc ver alguém começando aos 8 e fazer 5 anos preparatórios, por exemplo. Essas pessoas vão estudar muito mais tempo, mas também podem ter mais sucesso futuramente, devido a que começaram na música quando seu cérebro está em formação. Esta é minha teoria, acredito que esteja certa.

      vá em frente, estude bastante, e não desanime.. no começo é um pouco chato estudar, pois a gente não tem domínio dos dedos, independência, e erra muito.

      Eu estou no 1° ano técnico atualmente (tenho 14 anos), fiz 3 anos preparatórios e agora estou começando a realmente gostar de tocar, e pretendo cursar bacharelado em piano também.
      Bom, o negócio é estudar bastante, eu estudo de 2 horas e meia a 5 por dia.. eu quero aumentar mais, assim que criar mais gosto pelo piano.

      Se quiser trocar algumas idéias, talvez já já você esteja no meu nível.. meu msn é este: marlonrodrigo@hotmail.com

      Mas Juliano me diz uma coisa.. é muito competido esta área da música? Precisa ser realmente muito bom pra passar?

      Wumpa Crash
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Realmente, a sua base deve ser muito melhor... se eu tiver filho, ele só vai poder sair da aula de piano se cortar uma mão, o safado.

      Minha professora por algum motivo me superestima muito. Eu acredito que eu tenha uma independência bastante decente nos dedos mesmo com tão pouco tempo de estudo, leio bem, e estranhamente, decoro as coisas com facilidade. Porém, me falta técnica, que pra você deve sobrar. Em outras palavras, eu consigo tocar muito bem em um teclado, mas em um piano, ainda tem chão XD infelizmente, ainda não tenho piano, então estudo num teclado toscão, daí meu desenvolvimento é mais lento...

      Meu msn: wumpa_crash@hotmail.com

      funtastic
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Cara acho que não tem nada a ver esse negocio de idade.. Lógico que não deve se exagerar tipo um cara que começa com 30 anos não vai chegar num nível técnico de um que começa aos 15, vc está numa idade boa ainda, até uns 20 anos acho que é uma boa fase pra aprender pq vc já tem seu cerébro formado, um muleque de 7 anos não consegue chegar em um nível de aprendizado de um cara de 20 anos.

      adnz
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Hehe, também comecei teclado fazem 6 meses, e o piano a 1 mês. Meu professor também me disse que eu tenho jeito pra tocar, só que como tu, eu to tocando em um teclado, aí chega na aula e complica um pouco por causa do peso das teclas do piano e tals, mas até que tô indo bem. Eu comecei com 14 anos o piano, já falei isso de idade com meu professor e ele falou que depende do aluno e da força de vontade. Se tu queres mesmo seguir tu vais ser melhor que muitos que fazem aulas desde os 5 anos.

      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      funtastic
      O negócio de idade tem haver sim.Foi feito um estudo e constataram q qndo uma criança com menos de cinco anos de idade tem contato direto com a música ele tem chances de desenvolver uma massa cefálica 30%maior q outras crianças q ñ tiveram contato algum.À medida q a idade vai avançando, continua-se o benefício mas em porcentagem cada vez melhor, por exemplo uma criança q começa em algum instrumento com 10 ou 11 anos desenvolve suas atividades cerebrais como raciocínio e capacidade de interagir com as pessoas cerca de 10% melhor q as outras crianças nessa faixa etária (é claro q esses são números estimado e não podem ser aplicados em qlquer pessoa, pois cada uma reage diferentemente às diversas ocasiões). Mas o q é certo é q a música beneficia muito em todas as idades e principalmente qndo criança, pois o aprendizado é muito mais fácil nessa fase.

      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # jul/05 · Editado por: Juliano de Oliveira
      · votar


      Tigher
      Mas Juliano me diz uma coisa.. é muito competido esta área da música? Precisa ser realmente muito bom pra passar?
      O bacharelado realmente é muuuito difícil, ñ é q é tão competido, é q os caras da banca exigem q o candidato domine muito bem seu instrumento e conheça todas suas peculiaridades na palma da mão.Q já ñ é o caso dos q prestam pra licenciatura.Eu recomendo q prestem para licenciatura e talvez até na hora do exame, se os professores verem q vc tem capacidade pra cursar bacharelado, eles te transferem.Qm é muito bom em seu instrumento tem mais chance de passar em licenciatura, depois é só pedir transferência, se estiver no nível...
      Lembrando q ñ é preciso ser um bacharel pra ser um bom pianista, msm alunos de licenciatura são ótimos pianistas e muitos superam os próprios alunos de Bacharelado...

      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      No tópico: Central de downloads erudita tem a senha e o login da central.Lá tem uma prova de música da USP de Ribeirão Preto do ano de 2004, entrem lá no tópico e peguem os dados da central.
      Mas sejam honestos!!!!!

      Wumpa Crash
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Cacete >_< eu ia me ferrar na prova. As partes de teoria são decentes (exceto a de percepção musical lá no fim), mas as de história... sem chances.

      Onde exatamente se aprende História musical? No conservatório, eu só tenho instrumento + teoria...

      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Wumpa Crash
      O mais correto seria no consevatório, já q vc paga pra ter uma boa base musical!!!
      Mas se seu conservatório ñ tem aulas de história da música o jeito é correr atrás do prejuízo.Procure livros de música, a parte de história da música é muito fácil encontrar até msm em bibliotecas públicas.Msm q a grande maioria dos livros de história q se encontram em acesso ao público ñ são tão bons por se prenderem a assuntos insignificantes e q muitas vezes ñ nos interessa tanto, já ajuda um pouco...
      Na net vc pode encontrar alguma coisa tmb.
      http://www.violao.hpg.ig.com.br/historiadamusica.html
      http://www.edukbr.com.br/artemanhas/historiadamusica.asp
      http://www.geocities.com/Vienna/Strasse/8454/historia.htm
      http://www.cl-ultramarino-n-sra-paz.rcts.pt/material/edmusical/histori a01.htm

      Juliano de Oliveira
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Se quiser alguns livros, eu recomendo esses :
      Uma breve história da música-Roy Bennet
      História da música Européia-Jacques Stehman
      História da música-prof. Denise Padrão

      São bons livros pra um introdução na história da música e quase o suficiente pra se prestar o vestibular.(só pra parte de história)

      Wumpa Crash
      Veterano
      # jul/05
      · votar


      Valeu cara, vou anotar os nomes.

      Ata
      Veterano
      # ago/05
      · votar


      Wumpa Crash
      olha... minha opinião


      Violino e piano são, sem dúvida, os instrumentos mais concorridos, disputados, enfim, tocados. Já é difícil, pra quem começa cedo e tem um considerável talento, ser um grande músico, digo de destaque. Eu, se fosse pra começar tarde (como foi o meu caso), escolheria um instrumento menos usual, como contrabaixo (contrabaixo não tem como começar ainda novinho - claro, dá pra começar na viola, cello, ir passando até chegar, mas enfim)

      Ata
      Veterano
      # ago/05 · Editado por: Ata
      · votar


      Wumpa Crash
      ah, tem prelúdio de teclado dos 48 de Bach (esse que vc quis dizer com "prelúdio pra cravo temperado") que é muito facinho. Acho que o primeiro do primeiro livro, em Dó maior, vc toca em, sei lá... uma semana, duas no máximo (eu não sou nada de espetacular no órgão e toquei em meia hora, enfim =] )

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acho que eu comecei no piano tarde demais.

      306.118 tópicos 7.902.858 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital