Dicas e comentarios sobre livros - pra quem gosta de ler

Autor Mensagem
anderson luiz
Veterano
# dez/05
· votar


umas dicas de livros que gostei

Crime e castigo, o idiota - dostoyevisk(errei geral o nome do kra mas tudo bem)

o processo - franz kafka
o triste fim de policarpo quaresma

depois lembro de outros e passo aqui

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


A melhor resenha literária da história foi escrita no tempo em que Diogo Mainardi não se dedicava a ser um político sem voto (chato e inócuo, como a política tudo torna). Sobre um livro do Paulo Coelho, começou dizendo que haviam arrombado seu carro e levado até um par de meias usadas, mas não os livros que estavam no banco de trás. Brasileiro – ele conclui – não gosta mesmo de ler, por isso lê Paulo Coelho.

A Economist conta a mesma história. O Brasil é um país de não-leitores. Mesmo entre os adultos com acesso a livros, apenas um entre três costuma lê-los. É um fato que eu já havia notado há muito tempo entre amigos e colegas. Jornalistas, por exemplo, incrivelmente lêem muito pouco, quando isso deveria ser obrigação.

Em média, lê-se apenas 1,8 livro (ficou feio, eu sei) livro por ano. O Brasil, em um ranking de trinta países, ficou com a vigésima sétima colocação, com uma média de 5.2 horas por semana dedicadas à leitura. A matéria cita os preços dos livros como um impedimento, mas não deixa de culpar a histórica falta de atenção à educação no país. Outra explicação – das mais interessantes – é que a maioria dos brasileiros pobres primeiro teve acesso ao rádio e à tevê (a educação primária só foi universalizada nos anos noventa), o que causa desinteresse pelos livros.

Isso não explica, contudo, o porquê de, da classe média para cima, o hábito da leitura ser tão pequeno. A maioria simplesmente não têm prazer com a leitura. Já tive de explicar a um primo certa vez por que insistia em ler quando não era obrigação. Depois de ouvir minhas razões, olhou o pacote de livros na bolsa e devolveu: "Bobice".

A verdade é que o Brasil cultua a ignorância. Não é só uma razão econômica, mas preguiça. Celebridades e empresários, ricos em geral também, até um tempo atrás (antes da Daslusp) não se envergonhavam de ressaltar a condição de semi-alfabetizados. Adoramos a idéia dos "self made men", como Gerdau, Ermírio de Moraes e Roberto Marinho. Não conseguimos produzir, fora o Paulo Coelho, um nome na área do saber que chegue ao grande público. E mesmo os dois milhões vendidos pelo Paulo Coelho a cada lançamento são muito pouco em relação à população.

Este é o momento em que o Chato Renitente vai esfregar suas mãozinhas gordas (Chatos Renitentes sempre têm mãozinhas gordas) e lembrar que o presidente é um péssimo exemplo, pois chegou onde chegou sem estudar, mas o fato de um intelectual ter sido seu antecessor não mudou absolutamente nada. Em 2004 se comprou menos livros no Brasil do que em 1991.

Não é questão de exemplo (a parte que nunca me explicaram é por que as pessoas precisam de exemplos para fazer coisas lógicas como aumentar o próprio saber e, assim, a própria qualificação). Brasileiro é burro mesmo. E é feliz assim.

Fonte

maggie
Veterana
# mai/06
· votar


O Direito à Preguiça
Paul Lafargue

Importante obra. =)

Ed_Vedder
Veterano
# mai/06
· votar


Diogo Mainardi

\o/

snowwhite
Veterano
# mai/06
· votar


Não é questão de exemplo (a parte que nunca me explicaram é por que as pessoas precisam de exemplos para fazer coisas lógicas como aumentar o próprio saber e, assim, a própria qualificação). Brasileiro é burro mesmo. E é feliz assim.

hm

snowwhite
Veterano
# mai/06
· votar


Diogo Mainardi

\o/


(2)

rubia
Veterano
# dez/06
· votar


to lendo o
apanhador no campo de centeio
j d salinger


to lendo só porque saiu na época q é o preferido da vanessa camargo
(AAAAAHAHAHAHAHAHAHahha!!!!!!!!!!)
brincadera, é que a idéia de ler esse livro me perturba já fz uns 3 anos, desde q eu li um livro em que un dos personagens tinha perdido a noção do tempo lendo esse livro

bem até agora achei o livro sem noção
totalmente
mas nao terminei ainda
entao
quem sabe eu ainda mude de idea


um livro muito massa é akele retrato de dorian gray
encontro marcado de fernando sabino

Thani
Veterano
# dez/06
· votar


Um up útil... finalmente!

Obras de um mestre russo que eu adoro...

Os Irmãos Karamázov/Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski

Livros fabulosos. Vale a pena ler =)

TIO_TEDDY
Veterano
# dez/06
· votar


Thanízia, 15 anos

Os Irmãos Karamázov/Crime e Castigo - Fiódor Dostoiévski

vai empinar pipa na laje pow!

Thani
Veterano
# dez/06
· votar


TIO_TEDDY
vai empinar pipa na laje pow!

Já fiz coisas parecidas quando eu tinha 9 anos de idade. :)

TIO_TEDDY
Veterano
# dez/06
· votar


Thani

Já fiz coisas parecidas quando eu tinha 9 anos de idade. :)

E quando eu digo que a culpa é do Mc Donald's ngm acredita

Thani
Veterano
# dez/06
· votar


TIO_TEDDY
E quando eu digo que a culpa é do Mc Donald's ngm acredita

O Mc Donald's pode ser culpado se jovens de 15 anos soltarem pipas na laje!

TIO_TEDDY
Veterano
# dez/06
· votar


Thani

O Mc Donald's pode ser culpado se jovens de 15 anos soltarem pipas na laje!

E é como deveria ser

Thani
Veterano
# dez/06
· votar


TIO_TEDDY
E é como deveria ser

Me poupe.

:)

TIO_TEDDY
Veterano
# dez/06
· votar


Thani
Me poupe.

Não entendi.

Thani
Veterano
# dez/06 · Editado por: Thani
· votar


TIO_TEDDY

Não entendi.

Jovens que não pensam em nada é inaceitável, meu caro.
Ou pelo menos deveria ser.

TIO_TEDDY
Veterano
# dez/06 · Editado por: TIO_TEDDY
· votar


Thani

Cada um no seu tempo.

Jovens que não pensam em nada é inaceitável, meu caro.

Não precisa tanto formalismo, isso é um fórum apenas =]

edit: não me refiro ao "meu caro" antes que diga ser ironia e bla bla bla

Thani
Veterano
# dez/06
· votar


TIO_TEDDY
Não precisa tanto formalismo, isso é um fórum apenas =]

Isso é apenas para praticar. =)

superguita
Veterano
# dez/06
· votar


Thani

Não precisa tanto formalismo, isso é um fórum apenas =]

Isso é apenas para praticar. =)


hehehehe =)

Ninja n9
Veterano
# jan/07
· votar


Hagakure - Yamamoto Tsunetomo

Muito bom, pra que se interessa por filosofia oriental, um ótimo tratado sobre samurais, referência de guia ao Bushido.


Tô ansioso pra ler Torre Negra vol.7 hehe. Enquanto isso acho que vou começar a ler Musashi de novo. \o/

Energy
Veterano
# jan/07
· votar


quem tem medo de escuro?
Sidney Sheldon

bom!

Silas Hammett
Veterano
# jan/07
· votar


O senhor dos Anéis
Sensacional,detalhista ao estremo,pena q é curto =[

Sir Cam
Veterano
# jan/07
· votar


Dostoiévski - Os irmãos Karamazov

Clássico.

thor_
Veterano
# jan/07
· votar


Admiravel Mundo Novo
escrito por aldous huxley, fala sobre um futuro em q os seres humanos sao gerados apenas em laboratorio e em produçao em serie, num mundo com um governo unico e q se equilibra no consumismo....é um otima reflexao sobre industrializaçao....mt bom msm

O ultimo reino
mais um de Bernard Cornwell, primeiro livro de um trilogia sobre a historia de Alfredo, rei de wessex e da invasao dinamarquesa da inglatera...otimo livro, narraiva agradavel, detalhista e tb uma boa aula de historia, principalmente militar qt aos vikings

Bruttall
Veterano
# jan/07
· votar


Cem anos de solidão Gabriel García Márquez
Trópico de câncer Henry Miller
O lobo do mar Jack London
A paixão segundo G.H. Clarice Lispector

Jack Holland
Veterano
# jan/07
· votar


"A Vida Sexual da Mulher Feia" - Claudia Tajes

Recomendo

Turkao
Veterano
# abr/08
· votar


Lembranças da Meia-Noite, Se Houver Amanhã, O Outro Lado da Meia-Noite, Um Estranho no Espelho, O Ditador, Nada Dura Para Sempre, O Estrangulador, Um Capricho dos Deuses, A Herdeira, A Ira dos Anjos, Juízo Final, O Reverso da Medalha, As Areias do Tempo, O Céu Está Caindo, todos do saudoso Sidney Sheldon. Li e recomendo. Mas ainda faltam ler outras obras do mesmo autor.

Christina Amaral
Veterano
# abr/08
· votar


Não sei se eu já postei nesse tópico, mãs...



Indico "A Última Grande Lição", Mitch Albom.

=)

ZXC
Veterano
# abr/08
· votar


A Alma - de Voltaire e A Utopia de Thomas Morus...ahahaha

Um presente a quem gosta de leitura...
http://www.universia.com.br/entretenimento/cultvox.jsp

Krist Novoselic
Veterano
# jul/10 · Editado por: Krist Novoselic
· votar


Achei o tópico interessante e resolvi postar, apesar da data

Só uma observação..Qualquer um que gosta de ler e procurar ler sobre, vai ver que o código da Vince não é tao fantasioso assim quanto os críticos religiosos dizem. Algumas especulações para completar sequencias apenas. Mas mesmo as especulações tem muitos defensores. Existem muitas pesquisas sobre esses assuntos e vários materiais disponíveis.

Leiam:
O Santo Graal e a Linhagem Sagrada (MICHAEL B. & RICHARD L. & HENRY L.)

Os cavaleiros templários e o pergaminho de Chinon (Barbara Frale),

O Priorado de Sião (Flávio Kotrin)

Esses são alguns dos materias mais sérios a respeito.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas e comentarios sobre livros - pra quem gosta de ler