Autor |
Mensagem |
JJJ Veterano
|
# 20/dez/24 18:04 · Editado por: JJJ
|
makumbator Moderador
|
# 20/dez/24 18:37
· votar
JJJ
Faltou colocar na chamada:
"E a elite do funcionalismo de executivo, legislativo e judiciário não querem ter nenhum corte de benefícios, eliminação de supersalários e penduricalhos financeiros".
|
Lelo Mig Membro
|
# 20/dez/24 20:33 · Editado por: Lelo Mig
· votar
makumbator
"não querem ter nenhum corte de benefícios, eliminação de super salários"
Por isso que sou cético com política. O início de um Brasil ideal, se daria pelo fim de super salários e benefícios, mas isso, governo nenhum, seja de esquerda ou de direita nunca fará.
Por isso não há luz no fim do túnel.
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# 24/dez/24 05:53
· votar
Em curto prazo não tem solução. Em longo prazo é trabalhar, investir e confiar em deus (se ele existe)
|
JJJ Veterano
|
# 24/dez/24 12:21
· votar
Só sei que o cara envelheceu uns 10 anos em 2...
|
makumbator Moderador
|
# 24/dez/24 23:54
· votar
Essa daqui é a única Haddad que vale alguma coisa:
Haddad de valor
|
Lucmac Veterano |
# 25/dez/24 14:09
· votar
JJJ
Essa relação dicotômica enfrentada por Fernando Haddad com a esquerda e a direita é complexa. No entanto, os desafios com a direita têm sido mais intensos devido à força do Congresso Nacional, majoritariamente conservador, que impõe uma agenda pautada em menor intervenção estatal e maior desoneração tributária. Essa agenda beneficia principalmente as classes economicamente privilegiadas, um grupo que não representa nem mesmo grande parte da população brasileira, muito menos os setores mais vulneráveis. Um exemplo disso foi a retirada da tributação progressiva sobre rendas acima de R$ 50 mil na reforma tributária enquanto mudanças nos benefícios sociais foram mantidas.
A composição do Congresso reflete escolhas eleitorais que priorizam figuras midiáticas ou religiosas sem necessariamente representar os interesses coletivos. Esse cenário dificulta ainda mais o avanço de propostas voltadas à redução das desigualdades.
Por outro lado, a esquerda progressista tradicionalmente se opõe a ajustes fiscais mais rígidos, especialmente quando estes afetam programas sociais e benefícios vinculados à distribuição de renda. Essa resistência está diretamente ligada à defesa dos direitos das camadas mais vulneráveis da população diante de um contexto marcado por miséria, violência e desigualdade estrutural.
Embora essa postura seja coerente com os princípios progressistas, é necessário adotar uma estratégia política mais eficaz. Em vez de fragmentar forças internas ou trair alianças essenciais para sua base política, como ocorreu no caso do PSOL durante as negociações fiscais, o foco deveria estar na cobrança incisiva contra os privilégios das classes mais abastadas.
No caso das alterações no Benefício de Prestação Continuada (BPC), por exemplo, as mudanças buscaram impedir o acúmulo de benefícios dentro de uma mesma família. Embora pareçam justas à primeira vista, uma análise mais aprofundada revela que essas alterações podem comprometer significativamente a qualidade de vida das famílias afetadas.
Se o objetivo central é reduzir o abismo social e combater as desigualdades estruturais, é fundamental que as forças progressistas direcionem esforços para expor e enfrentar os movimentos da direita que resistem à cessão de privilégios. Sem essa articulação estratégica, as desigualdades continuarão a se aprofundar enquanto demandas legítimas por justiça social permanecem sem avanços concretos.
|
JJJ Veterano
|
# 25/dez/24 17:45
· votar
Lucmac
No fundo, o dilema é sempre o mesmo: se a esquerda quer ganhar eleições, tem que chegar pro centro. Mas se chegar pro centro, se afasta dos ideais. Ou seja, deixa de ser esquerda.
|
Lucmac Veterano |
# 25/dez/24 17:50
· votar
JJJ
Verdade. Mas o movimento não precisa terminar em "deixa de ser esquerda". É isso que eu aponto. O papel de denunciar, expor as contradições da direita e comunicar a farça das suas políticas pode continuar acontecendo no congresso.
|
JJJ Veterano
|
# 25/dez/24 18:33
· votar
Lucmac
Sim, mas quanto menos voto, menos voz...
Eu simplesmente chegaria mais pro centro, mas entendo o dilema.
|
Viciado em Excel Membro Novato |
# 25/dez/24 21:15 · Editado por: Viciado em Excel
· votar
Lucmac
Se o objetivo central é reduzir o abismo social e combater as desigualdades estruturais, é fundamental que as forças progressistas direcionem esforços para expor e enfrentar os movimentos da direita que resistem à cessão de privilégios.
Meu caro Luciano Maluf,
Não há como dividir antes de somar. Isso não ecxiste. O Brasil tem um PIB de pouco mais de USD 8 mil P/C ano. Portanto sequer consegue formar um bolo para poder dividir. Não há produção de riqueza relevante que possa sustentar uma distribuição mínima.
Você é muito jovem (e alegrai-vos por isso), você não viu as discussões sobre a minuta do texto constitucional em 1988. Sarney, acusado de tentar levar a constituição cidadã "pro buraco negro", alertava que o Brasil se tornaria ingovernável.
Ele falava sobre os direitos criados sobrepondo às obrigações. Muito passivo ao estado sem ativo correspondente. Ficou tudo muito lindo, mas sem condições práticas. Se você for colocar em prática todos os direitos e garantias constitucionais, o estado brasileiro simplesmente desaparece. Literalmente some no buraco negro.
Ele falava da divisão do bolo antes dele ser confeccionado. E não adianta essa discussão de progressismo x conservadorismo porque nenhuma das partes é capaz de trazer a mínima solução por si só, muita menos esse tipo de debate vai levar a lugar nenhum.
O país não cresce, não se industrializa, assiste à fuga de capitais, aquilo que tem de melhor e consegue competir com o mundo, o agronegócio, é combatido sistematicamente, e os programas assistenciais só aumentam. Nada contra eles, que acho que têm que existir, mas não temos o bolo e ninguém está preocupado com isso. A conta não fecha!
"Ah, o país está crescendo, este ano deve fechar com 3,9%". Aí eu pergunto: fruto de produção ou endividamento e gasto público?
3,9% é crescimento de país desenvolvido. Em economias fracas, crescimento só faz diferença a partir de 2 dígitos. Quando se vai pra baixo é esperado que se dê um salto, pra compensar o atraso. Pra sair do fundo do poço só dando 'salto com vara'.
Portanto a solução não é progressismo ou conservadorismo nem políticos olhando pro proprio umbigo ou grupos querendo que a sociedade esteja sob o domínio de sua maldita ideologia.
Precisa, sobretudo, de alguém com visão estadista, sei lá, uns Getúlios, uns JKs, uns Geisels, mas jamais uns Lulas, uns Bolsonaros, umas Dilmas, essa raça de come/bebe/dorme, e que só pensa em agasalhar e agradar suas castas e manter currais eleitorais.
E não interessa como. Olha Singapura, que tem uma dinastia, uma ditadura de direita, mas que tem um dos maiores IDH e rendas p/c do mundo e a única liberdade que não se tem é falar do governo e votar na oposição. O resto pode.
E por incrível que possa parecer este meu comentário é apartidário, ok?
E digo mais, fora disso que acabo de falar, nós só vamos ficar trocando de cachorros, ora de uma cor, ora de outra, mas sempre cachorros.
|
Lucmac Veterano |
# 25/dez/24 21:57
· votar
Não leio lixo.
|
# 26/dez/24 00:31
· votar
O lixo não precisa saber disso. Rsrsrsrs
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# 26/dez/24 07:04
· votar
JJJ Lucmac O papel de denunciar, expor as contradições da direita e comunicar a farça das suas políticas pode continuar acontecendo no congresso
O preço de mercado desse serviço é muito menor no setor privado. A quem interessa pagar mais pelo mesmo serviço?
|
# 31/dez/24 13:20 · Editado por: Viciado em Excel
· votar
Tava alí pensando com meus botões, até aqui o PT foi e é o partido que mais governou o Brasil, 16 anos, meu. Isso aqui deveria está uma maravilha. Mas claro, a culpa é do Temer e do Bolsonaro que somados representam um hiato de 6 anos.
Fui alí registrar uma mega, quem sabe me torno inimigo de vez do Devasso, afinal, com 600 mb na mão, logo faço isso virar 1 tb. Não, pera! Se eu investir esse 1 tb em ações do Itaú eu vou continuar sendo um cara legal.
Hoje chorei copiosamente no supermercado. Café 68 k, contra filé saltou para 65 k, verdura só consigo ter se verdura a minha. Arroz pacote a 38 k. A gente tá pondo pinga no motor a 5 k e não sobra pro eleitor anestesiar o coração.
Mas o cara lá das estatísticas estatais disse que tá tudo legal e a Mírian disse que inflação é bom.
Enfim, espero que todos se recomponham na passagem do ânus. Ano que vem vai ser à milanesa na base de areia.
|
# 31/dez/24 15:45 · Editado por: Viciado em Excel
· votar
Bom, Banco Central reporta o maior rombo das estatais nos útlimos 15 anos. 6 bilhões. As mesmas estatais que estavam prontas para serem privatizadas pelo Paulo Guedes, e que tinha reportado lucro à espera de boas ofertas de leilão.
A Globonews, da Andréia Sadi, da Daniela Lima, da Mirian Leitão e outros mais, não teve como passa pano mais. Ou cansaram, o que seria um ato de honestidade, ou o pix não caiu.
No dia da eleição de 2o. turno de 2022, quando voltamos das sessões eleitorais, ninguém aqui de casa tinha votado no Bolsonaro. Na mesa do almoço eu disse, nosso voto nulo ajudou o Lula. O que hoje chamamos de acerto, um dia no futuro, infelizmente, vamos chamar de erro. Eu tinha certeza disso. São não esperava que esse dia viesse tão rápido.
Infelizmente chega-se à conclusão é que um louco, misógeno, com um pé no quarquel, que tripudiou a pandemia (mas pagou todas as contas e todos repasses aos estados e municípios), ato pelo qual me fez repugná-lo, era melhor que toda uma ratazana que, com nosso voto nulo, ajudamos a subir.
Eu não pensei ter esse tipo de saudade, pois esse tipo de saudade é doída. Lamento ter que dizer isso.
Aqui nesse recinto, só Makumbator, o Wild e o Gle1995 terão saco rôxo para ver esse vídeo a seguir.
https://g1.globo.com/globonews/conexao-globonews/video/entrevista-o-fu turo-das-estatais-deficitarias-em-2025-13220270.ghtml
|
ejames Membro Novato |
# 31/dez/24 18:34
· votar
Enfim, admitiu o que todos nós sabíamos: é bolsonarista sim.
Feliz ano novo, Pedro.
|
# 31/dez/24 18:56
· votar
ejames
Não sou, mas Bolsonato é 1000% melhor que esse quadrilheiro do Lula.
|
Wanton Veterano |
# 31/dez/24 19:39
· votar
Viciado em Excel Bolsonato é 1000% melhor
Vai brindar com cloroquina?
|
Wanton Veterano |
# 31/dez/24 19:43 · Editado por: Wanton
· votar
É triste que não saibam diferenciar um governo normal, porém medíocre, do pior governo da história recente do País. Pior que o Bolsonaro, só o lixo que vocês vão inventar nas eleições de 2026, e depois em 2030, 34, 38...
|
Lucmac Veterano |
# 31/dez/24 21:00
· votar
Aqui nesse recinto, só Makumbator, o Wild e o Gle1995 terão saco rôxo para ver esse vídeo a seguir.
Tô estranhando o makumbator nesse miojo temperado com tonsilólitos suínos.
|
# 31/dez/24 22:12 · Editado por: Viciado em Excel
· votar
Wanton
É triste que não saibam diferenciar um governo normal, porém medíocre, do pior governo da história recente do País. Pior que o Bolsonaro, só o lixo que vocês vão inventar nas eleições de 2026, e depois em 2030, 34, 38...
Bolsonaro tinha uma equipe. Tinha um gerente da economia que conseguiu manter as contas sob controle. Respeitava o teto de gastos. Tinha enxugado as estatais e as preparava para privatizá-las.
Hoje temos um bando de incompetentes, a começar por um pseudo ministro da economia e um monte de molecada sem responsabilidade, Marina Silva, Anielle, Paulo Pimenta, Guajará não sei das contas, e por aí vai.
Primeira dama do tipo de mulher que só serve pra derrubar homem (que me desculpe as grandes mulheres que fazem os homens se erguerem e que se erguem por sí).
Não dá nem pra coloca-los no mesmo palco.
|
Lucmac Veterano |
# 31/dez/24 22:56 · Editado por: Lucmac
· votar
Viciado em Excel
Tinha um gerente da economia que conseguiu manter as contas sob controle
As evidências mostram o contrário.
Desrespeito ao teto dos gastos, deficit fiscal durante todo o governo, alta inflação e perda do poder aquisitivo, estagnação no crescimento e alta do desemprego, contradições na política fiscal com aumento dos gastos públicos, ausência das reformas tributária e administrativa.
O sucesso em colocar as contas em ordem é, tecnicamente, expresso no crescimento econômico. O fato é que Bolsonaro herdou o Brasil na 8ª posição no ranking das economias e entregou na 11ª.
A realidade é implacável, Pedro.
Pode culpar a Pandemia e atribuir a atual recuperação econômica à sorte do Lula, que está tudo bem. O que não pode é confundir sonho com fato.
|
Lucmac Veterano |
# 31/dez/24 22:59
· votar
Daqui a pouco ele vem com as ideias de céu e inferno, deixando vazar o pavor que sente ao imaginar a sua auréola angelical usurpada pelo cajado do diabo, sempre em riste e pronto para invadir o anel divino...
|
makumbator Moderador
|
# 31/dez/24 23:14
· votar
Lucmac Tô estranhando o makumbator nesse miojo temperado com tonsilólitos suínos.
Vou assistir ao tal vídeo. Se eu voltar aqui mais extremista vcs já sabem de quem foi a culpa.
|
# 01/jan/25 00:56
· votar
Wanton
Bolsonaro tinha uma equipe. Tinha um gerente da economia que conseguiu manter as contas sob controle. Respeitava o teto de gastos. Tinha enxugado as estatais e as preparava para privatizá-las.
Hoje temos um bando de incompetentes, a começar por um pseudo ministro da economia e um monte de molecada sem responsabilidade, Marina Silva, Anielle, Paulo Pimenta, Guajará não sei das contas, e por aí vai.
Primeira dama do tipo de mulher que só serve pra derrubar homem (que me desculpe as grandes mulheres que fazem os homens se erguerem e que se erguem por sí).
|
JJJ Veterano
|
# 01/jan/25 11:33 · Editado por: JJJ
· votar
Viciado em Excel Bolsonato é 1000% melhor
A nível pessoal ou você fala genericamente do governo?
Porque, sinceramente, a nível pessoal, não consigo encontrar par na história brasileira pra um presidente que mais trouxe prejuízos por bobagem (tipo "a mulher do macron é feia"), feito mais gente negligenciar cuidados com a saúde ou ajudado a criar uma "seita" de fanáticos loucos (muitos hoje presos) que fizeram o que fizeram, enquanto o beleza aproveitava as "férias" na Florida.
1000% melhor que o Lula? Qual o erro pessoal do Lula que se compara a coisas como as que citei?
Não me venha com "mensalão" e os caraio... Eu falo do Lula III.
"Ah, o dólar". Isso é o resultado de uma conjuntura. Que engloba, sim, o governo, mas inclui fatores externos, rixas com o Sr. Mercado e problemas com o BC, que fez trocentos leilões de dólares no antigo governo pra segurar a moeda e "meia dúzia" no atual. O buraco é bem mais embaixo.
Mas veja bem, Pedro: não acho que esse governo esteja bom. Tem falhas, sim. Está mais pra Dilma III do que semelhante ao Lula I e II (que foram bons governos, na minha opinião). O Lula perdeu o dom de negociar direito com o Congresso (aqui a culpa vem de ambos os lados). Você sabe que nunca fui petista e que tentei uma "terceira via" nas últimas eleições. Mas comparar com aquele circo de horrores que culminou no 8 de janeiro? Sem condição, cara.
|
Lelo Mig Membro
|
# 01/jan/25 14:08
· votar
Quanto mais o Pedro argumenta "eu não sou Bolsonarista" mais ele chafurda no esterco Bolsonarista.
Como diria meu sarcástico e falecido pai: "Bati palmas porque acabou, não porque gostei."
|
Wanton Veterano |
# 01/jan/25 15:41
· votar
Viciado em Excel Bolsonaro tinha uma equipe.
A pior da história do País, mas gado fica repetindo essa burrice. Feliz 2025!
|
ejames Membro Novato |
# 01/jan/25 17:28
· votar
https://www.infomoney.com.br/brasil/corregedoria-investiga-ameaca-de-p olicial-civil-contra-a-jornalista-natuza-nery-em-sp/ https://www.metropoles.com/sao-paulo/policial-acusado-de-ameacar-natuz a-nery-atacou-urnas-e-defendeu-golpe
Essa coisa de atacar as jornalistas da Globonews é muito comum no bolsonarismo. Aqui no fórum o Pedro replica esse comportamento, mas ele não é bolsonarista.
|