Autor |
Mensagem |
Black Fire Gato OT 2011 |
# 05/set/24 20:33
Então, criei essa teoria da conspiração agora, e queria dividir com vocês.
Temos observado que a uma crise que se estende já por muitos anos, em muitos países da periferia do capitalismo, como o Brasil, que tem resultado na eleição de figuras políticas defensoras de livre mercado e com entendimento muito peculiar sobre o funcionamento das leis e garantias dos próprios países, como o Bolsonaro ou o Bukele.
Aí, estava reparando tbm no encarecimento relativo dos bens de consumo, por diversas razões carros e celulares, por exemplo, são muito mais caros do que eram antigamente (mesmo em termos relativos) e muito menos duráveis.
Então surge minha teoria da conspiração: devido ao aumento do valor agregado, da diminuição do tempo de troca e da alta lucratividade dos bens modernos, não estaria havendo agora um ciclo de contração da sociedade de consumo?
Não estaria ela voltando apenas aos países centrais, pois já não é mais lucrativo no jogo do mercado mundial a manutenção de sociedades de consumo de media renda?
Não estaria o Brasil fadado destruição de sua classe média, para o barateamento da mão de obra local, cuja única necessidade para abastecimento da cadeia global de consumo, é ser capaz de desempenhar as atividades mais simples voltada a única atividade possível no país, que é a produção de matéria prima e consumindo o estritamente necessário para não morrer se fome enquanto em idade produtiva?
|
makumbator Moderador
|
# 05/set/24 20:39
· votar
Black Fire Aí, estava reparando tbm no encarecimento relativo dos bens de consumo, por diversas razões carros e celulares, por exemplo, são muito mais caros do que eram antigamente (mesmo em termos relativos) e muito menos duráveis.
Mas isso está ocorrendo nos países de primeiro mundo também. Principalmente nos EUA. A inflação por lá é a maior de muitos e muitos anos. Basta ver os índices deles e ver os relatos das pessoas comuns por lá para notar que o custo de vida aumentou muito nos últimos dois anos.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# 05/set/24 21:17
· votar
makumbator Mas a contração da sociedade de consumo não significa que toda a sociedade dos países do centro vão estar inseridas nela. Pode haver a estratificação mesmo nesses países.
|
Wanton Veterano |
# 05/set/24 21:24
· votar
Black Fire encarecimento relativo dos bens de consumo
= empobrecimento da classe média.
|
Lelo Mig Membro
|
# 05/set/24 21:44
· votar
Taí uma teoria da conspiração plausível.
|
Lucmac Veterano |
# 05/set/24 22:08
· votar
Lelo Mig Black Fire
Nem acho que seja uma conspiração, de fato, mas o caminho natural.
|
makumbator Moderador
|
# 05/set/24 22:13
· votar
Black Fire
O "vc não vai ter nada, e vai ser feliz" já é um mote para normalizar o menor poder de compra e reduzir na classe média o sonho de carro e casa próprios.
|
Lucmac Veterano |
# 06/set/24 07:34
· votar
Gente, aluguel de carro é o mesmo valor de aluguel de casa em periferia...
|
Wanton Veterano |
# 06/set/24 08:57
· votar
Lucmac Gente, aluguel de carro é o mesmo valor de aluguel de casa em periferia...
Olha, tem apartamento novo em São Paulo do tamanho de um Kwid.
|
qew Veterano |
# 06/set/24 08:59
· votar
eu quero mais é que a classe média se phoda
sou pobre
|
makumbator Moderador
|
# 06/set/24 10:58
· votar
qew
Então vai ficar mais pobre. Vai ter que rodar bolsinha.
|
qew Veterano |
# 06/set/24 11:13
· votar
makumbator
mas eu já to fazendo isso, tá interessado?
|
makumbator Moderador
|
# 06/set/24 11:18
· votar
qew
Fazendo concorrência comigo?
|
qew Veterano |
# 06/set/24 11:20
· votar
makumbator Fazendo concorrência comigo?
parceria pague 1 e leve 2
|
JJJ Veterano
|
# 06/set/24 12:13
· votar
o fim da globalização do consumo...
...virá com o aumento do protecionismo, o que, aliás, já está acontecendo.
Galera percebeu que o maior efeito da globalização foi fazer a China virar uma superpotência vendendo bugiganga de 1,99 ao mesmo tempo em que arrasou a indústria em quase todo o resto do mundo. E, com as vendas on-line dos Ali da vida, agora arrasa o comércio também.
Óbvio que isso não ia durar pra sempre.
|
makumbator Moderador
|
# 06/set/24 12:24
· votar
JJJ
E em geral, apenas aqueles serviços que só podem ser fornecidos in loco escapam um pouco desse cenário.
|
Wanton Veterano |
# 06/set/24 14:13
· votar
Quem tá certo é o Jonas, quem não quiser empobrecer tem que entrar no jogo e investir.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# 06/set/24 18:38
· votar
Wanton Quem tá certo é o Jonas, quem não quiser empobrecer tem que entrar no jogo e investir.
e mesmo assim eu perdi poder de compra imagine se nao investisse
|
makumbator Moderador
|
# 06/set/24 18:45
· votar
Wanton
MAs é lógico. Vc não investe seu dinheiro? Fez promessa pra São Karl Marx?
|
Wanton Veterano |
# 08/set/24 15:18
· votar
makumbator Vc não investe seu dinheiro?
Invisto em subsistência e um cadin de diversão.
|