| Autor | 
Mensagem | 
Black Fire Gato OT 2011 | 
 # 05/set/24 20:33 

Então, criei essa teoria da conspiração agora, e queria dividir com vocês.
  Temos observado que a uma crise que se estende já por muitos anos, em muitos países da periferia do capitalismo, como o Brasil, que tem resultado na eleição de figuras políticas defensoras de livre mercado e com entendimento muito peculiar sobre o funcionamento das leis e garantias dos próprios países, como o Bolsonaro ou o Bukele.
  Aí, estava reparando tbm no encarecimento relativo dos bens de consumo, por diversas razões carros e celulares, por exemplo, são muito mais caros do que eram antigamente (mesmo em termos relativos) e muito menos duráveis.
  Então surge minha teoria da conspiração: devido ao aumento do valor agregado, da diminuição do tempo de troca e da alta lucratividade dos bens modernos, não estaria havendo agora um ciclo de contração da sociedade de consumo?
  Não estaria ela voltando apenas aos países centrais, pois já não é mais lucrativo no jogo do mercado mundial a manutenção de sociedades de consumo de media renda?
  Não estaria o Brasil fadado destruição de sua classe média, para o barateamento da mão de obra local, cuja única necessidade para abastecimento da cadeia global de consumo, é ser capaz de desempenhar as atividades mais simples voltada a única atividade possível no país, que é a produção de matéria prima e consumindo o estritamente necessário para não morrer se fome enquanto em idade produtiva?

| 
makumbator Moderador

| 
 # 05/set/24 20:39 
  · votar  
  Black Fire Aí, estava reparando tbm no encarecimento relativo dos bens de consumo, por diversas razões carros e celulares, por exemplo, são muito mais caros do que eram antigamente (mesmo em termos relativos) e muito menos duráveis.

Mas isso está ocorrendo nos países de primeiro mundo também. Principalmente nos EUA. A inflação por lá é a maior de muitos e muitos anos. Basta ver os índices deles e ver os relatos das pessoas comuns por lá para notar que o custo de vida aumentou muito nos últimos dois anos.

| 
Black Fire Gato OT 2011 | 
 # 05/set/24 21:17 
  · votar  
  makumbator Mas a contração da sociedade de consumo não significa que toda a sociedade dos países do centro vão estar inseridas nela. Pode haver a estratificação mesmo nesses países.

| 
Wanton Veterano | 
 # 05/set/24 21:24 
  · votar  
  Black Fire encarecimento relativo dos bens de consumo
  = empobrecimento da classe média.

| 
Lelo Mig Membro

| 
 # 05/set/24 21:44 
  · votar  
  Taí uma teoria da conspiração plausível.

| 
Lucmac Veterano | 
 # 05/set/24 22:08 
  · votar  
  Lelo Mig Black Fire
  Nem acho que seja uma conspiração, de fato, mas o caminho natural.

| 
makumbator Moderador

| 
 # 05/set/24 22:13 
  · votar  
  Black Fire
  O "vc não vai ter nada, e vai ser feliz" já é um mote para normalizar o menor poder de compra e reduzir na classe média o sonho de carro e casa próprios.

| 
Lucmac Veterano | 
 # 06/set/24 07:34 
  · votar  
  Gente, aluguel de carro é o mesmo valor de aluguel de casa em periferia...

| 
Wanton Veterano | 
 # 06/set/24 08:57 
  · votar  
  Lucmac Gente, aluguel de carro é o mesmo valor de aluguel de casa em periferia...
  Olha, tem apartamento novo em São Paulo do tamanho de um Kwid.

| 
qew Veterano | 
 # 06/set/24 08:59 
  · votar  
  eu quero mais é que a classe média se phoda
  sou pobre

| 
makumbator Moderador

| 
 # 06/set/24 10:58 
  · votar  
  qew
  Então vai ficar mais pobre. Vai ter que rodar bolsinha.

| 
qew Veterano | 
 # 06/set/24 11:13 
  · votar  
  makumbator
  mas eu já to fazendo isso, tá interessado?

| 
makumbator Moderador

| 
 # 06/set/24 11:18 
  · votar  
  qew
  Fazendo concorrência comigo?

| 
qew Veterano | 
 # 06/set/24 11:20 
  · votar  
  makumbator Fazendo concorrência comigo?
  parceria pague 1 e leve 2

| 
JJJ Veterano

| 
 # 06/set/24 12:13 
  · votar  
  o fim da globalização do consumo...
  ...virá com o aumento do protecionismo, o que, aliás, já está acontecendo.
  Galera percebeu que o maior efeito da globalização foi fazer a China virar uma superpotência vendendo bugiganga de 1,99 ao mesmo tempo em que arrasou a indústria em quase todo o resto do mundo. E, com as vendas on-line dos Ali da vida, agora arrasa o comércio também. 
  Óbvio que isso não ia durar pra sempre.

| 
makumbator Moderador

| 
 # 06/set/24 12:24 
  · votar  
  JJJ
  E em geral, apenas aqueles serviços que só podem ser fornecidos in loco escapam um pouco desse cenário.

| 
Wanton Veterano | 
 # 06/set/24 14:13 
  · votar  
  Quem tá certo é o Jonas, quem não quiser empobrecer tem que entrar no jogo e investir.

| 
Jonas Kahnwald Membro Novato | 
 # 06/set/24 18:38 
  · votar  
  Wanton Quem tá certo é o Jonas, quem não quiser empobrecer tem que entrar no jogo e investir.
  e mesmo assim eu perdi poder de compra imagine se nao investisse

| 
makumbator Moderador

| 
 # 06/set/24 18:45 
  · votar  
  Wanton
  MAs é lógico. Vc não investe seu dinheiro? Fez promessa pra São Karl Marx?

| 
Wanton Veterano | 
 # 08/set/24 15:18 
  · votar  
  makumbator Vc não investe seu dinheiro?
  Invisto em subsistência e um cadin de diversão.

|